30.10.10

O BANDEIRANTE DE MINAS GERAIS


Foto 1: Betinho

Há diversas formas de inserção e atuação das pessoas no movimento espírita. Frequentadores, muitos; médiuns, expositores, dirigentes, trabalhadores, alguns. Este homem simples, de coração aberto, alma generosa e imensa disposição para o trabalho, discípulo de Virgílio Pedro de Almeida, resolveu ser bandeirante.


Betinho (Alberto Rodrigues dos Santos) é oriundo de Corinto-MG, terra natal de meu desencarnado e atuante pai. Iniciado no Espiritismo em função da enfermidade de uma irmã, após transferir-se para Belo Horizonte, "de mala e cuia", passou por alguns centros espíritas e fixou-se no tradicional "Centro Espírita Amor e Caridade", que traz em sua história a memória do médium Antônio Loreto Flores, conhecido na capital mineira.


Espírito viajante, não sei dizer ao certo como, mas iniciou sua extensa atividade de fundação de sociedades espíritas na capital mineira, com o GEAL - Grupo Espírita André Luiz, que iniciou-se no culto no lar de sua própria residência.


Parece que tomou gosto e não parou mais. Sua ação estruturante foi importante na formação das seguintes instituições:

- Centro Espírita Joana D'Arc - Belo Horizonte, MG

- Grupo Espírita Bezerra de Menezes - Corinto, MG

- Grupo Espírita Mauro Albino - Contria, MG

- Grupo Espírita André Luiz - Lassance, MG

- Grupo Espírita da Prece - Buenópolis, MG

- Grupo Espírita Francisco Cândido Xavier - Moeda, MG

- Lar Escola-Espírita Irmã Antônia - Belo Horizonte, MG

- Casa Espírita Urbano - Belo Horizonte, MG


Já tive o prazer de viajar com Betinho para o Grupo Espírita Bezerra de Menezes, antigo Centro Espírita Miguel Arcanjo. Guardo lembranças do papel aglutinador e incentivador de Betinho, que, graças à afinidade com o pensamento das obras psicografadas por Chico Xavier, sempre teve por diretriz o estudo do Espiritismo e o trabalho promocional, bases das organizações que auxiliou a fundar.


Muitos trabalham pela unificação, Betinho tem trabalhado pela "multiplicação" de casas. Como é que se faz as pessoas saírem do recesso do lar para empreender a construção de um centro espírita? Confesso que já vi acontecer muitas vezes, mas não sei fazer.


Curiosa a trajetória do Bandeirante Espírita das regiões onde viveu Guimarães Rosa. Quem sabe, no futuro, Diadorim troque sua arma de fogo pelo fogo da caridade, influenciada pelas novas casas que surgem no caminho após a passagem deste homem.

(Fonte: Conversando com Alberto Rodrigues dos Santos em, O Espírita Mineiro, n. 311 - out/dez 2009)


27.10.10

ESPIRITISMO EM FRANCA - SP

Estas fotos são de uma mesma instituição espírita em Franca-SP. Leitor, que tipo de instituição é esta? (use o espaço de comentários para sua sugestão).

Figura 1: Ruas do bosque.



Figura 2: Um jardim
Figura 3: Identificação de uma árvore de Pau-Brasil

Figura 4: Bosque do Beija Flor (placa)

Figura 5: Quadra de Bocha


Figura 6: Horta

Figura 7: Entrada da instituição com prêmios concedidos

Figura 8: Reunião e Passe

Figura 9: Fachada do Centro Espírita

9.10.10

QUEM FOI O PROFESSOR DE KARDEC?





Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827) foi uma das influências mais notáveis na formação intelectual e moral de Rivail (que em sua obra espírita adotaria o nome Allan Kardec).


Quem foi e o que pensava sobre educação? Estou disponibilizando uma apresentação de seis minutos que encontrei na internet sobre o método educacional de Pestalozzi e aproveito para divulgar o DVD comercializado pela Video Spirite, com o título "Para Sempre Pestalozzi". Interpretação de Gian Maria Volontè, o longa mostra o conflito do educador suíço com a sociedade de sua época e sua ação na educação de crianças órfãs.

Além do longa, encontra-se no filme um vídeo extra, com conferência de Charles Kempf, do Conselho Espírita Internacional, no castelo de Yverdon, local em que Pestalozzi fundou sua escola.

8.10.10

TERCEIRENSES ATUALIZAM SITE DE SEU GRUPO NA INTERNET - PORTUGAL


Já havíamos dado notícias do Espiritismo na Ilha Terceira, no arquipélago de Açores, em Portugal. http://espiritismocomentado.blogspot.com/2009/11/o-espiritismo-nos-acores.html

Ficou um gostinho de quero mais, de quero saber como começou e o que fazem. Os amigos terceirenses publicaram um blog belíssimo contando sua história, suas atividades, as belas paisagens da ilha e sua dedicação ao Espiritismo.

Recomendo a todos que acessem, e visitem as páginas, deixando um incentivo para os amigos espíritas do velho mundo.

http://espiritismo-na-terceira.ilhaterceira.net/


2.10.10

SITE ESPIRITUALIDADES LANÇA VÍDEOS COM ENTREVISTAS DO 6o. ENLIHPE





O site Espiritualidade e Sociedade publicou uma série de vídeos com entrevistas dos participantes e expositores do 5o. e 6o. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo.

Você pode acessar o site no endereço http://www.espiritualidades.com.br/ e acessar todos os vídeos. Alguns já se encontram no You Tube como este acima http://www.youtube.com/watch?v=j29dFuIWkeY que faz uma rápida cobertura do momento artístico da abertura do ENLIHPE (mais ou menos 90 segundos) apresenta a fala da Júlia Nezu aos participantes, que mostra a construção do Centro de Cultura e uma entrevista comigo, tratando dos eventos do ENLIHPE em geral. Confiram!