29.12.10

A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA...

Rosaneves é um bairro de Ribeirão das Neves, cidade que integra a Grande Belo Horizonte. Neves, como a chamamos, guarda o perfil das cidades mineiras de interior, e tem cerca de 300 mil habitantes, sendo um terço desta população composta de crianças e adolescentes (Plano Diretor, 2006) e a proporção de cidadãos considerados pobres de 30,59%. Dos 853 municípios mineiros, Neves ocupa o 673o. lugar em PIB/Habitante.


O Plano diretor afirma que "a maioria das crianças e adolescentes de Ribeirão das Neves não tem o que fazer fora do período escolar, haja vista que o município não possui equipamentos públicos que promovam lazer, cultura, práticas esportivas e de convivência saudável, livre de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas."

Atento a esta necessidade, o grupo de estudos Joanna de Ângelis, da Asssociação Espírita Célia Xavier, fez uma pequena campanha e levou os jovens e crianças ligados à Evangelização Infantil para assistir o filme Nosso Lar. Programa completo, com transporte em ônibus, entrada, pipoca e refrigerante. Alguns dos jovens nunca haviam ido ao cinema. Eles capricharam no visual...

Após ver as fotos, o que posso dizer é que alegria na infância não tem preço e merece nossos esforços.

25.12.10

O ESPIRITISMO EM KINSHASA - CONGO


A capital da República do Congo promoveu a palestra do Sr. Blaise Mansele, intitulada "A Descoberta da Filosofia Espírita". Em Kinshasa funciona o "Centre d'Etudes Spirites Allan Kardec", que promove palestras todas as terças, quintas e sábados, das 16:30 às 18 horas.
Conheça o site desta organização espírita: http://www.kinshasa.cesak.org
Nele se encontram telefones e e-mail, para estabelecer contatos.

21.12.10

ESPIRITISMO EM LUXEMBURGO - EUROPA


O Boletim do Conselho Espírita Internacional noticiou em sua última edição a adesão do CESAK-Luxemburgo ao CEI e informou a realização de um evento apoiado pela Associação Médico-Espírita do Brasil neste país europeu.
Contatos: allankardeclux@yahoo.fr e http://www.groupespiriteallankardeclux.com/

20.12.10

TIAGO DISPONIBILIZA TESES NO 4SHARED


Ficou mais fácil pesquisar a produção acadêmica sobre o Espiritismo. Tiago Paz publicou os arquivos digitais das teses e dissertações no 4shared, um site para intercâmbio de informações. Confiram no http://pesquisandoespiritismo.4shared.com/

9.12.10

DR. CLEOMAR CONCEDE ENTREVISTA SOBRE MATERIALIZAÇÕES DE UBERABA



Dr. Cleomar Borges de Oliveira, de Franca, concedeu entrevista ao Espiritismo Comentado sobre as Materializações de Uberaba. Cleomar participou do episódio da Revista "O Cruzeiro", e presenciou os trabalhos que tornaram conhecida a médium Otília Diogo. Ele narra de forma simpática sua vivência com os espíritos materializados, Chico Xavier, Waldo Vieira e dá muitos detalhes vividos pessoalmente.
Agradecemos a ele, ao Hospital Psiquiátrico Allan Kardec e ao Adolfo de Mendonça Júnior o apoio para a realização deste vídeo de doze minutos.

8.12.10

ESPIRITISMO E FÍSICA QUÂNTICA



Um amigo meu, há alguns anos, concluiu o curso superior de Física em uma das Universidades mais prestigiadas no Brasil. Interessado em continuar a estudar, procurou um professor de pós stricto sensu para verificar se ele poderia fazer um mestrado na área de Física Quântica. A resposta do professor foi negativa, ele precisaria se preparar melhor para poder tratar do tema.

No último ENLIHPE, o Dr. Alexandre Fonseca (Doutor e Pós-Doutor em Física, com trabalhos publicados em órgãos prestigiados como a famosa revista Science) desconstruiu o livro "A Física da Alma" de Amit Goswani. Em princípio ele apontou contradições entre o pensamento Kardequiano e o conteúdo do livro, mas não passaram despercebidas as críticas de "falta de sentido" para afirmações sobre a Física Quântica expostas pelo autor. Eu já havia ouvido de uma física que trabalha na Europa que Goswani não tem o endosso da comunidade de físicos.

Quando vejo o entusiasmo de alguns segmentos do movimento espírita para a aplicação de princípios de Física Quântica no entendimento de fenômenos espirituais, acho muito atual o comentário que Kardec fez sobre uma teoria polêmica em sua época:

"Pelo fato de o Espiritismo assimilar todas as idéias progressistas, não se segue que ele se faça campeão cego de todas as concepções novas, por mais sedutoras que apresentem à primeira vista, com o risco de, mais tarde, receber um desmentido da experiência, e de se dar ao ridículo de haver patrocinado uma obra inviável. Se não se pronuncia abertamente sobre certas questões controvertidas, não é, como poderiam supor, para poupar os dois partidos, mas por prudência, e para não se adiantar levianamente num terreno ainda não suficientemente explorado." (...) (Revista Espírita - julho de 1868)

4.12.10

AS ARTES MEDIÚNICAS DE FERNANDO


Foto de Fernando de Lacerda na Revista Illustração Portugueza no. 133 - Setembro 1908



A editora da Federação Espírita Brasileira mantém em catálogo obras antigas, pouco comerciais, mas muito importantes para o estudo do Espiritismo.

Quando estudava o livro "Sessões Práticas e Doutrinárias do Espiritismo", de Aurélio Valente, tive a oportunidade de ler passagens da obra psicografada por Fernando de Lacerda, que de princípio impressionou-me.

Adquiri recentemente os quatro livros da coleção "Do País da Luz", no qual se encontram textos atribuídos a Eça de Queiroz, Camillo Castelo Branco, Júlio Dinis, Alexandre Herculano, Padre Antônio Vieira e outros escritores conhecidos da literatura portuguesa e francesa, entremeados por espíritos desconhecidos.

Capa do primeiro livro publicado pela FEB

Fernando foi estudado por espíritas portugueses, como o Dr. Souza Couto, que apresenta no prólogo do primeiro livro suas pesquisas e conclusões favoráveis à tese da mediunidade. Ele dá mostras de conhecimento da literatura científica da época e dos autores europeus que pesquisaram os fenômenos espirituais.

Médium psicógrafo, Fernando esteve sempre a duvidar e buscar evidências de sua própria faculdade, mas não temeu tornar públicos seus trabalhos de origem mediúnica.

Perseguido em Portugal após a implantação da república em 1910 e tendo perdido seu cargo de sub-inspetor de polícia administrativa, acusado de ser identificado com a monarquia (ele defendia publicamente a ideia de Deus e era espírita-cristão), Fernando vem ao Brasil em 1911, onde se integraria aos trabalhos da Federação Espírita Brasileira.

Para que não fique muito extenso, deixo ao leitor um poema do volume 1, atribuído a João de Deus (poeta português da segunda metade do século XIX). Ele foi psicografado simultaneamente com outra poesia, tendo a um lado da mesa o Dr. X. S. e ao outro Fernando de Lacerda. Eles psicografavam simultaneamente sextilhas. Ao final do trabalho, descobriu-se que um houvera psicografado as sextilhas pares dos dois poemas e o outro as ímpares. Os poemas se chamam À Mocidade e A Mocidade. Deixo transcrito apenas o segundo.

João de Deus

A Mocidade

Ó mocidade,

Riso e saudade,

Do meu amor!

Hora tão linda

Que breve finda

Imersa em dor!

Aragem breve

Que bem de leve

Cicia e passa,

Sonho infantil,

Curto, sutil,

Cheio de graça!

Manhã rosada,

Branca alvorada,

Dia outonal!

Cativa flor,

Essência olor,

Dum roseiral!

Aura fagueira,

Que vem ligeira

Sorrir ao velho,

E o faz chorar

Ao remirar

Aquele espelho.

Ai quem lhe dera,

Por vã quimera,

Ser sempre assim!

E rindo, louco

Ir pouco a pouco,

Chegando ao fim!...