29.5.08

Feminina Trata de Mediunidade



O Programa Feminina da TV Alterosa entrevistou três convidados sobre o tema mediunidade: Roberto Lúcio (psiquiatra e médium), Raul Marinuzzi (parapsicólogo) e Estêvão Albuquerque (ginecologista). (Para assistir à entrevista de 5 minutos, clique na imagem ao lado)



Roberto Lúcio apresenta um pouco da sua experiência pessoal como médium. Ele fala do surgimento e identificação da sua mediunidade e aborda rapidamente as fronteiras entre mediunidade e Psiquiatria.


Estêvão fala das pesquisas de Sérgio Felipe sobre a Pineal e de sua experiência clínica.

Raul apresenta seu conhecimento histórico sobre o tema.



Clique no link abaixo para assistir.


http://www.alterosa.com.br/html/noticia_interna,id_sessao=60&id_noticia=5788/noticia_interna.shtml

27.5.08

Cuidado, Crianças!

Figura 1: Desenho de Carolina Sampaio

Esta história real foi contada pela Consolação Muanis, de Juiz de Fora.
A menina chegou toda satisfeita para contar a novidade em casa.
- Mamãe, eu sempre quis saber o sobrenome de Jesus...
- É, minha filha?
- ... e hoje eu aprendi na escola de evangelização.
- E como é o sobrenome?
- Jesus Amadomestre...

Se você conhece alguma história interessante ou engraçada de crianças em contato com as idéias espíritas, escreva para nós: jadersampaio@uai.com.br

25.5.08

Conheça "O Médium"


Figura 1: Capa da Revista "O Médium" de mar/abr 2008

A Revista "O Médium" é uma das media mais tradicionais de Minas Gerais. Foi fundado por Jesus de Oliveira, jornalista que mantinha uma coluna espírita no seu jornal da Zona da Mata. Há 75 anos, este ato não foi bem aceito pela sociedade de Juiz de Fora e ele sofreu ataques de diferentes segmentos da sociedade, alguns apenas verbais, outros violentos. Em um ato de coragem, Jesus resolveu criar um órgão totalmente espírita, que tornou-se "O Médium".


Mais recentemente a AME-JF deu nova diagramação e linha editorial à revista, sem perder as raízes. A revista apresenta uma linguagem moderna, quase cotidiana, é impressa em papel de boa qualidade, com ilustrações e fotos compondo uma diagramação agradável ao leitor. Os conteúdos são sérios e pertinentes, com uma preocupação ímpar em mostrar a memória e a contemporaneidade do movimento espírita de sua região.


A leitura é agradável, em formato pequeno, de fácil transporte. Em breve "O Médium" estará não apenas nas bibliotecas espíritas e nas mãos dos adeptos, mas ocupando as salas de estar dos consultórios, compondo o kit de periódicos que os cafés oferecem aos seus frequentadores e em outros lugares públicos, cumprindo o seu papel de disseminadora do pensamento espírita pela sociedade.

Irmão Frederico Organiza Jantar Dançante

O Grupo Espírita Irmão Frederico está organizando um Jantar Dançante no Círculo Militar de Belo Horizonte. Os recursos obtidos com o evento serão utilizados em suas obras assistenciais, segundo nos informa Robson Alves.



Será uma oportunidade de encontros e reencontros de muitas famílias espíritas de centros diferentes, rever amigos antigos e de fugir do cotidiano de compromissos e encargos profissionais da capital mineira.


Adquira uma mesa e vamos nos divertir juntos no final de junho.

20.5.08

Sugestões do Mundo



... e o mundo não nos hipnotizará!

Em vão nos abrirá as portas de seus cabarés

onde mulheres quase nuas

vivem as aberrações do sexo:

nelas apenas reconheceremos

nossas irmãs em provações

e, talvez, mais infelizes do que nós.

Inutilmente nos porá em contato

com a atmosfera contaminada de suas salas de jogo,

onde há fichas,

e o pano verde ... verde de esperança

e a possibilidade de loucura e suicídio:

recordaremos que

"a cada um será dado segundo as suas obras"

- E o que mereceremos vivendo assim?

Então nos falará de tesouros ocultos,

que durante séculos e séculos permanecem escondidos,

pintando-lhes com cores sugestivas o valor

e a história;

e responderemos:

- os tesouros passam,

só não passam o mérito do bem

e a infalível reparação do mal.

... e o mundo não nos hipnotizará!

Não nos hipnotizará porque teremos

um "não" para as coisas perecíveis

e um sim para as coisas eternas.

José Damasceno Sobral

Do Livro "Almas Eternas" - 1949

Divaldo Franco no Reino Unido

Foto 1: Divaldo Franco

Recebi recentemente a programação de Divaldo Franco no Reino Unido que passo aos leitores:


Divaldo Franco in the UK


(Divaldo Franco no Reino Unido)
11th June - Wednesday


(11 de Junho, Quarta Feira)
Divaldo Franco joint conference with Guy Playfair about “Reincarnation - the
evidences and the Spiritist View”.


(Conferência conjunta de Divaldo Franco com Guy Playfair sobre "Reencarnação e a Visão Espírita)
Irish Centre Hammersmith
7pm to 9.30pm


(Das 19:00 às 21:30 horas)


Blacks Road – Hammersmith
London W6 9DT
Theme: "New Clothes for Old Souls"


(Tema: Nova Roupagem para Velhas Almas)
15th June - Sunday


(15 de Junho - Domingo)




Divaldo Franco joint conference with Dr Andrew Powell about “Suffering”. (Conferência Conjunta de Divaldo Franco com o Dr. Andrew Powell sobre o "Sofrimento")
Conway Hall -Red Lion Square
London - WC1
10am to 4pm


(Das 10:00 às 16:00 horas)
Theme: “Why must we Suffer?” A psychiatrist and a medium reflect.


(Tema: Porque devemos sofrer? Reflexões de um psiquiatra e um médium)

Andrew Powell MA, MB.Bchir, MCRP, FRCPsych is the founding chair of the Psychotherapy and Spirituality Special Interest Group of the Royal College of Psychiatrists (RCP).

Guy Lyon Playfair, Member of the Society for Psychical Research and the College of Psychic Studies, UK. Author of many books, which include “The Flying Cow” and “Indefinite Boundary”. His most recent book, “New Clothes for Old Souls”
(2006), is a survey of the evidence for reincarnation.

Professor Divaldo Pereira Franco, has given more than 10 thousand lectures and spoken in 54 countries in the continents of Europe, Asia, Africa, Australia and the Americas. Mr. Franco was awarded the title Doctor Honoris Causa in Humanities and also in Parapsychology by two leading American and Canadian Universities.

12.5.08

Mocidade AECX Comemora 40 Anos.

Foto 1: Mocidade AECX em reunião (1980)


Recebi o convite abaixo da comissão organizadora e repasso aos leitores de Belo Horizonte e arredores.

Outras informações: mocidade.aecx@gmail.com

10.5.08

Um Passe de Divaldo Franco

Foto 1: Divaldo Franco

Década de 80. Divaldo Franco estava em Belo Horizonte, hospedado na residência de Marlene Assis. Ele fazia palestras na capital e em cidades do interior mineiro.
Em uma noite de quarta feira, Marlene convidou os jovens da mocidade para visitarem sua casa. Ela nos chamou a atenção para um evento mediúnico em particular. Virgílio Almeida, hoje genro de Marlene, estava adoentado e o médium baiano aplicou-lhe um passe. Sentiu-se a presença do espírito Scheilla, que fluidificou a água. Esta água apresentava perfume de rosas.
Não vi o passe, mas Marlene mostrou-me a água fluidificada. Sua aparência era normal, mas já há alguns dias ela reabastecia o recipiente com água filtrada, e o forte cheiro de rosas continuava ativo.
Não sei por quantos dias a água continuou perfumada, mas esta não foi a única vez em que presenciei modificações das propriedades da água em eventos envolvendo médiuns.

7.5.08

Programação da Semana da Família AECX


Psicólogos e médico com larga experiência clínica tratam de temas focalizados em problemas familiares contemporâneos. Reserve um horário na sua agenda e não perca.

Projeto Manoel Philomeno de Miranda em BH


1.5.08

Espiritismo Comentado Hoje!



O Espiritismo Comentado chegou aos 12 mil acessos e tem sido visitado por uma média de 50 leitores por dia. O mais novo país a aparecer no contador de acessos é o Sultanato do Omã, que fica na península árabe. Bem-vindos leitores do Omã.

Já temos uma comunidade dos Estados Unidos e outra de Portugal que têm acessado regularmente o blog. Em Abril tivemos pessoas acessando do Canadá, Alemanha, Itália, Espanha e Japão, além, é claro, de mais de 411 acessos do Brasil.

Temos a satisfação de comunicar que o EC vai aparecer impresso, a partir de maio ou junho na revista Universo Espírita, sob o formato de blog. Conheça a revista no http://www.universoespirita.com.br

Um grupo de jovens voluntários está auxiliando a tradução de algumas matérias para o inglês, o francês e o Esperanto. Aguarde!

Superinteressante de Maio: Médiuns


A Superinteressante de maio tem como matéria de capa o assunto médiuns, focalizando três temas: investigação de crimes, cirurgias espirituais e psicografia.
Ao ler a matéria recordei-me de um tema que estudei na faculdade e que geralmente é apresentado pela palavra alemã zeitgeist que significa espírito de época. O zeitgeist da Super é o naturalismo contemporâneo. Os jornalistas fazem um grande esforço para apresentar dois lados da questão, mas o texto teima em privilegiar as explicações fisiológicas, com base no inconsciente e mostrar os fracassos dos médiuns em detalhes. Os sucessos são relatados sempre de forma geral, e aos meus olhos, não encontrei os detalhes, por exemplo, do famoso caso jurídico de Chico Xavier. Ao leitor fica a impressão que a ignorância dos jurados é responsável pela aceitação da mensagem e não os elementos do seu conteúdo.

O mesmo se dá nos comentários sobre a mediunidade de tratamento. Paradoxalmente, os jornalistas afirmam que a ciência mal tenta explicar, primeiro porque "a cura espírita (...) é um fenômeno exclusivamente nacional". É curiosa a falta de informação dos jornalistas. Na Inglaterra, a imposição de mãos para cura tem sido adotada e recomendada pelo serviço público, que não sabe explicar seu mecanismo, mas constatou estatisticamente que havia inúmeros ganhos em adotá-la como tratamento complementar: redução de uso de medicamentos, melhoria de qualidade de vida e alguns fenômenos orgânicos. Isto eu li em artigos publicados por revistas de medicina inglesas e norte americanas.

"As poucas teses sobre o benefício da cura espiritual apontam numa direção: efeito placebo." Curiosamente, também, muitos estudos sobre imposição de mãos nos países de língua inglesa constataram efeitos significativos em sementes, influência na hemólise (processo destruição das células vermelhas do sangue) "in vitro", diminuição de crescimento de culturas de fungos, redução do crescimento da tireóide em ratos, aumento do nível de enzimas, etc. (Rain, 1986; Barry, 1968; Grad, 1965; Barud et al., 1979; Braud, 1988, Krieger, 1965 e Heidt, 1979). Estes estudos foram revistos e apresentados no Journal of Royal Society of Medicine, v. 88, abr. 1995.

A conclusão do estudo de Cleide Canhadas, que o jornalista apresenta é corroborada também por estudos internacionais, como o de Lee, Lin, Wrensch, Adler e Eisenberg, 2000; Danesi, Adetunji, 1994; Alferi, Antoni, Ironson, Kilbourn, Carver, 2001.

De fato, há poucas pesquisas sobre o tema no Brasil, mas isto não se justifica exclusivamente pela escassez de recursos. Há desinteresse pela comunidade científica nacional em se estudar mediunidade, e um certo temor de muitos cientistas em ter seu nome associado a este tipo de tema, que cheira a "metafísica", no sentido pejorativo com que os neopositivistas empregam esta palavra. Muitos médiuns conhecidos no Brasil foram estudados em centros de pesquisa no exterior, como é o caso de Raul Teixeira e Divaldo Franco.

Recordei-me também de um episódio famoso no jornalismo brasileiro, a matéria feita pela Rede Globo um dia após o debate de Fernando Collor e Lula, ambos candidatos na reta final das eleições. Assisti o debate, que teve seus altos e baixos para os dois candidatos. No dia seguinte, assisti a matéria da Globo, não sem surpresa, ao ver os altos de Fernando Collor e os baixos de Lula. Esta matéria despertou uma sensação de dejá vu.

V Simpósio Saúde e Espiritualidade

V Simpósio Saúde e Espiritualidade
17 de maio de 2008
8h às 19h


Ocorrerá na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, no próximo dia 17 de maio o V Simpósio Saúde e Espiritualidade, oferecido pelo departamento de cirurgia e CENEX-MED. Serão 60 vagas para acadêmicos e público em geral. Convidamos a todos. Segue a programação e informações.

“Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima.” Louis Pasteur

Temas:

Aspectos Positivos e Negativos da Religiosidade na Saúde
George Lodi

Experiência de Quase Morte
Orientado por Oswaldo Hely Moreira

Processo de Saúde e Cura
Louis Ricci

Aspectos Positivos e Negativos da Religiosidade na Saúde
Orientado por Gustavo Bastos

Espiritualidade e Saúde Coletiva
Andrei Moreira Machado e Souza

Deficiência – Vivências e Aprendizados
Orientado por Mauro Ivan Salgado

A Importância da Espiritualidade na Formação do Profissional de Saúde
Orientado por Fabrício Henrique de Oliveira e Oliveira

As Necessidades Espirituais das Pessoas
(A Confirmar)

Ética e Solidariedade no Trabalho da Saúde
Ênio Roberto Pietra Pedroso

Vivência – Tai Chi
Maristela Botelho

Exposição de Pôsteres


Inscrições:
No CENEX/MED, Faculdade de Medicina da UFMG Sala 121, 1º andar. Av. Alfredo Balena, 190 – Sta Efigênia CEP 30130-100 Fones: 3248 9644/9645 fax: 3248 9643
Enquanto houver vaga ou até 16/05/2008, no horário de 09:00 as 12:00 e 15/05/2008, no horário de 09:00 as 12:00 e de 13:30 as 17:00.

Vagas: 60 vagas:

estudantes.......................R$15,00
médicos residentes............R$30,00
professores.......................R$30,00
público em geral................R$30,00

PAGAMENTO:
Conta Única do Tesouro Nacional
Banco do Brasil, Agência 4201-3
Conta: 170 500-8
Código identificador 1: 153.289.152.292.883.2-2
Código Identificador 2: CPF do depositante

Favor confirmar no CENEX-MED a existência de vaga, antes de efetuar o pagamento. Mais informações:
http://www.medicina.ufmg.br/cenex/2008/sse.php

3o. Fórum Espírita de Juiz de Fora