28.4.07

Correio Fraterno Publica Conto sobre Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout ou Esgotamento Profissional é um conjunto de sintomas que antigamente era associado apenas ao trabalho. Foi descrita inicialmente nos anos 70 e mais recentemente tem sido encontrada também no trabalho voluntário. Em alguns grupos de profissionais, como professores e profissionais de saúde encontra-se maior incidência da síndrome, que se diferencia do estresse porque não se alivia nas férias ou com a interrupção dos trabalhos. Há associações entre a síndrome, situações de estresse e quadros de depressão.


O burnout é descrito a partir de três aspectos básicos: a exaustão emocional (a pessoa se sente com pouca energia para realizar seu trabalho/tarefa), a despersonalização (distanciamento emocional nas necessidades dos colegas e pessoas a quem atende) e a redução da realização pessoal e profissional (um sentimento acentuado de baixa auto-estima, a pessoa acha que investe muito e não é reconhecida pelos colegas ou instituição, dá "murro em ponta de faca")


O desconhecimento desta doença e um grau de exigência continuado nas Sociedades Espíritas, mantido pelo relacionamento entre os membros, pode desencadear a síndrome. É necessário avaliar com cuidado, para não confundi-la com depressão, anemia, obsessão (no seu sentido espírita) ou desinteresse. Especialmente os Centros Espíritas com grande número de frequentadores e relações interpessoais mais distantes são mais passíveis de ter trabalhadores com burnout sem que os colegas de tarefa o percebam.


O indivíduo com burnout é tratável com psicoterapia e, em certos casos, com acompanhamento psiquiátrico. As instituições devem refletir se não estão criando ambientes propícios ao desencadeamento deste transtorno.


"O Martírio de Antônio" - página 16 de Correio Fraterno, mar./abr. de 2007


26.4.07

Semana da Família na Associação Espírita Célia Xavier

Confira a programação da Semana da Família em Belo Horizonte.

Associação Espírita Célia Xavier
Rua Coronel Pedro Jorge, 314 - Prado
Telefone: (31) 3334-5787
Belo Horizonte - MG
Brasil

24.4.07

Flores no Dólmen de Allan Kardec



"Aquele que visita um túmulo, apenas manifesta, por essa forma, que pensa no espírito ausente" (O Livro dos Espíritos)

"Supões, porventura, que a lembrança de um ser querido dure menos no coração de um pobre, que não lhe possa colocar sobre o túmulo senão uma singela flor?" (O Livro dos Espíritos)

O movimento espírita francês, no século XIX, transladou o corpo de Allan Kardec para o cemitério de Père-Lachaise e erigiu um dólmen e um busto sobre inscrições na pedra em sua memória.

Nos 150 anos da publicação de O Livro dos Espíritos, nossos amigos Élcio e Selene visitaram o túmulo e fizeram estas belas fotos que partilhamos com os leitores do blog.

Após muitos críticos do Espiritismo afirmarem que o mesmo pereceu na Europa, as flores no túmulo de Kardec parecem lhes desafiar as crenças. Outros amigos que lá estiveram dizem que são trocadas amiúde. Um dos ombros do busto se desgastou de tanto que as pessoas lhe colocavam as mãos, ao ponto da União Espírita Francesa e Francófona lhes pedir por escrito que evitassem este hábito, para que as pessoas não associassem o Espiritismo com "manifestações de idolatria".

Pensar que este belo monumento, símbolo que recorda à humanidade o esforço de um homem em realizar o intercâmbio com os chamados mortos, já foi objeto de vândalos que lhe puseram uma bomba caseira há alguns anos.

Que emoções controversas a memória do codificador do Espiritismo desperta nas pessoas!

Não há dúvida que o olhar dos fotógrafos põe em destaque sentimentos muito diferentes daqueles que nublam o coração dos céticos e críticos da doutrina dos espíritos.

Bendita seja a luz dos céus de Paris nesta manhã do dia 02 de abril de 2007 que permitiu fizessem tão belas fotos.






21.4.07

Atualização do Site Espiritismo Comentado


O Site Espiritismo Comentado foi atualizado. Os artigos estão divididos por seções temáticas (mediunidade, promoção social, evangelização da criança, temas doutrinários e memória espírita) e foram acrescentados novos artigos:

- Resenha do livro Evidências da Sobrevivência, escrito por Carlos Guimarães;
- Síntese da palestra "Como foi escrito O Livro dos Espíritos?" na seção memória espírita.

www.jadersampaio.uaivip.com.br


19.4.07

150 Anos de Espiritismo em São Paulo

O Movimento Espírita Paulistano se mobiliza para a comemoração dos 150 anos da publicação de O Livro dos Espíritos por Allan Kardec, evento que marca o início da codificação do Espiritismo no mundo.

Autores, expositores, médiuns e uma grande exposição de cartazes e fotos, acompanhados de arte e música tomarão as instalações do Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo - Capital, ao longo do dia 21 de abril. Já estão confirmadas as presenças de Divaldo P. Franco, José Raul Teixeira, Dora Incontri, Ercília Zilli, Heloísa Pires, Alkíndar de Oliveira, Antônio César Perri, Nancy Pullman di Girolamo, Marlene Nobre, Miguel de Jesus Sardano e muitas outras personalidades espíritas conhecidas nacional e mundialmente.


Maiores informações podem ser obtidas clicando no título deste post, que encaminha o leitor para o site oficial do evento.


Segue um fac-símile da primeira página da primeira edição de "O Livro dos Espíritos" traduzida por Silvino Canuto Abreu, como parte da comemoração do centenário do lançamento deste livro.

4.4.07

Célia Xavier Comemora 150 Anos de Publicação de O Livro dos Espíritos



16/04 - O Livro dos Espíritos (1a. Parte) - Jáder Sampaio (20 horas)

17/04 - O Livro dos Espíritos (2a. Parte) - Fátima Delgado (20 horas)

18/04 - Lei de Destruição - Luiz Reis (20 horas)

19/04 - Espiritismo, O Consolador Prometido - Mário Andrade (15 horas)

19/04 - As Leis Morais - Rita (20 horas)

20/04 - Reflexões sobre os 150 Anos de Espiritismo - Eliana Mello (20 horas)

Associação Espírita Célia Xavier

Rua Coronel Pedro Jorge, 314 - Prado

Belo Horizonte - MG Fone: 31-3334-5787

1.4.07

Adolescentes de 11 e 12 anos Estudam Dr. March

Douglas, Giulia, Lorena, Lucas, Júlio, Raphael e Marcela passaram a manhã de sábado, 31 de março, estudando a vida do Dr. March. Após a rápida exposição, cada um deles preparou um material para compor um mural, cujo título foi "Dr. March, Homeopata de Almas". Ao lado segue uma foto do mural completo, composto de título, foto e datas de nascimento e óbito, localização dos lugares onde o Dr March viveu, homenagem da Sociedade Homeopática Internacional pelo seu trabalho de prevenção da gripe espanhola do pós guerra com remédios homeopáticos, foto de um tílburi semelhante ao que ele utilizava para atender seus pacientes no início da clínica, frase do discurso de agradecimento feito por March à comissão de Niterói que o presenteou com uma casa nova pelos serviços voluntários prestados à população fluminense e um desenho que mostra o Dr March, no final da vida, ainda encarnado, mas inconsciente, prescrevendo com o auxílio de médiuns receitistas fluminenses. Detalhes das imagens podem ser vistas abaixo.