29.7.12

RECORDAÇÕES DE ALCIONE MIANA MACHADO


Alcione Miana Machado


É muito comum escrever-se sobre líderes e expositores atuantes no movimento espírita que desencarnam. Hoje faremos diferente. Vamos escrever sobre uma trabalhadora espírita e pessoa de bem.

Alcione desencarnou recentemente, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico e um mês de luta pela vida em centro de terapia intensiva. A família enfrentou com carinho e resignação, não sem tristeza, todo este período desgastante de idas, vindas e expectativas. Um belo gesto, às vezes incompreendido pelos espíritas menos esclarecidos, foi a oferta incondicional de doação de órgãos após o protocolo de confirmação da morte encefálica. Um último ato de caridade, que seguramente seria endossado por Alcione, se ela estivesse consciente.

Alcione ligou-se ao movimento espírita desde a infância, ao que sei. Embora de grupos diferentes dentro da mesma casa, frequentamos a mocidade da AECX e estivemos juntos em algumas atividades, como o Coral que a maestrina Anésia regia. Bela voz, um pouco tímida no início, Alcione transformaria a música em um de seus instrumentos de trabalho futuros.

Formou-se em Psicologia e foi atuar na Psicologia Escolar, no Lar Espírita Esperança. O Lar foi uma iniciativa de nossa casa espírita, uma instituição grande para o nosso fôlego, bem construída, mas carente de trabalhadores contratados e voluntários. Alcione tornou-se com o tempo a coordenadora-administrativa da equipe da creche, que passou a ser fruto de um convênio entre o Lar Espírita e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Crianças, professores, pais, voluntários, todos passavam pelos cuidados gentis e criteriosos de Alcione. Ela praticamente abriu as portas e facilitou todo o trabalho de campo do meu doutorado. As crianças a abraçavam e respeitavam, sempre paciente e risonha. As professoras e pedagoga a tinham como referência e trabalhavam sob sua atenciosa diligência. Os eventos extra-creche, no Lar Espírita, sempre contavam com sua colaboração voluntária na organização e respeito às regras necessárias para que o espaço fosse utilizado sem criar qualquer risco para a saúde das crianças. Ela era a autoridade presente nos dias de funcionamento da creche, embora não fosse a superintendente.

Alcione estava presente também na organização e execução das reuniões de pais, ação importante para o fomento da participação da família das crianças na creche e solução de problemas diversos.

Fora do seu trabalho profissional, como voluntária, Alcione tornou-se um dos coordenadores da mocidade espírita da casa. Anos de dedicação aos adolescentes e jovens.  Mais que respeitada, tornou-se pessoa querida entre os jovens, e apesar de sua condição de adulta jovem, eram muitas as brincadeiras sobre seu tempo de participação no grupo, o que ela recebia com bom humor.

Voz cristalina, cantava com os jovens, organizava e incentivava orfeões infantis na creche, mais de uma vez organizou ônibus e excursões para que eles fossem cantar em diversos lugares.

Sem trabalhadores deste quilate, não há atividades espirituais. Fundadores podem conceber e até registrar em cartório, mas este tipo de colaborador funciona como os membros e o sangue do corpo laboral. Sem Alciones, os trabalhos definham e fecham-se. Ela não apenas contribuiu pessoalmente, "colocou a mão na massa", como serve de inspiração aos que mais se preocupam com seu próprio ego que com a continuidade, qualidade e funcionamento das atividades institucionais.

Sentiremos sua falta, Alcione. Lembraremos de você na alacridade dos jovens, nas festas das crianças do Lar Espírita, nas iniciativas de grupos musicais de nossa casa, e nos muitos espaços nos quais você deixou marcas. Lembraremos de você quando assistirmos as palestras do Pedro, com sua memória prodigiosa, quando encontrarmos a jovialidade da Anésia, e ao conversar com seus irmãos e sobrinhos, que são nossos amigos diletos e presentes. Você nos antecede, e empreende cedo a grande viagem, mas sua presença não se apagará com facilidade de nossas almas, posto que se acham marcadas com o perfume de suas ações.  



20.7.12

BEZERRA DE MENEZES RECOMENDANDO COMPRA DE LIVROS?



Qual é o limite das responsabilidades entre encarnados e desencarnados? Os assuntos da administração do movimento espírita, de forma geral, são de responsabilidade dos espíritas. Responsabilidade significa escolha, decisão e arcar com os resultados das escolhas.

As orientações espirituais, via de regra, envolvem estímulo, reserva, reflexões morais, sempre respeitando as escolhas de pessoas e grupos. Espíritos que se tornam diretivos da vida de terceiros nos deixam preocupados sobre sua condição. Já vi alguma posição mais assertiva ante consulta e em particular (dentro de um grupo).

Recebi por estes dias uma notícia de uma confraternização na qual um médium dá uma comunicação, na qual Bezerra de Menezes sugere que se estude um livro do próprio médium como tema central do próximo evento, com a renda do livro voltada "à região e à divulgação do Espiritismo". Difícil crer que Bezerra de Menezes se prestasse à condição de garoto propaganda, especialmente se considerarmos a situação do evento, no qual as pessoas estão emocionadas e estabeleceu-se um vínculo de simpatia com os expositores.

Lembrei-me de uma situação muito singular narrada por Camille Flammarion, no livro "O Desconhecido e os problemas psíquicos", no capítulo intitulado "Os Crédulos". Ele conta a história de um senhor que busca uma médium em busca de notícias da esposa desencarnada. Tratava-se de alguém "bem apessoado" e com recursos financeiros, que talvez seria considerado um "bom partido" nos dias de hoje.

A médium disse ao consulente que a esposa estava bem, mas muito preocupada com ele, porque estava sozinho e que deveria procurar uma nova companheira, quem sabe a própria médium.....

17.7.12

ENCONTRA-SE EM CURSO A 30a. SEMANA ESPÍRITA DE MONTES CLAROS

A semana espírita de Montes Claros - MG acontece nos dias 14 a 21 de julho, e este ano o evento completa seu 30o. aniversário. Promovido pela Aliança Municipal Espírita de Montes Claros, o evento acontece no auditório da Escola Normal, um espaço que comporta cerca de 500 pessoas e foram adicionadas 150 cadeiras para que todos possam assistir confortavelmente.

Como se pode ver, a semana está prestigiada. A foto acima é da palestra do conhecido expositor de Belém-PA, Alberto Almeida.

Se o leitor é da região, verifique a programação no blog http://amedemontesclaros.blogspot.com.br/ e participe dos seminários que estão programados para 21/07 com Marcel Mariano - BA e Geraldo Campetti - DF. Segue abaixo as palestras e seminários durante a semana.

PALESTRAS

14/07/12 - 20h = Alberto Almeida (Belém/PA) - A EDUCAÇÃO PARA A FELICIDADE
15/07/12 - 20h = Emerson Pedersoli (BH/MG) - A EDUCAÇÃO PARA AFETIVIDADE ENTRE PAIS E FILHOS
16/07/12 - 20 h = Abigail Guimarães (Vitória da Conquista/BA) - EDUCAÇÃO, IMORTALIDADE E TRIUNFO DO ESPÍRITO

17/07/12 - 20h = Juselma Coelho (BH/MG) - EDUCAÇÃO, EVANGELHO E EXPERIÊNCIAS ILUMINATIVAS
18/07/12 - 20h = Henrique Kemper (BH/MG) - A EDUCAÇÃO NA OBRA E VIDA DE CHICO XAVIER
19/07/12 - 20h = Ricardo Ferreira (Vitória da Conquista/BA) = A ÉTICA E A RAZÃO DO HOMEM DE BEM

20/07/12 - 20h = Marcel Mariano (Salvador/BA) = O SER HUMANO EM CRISE EXISTENCIAL
21/07/12 - 20h = Geraldo Campetti (Brasília/DF) = JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA

SEMINÁRIOS
15/07/12 - 8:30/12:30 = Alberto Almeida - EDUCAÇÃO PARA A VIDA CONJUGAL
21/07/12 - 8:30/12:30 = Marcel Mariano - EDUCAÇÃO, DESPERTAMENTO E TRANSFORMAÇÃO
21/07/12 - 14:00/17:30 = Geraldo Campetti - A INDISPENSÁVEL JORNADA DO ESPÍRITO IMORTAL


15.7.12

8o. ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO

 


Chegamos à oitava edição do Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE. Este evento ganhou um perfil diferenciado dos encontros de divulgação do espiritismo por diversas razões:

1. É uma tentativa de aproximação e intercâmbio dos membros da LIHPE, que durante o ano apenas têm contato via internet.

2. Com o passar dos anos, tornou-se um espaço para apresentação de trabalhos desenvolvidos nas universidades ou com rigor acadêmico em sua concepção.

3. Como um congresso, os trabalhos são apresentados e discutidos brevemente pela assistência.

4. Como faz chamada de trabalhos, temos descoberto novos pesquisadores, novos trabalhos e novos talentos, que passam despercebidos ao movimento espírita ou ficam trabalhando isolados nas universidades.

5. Como um evento seminal, ele inspirou a criação da coleção "Espiritismo na Universidade", pelas Dras. Cléria e Nadia, da UNIFRAN (Universidade de Franca).

6. Ele possibilita uma reunião administrativa anual, na qual traçamos os objetivos de trabalho para o ano seguinte.

7. É possível conhecer o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro e seu acervo. Esta instituição cresce e se estrutura ao longo dos anos. http://www.ccdpe.org.br/

8. A livraria do CCDPE sempre se estrutura para receber os participantes com livros de interesse à pesquisa, publicados por diversas editoras. Há diversos livros que são difíceis de ser encontrados, como os que foram escritos por Eduardo Carvalho Monteiro e são cuidadosamente divulgados pela instituição que abriga o evento.

9. Anualmente temos conseguido lançar um livro com uma seleção dos melhores trabalhos apresentados do ano anterior. Este ano estamos trabalhando intensamente para o lançamento do livro "O espiritismo nas ciências contemporâneas: textos selecionados dos 3o. e 7o. Encontros Nacionais da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE)"

10. O ENLIHPE tem atraído congressistas de diversos estados do país e do interior de São Paulo: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Goiás e Piauí são alguns dos estados que já prestigiaram o evento.

11. Geralmente o encontro é prestigiado pela imprensa espírita que participa ativamente, entrevista, questiona as mesas e conferencistas, grava e dá visibilidade ao trabalho.

12. Das áreas de conhecimento, temos recebido trabalhos na fronteira entre o espiritismo e a física, a psicologia, a educação, a história (que já tem um grupo muito forte no ENLIHPE), as letras, a comunicação social e as ciências sociais. Este ano teremos trabalhos relacionados à música, à medicina e a demografia, além de diversas das áreas já tradicionais. Em outras palavras, é um encontro temático e transdisciplinar, que promove o diálogo entre áreas de conhecimento estabelecidas em torno do espiritismo.

13. O ENLIHPE tornou-se também um espaço de referência para o lançamento de novos livros, para conseguir autógrafos com os autores e conversar com eles.

14. Infelizmente não é um evento gratuito, pelas despesas de organização que envolve e a dificuldade em conseguir patrocínio para um encontro desta ordem (embora haja esforços para tal). Ele demanda do participante uma taxa de inscrição e de almoço (que atende a onívoros e vegetarianos, com qualidade).

Transcrevo abaixo alguns dados publicados pelo site do CCDPE sobre o evento e peço ajuda de todos na divulgação do mesmo.



 

 8º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo.

Data: 18 (sábado) e 19 (domingo) de agosto de 2012 – São Paulo – SP
Informações:
(11) 5561-5443 begin_of_the_skype_highlighting (11) 5561-5443 end_of_the_skype_highlighting - (11) 9983-8425 begin_of_the_skype_highlighting (11) 9983-8425 end_of_the_skype_highlighting (vivo) ou (11) 5135-7009 begin_of_the_skype_highlighting (11) 5135-7009 end_of_the_skype_highlighting (tim) c/ Márcia.
e-mail: 8enlihpe@ccdpe.org.br
Valor de inscrição e dados bancários:
Taxa de Inscrição: R$ 50,00 até o dia 15 de julho 2012, após R$ 60,00
O valor deve ser depositado na conta corrente CCDPE:
Banco Itaú – Agência 0745 – Conta corrente 60.000-7
O comprovante de pagamento você pode enviar por aqui ou para o e-mail 8enlihpe@ccdpe.org.br
Local:
Sede do CCDPE-ECM – Alameda dos Guaiases, 16 – Cep: 04079-010- Planalto Paulista – São Paulo – SP
Condução Gratuita:
Condução gratuita entre o Metrô Praça da Árvore e CCDPE.
Horários de saída: sábado e domingo: 7:30-8:00-8:30 e 9:00h
Fone motorista (11) 8229-0241 begin_of_the_skype_highlighting (11) 8229-0241 end_of_the_skype_highlighting
Almoço:
O valor do almoço será de R$ 15,00/por dia, por pessoa (bebida e sobremesa inclusas)

11.7.12

LINGUAGEM DOS ESPÍRITOS NA PSICOGRAFIA


Ao contrário dos dias de hoje em que a psicofonia pode ser considerada a modalidade de mediunidade mais exercida nas sociedades espíritas, nos trabalhos da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, à época de Kardec, a psicografia era a faculdade mediúnica mais presente.

Desta forma, a construção de arquivos e a análise da mediunidade tornava-se mais fácil, e uma das questões muito tratadas pelo Mestre e seus coetâneos era a questão da identificação dos espíritos.

Lemos em Allan Kardec  (A Obsessão, livro publicado pela editora O Clarim, nos capítulos "Processo para afastar maus espíritos"), uma série de cuidados a serem tomados para a análise da linguagem dos espíritos comunicantes que passo a sintetizar:

1.  Desconfiar de nomes ridículos, estranhos e de nomes venerados. Os dois primeiros podem ser fruto de espíritos brincalhões e o último dos que desejam induzir a credibilidade.

2. Médiuns honestos podem ser enganados por espíritos mistificadores, da mesma forma que homens de bem podem se deixar levar por estelionatários, ilusionistas e pessoas que acham graça em criar constrangimento em terceiros. Não se deve fazer uma associação imediata entre o caráter do médium e o do espírito.

3. As comunicações grosseiras são mais fáceis de perceber, as mais difíceis são as que aparentam sabedoria e seriedade.

4. Se houver conselhos, analisar com cuidado se não induzem a atitudes ridículas (nos dias de hoje fico pensando em roupas especiais, gestos supersticiosos, uso de ervas e medicamentos de origem e eficácia duvidosa, comportamentos anacrônicos, crenças místicas, entre outros)

5. Ainda sobre os conselhos, espíritos superiores prescrevem o bem, a caridade  (o que me faz lembrar de inserções próprias de uma ética da teologia da prosperidade ou do relativismo filosófico, em obras de médiuns que talvez não atinem para suas consequências na sociedade).

6. Bons espíritos não impõem posições, ao contrário de espíritos inferiores, que podem dar ordens e desejam ser obedecidos, são persistentes e tenazes. (Lembrei-me dos "trolls", nome dado na internet para pessoas que insistem em fazer prevalecer seus pontos de vista. O conselho dos mais experientes costuma ser "não alimente os trolls" ou seja, evite os debates sem fim.)

7. "Bons espíritos não adulam" (embora incentivem) enquanto os maus espíritos podem fazer elogios exagerados como forma de obter a confiança do médium pela vaidade. (Li algures alguns textos de médiuns que se consideram uma espécie de nova geração, melhores e com atuação mais consistente que médiuns como Chico Xavier, que descrevem como "escravo dos espíritos". Haja presunção.)

Sábios e difíceis conselhos a serem seguidos.

7.7.12

MECÂNICA QUÂNTICA E FENÔMENOS ESPÍRITAS


O Espiritismo Comentado publicou algumas vezes comunicações sobre um tema da moda, que é a tentativa de emprego da mecânica quântica para a explicação de fenômenos espíritas.

Como outras incursões em áreas do conhecimento já estabelecidas, esta pode parecer uma especulação com status de hipóteses, mas se os conceitos, seu significado e sua origem teórico-empírica não são de domínio da pessoa que propõe a suposta hipótese, eles perdem a condição de hipótese, para não ser mais que uma "tolice vestida de palavras usadas em ciência".

Não posso falar da Física, por não ter formação suficiente para tal, mas tenho acompanhado algumas incursões de espíritas, médiuns e até espíritos pela Psicologia Analítica. Conceitos como individuação, no contexto da obra de Carl Gustav Jung, se tornam irreconhecíveis em alguns textos que compilei. Não dá para aprender lendo um dicionário, nem um texto de divulgação do próprio Jung. Demanda um conhecimento da obra, dos demais conceitos (como o de arquétipo) que fazem parte de sua inteligibilidade e também da sua evolução no tempo, uma vez que os conceitos científicos, via de regra, são falíveis, e novas descobertas fazem autores e especialistas reformularem-nos.

Recentemente encontrei no portal A Era do Espírito um pequeno conjunto de textos de autoria do Dr. Alexandre Fontes da Fonseca (Doutor em Física), no qual se tecem considerações sobre o caráter e as explicações dadas pelos espíritos dos fenômenos de efeitos físicos e sua possível articulação com teorias físicas.

É perceptível que nossos especialistas entreveem problemas no emprego livre de conceitos de quântica para a explicação de, por exemplo, fenômenos de transporte ou apport, apesar de sua aparente similitude.

A falta de domínio de um campo de conhecimento é uma limitação grave para o emprego de seus conceitos. Mesmo especialistas são cuidadosos com o uso de conceitos teóricos, não é à toa que eles fazem sempre citações de onde leram, geralmente atuais, oriundas de periódicos revistos por pares, para que fique clara a fundamentação de sua argumentação ou proposição. Mesmo o mais conceituado trabalho, do mais conceituado especialista em um campo do conhecimento, qualquer que seja, não foge à arguição e análise dos demais pesquisadores, e, comumente, é reescrito, a partir destas discussões.

Como o Dr. Alexandre escreveu para o grande público espírita, vale a pena estudar seus textos e cotejar nossas ideias sobre o emprego da mecânica quântica e da física em geral em teoria espírita.

Acessem


6.7.12

"E A VIDA CONTINUA..." EM AGOSTO




Parte da apresentação de "E a Vida Continua" no Congresso Espírita Estadual de São Paulo

Ontem à noite tive a oportunidade de assistir ao Oceano falando sobre o filme "E a vida continua", na União Espírita Mineira, nas novas instalações do antigo Colégio "O Precursor".

Entrevistas com os atores e perguntas envolvendo a construção de filmes de temática espírita foram a tônica do evento.

Surpreendeu saber que Lima Duarte, que faz o papel de Dimas, é oriundo da região de Sacramento-MG e filho de espíritas. Infância humilde, seus pais mudaram-se para Ribeirão Preto e foram trabalhar como zeladores de um centro espírita local. Médium, a mãe participava das reuniões, e o filho iniciou sua carreira no teatro espírita, fazendo uma peça intitulada "O Espírito Obsessor". A escolha do nome artístico foi recomendação da mãe. Lima Duarte era o nome de seu espírito orientador.

A atriz principal parece ter incorporado bem (sem trocadilhos)  o papel de Evelina. Católica, traída pelo marido, ela se vê em um lugar estranho, que lhe parece um hospital psiquiátrico e tem muita resistência em aceitar a morte do corpo e a continuidade da vida espiritual.

As poucas imagens que assistimos no teaser de 6 minutos chamam a atenção pela qualidade e o ritmo do enredo. O público que participou da pré-estréia em Brasília emocionou-se e intrigou-se. O trabalho de filmagem e montagem foi minucioso: uma cena de 15 segundos, segundo o produtor, envolveu 7 horas de gravação.

Outra surpresa: o filme Nosso Lar, verdadeiro blockbuster nacional, gerou mais de uma dezena de milhão de prejuízo financeiro no circuito dos cinemas. Além do custo da produção, o custo de propaganda e distribuição inviabilizou o projeto como empreendimento financeiro. Esta informação do Oceano é muito importante, porque desconstrói as más línguas da crítica especializada, que creditou a renascença dos filmes nacionais de temática espírita a interesses econômicos.

Quem deseja assistir o filme deve se programar bem. Os donos de salas de exibição desejam público, e a primeira semana de exibição é geralmente a base para a decisão de continuidade da exibição e disponibilidade das salas. Se você deseja assistir na telona (e estão previstas 60 salas em todo o Brasil) não deixe para depois: programe-se para a primeira semana de exibição e, se não se importar com filas, no primeiro final de semana.

Aos mineirinhos que acompanham nossa matéria, mais uma boa notícia, a Paris Filmes, distribuidora do filme, está organizando pré-estréia em diversas capitais, e, entre elas, BH.