27.7.16

INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO DO 12o. ENLIHPE





A Liga de Pesquisadores do Espiritismo - LIHPE realiza nos dias 27 e 28 de agosto o seu 12o. Encontro Nacional. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por depósito bancário e envio de ficha de inscrição por email.

A taxa de inscrição, que contempla dois cafés da manhã e três coffee breaks, é de quarenta reais, e pode ser depositada na conta do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, que organiza voluntariamente o evento. As taxas de inscrição cobrem as despesas gerais do evento, não havendo finalidade lucrativa. Se porventura houver alguma sobra financeira, ela será direcionada para o CCDPE-ECM, que é organização sem fins lucrativos. A ficha de inscrição e informações sobre depósito estão disponíveis em: http://www.lihpe.net/wordpress/?p=1663

Recomenda-se inscrever antecipadamente, porque as vagas são limitadas.

O evento acontecerá na sede da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, em Santana, na Rua Dr. Gabriel Piza 433. Mais informações podem ser obtidas no telefone 011 - 98322-6570 (Marlene)

A programação é a seguinte:



PROGRAMAÇÃO – 27/08/16


Sábado (manhã)

8h00        Recepção, credenciamento e entrega de material

8h20        Prece de Abertura

8h25        Apresentação artística

8h35        Palavras iniciais: LIHPE / CCDPE-ECM / USE

9h00        Marcelo Gulão PimentelAs investigações dos fenômenos psíquicos/espirituais no século XIX: sonambulismo e espiritualismo, 1811-1860

9h30        Fausto Henrique Gomes NogueiraBatuíra: espiritismo, livre-pensamento e anticlericalismo

10h00      Jaqueline Peixoto Vieira da Silva – Origens: espiritismo, mediunidade e a sistematização de Allan Kardec nas obras O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns

10h30      Intervalo

11h00      Adolfo de Mendonça Junior Psicofonia, história oral e fontes históricas

11h30      Perguntas e comentários a todos os apresentadores da manhã

12h00      Orientações gerais e intervalo para o almoço


Sábado (tarde)

13h45      Atividade artística

14h00     Marco Milani: entrevista com o médium Fernando Ben

14h30      Jáder Sampaio - As pesquisas sobre mediunidade realizadas pelo Instituto Windbridge

15h00     Adilson Assis – Os fundamentos biopsicológicos da mediunidade: revisão da literatura e sugestões de pesquisas futuras

15h30      Perguntas e comentários aos apresentadores da tarde

16h00      Intervalo

16h30     Sessão de lançamento de livros e autógrafos:

       Os fantasmas e suas aparições de Alfred Russel Wallace, ed. Lachatre. Tradução de Jáder Sampaio
       Novos Estudos sobre a Reencarnação (7º livro da série Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo) – Júlia Nezu (USE), Pedro Nakano (CCDPE) e Marco Milani (LIHPE)
       Outros autores a confirmar


17h30      Encerramento das atividades do dia 


PROGRAMAÇÃO – 28/08/16


Domingo

8h00        Assembleia da LIHPE

9h00        Prece de Abertura e comentários gerais

9h10       Tiago Paz e Albuquerque A comunicação com os espíritos e sua crença na sociedade brasileira: análise de diferentes grupos religiosos

9h40       Antônio Marcos de Oliveira – A mediunidade alegada por muitas pessoas é evidência de uma relação mente-corpo alternativa?

10h10     Guilherme Velho – Resultados das pesquisas envolvendo Transcomunicação Instrumental (TCI)

10h40      Paulo Mourinha (Portugal) – autor do livro Uma História Luso Brasileira e membro da LIHPE

11h10     Perguntas e comentários a todos os apresentadores da manhã

11h40      Comentários finais e prece de encerramento


26.7.16

OS FANTASMAS E SUAS APARIÇÕES





O Instituto Lachâtre acaba de lançar nossa terceira tradução de livro espiritualista de Alfred Russel Wallace. São dois artigos extensos publicados no final dos anos 1890 que reafirmam a existência dos espíritos e a imortalidade da alma.

Nesta década, os estudos de William Crookes já haviam sido publicados, e o interesse pelas materializações era disseminado na sociedade inglesa. Professores, escritores e artistas de renome, alguns detentores do prêmio Nobel, haviam fundado a Society for Psychical Research (Sociedade de Pesquisas Psíquicas) para estudar cientificamente os fenômenos “mesméricos, psíquicos e espiritualistas”.

Este livro é uma espécie de contraponto ao livro “The phantasms of the living”, que defende com uma casuística extensa a existência da telepatia. Wallace, contudo, que era membro da Society naquela época, percebe que nos relatos apresentados há uma série de fenômenos que não poderiam ser produzidos telepaticamente. Ele os organiza em classes, como um naturalista, descreve cuidadosamente e argumenta.

Um ponto interessante do livro são as fotografias de espíritos. O editor conseguiu identificar algumas fotografias dos médiuns citados por Wallace, enriquecendo o livro e dando uma bela contribuição para o movimento espírita brasileiro.

Li na Wikipédia que Wallace sugeriu à SPR, em 1891, que fossem estudadas as fotografias espirituais, mas, segundo seu autor, seu pedido não foi bem acolhido. Seria um efeito de sua crítica direta ao trabalho de Myers, Podmore e Gouney?

Um tipo de fenômeno que Alfred descreve no livro são as percepções de animais, associadas às descrições de assombrações feitas por pessoas. Ele destaca suas reações de medo, quando o comportamento normalmente apresentado ante pessoas estranhas é de enfrentamento e raiva.


Iremos fazer uma tarde de autógrafos do livro no próximo Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, que acontecerá na sede da USE-SP da Rua Dr. Gabriel Piza, 433, no bairro Santana, em São Paulo. O encontro acontecerá nos dias 27 e 28 de agosto próximo. Informações sobre a programação podem ser acessadas em https://enlihpe12.wordpress.com/ e informações sobre inscrições podem ser obtidas em http://www.lihpe.net/wordpress/?p=1663

O livro já pode ser adquirido na livraria virtual do Instituto Lachâtre e está em promoção: de R$24,90 por R$19,90. http://www.lachatre.com.br/loja/os-fantasmas-e-suas-aparicoes.html

Título: Os fantasmas e suas aparições
Autor: Alfred Russel Wallace
Tradutor: Jáder dos Reis Sampaio
Editor: Lachâtre
Biblioteca de Ciência e Espiritismo
110 páginas - 14 x 21 cm
Anexos: Biografia de Alfred Russel Wallace e "Qual é a importância atual desses artigos de Alfred Russel Wallace?"

21.7.16

EVENTOS ESPÍRITAS COM SANGUE NOVO.




Érica Sarsur é a mais nova editora do Blog Eventos Espíritas (http://eventoespirita.blogspot.com.br), parceiro do Espiritismo Comentado. Conheça seus projetos para este espaço de divulgação de eventos espíritas da região de Belo Horizonte.

EC: Érica, você é a mais nova colaboradora do blog parceiro do EC, o Eventos Espíritas. Qual é a finalidade dele?

Érica: O blog Eventos Espíritas tem o objetivo de divulgar eventos que acontecem com o propósito de divulgação e estudo da Doutrina Espírita. O EE divulga, sobretudo, eventos realizados na cidade de Belo Horizonte e região, mas também em cidades do interior de Minas Gerais e eventos de grande porte realizados em outros locais do Brasil.
  
EC: Você já vinha trabalhando com a divulgação de eventos espíritas na região de Belo Horizonte. Qual é a importância desta tarefa?
  
Érica: Em Belo Horizonte são realizadas muitas atividades de estudo, arte e difusão do Espiritismo que contribuem e enriquecem grandemente as pessoas que buscam aprofundar seu estudo e vivência da Doutrina Espírita. No entanto, considerando que são muitas as iniciativas e que elas atingem principalmente o grupo de espíritas mais próximos àqueles que as promovem, passei a fazer circular a informação, para que mais pessoas passassem a ter a oportunidade de escolher participar ou não dos eventos e atividades realizados.

EC: Há dois outros espaços na internet que divulgam eventos espíritas mineiros: o grupo do facebook Divulgação do meio espírita MG e o Boletim AME-MAIS, da Aliança Municipal Espírita de BH. Por que manter um blog?

Érica: Diante de tantas possibilidades de comunicação, o blog torna-se mais uma opção. Os usuários da Internet têm preferências e se comportam de maneira diferente diante das ferramentas, por isso vale a pena oferecer mais essa opção.


EC: Há uma parceria entre o Eventos Espíritas e o site Agenda Espírita Brasil (www.agendaespiritabrasil.com.br) ?

Érica: Sim. O site Agenda Espírita Brasil é um espaço nacional de divulgação de eventos espíritas. Mantendo diálogo e trocando informações com o Agenda Espírita Brasil, o EE
cuida da divulgação de eventos locais (BH e região).


EC: Por que o Eventos Espíritas publica notícias da Liga de Pesquisadores do Espiritismo – LIHPE?

Érica: Devido à ligação do primeiro autor dos blogs Espiritismo Comentado e Eventos Espíritas com o grupo que compõe a Liga de Pesquisadores do Espiritismo, optamos por manter as divulgações referentes às atividades e eventos realizados por esse grupo.


EC: Onde o Eventos Espíritas aparece no Espiritismo Comentado?

Érica: No topo da coluna lateral direita do Blog Espiritismo Comentado é possível encontrar o link para acessar o Eventos Espíritas.


EC: Uma palavrinha sua aos leitores do Espiritismo Comentado.


Érica: Acredito que esse espaço é muito importante para todos nós, que estamos em busca de aprimoramento, utilizando-nos das ferramentas oferecidas pela Doutrina Espírita. As palestras, estudos de obras, feiras de cultura, apresentações artísticas, tudo isso são recursos de evangelização do Espírito que podem ser aproveitadas por nós em prol do nosso crescimento. Contribuam conosco também, enviando informações de eventos que porventura ainda não tenham sido divulgados pelo blog.

8.7.16

SUSTENTABILIDADE DAS ATIVIDADES DE PROMOÇÃO SOCIAL NAS SOCIEDADES ESPÍRITAS

video



Frequento a Associação Espírita Célia Xavier, em Belo Horizonte-MG. Uma das atividades de cunho social que realizamos chama-se "Lar Espírita Esperança", que é uma creche construída especialmente para acolher crianças durante o dia e entregar a suas famílias no final da tarde. http://www.aecx.org.br/lar-espirita-esperanca-lee/




Durante anos, um convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte cobriu a mão de obra e parte da alimentação destas crianças. Nos últimos anos, a folha de pagamento ficou mais onerosa que o repasse de recursos da prefeitura, gerando déficits de orçamento. No convênio, os educadores são contratados pela Associação, ante o repasse de recursos da PBH, que são os princípios norteadores da parceria entre organização sem fins lucrativos e órgão público responsável pela educação infantil, segundo a lei de diretrizes e bases.

Diante do déficit, e da vontade de continuar mantendo e aprimorando os serviços prestados pelo Lar Espírita Esperança, o Célia Xavier lançou uma nova campanha de sócios, para aumentar o número e a arrecadação mensal dos mesmos. É o objeto deste vídeo que compartilhei com os leitores do Espiritismo Comentado.

Além disso, inseriu na internet um link para a realização de doações avulsas http://www.aecx.org.br/doacoes-avulsas/, no mesmo espaço em que apresenta seus demonstrativos financeiros.

Já tive notícias que outras sociedades espíritas que mantinham obras sociais em parceria com órgãos do governo foram atingidas pela crise de arrecadação fiscal que reduziu os recursos dos poderes públicos. Infelizmente, o contingenciamento atinge as políticas de combate à vulnerabilidade social, e mais ainda as parcerias com entidades filantrópicas, que ficam à deriva das vontades do executivo, sem qualquer mecanismo legal que lhes assegure os recursos mínimos para a consecução de seus objetivos.

Neste momento, gostaria de tornar públicos nossos esforços e promover de alguma forma uma reflexão sobre a sustentabilidade de nossas ações, para que as atividades de assistência e promoção social, tão importantes, não venham a prejudicar as demais tarefas e projetos dos centros espíritas, nem ser interrompidas por falta de continuidade das políticas públicas.

6.7.16

CARLOS ALVARADO ESCREVE SOBRE POSSIBILIDADES DE ESTUDOS DE TRANSE MEDIÚNICO


Foto: Richard Hodgson



O pesquisador Carlos Alvarado, Phd em Psicologia, com mestrados em história e parapsicologia, publicou em 2010 um artigo sobre pesquisas com “mediunidade mental”, conceito que parece equivaler-se ao de mediunidade de efeitos inteligentes, que empregamos hoje sob a influência de Kardec e André Luiz.

Essencialmente ele discute uma série de variáveis associadas ao fenômeno mediúnico que foram analisadas pontualmente na literatura da pesquisa mediúnica, mas que podem ser mais profundamente discutidas e melhor compreendidas.

Eu me deterei nesta matéria apenas na questão do transe.

Alvarado entende que esta palavra é problemática, porque “além de ser usada para se referir a uma variedade de estados de consciência aparentes”, tem-se que levar em consideração que “pode se manifestar em graus”. Pekala e Kulmar, citados por ele, afirmam que, em hipnose, o conceito é mal definido e não foi devidamente operacionalizado. Já li alguma coisa sobre o assunto, e há uma tentativa de delimitação dos graus de transe, como, por exemplo, em um transe profundo, a não reatividade do sujeito em um determinado grau à dor, que é produzida por picadas de alfinete na pele, por exemplo, mas desconheço estudos recentes que analisem estes critérios.

Hyslop, pesquisador da American Society for Psychical Research, afirmou que no transe, o médium “mais ou menos exclui sua própria mente ou pensamentos, seja do entrelaçamento ou seja do controle da mensagem”.

Ele se detém em um episódio descrito com a Sra. Piper, médium norte-americana, que apresentava convulsões no início de seus transes e houve descrição deste comportamento no final deles. Carlos Alvarado sugere que se estude a prevalência desta reação entre os médiuns, uma vez que não é comum.

Hodgson descreveu estágios de transe em Piper. No estágio inicial, ela estaria consciente do consulente e dos espíritos. Depois ela teria consciência de estar “em relação direta com um outro mundo”. Em uma terceira fase, ela perderia capacidade de controlar seu corpo e esta função ficaria a encargo da “consciência supraliminar” (acima da consciência dos estímulos, termo criado por Myers). Em linguagem espírita, ele estaria se referindo ao que André Luiz chama de fenômenos de incorporação, e Kardec de possessão, em A Gênese? Depois o pesquisador descreve que estes estágios vão acontecendo ao contrário, no término do transe.

Alvarado conclui esta parte de seu texto, sugerindo o emprego de técnicas psicofisiológicas modernas no estudo dos estados de transe dos médiuns.


Alvarado, Carlos. Investigating mental mediums: research suggestions from the historical literature. Journal of scientific exploration, vol. 24, n. 2, p. 197-224, 2010.