25.3.07

O Espiritismo é uma religião?


O tema que não quer calar. O Espiritismo tem ou não um caráter religioso? Em 1951, Carlos Imbassahy escreveu um trabalho com muito fôlego em resposta a um parecer do Dr. Almeida Júnior, que indeferiu uma petição de ensino do Espiritismo em escola pública feito por pais de alunos. Neste documento, o autor argumenta com base em textos espíritas que o Espiritismo não é uma religião. Carlos Imbassahy, ciente das implicações legais e no meio doutrinário, desenvolveu um trabalho de fôlego na defesa do tríplice aspecto e igualmente fundamentado em Kardec e em autores da filosofia e das ciências sociais da época que estudavam Religião. A obra deveria ter se tornado um clássico espírita, leitura obrigatória para quem deseja tratar do tema com conhecimento de fontes. Leia a resenha completa do livro na página Resenhas do site Espiritismo Comentado (www.jadersampaio.uaivip.com.br)

25 anos de música espírita em Belo Horizonte



A confraternização das mocidades espíritas de Belo Horizonte comemora um quarto de século e com ela uma evolução contínua da música composta e executada para os jovens, o teatro espírita e outras manifestações artísticas.

Em iniciativa de bom gosto e qualidade, os jovens músicos se reuniram em estúdio durante um ano, fizeram arranjos com diversos instrumentos e arranjos vocais e, sem o saber, fizeram uma peça de preservação da memória da música espírita que foi criada ao longo dos anos para a COMEBH.

Piano elétrico, saxofone, baixo, guitarra, violão de aço e baterias são alguns dos instrumentos usados na gravação do CD COMEBH: 25 ANOS TRABALHANDO COM JESUS. Quem pensa que vai encontrar um CD de garagem, cantores desafinados ou músicas mal produzidas, engana-se. O trabalho é rigoroso, eu não o qualifico como profissional porque é todo voluntário.

Programas espíritas de rádio e interessados na música espírita podem ter acesso ao CD através de Constantino 31-9981-0241 e às letras cifradas para violão no site dmcrebh.blogspot.com

22.3.07

Espiritismo Eclético?


Publicado no site "Espiritismo Comentado" (www.jadersampaio.uaivip.com.br), na página de resenhas, a análise do livro de Deolindo Amorim: O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas. O livro comemora em dezembro de 2007 os cinquenta anos de publicação e, apesar das mudanças na sociedade brasileira, o objetivo de sua publicação continua relevante e atual.

15.3.07

Aluna da UNICAMP Defende Tese de Doutorado em História sobre o Confronto entre Espíritas e Psiquiatras

Angélica Almeida, sob orientação da Profa. Eliane Moura da Silva, defendeu recentemente a tese intitulada "Uma Fábrica de Loucos": Espiritismo X Psiquiatria no Brasil (1900 - 1950). A tese foi aprovada pelo Departamento de História da UNICAMP e faz uma análise do conflito entre psiquiatras e de espíritas do início do século XX.

13.3.07

Livros de Pesquisa Psíquica Disponibilizados na Internet

A Sociedade Sobrevivencialista Internacional (Internacional Sobrevivencialist Society) mantém um portal no qual disponibiliza artigos e livros de autores que pesquisaram a vida após a morte e outros assuntos de interesse do movimento espírita. Os interessados encontrarão uma dezena de livros disponibilizados para download, gratuitamente. http://www.survivalafterdeath.org/library.htm

Artigo Espírita é citado em Tese da Universidade de Oxford

O artigo "Vidência e Clarividência"(www.jadersampaio.uaivip.com.br página artigos), publicado no Boletim GEAE, foi utilizado na tese "Aspects of Late Second Temple Jewish Apocaliptic: a Cross Culture Comparation" de Vicente Dobroruka ( http://tede.ibict.br/tde_arquivos/1/TDE-2006-05-17T06:42:34Z-366/Publico/VicenteDobroruka.pdf ). A tese da Faculdade de Teologia da Universidade de Oxford trata dos textos dos visionários e compara sua produção à produção mediúnica brasileira. Há um destaque na tese para os médiuns Chico Xavier e Divaldo Franco.

11.3.07

O Que é a Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas?






Você já ouviu falar da LIHPE? Saiba o que é e que atividades já realizou no site Espiritismo Comentado

Pai da Teoria da Evolução Pesquisa Espíritos


Os espíritos podem ser pesquisados com métodos das ciências naturais? Foi o que fez Alfred Russel Wallace, naturalista inglês, que juntamente com Darwin publicou a teoria da evolução das espécies a partir da seleção natural.

Leia sobre a vida dele e as investigações com médiuns no site Espiritismo Comentado (http://www.meusite.uai.com.br/~jadersampaio/) na página O Aspecto Científico do Sobrenatural.

Um Homeopata Brasileiro do Século XIX

Veja na página resenhas (www.jadersampaio.uaivip.com.br/resenhas.htm) uma resenha do livro sobre Gulherme Taylor March, um homeopata espírita fluminense do século XIX.

O site está no ar

Você pode acessar artigos, publicações, resenhas de livros e outras informações no site Espiritismo Comentado (www.jadersampaio.uaivip.com.br).

A última postagem (10/03/2007) foi uma resenha sobre o livro "Um Fluido Vital Chamado Ectoplasma", escrito por Matthieu Tubino.

Um abraço