31.3.11

LIHPE FAZ CHAMADA DE TRABALHOS PARA ENCONTRO DE 2011

7º ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO









“Espiritismo e ciência: objetos, fronteiras e métodos de investigação” 20 e 21 de agosto de 2011 São Paulo-SP



Sobre o Congresso


Apresentação

O grande êxito alcançado com as edições do Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (até a edição de 2009, o evento se denominava Encontro da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas. A partir de 2010, o evento passou a se denominar Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, mantendo-se a sigla Enlihpe) reforçou o propósito de seus integrantes e colaboradores em promover anualmente este evento científico. O encontro tem se constituído em um espaço privilegiado para apresentação e discussão de conhecimentos na área e tem contado com a participação de pesquisadores de todas as regiões do país, interessados na divulgação e avaliação dos seus estudos científicos.

Objetivo


Promover o debate de idéias inovadoras sobre a teoria e a prática espírita, além de incentivar a publicação e debate de trabalhos acadêmicos voltados à temática de fronteira com o Espiritismo.


Submissão de trabalhos


Os trabalhos deverão estar diretamente relacionados à temática espírita em uma das seguintes áreas do conhecimento: Áreas de conhecimento

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA (astronomia, física, química, outros)

BIOLÓGICAS (biologia, fisiologia, botânica, ecologia, outros)

CIÊNCIAS DA SAÚDE (medicina, zootecnia, outros)

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS (economia, direito, administração, outros) CIÊNCIAS HUMANAS (filosofia, sociologia, psicologia, história, educação, outros) LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES (letras, música, outros)

MULTIDISCIPLINAR


Instruções aos autores

Os trabalhos submetidos devem ser inéditos, isto é, que não tenham sido enviados para publicação em outro evento ou periódico, e poderão ser redigidos em português ou inglês. A avaliação será feita utilizando-se o sistema Double Blind Review, por membros do Comitê Científico do encontro. Todos os trabalhos deverão ser enviados, exclusivamente, para o seguinte email: 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br

O período de submissão é do dia 15 de março de 2011 até o dia 15 de junho de 2011. A confirmação do recebimento e aprovação do artigo também será enviada eletronicamente ao email do remetente. Os trabalhos poderão ser submetidos em forma de artigos ou pôsteres, conforme formatos definidos a seguir:

Artigo científico

•Cada trabalho poderá ter, no máximo, quatro autores.

•Cada autor poderá submeter no máximo três trabalhos para o 7º Enlihpe. •O artigo deverá ser gravado em 2 arquivos:

ARQUIVO 1 – contendo o nome, o título do trabalho e o resumo;

ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do artigo sem qualquer identificação de autoria. Ambos os arquivos deverão ser enviados, simultaneamente, ao seguinte email: 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br

Formato do Trabalho: Editor de textos: Word for Windows 6.0 ou Posterior Número de páginas: máximo de 12(doze) Configuração das páginas Margens: superior 3cm; inferior 2 cm; esquerda 3cm; direita 2 cm. Tamanho do papel: A4 (largura 21 cm; altura 29,7 cm) Fonte: Times New Roman, tamanho 12 Formato do parágrafo: Recuo especial: primeira linha 1,25 cm Espaçamento: antes 0 pt; depois 6 pt; entre linhas: simples. Figuras, tabelas e gráficos: Fonte Times New Roman, tamanho 8 a 12


Orientação geral: Normas da ABNT Resumo: Mínimo de 1150 caracteres (aproximadamente 10 linhas), máximo de 1750 caracteres (aproximadamente 15 linhas) Revisão ortográfica a cargo dos autores


Pôster

•Cada trabalho pode ter, no máximo, quatro autores.

•Cada autor poderá submeter no máximo três trabalhos para o 7º Enlihpe.

•O pôster deverá ser gravado em 2 arquivos:

ARQUIVO 1 – contendo o nome, o título do trabalho e o resumo;

ARQUIVO 2 – contendo o título e o texto integral do pôster sem qualquer identificação de autoria.

Ambos os arquivos deverão ser enviados, simultaneamente, ao seguinte email: 7enlihpe-trabalhos@ccdpe.org.br

Formato do Pôster: •Dimensão: 100 x 90cm •Conteúdo obrigatório (ARQUIVO 2): Título, introdução, objetivos, método, análise de dados, conclusão e referências. •Modelo disponível em: http://www.ccdpe.org.br Cessão de direitos autorais e de imagem A apresentação dos trabalhos aprovados estará condicionada à cessão de direitos autorais e de imagem para o Centro de Cultura e Documentação e Pesquisa do Espiritismo – ECM.

Informações e inscrições: 7enlihpe-inscricao@ccdpe.org.br

28.3.11

INAUGURADA A SEDE ADMINISTRATIVA DA UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA

Sexta à noite. Um grupo de espíritas da capital mineira e do interior se reuniram nas portas do antigo colégio O Precursor, que havia sido alugado para a UNIBH, para testemunhar e comemorar um velho sonho: uma nova sede administrativa para a União Espírita Mineira.


Foto 1: Vista da fachada da Sede Administrativa da UEM


Marival Veloso iniciou uma breve comunicação, seguido de Perri de Carvalho (representante do Presidente da Federação Espírita Brasileira). Marival justificou a localização da nova casa do Espiritismo mineiro, o que só se justifica como uma resposta educada a comentários maldosos. Nesta localização, e praticamente sem custos, esta sede tem um potencial imenso para servir à comunidade espírita e aos seus encargos, que não são pequenos e que a sede histórica já não conseguia mais comportar. A União e a Unificação estão em curso e crescendo, o que deveria ser motivo de alegria para todos nós.


Foto 2: Perri de terno e Marival de camisa branca

Após uma breve prece, descerra-se a placa inaugural, simples mas de bom gosto, como se pode ver abaixo.



Breves palavras de incentivo da Federação Espírita Brasileira, e se abrem as portas à primeira visitação do público.


Foto 3: Perri fala ao público presente

À esquerda vê-se a homenagem a Chico Xavier, com um grande banner e com as roseiras plantadas junto ao gradil, tão ao gosto do médium de Pedro Leopoldo. Dentro da sede o médium se acha recordado em quadros de bom gosto e na exposição do Departamento de Memória, organizada pelo incansável Marcelo Gardini.


Foto 4: Chico Xavier às portas da nova sede.


A sede conta com um auditório equipado com cadeiras de braço, que não é grande, mas será útil às reuniões do COFEMG e a outros eventos.




Foto 5: Regina K. Duarte no auditório da sede administrativa


A exposição inaugural apresentou peças do acervo, quadros e livros psicografados por Chico Xavier. Pelo menos quatro gerações de diretores se acham registradas e apresentadas. À simplicidade do ato não faltou bom gosto e emoção.


Foto 6: Um dos muitos boxes com o pôster comemorativo dos 50 anos de mediunidade de Chico.

Mais de uma centena de participantes, imagino, perambularam pelas muitas salas, visitaram a exposição e conheceram o pequeno jardim de inverno.


A sede da Rua Guarani continua ativa, com suas atividades doutrinárias, assistenciais e com a tradicional livraria, que deve abrir uma filial na sede administrativa. Ela passa a ser conhecida como sede histórica.



Foto 7: A equipe organizadora da exposição, visitantes e, ao centro, de branco, Arnaldo Rocha.

A alegria pela realização contagiou os presentes. Imagino que devam estar refletindo a satisfação de pessoas que tanto trabalharam pelo crescimento do Espiritismo nas Minas Gerais, como os irmãos Abreu, o professor Zeca, Dona Neném, Antônio Lima, Camilo Chaves, Manoel Felipe, Virgílio Pedro, e uma multidão de voluntários anônimos, de todas as classes sociais....

25.3.11

ALLAN KARDEC CONHECE UM ESPÍRITO FAMILIAR


Foto do Centenário de Kardec, gentilmente enviada por Alexandre Caroli Rocha
Neste mesmo dia (1856), após uma noite de trabalho interrompida por pancadas pela casa, o Prof. Rivail foi a uma sessão mediúnica na casa do Sr. Baudin. Um espírito familiar apresentou-se como a causa dos sons que ouvira.
- "Para ti, chamar-me-ei A Verdade e todos os meses, aqui, durante um quarto de hora, estarei à tua disposição."
Cerca de um ano mais tarde, seria publicado "O Livro dos Espíritos", razão de estarmos hoje aqui neste blog.

24.3.11

MAURÍCIO RICARDO PRESTA HOMENAGEM AO POVO JAPONÊS

Maurício ficou famoso no Brasil por publicar o site charges.com.br, no qual satiriza eventos do cotidiano brasileiro. Como todos nós, ele se comoveu com a tragédia japonesa, abandonou um pouco a linha humorística de suas publicações e publicou a charge abaixo:

22.3.11

AS MÃES E O FEMININO

Foto: Pirateada do blog oficial do filme... Clique na imagem e acesse-o

Ontem à noite fui, com minha filha de 9 anos, à pré-estréia do filme "As Mães de Chico Xavier. Apesar de iniciar às 21 horas, foi uma correria sem fim, posto que o trânsito e os encargos do dia a dia da capital mineira não ajudaram muito.

As salas de projeção do Pátio Savassi são confortáveis e amplas, e a primeira boa surpresa da noite foi encontrar o saguão de acesso aos cinemas lotado, com algumas pessoas conhecidas, muitos interessados, imprensa e a badalação costumeira com produtor e alguns atores. Nelson Xavier estava com a simpatia de sempre, tirando fotos com os fãs, bastante assediado.

Após nos munirmos do kit cinema, indispensável a uma jovenzinha de 9 anos (e a outro de mais de 40), outra surpresa. A produção distribuiu pipoca e refrigerante à multidão que lotou pelo menos três salas de projeção do pátio.

Na abertura, um produtor entusiasmado fala do filme e de outros projetos, agradecendo ao público o apoio com Bezerra de Menezes: História de Um Espírito, que possibilitou a filmagem deste.
Aos cinéfilos interessados em temas espíritas, a Estação da Luz mostrou um trailer de um novo filme sobre "O Livro dos Espíritos", com uma cena que lembra muito o texto "Há um século", psicografado por Chico Xavier e adaptado aos dias de hoje. O cinema brasileiro vive bons dias, foi-se o tempo das pornochanchadas, e o cinema volta a falar da alma brasileira...
O filme é um misto de drama e suspense. Não é um dramalhão, mas um roteiro psicológico, que acompanha como se fosse uma sinfonia, os estados de alma de três mulheres, mães, de três gerações diferentes. Elas parecem simbolizar todas as mulheres que procuraram o Chico e que continuam procurando forças para viver após a perda de grandes amores.
A habilidade dos responsáveis pela fotografia não consegue ocultar as locações na capital cearense, cuja praça, cadeia pública e outros patrimônios da brasilidade são facilmente reconhecíveis por quem já esteve nesta bela cidade. Contudo, isso não atrapalha o conjunto da obra, posto que se utilizou muito dos recursos de focalizar os atores de perto, no rosto, dando vida às mudanças de expressão e ao balé das emoções, no qual Vanessa, Tainá e Via são espetaculares.
A reconstituição de época tem seus limites. A capa dos livros da codificação que aparecem não é a dos anos 70 e 80, o bebedouro na sala de espera do hospital não é o da minha infância e juventude, eu não vi audis conversíveis rodando na época da reserva de mercado, mesmo entre gente muito rica, mas gostei de recordar da placa amarela do carro do Santiago, das roupas anos 70 dos artistas que comemoravam o fim de um curso, do figurino das atrizes e atores.
O roteiro não é linear, é um baralho de cartas, bem embaralhado, para que as histórias e os desfechos apareçam aos poucos e a atenção dos assistentes fique presa. Para compreender bem, atenção é fundamental, e um pouco de conhecimento espírita ajuda a entrever o que vai acontecer.
Minha filha se perdeu no vai e vem do tempo que aparece poucas vezes, e perguntou se um dos personagens era ou não outro, mas não tirou os olhos da tela. Saiu serelepe como entrou e conversou muito sobre o filme, para a tristeza de quem assentou junto a nós (e a alegria da produção, penso eu). Sentiu medo em uma das cenas, que lhe evocou o inferno, apesar de sua educação espírita. A cena é muito bem criada, porque mistura episódios que encontramos nas ruas das grandes cidades brasileiras com uma menção fotográfica ao mundo dos espíritos. Talvez ela tenha razão, e esta vivência, sobre a qual não posso falar muito, para não estragar a experiência do leitor que vai ver o filme, seja mesmo um inferno.
É um filme muito colorido, como as paisagens nordestinas. Não tem muitos recursos tecnológicos, estilo Hollywood, mas tem atrizes que dão show de interpretação, estilo teatro brasileiro.
O Nelson que me perdoe, mas elas roubam a cena. Até mesmo a atriz que faz a Dinorá (mulher que cuida do Chico em Uberaba), com seu sotaque mineiro e escapadelas do seu espírito cearense, hipnotiza a platéia. O personagem de Nelson exige suavidade das emoções e as mulheres expressam seu mundo íntimo com maestria e liberdade.
É um filme que tinha tudo para ficar cansativo, e não ficou. Neste mês de março, ganhamos um filme sobre os espíritos, mas muito mais sobre o mundo feminino que tanto admiro. Temas como maternidade, aborto, dorgas, morte de entes queridos, casamento, relacionamentos, sofrimento, amor maternal, insegurança, obsessão espiritual e psicológica, amor conjugal, perdão e compreensão são cartas embaralhadas neste roteiro que se parece com um tarô e a cada minuto apresenta uma das cartas da alma feminina.
Não direi ao leitor que vá ver o filme do Chico. Direi que vi um filme sobre a mulher brasileira, e adorei. A propósito, as atrizes são belíssimas...

COMEÇA A DIVULGAÇÃO DO MEDNESP 2011


O oitavo Encontro Nacional das Associações Espíritas Médico-Espíritas acontecerá no Ouro Minas Palace Hotel em Belo Horizonte-MG, Brasil.
Há desconto nas inscrições até o dia 14/04/2011.

21.3.11

CONSULADO GERAL DO BRASIL EM TÓQUIO

Recebi de Adalberto Moraes o texto abaixo do Consulado Geral do Brasil em Tóquio e repasso principalmente aos leitores japoneses e seus parentes no Brasil e em países de língua portuguesa.
Jáder Sampaio
Devido a informações desencontradas veiculadas pela imprensa e por meio de redes sociais, o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio esclarece o seguinte:

- O Governo Federal Brasileiro, o Itamaraty, a Embaixada do Brasil no Japão e os Consulados-Gerais do Brasil em Tóquio, Nagóia e Hamamatsu estão monitorando atentamente os acontecimentos no Japão desde o terremoto e o tsunami de sexta-feira e estudando quais medidas serão tomadas caso a situação da Usina Nuclear de Fukushima venha a representar risco concreto às comunidades brasileiras.

Neste momento, entretanto, as informações disponíveis indicam não haver risco sério de contaminação nuclear das populações fora do perímetro estabelecido pelo governo japonês ao redor da Usina de Fukushima.

As informações de que haveria aviões brasileiros a caminho para buscar cidadãos são neste momento falsas;

- O Consulado-Geral organizou missão para a retirada dos brasileiros que o quiserem das regiões de Sendai e Fukushima, regiões severamente afetadas pelo terremoto e pelo tsunami.

Esta missão encontra-se agora em andamento. Não há previsão, neste momento, de missões de retirada de brasileiros de Ibaraki ou outras regiões;

- O Consulado-Geral sugere que os brasileiros mantenham a calma, economizem recursos e energia e mantenham-se informados junto às prefeituras de suas localidades quanto a eventuais medidas emergenciais a serem tomadas.

Terremoto no Japão - Atendimento Emergencial

O Consulado-Geral do Brasil em Tóquio está funcionando em regime de emergência, 24 horas por dia, desde o dia 11 de março, com vistas a prestar toda a assistência possível à comunidade brasileira em sua jurisdição neste momento de extremas dificuldades.

A sede do Consulado-Geral, no bairro de Gotanda em Tóquio, está operando normalmente para atendimento ao público, e em horário ampliado, das 9h às 16 horas.

O Setor de Assistência a Brasileiros do Consulado-Geral do Brasil em Tóquio está operando de forma ininterrupta, 24 horas, sete dias por semana, desde o dia 11 de março. O Setor de Assistência pode ser contactado pelos seguintes telefones:

03-5488-5665 (a partir do Brasil, ligue 00-XX-81-3-5488-5665)

050-6860-6242 (a partir do Brasil, ligue 00-XX-81-50-6860-6242)

O e-mail do Setor de Assistência a Brasileiros é assistencia@consbrasil.org

Sugerimos aos brasileiros que têm acesso à internet que enviem suas consultas preferencialmente por e-mail, para facilitar o atendimento.

17.3.11

NOVAS NOTÍCIAS DE AJUDA AO JAPÃO


Prezado leitor.
Tenho insistido na divulgação da ajuda e de orientações para os brasileiros no Japão por alguns motivos:
1. Parte da comunidade brasileira no Japão que é superior a 265 mil pessoas não lê japonês nem inglês e tem demandado orientações.
2. A situação no Japão demanda uma ação solidária das autoridades do mundo para ser amenizada. Eu me envergonho da falta de notícias de iniciativas do governo brasileiro para ajuda ao Japão (achei apenas um comunicado de pesar da presidenta, e uma cômoda espera de orientações do governo japonês, enquanto muitos países do mundo já enviaram ajuda), quando coisas simples como o envio de produtos solicitados pela prefeitura de Nagano (abaixo), podem ser feitas.
3. Talvez as pessoas pensem que se trata de ajudar uma nação rica. De fato, é uma das maiores economias do mundo (assim como nós), mas uma tragédia desta proporção não pode gerar indiferença, e demanda ações rápidas.

4. A imprensa mundial tem publicado notícias sensacionalistas, muitas delas especulativas, com o intuito primeiro de marketing. Certamente causam desconforto e insegurança às pessoas que estão sob os efeitos diretos da tragédia e não têm auxiliado na solução do grave problema que toda a nação japonesa enfrenta.
5. Peço e já agradeço de antemão, a compreensão do leitor de Espiritismo
Comentado.

Jáder Sampaio

As informações que recebi de Adalberto Moraes para serem divulgadas à província de Nagano e Ueda são as seguintes:

"Para ajudar as vitimas do terremoto que abalou a região nordeste do Japão, a província de Nagano está coletando doações para serem distribuídas na região afetada.
No momento serão coletadas somente produtos de primeira necessidade (novos) conforme abaixo. Os produtos não listados abaixo não poderão ser aceitos por motivos de dificuldade de transporte.


(1) Água potável (Garrafa pet de 500ml, 1 litro, 2 litros)
(2) Alimentos não perecíveis (cup lamen, macarrão instantâneo, arroz desidratado alfa-alfa mai)
(3) Leite em pó

(4) Absorvente higiênico
(5) Fraldas descartáveis para bebês
(6) Fraldas descartáveios para idosos
(7) Absorvente higiênico para incontinência urinária
(8) Máscara
(9) Papel higiênico (em pacote de 12 rolos)
(10) Caixas de lenço de papel
(11) Lenço úmido de papel
(12) Aquecedor descartável (Kairo)
(13) Pilhas

(14) Cobertor (limpo ou novo. acolchoados-Futon não serão aceitos)
(15) Forro de plástico azulão (Blue sheet)
Os locais a serem distribuídos serão decididos pela região afetada e a província. Solicitamos sua compreensão.
Local da coleta: Escritórios Regionais (Godochosha) da Província de Nagano
Horário : 8:30 ~ 19:00h
Perí­odo: Em torno de 1 mês a partir de 16 de marco de 2011.

DOAÇÕES EM DINHEIRO (EM UEDA)
Prefeitura de Ueda andar térreo, prédio sul e prédio oeste
Postos de atendimentos da prefeitura de Ueda (Jichi Center) Maruko, Sanada, Takeshi, Houden, Shioda, Kawanishi Shakai Fukushi kyougui Kai Ueda (Fureai Fukushi Center), Maruko, Sanada e Takeshi
Maiores informações em japonês
Província de Nagano
http://www.pref.nagano.lg.jp/kikikan/jishin-gien.htm

Endereço e telefone dos locais de arrecadações em japonês
http://www.pref.nagano.lg.jp/soshiki/soshiki2.htm#chiho

Poderão ouvir noticias em português através do site do NHK World
http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/english/radio/program/16lang.htm

Informamos também que o posto avançado do Consulado está temporariamente suspenso.


Abracos
Luzia Kinoshita "

16.3.11

DOAÇÕES DE SANGUE AOS JAPONESES

Adalberto Morais, do movimento espírita japonês, passou orientações sobre doação de sangue para auxílio das vítimas das tragédias que têm acontecido sucessivamente no Japão, na última semana.
Os brasileiros radicados no Japão que lêem esta publicação podem doar sangue se apresentarem as seguintes características:
- pessoas entre 16 a 69 anos.
- pessoas em bom estado de saude.
- pessoas com falta de peso podem ser recusadas
- Há preocupação com brasileiros portadores de Doença de Chagas (especialmente os doadores que não sabem que são portadores).

Os locais que estão colhendo sangue informados por Adalberto são os seguintes:

1. Ônibus de doação de sangue
Existem ônibus preparados para receber doações que muitas vezes estão
estacionados em frente às estações.

2. Salas que funcionam como postos de doação de sangue

3. Centros da Cruz vermelha

No site da Cruz Vermelha tem um mapa do Japao onde se pode clicar e
identificar os locais dos postos:

http://www.jrc.or.jp/donation/index.html#Map2

Locais onde os ônibus estão localizados

http://www.jrc.or.jp/donation/index.html#Map1
Desejo muita força e solidariedade com o povo japonês nesta hora tão difícil.

13.3.11

O MOVIMENTO ESPÍRITA EM BOSTON

Foto: Boston - MA

Nahur Fonseca, do movimento espírita de Boston, escreveu um texto instigante, a pedido do EC, onde mostra sua visão do movimento espírita de Boston e norte-americano em geral.

Um Movimento Imigrante

Uma das perguntas que nós mais ouvimos quando encontramos confrades espíritas brasileiros é esta: como é o movimento espírita nos EUA?

Nós reconhecemos nossa posição privilegiada, de quem há participado do movimento espírita de uma das suas localidades mais ativas no país há quase dez anos.

A maioria dos centros espíritas nos EUA foram fundados por trabalhadores espíritas vindos do Brasil para atender o público de imigrantes brasileiros. Neste contexto, a casa espírita se transforma numa extensão do movimento espírita brasileiro.

A palestra pública, o atendimento fraterno, o estudo sistematizado do Espiritismo, a evangelização espírita infanto-juvenil, a reunião mediúnica, a biblioteca e a livraria espíritas são tarefas comuns a todos os centros, com as naturais exceções.

Essas tarefas são realizadas em sua maioria, em português, e periodicamente contam com a particiação de palestrantes espíritas que viajam do Brasil para visitar vários estados dos EUA. A contribuição desses palestrantes é muito importante para essa vertente do movimento espírita nos EUA.

Costumamos ouvir dizer que conhecem-se mais expositores espíritas brasileiros morando-se em Boston do que se conheceria no Brasil. Eles ajudam a manter o vínculo com o movimento espírita brasileiro, dão orientações para centros espíritas durante seus primeiros anos de existência e são a atração de eventos para cuja organização unem-se os centros espíritas de uma região.
Um Movimento que Fala Inglês
A outra face do movimento espírita nos EUA, ou o movimento espírita americano propriamente dito, é aquele promovido para o público americano na língua inglesa. Apesar de esta vertente ter nascido com a primeira viagem de Chico Xavier àquele país, foi nos últimos cinco ou seis anos que vimos esse movimento adquirir mais características próprias, um envolvimento mais expressivo das casas espíritas, e o surgimento de lideranças mais ativas.

Dizemos isso sem nenhuma censura aos predecessores do movimento espírita americano. Somos gratos pelos trabalhos que lhes couberam de semeadura, de criação das instituições e das organizações unificadoras do movimento.
O Conselho Espírita dos Estados Unidos

Dentre as organizações do movimento espírita dos EUA, destacamos o United States Spiritist Council (www.spiritist.us), ou Conselho Espírita dos Estados Unidos, o qual exerce um papel de unificação das casas espíritas através de comunicações periódicas, bem como de unificação do movimento espírita através de publicações, como uma série de estudos sistematizados do Espiritismo, recursos pedagógicos para a evangelização infanto-juvenil, web sites, tudo na língua inglesa.
O Conselho Espírita Internacional

Outra organização que exerce um papel importante no movimento espírita dos EUA é o Conselho Espírita Internacional (www.intercei.com). A esta instituição cabe o papel de publicar a Revista Espírita na língua inglesa, em colaboração com a FEB, Federação Espírita Brasileira, e uma equipe de editores e revisores do movimento espírita americano.

O CEI também promove periodicamente um encontro com as lideranças espíritas de todo o mundo, trabalhando a unificação do movimento espírita como um todo.
Outro trabalho importante realizado pela FEB em parceria com o CEI é a tradução das obras espíritas "clássicas" para o inglês entre outras línguas.
A Sociedade Espírita de Baltimore

Uma das lideranças dessa nova fase do movimento espírita dos EUA é a Spiritist Society of Baltimore (www.ssbaltimore.org), ou Sociedade Espírita de Baltimore.
A SSB tornou-se um foco de recursos para o movimento espírita na língua inglesa -- como a retomada da edição da Revista Espírita, a criação de um programa de estudo sistematizado da Doutrina Espírita, e etc. -- bem como de inovações para adaptar o movimento espírita ao público americano -- desde pequenas coisas como a observação dos horários de trabalho e de refeições que são parte da cultura americana, até a criação de um evento espírita ao molde dos simpósios acadêmicos bastante comuns nesse país.
O Simpósio Espírita dos Estados Unidos e outros eventos

Além do United States Spiritist Simposium (www.spiritistsymposium.org), ou Simpósio Espirita dos Estados Unidos, que já está em sua quinta edição a ser realizada em São Francisco no dia sete de maio, outros eventos regionais e locais constam na agenda dos espíritas de Boston. O encontro espírita da família (www.familyspiritistretreat.org) da região nordeste dos EUA, a jornada espírita de Peabody (www.cantinhodeluz.net/jorespe), o encontro espírita Auta de Souza de Malborough (www.getuh.org/encotrofraternoautadesouza.html), o encontro bienal de espiritismo de Massachusetts e o seminário anual de Divaldo Franco em Boston nos dias 25 e 26 de março deste ano (www.akssma.com). Com exceção do simpósio espírita, os demais eventos são realizados em duas línguas com atividades paralelas ou interpretação simultânea.


Foto: Quarto Encontro Espírita da Família


A maior omissão do movimento espírita nos EUA, aos olhos de um espírita do Brasil, na minha opinião, são as atividades de assistência social em seu entendimento mais amplo.

Não julgamos que essa ausência seja resultado de uma falha de caráter do movimento espírita americano, nem da inexistência de carências humanas no país, mas sim de uma confluência de fatores, tais sejam a pouca idade das casas espíritas, a rotatividade de trabalhadores que chegam com uma meta a cumprir e que têm data para voltar, entre outras barreiras legais e culturais.

No nosso modo de ver, os fatores que dificultam a expansão do movimento espírita dos EUA, serão solucionados à medida que novos trabalhadores espíritas americanos ou que pretendam residir permanentemente no país sejam agregados ao movimento.

O Potencial do Movimento Espírita nos Estados Unidos


Em suma o movimento espírita nos EUA é relativamente novo, e possui um grande potencial. A cultura americana tem-se aberto cada vez mais à espiritualidade. Basta ver a evolução das produções cinematográficas espiritualistas, a penetração das idéias de entidades como Deepak Chopra, ou o Dalai Lama; as entrevistas em programas populares de terapeutas de vidas passadas; os seriados de TV sobre médiuns e sobre manifestações espirituais físicas e intelectuais; e etc.


Quando esses segmentos da sociedade (re) descobrirem o Espiritismo, especialmente quando bem compreenderem e bem sentirem as conseqüências dos princípios iluminativos da Doutrina Espírita, então sim poderemos dizer que teremos não apenas um movimento espírita nos EUA, mas dos EUA dirigido pelos e para os habitantes daquele país.

12.3.11

NOTÍCIAS DOS ESPÍRITAS JAPONESES APÓS O TERREMOTO


Foto: Cerejeiras em Tóquio

Entrei em contato com os espíritas japonses para ter informações sobre os efeitos do terremoto e do tsunami na comunidade espírita.
1. Ainda há alertas de terremotos (que devem ser de menor intensidade, segundo especialistas entrevistados na imprensa brasileira), há um alerta de chuva ácida devido a vazamento de radiação em usina, e dificuldades de comunicação, devido a danos nas redes elétrica e de telecomunicações.

2. "Os Grupos de Tóquio, Saitama, Gunma, Gifu e Kanagawa já responderam e estão todos bem", informou Adalberto.

3. Há problemas nas cidades em decorrência do terremoto:

- Gunma: parte da cidade sem energia elétrica, casas semi destruídas.

- Shizuoka: tem um alerta de tsunami.

- Osaka: as pessoas relatam a sensação do tremor, sem notícias mais graves entre os brasileiros.

- Mie: não houve relatos graves, apenas enjôo dos alunos de escolas brasileiras devido à longa duração dos tremores

- Nagoya: parece ter sido menos atingida. O trânsito está intenso, mas as pessoas estão trabalhando e há partes da cidade que não sentiram os tremores do terremoto.

3. A embaixada brasileira informou que não há notícias de vítimas de nacionalidade brasileira.

4. Notícias podem ser obtidas pela embaixada brasileira no Japão: comunidade@brasemb.or.jp ou, em caso de emergência, pelo número: +81 3 3404-5211

No momento o que podemos fazer é orar pelos japoneses e aguardar orientações sobre formas de ajudá-los. Desejamos força e tranquilidade possíveis, para que superem este trágico acidente e voltem a viver no país das cerejeiras em flor.

11.3.11

RAUL TEIXEIRA FALA SOBRE FÍSICA E ESPIRITISMO


Foto: Prof. Raul Teixeira
O Dr. Raul Teixeira é professor-aposentado do Instituto de Física, na Universidade Federal Fluminense. Físico, com pós-graduação em Metodologia do Ensino de Física, foi entrevistado por "Lavras 24 Horas".
O texto parece ser uma transcrição direta de uma entrevista oral, sem adaptações. Espiritismo Comentado selecionou as perguntas sobre Física para seus leitores, mas a entrevista completa pode ser lida em http://www.lavras24horas.com.br/portal/raul-teixeira-medium-e-conferen

Além da crítica ao uso inadequado de conceitos oriundos de outras áreas de conhecimento, sem a devida formação, Raul discute um tema interessante que é o valor dado à ciência, na sua concepção empírico-formal (Ladrière).

"Lavras 24 Horas: A Física Quântica realmente explica o Espiritismo?

Raul Teixeira: Tudo isso é uma fanfarronice. Não acho. É, assim. Não se esqueça que eu sou físico. E sou espírita. Então eu não acho. Estou dizendo o que é. O que acontece é que os religiosos de maneira geral se apropriam de tudo que acham simpático na Ciência, mesmo que eles não entendam. Então eles acharam que Física Quântica prova o Espírito (a existência do). Enquanto os físicos quânticos estão discutindo ainda os rumos da Física Quântica, os espíritas já se apoderaram, são donos dessa verdade. Então vemos que alguma coisa está errada. Não pode ser com os físicos, porque essa é uma área da Física. É com os espíritas. Então quanto menos a pessoa sabe das coisas mais ela fala a respeito. Quando a gente vai sabendo mais a gente passa a ter cuidados ao falar. Veja como todo mundo receita remédio. Porque não é médico, não entende de Medicina. Os médicos tem cuidado. Eles não receitam remédio sem examinar, sem saber o por quê. Quanto mais se sabe mais cuidado tem. Quanto menos se sabe mais a vontade as coisas ficam. Então não existe nenhuma relação de Física Quântica com o Espiritismo. A relação que existe entre Física Quântica e Espiritismo é a mesma que existe entre todos os fenômenos da Natureza e o Espírito.

Lavras 24 Horas: Allan Kardec afirma que a energia espiritual é uma energia quinta-ssenciada, menos densa. Seria então ligada a Física…


Raul Teixeira: Sempre que estamos falando em energia estamos falando em Física. Este é um termo da Física que a religião se apoderou: energia.

Lavras 24 Horas: Esse hábito de apoderar de conceitos vem da necessidade de comprovar?

Raul Teixeira: É a necessidade de dar valor. Como as pessoas entendem pouco a questão espiritual elas acham que pondo elementos cientificos formais elas vão dar um “plus”. Que não é verdade. Aquilo que tem valor, tem valor. Senão a poesia não teria valor porque ela não pode ser explicada cientificamente. O amor não teria valor. Então nós temos este hábito, embora seja importante que todos os religiosos aprendam Ciência para pensar melhor as coisas da Vida. Mas, eu não posso ficar querendo que a Ciência prove o Espírito. No campo cientifico a Ciência formal não admite a existência da alma. Como é que pode provar alguma coisa relativamente a Alma e a Espiritismo? Como pode provar o Espiritismo? Então são os espíritas que se utilizam daquela área, que tiram para si o que lhes interessa, do jeito como entenderam. Que não tem nada a ver tem com a realidade. A gente faz leitura do que lê. A gente interpreta o que lê. E a gente interpreta querendo tirar o que nos convenha. Então é muito delicado nós percebemos isso. Há coisas muito bonitas na Ciência, são da Ciência. Eu posso dizer assim: a Ciência diz tal coisa, como o Espiritismo diz isso, existe uma familiaridade entre as duas afirmativas. Aí é nobre, é respeitoso. Isso que a Ciência fala nos dá apoio a nossa tese. De fato! Mas, a Ciência provou o Espiritismo, provou a reencarnação! Como ela prova uma coisa que ela nem admite que existe? Então muitas vezes a “espiritada” é muito afoita. A pessoa não sabe juntar a, com b, com c, mas quer entender Física Quântica, que nem os físicos quânticos dominam. Então essa é uma coisa muito delicada."

ESPIRITISMO COMENTADO FAZ 4 ANOS


Figura 1: Bolo de Chocolate
Quatro anos de estudos sobre o Espiritismo em um espaço virtual merecem comemoração. Escolhi um delicioso bolo de chocolate para os leitores (perdoem os que estão de regime...). Dá até para sentir o cheiro!
Neste tempo, chegamos a 150 mil visitantes em 82 países. Criamos também um novo blog voltado à divulgação de eventos espíritas ou de interesse do movimento espírita (http://eventoespirita.blogspot.com/).
Há reportagens e entrevistas sobre diversas sociedades e atividades espíritas. O EC tem sido parceiro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) e tem divulgado suas realizações e iniciativas.
Foram muitos sites e blogs parceiros, sempre encaminhando navegantes espíritas. Alguns se tornaram co-autores conosco, como o Dalmo, autor da nossa nova logo. Não vou citar nomes, ou esta publicação não terá fim...
Foram muitos os diálogos, comentários e participações diversas dos leitores navegantes... "Navegar é preciso", viver é inevitável.
Agradecemos a você, do outro lado da tela, com a mão no teclado, por valorizar e apoiar nossa iniciativa. Se você não existisse, nós também não estaríamos aqui.

6.3.11

ESPIRITISMO BH PUBLICA ENTREVISTA SOBRE SINCRETISMO RELIGIOSO


O site Espiritismo BH publicou no último sábado uma entrevista conosco sobre Sincretismo. Deolindo Amorim foi recordado, assim como seus livros "O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas" e "Africanismo e Espiritismo". Assista no site http://www.espiritismobh.com.br.

Outra dica: a entrevista sobre métodos anticoncepcionais com Janete Reis está muito interessante.

5.3.11

LUZ E TREVAS


A luz foi empregada pelos iluministas como símbolo da razão, base de um conhecimento não dogmático. A Idade Média chegou a ser considerada a "idade das trevas", pelo predomínio da fé em detrimento da razão.

Sabemos da influência do pensamento iluminista e francês na formação de HLD Rivail, que transparece em seus textos.

Uma descoberta interessante que fizemos na leitura de "O Céu e o Inferno" foi o emprego do termo trevas e luz diferente do que temos feito no movimento espírita.

Observo o emprego de "espíritos das trevas" para espíritos inferiores em geral (escala espírita) e "espíritos de luz" para espíritos superiores. Há também o emprego de trevas como sinônimo de espíritos que se associam para praticar o mal e a partir da leitura de André Luiz (Nosso Lar, cap. 44), muitos leitores utilizam as trevas como uma espécie de lugar "geográfico" do plano espiritual onde se congregam espíritos em condição pior que os do Umbral (que seria um ambiente de sintonia de espíritos em estado de sofrimento). Penso que este último sentido é uma espécie de atavismo do pensamento católico, que aproxima a compreensão do mundo espiritual das velhas ideias de céu, purgatório e inferno, muito criticadas por Kardec no livro em questão.

Allan Kardec emprega em alguns momentos o termo luz como entendimento ou consciência do plano espiritual.

Na comunicação de Sanson (pág. 181) ele pergunta o que o espírito viu quando seus olhos se abriram à luz, e o espírita recém-desencarnado explica que passado o período de perturbação, recuperadas as faculdades, ele reconheceu seus amigos e espíritos protetores.

Samuel Filipe (pág. 193) tece consideração semelhante: "Pouco a pouco as minhas idéias adquiriram mais lucidez, a luz que entrevia, por denso nevoeiro, fez-se brilhante; e eu comecei a compreender-me, a reconhecer-me, compreendendo e reconhecendo que não mais pertencia a esse mundo."

O diálogo mais expressivo que demarca esta compreensão, envolve São Luís, e Allan Kardec, na análise do caso Claire, que é um Espírito sofredor. O diretor da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas pergunta a São Luís o que se devia entender por trevas; se seria o sentido bíblico.

O Espírito responde que se tratava de uma alegoria, que deve-se entender por trevas "uma verdadeira noite da alma, comparável à obscuridade intelectual do idiota" (p. 291), "uma inconsciência daquele e do que o rodeia, a qual se produz quer na presença, quer na ausência da luz material". Ele diz que é comum acontecer em meio aos que acreditavam no nada após a morte, e reafirma "coisa alguma percebe em torno - nem coisas, nem seres; somente trevas..."

O assunto não se encerra e Kardec adiciona novas explicações. Ele compara o Espírito a um fósforo, capaz de produzir sua própria luz, proporcionalmente à sua pureza. (p. 292) e teoriza sobre a irradiação de "fluidos luminosos pelos Espíritos superiores".

A afirmação mais importante vem a seguir: "primeiro, porque nem todos os Espíritos inferiores estão em trevas; segundo porque um mesmo Espírito pode achar-se alternadamente na luz e na obscuridade; e terceiro, finalmente, porque a luz também é castigo para os Espíritos muito imperfeitos." (pág. 293)

Ele argumenta: "Se a obscuridade em que jazem certos espíritos fosse inerente à sua personalidade, essa obscuridade seria permanente e geral para todos os maus Espíritos, o que aliás não acontece." (pág. 293)

"Às vezes os perversos mais requintados vêem perfeitamente, ao passo que outros, que assim não podem ser qualificados, jazem temporariamente, em trevas profundas." (pág. 293)

Parece que temos um novo sentido para espíritos iluminados e espíritos em trevas (e não das trevas), mas este é apenas um primeiro ensaio que precisa ser analisado com mais profundidade na obra de Allan Kardec.