26.9.14

ASSISTA PELA INTERNET OS TRABALHOS APRESENTADOS NO 10o. ENLIHPE



O décimo Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo foi realizado em agosto passado, no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro.  A foto acima mostra a imagem de José Herculano Pires, que foi homenageado pelo seu centenário.

Como acontece todos os anos, o site Espiritualidade e Sociedade está disponibilizando todas as apresentações de trabalhos gratuitamente para os interessados. Pode ser acessada no seguinte link: http://www.espiritualidades.com.br/Liga/10_ENLIHPE_2014/10_ENLIHPE_2014_como_foi.htm

A programação do evento foi publicada no EC neste link: http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2014/08/saiu-programacao-do-10o-enlihpe.html

Fico em saia justa se indicar um trabalho ou outro, mas gostaria de recomendar a conferência que o Herculaninho, filho de Herculano Pires, fez sobre a vida do pai. Imperdível.

Para quem tem pouco tempo, a jornalista Eliana Haddad fez entrevistas com os expositores, sobre os temas apresentados e outras questões mais. Confiram: http://www.ccdpe.org.br/10-enlihpe-entrevistas 

20.9.14

CRISTÃOS PERSEGUIDOS POR ROMA


Pintura de jovem cristã martirizada sob Nero

Com a intolerância do judaísmo ao cristianismo nascente, a campanha militar de Tito contra os judeus e o ideal missionário dos apóstolos, o cristianismo foi levado a muitas cidades do império romano e, aos poucos, tornou-se uma religião com muitos adeptos. Alguns autores consideram o sistema de estradas que ligava as cidades do império um facilitador para a criação de comunidades cristãs em diversas localidades romanas.

Desde o começo, houve um conflito de valores com a tradição romana o que fez com que os cristãos fossem denunciados como ateus (por não prestarem culto aos deuses romanos e ao imperador) e fossem considerados uma espécie de corruptores da sociedade. Até denúncias de sacrifícios de crianças foram feitos. Eles sofreram perseguições, sendo algumas decretadas pelos imperadores.

Uma revisão de fontes do cristianismo e textos históricos que fizemos para discussão no 10o. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (ENLIHPE) nos permitiu fazer o levantamento abaixo dos decretos imperiais contra os cristãos em Roma até o século IV, época em que Constantino resolve cooptá-los aos império e faz diversas ações que culminarão na transformação do cristianismo em religião oficial do império romano.









17.9.14

O ESPIRITISMO NA FRANÇA: SIMPÓSIO



Há anos leio, aqui e ali, notícias do espiritismo na França. A história dos últimos cinquenta anos, para um observador externo, é uma história de dilemas, escolhas e conflitos. Recebi de uma amiga residente na França a programação deste evento pela CSF - Conseil Spirite Français (Conselho Espírita Francês), que será realizado no final do mês, 

A programação é interessante e prática. Trata da aprendizagem e conhecimento do além, da ajuda a pessoas em luto, da ajuda aos espíritos sofredores, da transcomunicação, do projeto sementes do futuro, de um trabalho sobre Augustin Lesage (médium pintor), de uma visita ao museu da cidade (se entendi bem, estão com uma exposição sobre arte mediúnica), de três apresentações sobre os trabalhos de centros espíritas (foi o que entendi) CESAK, APES e CSLAK, de um trabalho sobre a caridade espírita, de um estudo sobre o trabalho nos centros espíritas e, por fim, de um trabalho sobre as atividades mediúnicas do centro espírita de Wattrelos.

Este crescimento organizado de grupos espíritas na terra de Allan Kardec é bem-vindo. A organização do evento parece destacar os interesses e necessidades das instituições participantes. Vejo que temos o que aprender com o movimento espírita francês.

15.9.14

DESENCARNA NESTOR MASOTTI - EX-PRESIDENTE DA FEB


Foto: Correio Fraterno


Nestor João Masotti desencarnou no último dia 3 de setembro. Dentista por formação e funcionário público por profissão, sempre atuando no movimento espírita de São Paulo, até sua escolha como presidente da FEB, atividade que exerceu de 2001 a 2012, quando teve que se licenciar.

Foram muitas as realizações da FEB neste período, como nos mostra o blog da federativa, em artigo de autoria de César Perri http://www.febnet.org.br/blog/geral/noticias/nestor-joao-masotti/ Destaco a passagem da edição dos livros da FEB para terceiros, a realização de dois congressos espíritas brasileiros, as ações de capacitação de trabalhadores no movimento nacional (que posteriormente influenciaria o movimento internacional), o movimento “Em defesa da vida: Brasil sem aborto”, diversos apoios em frentes culturais, como os filmes sobre livros de André Luiz e o filme “Chico Xavier”. Seus esforços para a consolidação de uma instituição espírita internacional foram frutuosos. Ele foi primeiro secretário e secretário geral do Conselho Espírita Internacional (CEI) e participou da criação de um canal internacional de televisão via web (TVCEI) e de uma editora de livros espíritas em diversos idiomas (EDICEI).


Não encontramos qual foi a causa de sua desencarnação aos 77 anos. Desejamos que sua família receba um grande abraço nosso e de todos os que foram beneficiados por sua dedicação e trabalho.

6.9.14

A MACONHA FAZ OU NÃO FAZ MAL?



Recebi de um amigo, psiquiatra, uma indicação de artigo sobre efeitos adversos do uso de marijuana (maconha), de autores do Instituto Nacional de Abuso de Drogas (Maryland - Estados Unidos?) e publicado em junho último pelo The New England Journal of Medicine. O trabalho é interessante e merece ser lido integralmente. 

Como a questão da liberação do uso da maconha está sendo debatido pela nossa sociedade, e aparece até mesmo em plataformas de candidatos, interessei-me por traduzir uma tabela que sintetiza os resultados encontrados em uma revisão de literatura (os autores leram  77 artigos sobre o tema, publicados em revistas técnicas) e compartilhar com os leitores do Espiritismo Comentado. 

O que acham dos resultados?



Efeitos adversos do uso em curto prazo e em longo-prazo ou intenso do uso de maconha

Efeitos em curto prazo

Prejuízo para a memória de curto prazo, tornando mais difícil aprender e reter informação
Prejuízo para a coordenação motora, interferindo com a habilidade de dirigir e aumentando o risco de acidentes
Alteração de julgamento, aumentando o risco de comportamentos sexuais que facilitam a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis
Em altas doses, paranoia e psicose

Efeitos em longo prazo ou uso intenso

Dependência (em cerca de 9% dos usuários de forma geral, 17% para os que começam o uso na adolescência e de 25 a 50% para os que são usuários diários) *
Desenvolvimento alterado do cérebro *
Pobres resultados educacionais, com aumento da probabilidade de abandono da escola *
Prejuízo cognitivo com QI mais baixo entre os que são usuários frequentes durante a adolescência *
Diminuição da satisfação com a vida e com realizações (determinado com base em medidas subjetivas e objetivas, em comparação com dados da população geral) *
Sintomas de bronquite crônica
Aumento do risco de transtornos psicóticos crônicos (incluindo esquizofrenia) em pessoas que têm predisposição a estes transtornos.
________________________________________________________________

* O efeito é fortemente associado com o uso inicial da maconha no início da adolescência

Há muitas informações interessantes, recomendo a todos os interessados no tema que se informem.



Fonte: Nora D. Volkow, M.D., Ruben D. Baler, Ph.D., Wilson M. Compton, M.D., and Susan R.B. Weiss, Ph.D. The New England Journal of Medicine. 5 junho de 2014, pag. 2219 a 2227. DOI: 10.1056/NEJMra1402309