28.9.12

O MITO DE CHICO XAVIER NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


 Foto de Bethânia
Bethânia Alves de Menezes defendeu em Uberlândia, no ano de 2006, uma dissertação de mestrado no Instituto de Geografia. Ela fez a gentileza de disponibilizar para os interessados, no formato pdf, no seguinte endereço: http://www.ig.ufu.br/sites/ig.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/Anexos_BethaniaAlves.pdf
O título é "O Mito de Chico Xavier: os usos, apropriações e seduções do simbólico em Uberaba-MG."
Pode parecer estranho, mas há outras dissertações na área de Geografia relacionadas com o espiritismo e o movimento espírita de alguma forma.

Segue abaixo o resumo escrito pela autora para os interessados.


"A pesquisa é resultado de questionamentos realizados em torno do simbolismo implícitos na imagem do médium Chico Xavier, a partir dos espaços usados e apropriados por ele na difusão do Espiritismo Cristão em Uberaba/MG. Tem como objetivo decifrar os conteúdos dos espaços criados a partir da doutrina espírita, envolvendo a pessoa do médium que consistem em compreender os processos de sacralização de espaços, mesmo após a sua morte.O problema central da pesquisa em questão é o espaço do mito. Tomam-se como ponto fundamental de análise alguns teóricos do espaço e desloca-se a mesma análise do espaço social para o espaço sagrado; procedimento este compartilhado por diversas correntes das ciências sociais. Analisadas as estruturas, as formas e os conteúdos da unidade de análise do espaço, enfatizam-se os processos de organização social, até atingir as posições concretas das pessoas que continuam a obra do mito e das organizações, ou seja, os espaços apropriados como: a casa e/ou museu, a livraria, o centro espírita, o grupo assistencial e, por fim, o
mausoléu. Assim, foi possível decifrar os lugares a partir dos usos e apropriações estabelecidas pelo médium e por seu público demonstrando as práticas sociais demandadas na estruturação do Espiritismo. Embora seja evidente sua imagem de mito, busca-se analisar nos legados do médium e em seus seguidores, além das formas de apropriação desses espaços e da difusão de seus ensinamentos."

26.9.12

UFJF PROMOVE CICLO DE CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS SOBRE CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE.


RAUL TEIXEIRA TRABALHANDO...

É com satisfação que publico as imagens da comemoração dos 32 anos da Sociedade Espírita Fraternidade, em Niterói-RJ, com a presença de Raul Teixeira. Recebi-as em agosto de 2012.


Raul e Divaldo Franco



Raul autografando livro com a mão esquerda.

Desejamos força e paciência para o médium fluminense na sua trajetória de recuperação.

20.9.12

QUAIS SÃO OS ARTIGOS DO LIVRO DO 7o. ENLIHPE?



Perdoem voltar ao assunto do livro, mas percebi que não havia divulgado os capítulos do mesmo:

Parte 1: Estudos de ciências exatas e naturais


1. Uma abordagem estatística para calcular o tempo médio entre encarnações sucessivas. Autor: Ademir Xavier

2. A transmissão do pensamento é um fenômeno não-local? Autor: Alexandre Fontes da Fonseca

3. Controle do caos e a influência dos Espíritos nos fenômenos da natureza: autor: Alexandre Fontes da Fonseca

Parte 2: Estudos de ciências humanas, de ciências sociais e de filosofia

4. Dimensões estratégicas de um centro espírita: proposta de um modelo conceitual. Autor: Marco Milani

5. Espiritismo e parapsicologia. Autor: Jáder Sampaio

6. Ética espírita: um esforço para delineação. Autor: Jomar Teodoro Gontijo

7. Pela preservação de fontes sobre o movimento espírita: uma proposta de construção de acervos de casas espíritas. Autora: Miriam Hermeto.

Parte 3: Ensaios de Memória do Movimento Espírita

8. Algumas anotações sobre o advento do espiritismo. Autor: Eduardo Carvalho Monteiro

9. Perfil de dois batalhadores da causa espírita. (Clóvis Ramos e L. Palhano Jr.) Autor: Alexandre Machado Rocha

16.9.12

PODEM-SE CONSIDERAR AS OBRAS DE PAULO COELHO COMO ESPÍRITAS?



De Nazareno Tourinho eu conhecia apenas as obras de pesquisa sobre mediunidade, como "Surpresas de uma pesquisa mediúnica", ou os livros que escreveu com o saudoso Carlos Imbassahy. Buscando pela internet, vi que sua obra é mais extensa e envolve também livros de teatro, além de uma honrosa cadeira na Academia Paraense de Letras.

O Mago e o Mendigo chegou como uma cortesia da Lachâtre, em silêncio, acompanhando meu exemplar do Leitura Espírita. Chamou-me a atenção logo de cara, ou ao ler a quarta capa, quando vi a proposta de usar o gênero literário escolhido para fazer uma comparação do pensamento (ou seria melhor dizer, dos escritos?) de Paulo Coelho com o espiritismo.

Li os dois ou três primeiros romances do mago quando foram lançados: "Diário de um mago", "O Alquimista" e "Brida", mas o tempo passou e apesar da impressão inicial, nada ficou em minha memória. Sinto-me um computador 486, daqueles antigos, de HD pequeno, que tem que deletar arquivos antigos para conter os novos.

O livro de Nazareno é instigante. Lembra, como alguém comentou, os escritos de Kardec em forma de diálogo, como em O Que é o Espiritismo, mas traz um enredo bem diferente do usual.

Nele o autor pinçou alguns pontos centrais da proposta supostamente mágico-mística de Paulo Coelho, que aparece nos diálogos e pensamentos de um mago desembarcado na Amazônia paraense, e compara com as ideias de um pretenso mendigo, um personagem franciscano-espírita, se é que posso expressar-me assim. Uma médium gaúcha, estudante de medicina e um "mediador de debates", além da cultura cabocla e mágico-indígena do norte, compõem o rol de embates que acontecerão em quase duzentas páginas.

Nós, pobres leitores do sul, às vezes ficamos à deriva com as referências amazônicas, ricas em frutas, alimentos nativos, mitos, práticas de magia, crenças e outros elementos, às vezes desconhecidos por nós, apesar da brasilidade comum. Deu para sentir saudades do cupuaçu, lembrar do gosto exótico do taperebá, e rir um pouco da tentativa curiosa de encontro entre a cultura cabocla, caracterizada como terra-a-terra mas imensamente atraída pelo diferente, e o misticismo europeu e católico.

Espíritos ou demônios? Mediunidade ou intuição? Amor ou poder? Arrogância ou humildade? Alguns contrapontos ganham corpo nas interações entre os personagens e o autor não esconde sua preferência pelo espiritismo em sua trama.

15.9.12

VEJA O LANÇAMENTO DO "CASOS E DESCASOS" NO 8o. ENLIHPE




Maurício Brandão fez a gentileza de publicar no You Tube o lançamento do livro Casos e Descasos na Casa Espírita.

Nele a Dra. Julia Nezu apresenta o livro de Samuel Magalhães "Anna Prado: a mulher que falava com os mortos" e permite que falemos um pouco do livro e de seu processo de produção.

5.9.12

PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE PASSE



Na literatura de língua inglesa encontram-se muitas pesquisas em periódicos científicos sobre healing. A palavra tem múltiplos significados, inclusive o fisiológico, que significa cura, mas é muito usada como referência à "spiritual healing", que seria "uma relação simples e direta entre o curador (healer) e o paciente no qual pode ocorrer uma melhora na condição do paciente. Os mecanismos subjacentes às práticas de 'healing' são usualmente explicadas com base na transmissão de uma 'energia curadora', embora ainda haja pouco entendimento do tipo de energia que pode estar envolvida." (Hodges & Scofield, 1995)

Os passes, como os praticamos no meio espírita, seriam considerados por estes pesquisadores como uma forma de 'spiritual healing'.

Que tipo de evidências empíricas (perceptíveis pelos cinco sentidos) podem dar suporte a uma prática que está se tornando reconhecida pela chamada Medicina Complementar e Alternativa?

Os autores acima citados, da Universidade de Londres, fizeram um trabalho de revisão e apresentaram resultados empíricos favoráveis às 'curas espirituais' (spiritual healings) que passo a traduzir:

Em Enzimas


Monoamina axidase em plaquetas humanas (Rein, 1986) - aumento do nível de enzimas (p < 0,001)

Em Microorganismos

Inibição de culturas de fungos (Barry, 1968) - diminuição do crescimento dos fungos (p < 0,001)

Produção de dióxido de carbono em culturas de fermento (Grad, 1965) - Mudanças na produção de CO2 (p < 0,0005)

Efeitos em Células In Vitro

Hemólise de células vermelhas do sangue (Braud, et. al, 1979) - redução da hemólise (p < 0,001)

Hemólise de células vermelhas do sangue (Braud, 1988) - redução da hemólise (p < 0,00002)

Efeitos em plantas

Sementes de plantas (Grad, 1965) - Redução do efeito do estresse (damage) salino (p < 0,001)

Efeitos em animais

Feridas de pele em ratos (Grad, 1965) - Aumento da taxa da cura da ferida (p < 0,001)

Retardo do crescimento do bócio em ratos (Grad, 1965) - Crescimento mais lento da tireóide (p < 0,001)

Efeitos em seres humanos

Aumento dos níveis de hemoglobina no sangue (Krieger, 1975) - Aumento da hemoglobina pós-tratamento (p < 0,01 - 0,001)

Estado de ansiedade em pacientes cardíacos (Heidt, 1979) - Redução dos níveis de ansiedade (p < 0,01 - 0,001)

Fonte: Hodges, R. D, & Scofield, A. M. Is spiritual healing a valid and effective therapy? Journal of the Royal Society of Medicine, v. 88, apr. 1995, p. 203-207

Obviamente, há pesquisas negativas com healing, e este trabalho já apontava a existência de mais de 8000 curadores (healers) na Grã-Bretanha, registrados em uma instituição denominada Confederação das Organizações de Curadores (CHO, em inglês).

Eles recomendaram, há mais de 15 anos, a estruturação de programas de pesquisa em healing, em função da existência de resultados positivos e da disseminação da prática. 

Outro ponto digno de nota é o efeito dos passes e outras técnicas similares em sementes, células e fungos, além do conhecido efeito de alteração da tensão da superfície da água (Rindge, 1977), que se opõem aos argumentos geralmente usados pelos céticos como o efeito placebo.

Parece, portanto, que em vez de reinventar a roda, cabe aos interessados em um entendimento dos passes (principalmente os chamados magnéticos ou humanos por Kardec), fazer estudos de revisão dos trabalhos já existentes, especialmente dos recentes, posto que no século XIX os magnetizadores não tinham por prática de pesquisa os estudos experimentais e apenas teciam considerações sobre estudos observacionais de tratamentos empíricos, com raras exceções.

1.9.12

VOCÊ PERDEU O 8o. ENLIHPE? ASSISTA ÀS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS.





O 8o. ENLIHPE foi um momento especial este ano. Seu formato difere um pouco dos eventos espíritas, e se aproxima dos eventos acadêmicos, ou seja, pouco tempo para a exposição, o que exige síntese dos apresentadores e algum tempo para os debates e comentários, após cada trabalho.

Os trabalhos são escritos e avaliados antes do evento, ou seja, os autores já chegam com um comentário e sugestões feitas por uma comissão de avaliação. Eles são inéditos e cada ano que passa estão chegando mais interessantes e originais.

Outra questão importante, aos poucos o ENLIHPE está aproximando pesquisadores das diversas partes do Brasil. Uma das metas para o ano de 2013 é a organização de pelo menos um encontro regional. Vamos fazer em Minas Gerais? Nós já fomos sede de um encontro nacional, falta apenas uma equipe que se disponha a auxiliar na organização e um auditório capaz de comportar pelo menos cem pessoas.

Ficou curioso? O site Espiritualidade e Sociedade, mantido pelo amigo e colega de LIHPE Maurício Brandão, filma e disponibiliza na internet todos os anos o evento. Ele está editando e já publicou pelo menos cinco trabalhos. Confira no endereço: