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27.3.10

6o. ENLIHPE TERÁ CHAMADA DE TRABALHOS





6º ENCONTRO DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO
“O Espiritismo visto pelas áreas de conhecimento atuais”
21 e 22 de agosto de 2010
São Paulo-SP




Sobre o Congresso



Apresentação
O grande êxito alcançado com as edições do Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo* reforçou o propósito de seus integrantes e colaboradores em promover anualmente este evento científico.
O encontro tem se constituído em um espaço privilegiado para apresentação e discussão de conhecimentos na área e tem contado com a participação de pesquisadores de todas as regiões do país, interessados na divulgação e avaliação dos seus estudos científicos.

* Até a edição de 2009, o evento se denominava Encontro da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas. A partir de 2010, o evento se denominará Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, mantendo-se a sigla Enlihpe.


Objetivo
Promover o debate de idéias inovativas sobre a teoria e a prática espírita, além de incentivar a publicação e debate de trabalhos acadêmicos voltados à temática de fronteira com o Espiritismo

Submissão de trabalhos

Áreas temáticas
I) Memória do Espiritismo
II) Filosofia e Pensamento Espírita
III) Educação e Espiritismo
IV) Física e Psicologia dos Fenômenos Espirituais
V) Saúde Mental e Espiritismo
VI) Ações Sociais e Intervenções na Comunidade
VII) Administração do Centro Espírita
VIII) Movimento Espírita Brasileiro e Internacional
IX) Antropologia do Movimento Espírita

Instruções aos autores
Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, isto é, que não tenham sido enviados para publicação em outro evento ou periódico e poderão ser redigidos em português ou inglês. A avaliação será feita utilizando-se o sistema Double Blind Review, por membros do Comitê Científico do encontro.
Todos os trabalhos deverão ser enviados, exclusivamente, para o seguinte email: trabalhos6enlihpe@ccdpe.org.br
O período de submissão é do dia 01 de março de 2010 até o dia 30 de maio de 2010. A confirmação do recebimento e aprovação do artigo também será enviada eletronicamente ao email do remetente.
Os trabalhos poderão ser submetidos em forma de artigos ou pôsteres, conforme formatos definidos a seguir:

Artigo científico
•Cada trabalho poderá ter, no máximo, quatro autores.
•Cada autor poderá submeter no máximo três trabalhos para o 6º Enlihpe.
•O artigo deverá ser gravado em 2 arquivos: ARQUIVO 1 – contendo o nome, o título do trabalho e o resumo; ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do artigo sem qualquer identificação de autoria. Ambos os arquivos deverão ser enviados, simultaneamente, ao seguinte email: trabalhos6enlihpe@ccdpe.org.br.

Formato do Trabalho:
Editor de textos: Word for Windows 6.0 ou Posterior
Número de páginas: Mínimo de 8(oito) e máximo de 12(doze)
Configuração das páginas
Margens: superior 3cm; inferior 2 cm; esquerda 3cm; direita 2 cm.
Tamanho do papel: A4 (largura 21 cm; altura 29,7 cm)
Fonte: Times New Roman, tamanho 12
Formato do parágrafo: Recuo especial: primeira linha 1,25 cm
Espaçamento: antes 0 pt; depois 6 pt; entre linhas: simples.
Figuras, tabelas e gráficos: Fonte Times New Roman, tamanho 8 a 12
Orientação geral: Normas da ABNT
Resumo: Mínimo de 1150 caracteres (aproximadamente 10 linhas), máximo de 1750 caracteres (aproximadamente 15 linhas)
Revisão ortográfica a cargo dos autores

Pôster
•Cada trabalho pode ter, no máximo, quatro autores.
•Cada autor poderá submeter no máximo três trabalhos para o 6º Enlihpe.
•Os pôsteres deverão gravar 2 arquivos: ARQUIVO 1 – contendo o nome, o título do trabalho e o resumo; ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do pôster sem qualquer identificação de autoria. Ambos os arquivos deverão ser enviados, simultaneamente, ao seguinte email: trabalhos6enlihpe@ccdpe.org.br

Formato do Trabalho:
•Dimensão: 100 x 90cm
•Conteúdo obrigatório (ARQUIVO 2): Título, introdução, objetivos, método, análise de dados, conclusão e referências.
•Modelo disponível em: http://www.ccdpe.org.br

Cessão de direitos autorais
A aprovação de trabalhos está condicionada à cessão de direitos autorais para o Centro de Cultura e Documentação e Pesquisa do Espiritismo – ECM para posterior publicação. Esse documento está disponível em: http://www.ccdpe.org.br

CHICO XAVIER E ROBERTO MUSKAT


Eu era jovem quando começaram as publicações de livros de Chico Xavier contendo cartas de parentes desencarnados. Somos Seis, Jovens no Além, Motoqueiros no além, Crianças no Além e muito outros vinham à luz pela GEEM, pela CEU, IDE e outras editoras espíritas.
À época, imaginávamos que se tratava de um novo serviço da mediunidade sendo iniciado pelo Chico. Confesso que não dava a devida atenção aos livros. Achava que eles eram importantes para os familiares, e que para o movimento em geral eram apenas mais uma evidência da sobrevivência da alma. Como à época achava-me satisfeito com os trabalhos já lidos dos pesquisadores do século XIX e início do século XX, seguia a corrente vigente que afirmava não serem necessárias mais provas, mas a vivência do Espiritismo.
Apesar da atitude imatura, vez por outra adquiria um destes livros e retirava algumas horas do dia para a leitura das cartas e comentários dos compiladores. Recordo-me vagamente do conteúdo do livro organizado pelo médico Roberto Muskat, mas me recordo vividamente da impressão que ele me causou.
Eu já havia lido o livro "Luzes Acesas", de Bella Chagall, esposa do pintor Marc Chagall, no qual ela narra suas memórias de infância em uma família judia russa que cultivava os ritos e tradições de sua religião. Nele, Bella revive a infância, escreve como se fosse novamente criança, e descreve com palavras simples e intimistas o Purim, os Tabernáculos, o Hanukkah, o Yom Kippur, a Pessah (Páscoa), o Tishah Beav, o Sabá, a leitura e o significado dos livros proféticos e históricos do povo hebreu. Não é à toa que Clarice Linspector o traduziu. O livro mostra o mito vivo e o significado do judaísmo sendo desvelado por um olhar infantil.
O livro de Muskat é uma compilação comentada das cartas que ele recebeu do seu filho Roberto, pela mão incansável do médium de Pedro Leopoldo. Não foram apenas os nomes e referências extensas que Roberto faz à família, aos amigos e a assuntos que apenas os familiares poderiam validar que me impressionou mais. Emocionou-me a narrativa mediúnica de um jovem judeu que, aos moldes de Bella, desvelava sua visão do judaísmo vivido pela sua família.
Desnecessário dizer que das mãos do Chico saíram informações que não chegaram ao seu cérebro pela via dos sentidos e da percepção.
Na semana passada minha esposa preparava aulas de evangelização e me pediu um livro de mensagens de familiares. Dos muitos que tenho, recordei-me e indiquei imediatamente o livro de Muskat. Ela também se emocionou quando o leu pela primeira vez.
E emocionamo-nos juntos, ontem, ao conhecer a família Muskat através da câmara inquieta do Globo Repórter. Sensibilizamo-nos mais uma vez com o luto recordado pela mãe de Roberto, com a resistência honesta do Dr. David ao trabalho do médium, que só com o tempo e as mais de cinquenta mensagens foi sendo vencida, até o momento em que ele se sente obrigado a admitir a identidade do filho nas páginas brancas escritas à lápis.
Tocou-nos o vigor do judaísmo nesta família, que permaneceu fiel às suas tradições, mas abertos à ideia da sobrevivência da alma, tão questionada pelos fariseus contemporâneos de Jesus. Percebi que o Chico lhes legou a mensagem da Caridade, na qual passaram a se empenhar, mais que a da filiação a um grupo espírita.
Ainda tenho na mente a foto de Roberto, jovem, trajando um terno, cabelos lisos e olhos brilhantes, transmitindo alegria, que os pais escolheram para as capas do livro agora recordado em rede nacional.
Desnecessário dizer que recomendo a leitura, é minha humilde homenagem à memória daquele homem simples e dedicado à mediunidade e à caridade que na próxima semana comemoraria cem anos de nascimento.

21.3.10

JUDEUS E HELENISTAS NO CRISTIANISMO NASCENTE EM JERUSALÉM

FIGURA 1: O MARTÍRIO DE ESTÊVÃO
Recentemente fiz a leitura dos Atos dos Apóstolos, atribuído a Lucas, para apreender a visão do médico cristão sobre o nascimento do movimento cristão.

O Caminho
É conhecido por todos que os discípulos de Jesus de Nazaré inicialmente se identificavam ou eram identificados como os “do caminho”. O tradutor da Bíblia de Jerusalém entende que há uma referência direta a Jesus, que se intitulou “o caminho” (João 14:6). Não encontrei uma menção a uma construção ou lugar que se pudesse intitular a “Casa do Caminho” em Lucas, o que não quer dizer que não tenha existido. Há uma forte referência a uma comunidade identificada com os ensinos de Jesus, que inicialmente surgiu no povo judeu.

Os Helenistas
Os helenistas no livro dos Atos são os judeus que viveram longe da Judéia, geralmente em terras de influência grega, e que adotaram hábitos como o estudo da Lei e dos Profetas em grego, o que não era bem aceito pelos judeus autóctones. Os helenistas que se converteram ao Cristianismo parecem ter sofrido discriminação dos cristãos de hábitos judaicos, como é narrado no episódio da distribuição de víveres entre as viúvas helenistas, o que fez os apóstolos nomearem como o que seria conhecido por diáconos a sete jovens helenistas, dentre eles Estêvão. (Atos 6)

A pregação vigorosa de Estêvão e possivelmente sua condição de Helenista fez com que os judeus quebrassem a tolerância proposta por Gamaliel (Atos 5:38 e 39) e o denunciassem ao Sinédrio. Os Atos dos Apóstolos trazem sua defesa, que é uma belíssima peça de oratória e um ato de coragem, que culminou em seu apedrejamento (Atos 7).

A Dispersão

A dilapidação de Estêvão gerou medo em meio aos do Caminho, e muitos se dispersaram pela Palestina e pelos países ao redor, levando consigo suas convicções cristãs. Penso que a execução de Estêvão teve o efeito de fundar novas comunidades que serão chamadas de cristãs em meio a povos não judeus, considerados por estes como gentios ou gentes. Este é o nascedouro da ampliação do movimento cristão e a origem de uma de suas primeiras crises, que não tratarei nesta publicação: o do cristianismo para os gentios.

16.3.10

ONDE LANÇAR O VOLUNTÁRIOS?


O livro "Voluntários", primeiro volume da coleção "Espiritismo na Universidade" já está impresso com a ajuda de quatro organizações.
Pergunto ao leitor: onde e quando devo lançá-lo na cidade de Belo Horizonte?
Aguardo comentários.

15.3.10

PARABÉNS PARA O EC...


No último dia 11 o Espiritismo Comentado fez três anos de vida digital. Ele nasceu para apoiar um site, de mesmo nome, mas fez mais sucesso e cresceu (o site foi retirado da net).
Com 182 seguidores, 83 mil visitas, média de 90 leitores por dia, acesso de visitantes de mais de 50 países, a hospedagem do Eventos Espíritas (http://eventoespirita.blogspot.com/) diversos links de blogs simpatizantes, o EC tem ainda é pequeno e tem muito o que agradecer, e crescer...
Cantemos juntos: "Parabéns para o EC, nesta data querida..."

14.3.10

KARDEC: ENTRE O CHILE E O HAITI

Foto 1: Construções no Chile após o terremoto - não se tornaram túmulos. Fonte: Time.

Os Flagelos em O Livro dos Espíritos

Kardec escreveu sobre flagelos que acontecem na humanidade, especialmente em sua Lei de Destruição, na parte terceira de "O Livro dos Espíritos". A teologia de sua época depositava na vontade de Deus estas ocorrências, mas o mestre francês interroga aos espíritos quais seriam as intenções da divindade ao permitir este tipo de evento no mundo.
Os espíritos dão duas respostas muito originais ao problema. A primeira é uma mudança de perspectiva ante a morte: "Se considerásseis a vida qual ela é, e como é insignificante em relação ao infinito, não lhe daríeis tanta importância. Em outra existência, essas vítimas encontrarão larga compensação aos seus sofrimentos, se souberem suportá-lo sem murmurar" (questão 738b)
Os materialistas de plantão certamente criticariam o Espiritismo, classificando-o como uma "ideologia da acomodação", se houvessem lido apenas esta passagem. Não foi esta, contudo a intenção do codificador.
O que cabe então ao homem fazer: apenar resignar-se, como o diriam alguns religiosos medievais? Não, e esta é uma das diferenças do pensamento espírita.
As mentes por detrás de "O Livro dos Espíritos" destacam o papel do homem no mundo, transformando-o para enfrentar melhor os problemas a que está submetido. "...Muitos flagelos resultam da imprevidência do homem. À medida que adquire conhecimentos e experiência, ele os pode afastar, isto é, preveni-los, se souber pesquisar suas causas" (questão 741)

Os Terremotos do Chile e do Haiti
Um exemplo ilustrador da sabedoria dos espíritos foram os dois terremotos que abalaram o Haiti e o Chile. Segundo a revista Time, o terremoto no Chile foi 500 vezes mais violento que o do Haiti, apesar da distância de seu epicentro e da menor profunidade do tremor de terras caribenho. Contudo, no Haiti houve 220 mil mortes, enquanto no Chile houve 770 mortes.
A diferença principal foi a rigorosa lei de construção civil aprovada e defendida pelas autoridades chilenas, fruto de dois terremotos acontecidos nas décadas de 60 e 80, que minimizou os danos. No Haiti apenas dois prédios foram construídos com esta finalidade, e eles não caíram.
Outra questão levantada pela Time aponta para a diferença de corrupção entre governo Chileno e Haitiano, usando os números da "Transparência Internacional". O Haiti tem números muito piores.
A melhor discussão do jornalista é sobre o papel da pobreza como explicação para estas diferenças. Todos nós nos sentimos tentados a dizer que a pobreza do Haiti o levou à corrupção e à fragilidade de suas instituições. Ele afirma o contrário: "o Chile é mais desenvolvido porque está fazendo as coisas certo. O mesmo vale para o Brasil, o Uruguai, a Costa Rica e um punhado de outras nações latino americanas e caribenhas que decidiram no século 21 parar de conduzir suas sociedades como se fossem domínios feudais".
Exageros à parte, ele tem muita razão. E os espíritos também, duzentos anos antes.
Outros Comentários sobre os Flagelos na América Latina

A organização Architecture for Humanity estimou que os efeitos do terremoto no Chile "foram muito menores que no Haiti (...) sem dúvida devido ao estado de preparação do país, incluindo as normas de construção...". "Se um prédio cai durante um terremoto é porque foi fortemente sacudido ou porque foi mal construído", resumiu o professor Roger Bilham. "No Haiti, os prédios eram muito frágeis. Quem os construiu, há 20 ou 30 anos, fez túmulos para seus ocupantes". (Fonte: Correio Brasiliense)
"The Chilean example will encourage donors to make the case that this is an opportunity to do things differently in Haiti — and do them right for a change," says Michael Shifter, vice president at the Inter-American Dialogue in Washington, D.C.
Tradução: O exemplo chileno encorajará os doadores a exigir que seja uma oportunidade de fazer as coisas de forma diferente no Haiti - e de fazê-las corretamente para se conseguir uma mudança, diz Michael Shifter, vice-presidente do Diálogo Inter-Americano, em Washington, capital. (Fonte: Time)

9.3.10

UTILIDADE PÚBLICA: PAINÉIS SOLARES NAS SOCIEDADES ESPÍRITAS



Recebi o texto abaixo do Museu de História Natural da UFMG, em Belo Horizonte. Como as sociedades espiritas pagam taxas de energia elétrica, as creches, asilos e outras organizações de promoção social que mantemos costumam manter chuveiros e usar água quente em suas cozinhas, achei interessante disponibilizar esta informação para as organizações espíritas de Belo Horizonte e região, e dar visibilidade ao Projeto Sociedade do Sol. Vamos economizar energia elétrica e diminuir as despesas de nossas sociedades espíritas a médio prazo?

MHNJB oferece curso de extensão "Aprendendo a fabricar, montar e instalar seu Aquecedor Solar de Baixo Custo"
Nesse mês de março, o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG (MHNJB) abre as inscrições para o curso de extensão "Aprendendo a fabricar, montar e instalar seu Aquecedor Solar de Baixo Custo", que obteve grande sucesso no ano passado.

O curso aborda o processo de construção e instalação de aquecedores solares em residências, mas possui um diferencial: os inscritos saem do Museu capacitados para construir seus próprios equipamentos. Eles aprenderão noções teóricas e, depois, seguirão para a prática, construindo, em conjunto, um aquecedor. Além disso, cada um receberá um manual com o dimensionamento, materiais e ferramentas necessárias e, ainda, informações sobre as técnicas de instalação, o que possibilitará a aplicação dos conhecimentos adquiridos à sua vida pessoal.

O Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) é um projeto da Sociedade do Sol, que tem sua sede no Centro Incubador de Empresas Tecnológicas da Universidade de São Paulo (USP) . Seu objetivo é possibilitar a disseminação da tecnologia de construção de um aquecedor solar de água, de 200 a 1.000 litros, destinado a substituir parcialmente a energia elétrica consumida por 36 milhões de famílias brasileiras usuárias do chuveiro elétrico, em casas e apartamentos

O evento acontecerá no dia 13 de março das 09 às 16 horas e as inscrições serão abertas do dia 08 ao dia 12 de março de 2010 e somente serão efetivadas após o envio do comprovante de pagamento (Guia de Recolhimento da União-GRU), no valor de R$ 50,00, para o fax nº 3409 7613, ou pessoalmente no Cenex do MHNJB.

Mais informações:
Cenex MHNJB – 31 3409 7612
Rafael Xavier - Instrutor do Curso - 31 9748 8545

Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG:
Rua Gustavo da Silveira, 1035, Santa Inês
Metrô: Descer na estação Santa Inês.
Ônibus: 1804, 4801A, 4802, 8001, 8802, 9105, 9205, 9207, 9550.


Para imprimir o comprovante de pagamento - GRU, siga as instruções abaixo:

- Acessar site: www.tesouro.fazenda.gov.br

- À esquerda da tela, clicar em:
SIAFI – SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

- De novo à esquerda da tela:
GUIA DE RECOLHIMENTO DA UNIÃO
IMPRESSÃO – GRU

- Digitar nos campos:
UG: 153264
GESTÃO: 15229
RECOLHIMENTO/CÓDIGO: 28830-6
NÚMERO DE REFERÊNCIA: 2009
COMPETÊNCIA: informar mês e ano do pagamento
VENCIMENTO: informar dia, mês e ano do pagamento
CPF DO CONTRIBUINTE
VALOR PRINCIPAL: digitar o valor a ser pago (R$ 50,00)
VALOR TOTAL: repetir o valor a ser pago

- Avançar e Clicar em:
EMITIR GRU

- Conferir dados, imprimir, pagar no Banco do Brasil e trazer o comprovante ou enviar via fax.

- Somente após o envio deste comprovante quitado sua inscrição será efetivada.

6.3.10

LONGA METRAGEM DE NOSSO LAR ESTARÁ NAS TELAS EM SETEMBRO DE 2010

Nosso Lar é o nome do primeiro livro escrito por André Luiz através da dedicada mão de Chico Xavier. O teaser-trailer é bastante sugestivo. Confiram.