15.3.08

Entrevista com o Dr. Ailton F. Dias




Muito se fala no movimento espírita em Unificação, desde Bezerra de Menezes. Outras possibilidades de aproximação entre as instituições espíritas existem e poderiam ser mais utilizadas pelo Movimento Espírita, diminuindo as diferenças regionais e locais. Entrevistamos o Dr. Ailton F. Dias, assessor da presidência da Comissão Nacional de Energia Nuclear para falar de apadrinhamento e emparelhamento institucionais.

EC: Dr. Ailton, você viveu alguns anos na França. Que formas de associação temporária entre instituições você viu nesse país?
Dr. Ailton: Há o apadrinhamento (parrainage, em fr) ou a "jumelage" (geminação, emparelhamento) são conceitos muito usados na Europa.


EC: Explique melhor a “jumelage”.
Dr. Ailton: A "jumelage" consiste numa espécie de acordo de cooperação mútua, onde duas instituições se predispõem a colaborar em temas comuns, compartilhando experiências, promovendo intercâmbios. É muito comum entre cidades européias. Nesse caso, consiste numa relação entre pares, pois procura-se identificar semelhanças culturais, históricas ou sociais que justifiquem e potencializem tal aproximação.

EC: Você pode citar algum exemplo de “jumelage” entre cidades européias?
Dr. Ailton: Uma das cidadezinhas que morei na França (Saint-Maurice) tem três cidades "jumelées": Saint-Maurice d´Agaune, na Suíça (desde 1957), Erlenbach, na Alemanha (desde 1992) e Curtarolo, na Itália (desde 1996). Todos os anos, a prefeitura organiza encontros escolares e intercâmbios familiares que permitem a cerca de 60 jovens de Saint-Maurice descobrir outras culturas e outros modos de vida. A Prefeitura apóia esses intercâmbios assumindo metade do custo de transporte dos jovens bem como todas as atividades oferecidas em Paris aos jovens convidados das "cidades-gêmeas".

EC: Você se lembra de alguma outra ação ligada à “jumelage”?
Dr. Ailton: Desde 1997, Saint-Maurice apadrinha um navio da Marinha Francesa, o Caçador de Minas "Verseau". O objetivo dessa "jumelage" ou "parrainage" (mais correto) é reforçar os laços entre as forças armadas francesas e os cidadãos, bem como sensibilizar os jovens quanto às diferentes missões de segurança das forças armadas. O "Verseau" já embarcou vários grupos de jovens da cidade. Em 2002, uma turma do ensino fundamental (4a. série) da escola elementar de Gravelle correspondeu-se por email com os tripulantes do navio que estavam numa missão no Oceano Índico. Esse apadrinhamento permitiu que vários grupos de jovens da cidade aproveitassem da experiência singular de embarcar num navio desse tipo.

Site:
http://www.ville-saint-maurice.com/rubrique.php3?id_rubrique=50

EC: Fale um pouco sobre o apadrinhamento ou “parrainage”.
Dr. Ailton: O apadrinhamento tem sido utilizado no Brasil, p. ex., entre os cursos de pós-graduação nível 7 na Capes e os cursos recém-criados nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte, sob uma certa forma de tutela. Algumas empresas, dentro de projetos relacionados ao badalado tema "Responsabilidade Social" têm apadrinhado diversas instituições.


EC: Você sugeriu o conceito de apadrinhamento para uma escola que visitávamos. Como você visualizava a aplicação da idéia?
Dr. Ailton: Quando eu falei de apadrinhamento no Instituto
[1], eu pensei na possibilidade de se eleger algumas poucas escolas (no máximo três) públicas ou privadas em regiões carentes, mas caracterizadas por uma administração séria e comprometida, para receber apoio material e pedagógico por parte da comunidade do Instituto.

EC: Você acha que estas idéias podem ser utilizadas em Sociedades Espíritas e, especialmente, nas suas atividades ou instituições beneficentes?
Dr. Ailton: No caso de instituições beneficentes, o mesmo conceito poderia se aplicar, onde uma instituição melhor estruturada pudesse apoiar instituições promissoras seja na processo de gestão ou mesmo na cessão de eventuais excedentes materiais.
A idéia consiste em estruturar uma rede que assegure transferência de conhecimento, otimização de recursos e aumento da capilaridade no trabalho social.
Desta maneira, o apadrinhamento pressupõe uma "certa hierarquia" onde uma instituição mais forte, melhor estruturada, apóia outra ainda em processo de consolidação.


Espiritismo Comentado entrevistou Ailton Fernando Dias. Ailton é graduado em Engenharia Elétrica, Mestre em Ciências da Computação e Doutor em “Architectures Parallèles” pela Universidade de Paris XI, na França. Atualmente é assessor da presidência da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), no Rio de Janeiro.

[1] Instituto Coração de Jesus – ICJ, em Belo Horizonte.

14.3.08

Qual foi a melhor publicação do primeiro ano?



Figura 1: Selo comemorativo do bicentenário do nascimento de Allan Kardec - ECT, 2004.

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Espiritismo Comentado - 1 Ano

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13.3.08

Espiritismo Comentado Comemora 1 ano


O Espiritismo Comentado comemorou neste dia 11 de março um ano de existência. Foram 125 publicações, acessadas por mais de 25 países. O contador de acessos mediu apenas pouco mais de 06 meses após a primeira publicação, e já computou um número de acessos próximo de 8500. Estamos com uma média de 50 pessoas diferentes acessando por dia.

O blog Mocidade AECX fez uma entrevista sobre o Espiritismo Comentado confira no endereço http://aecx.blogspot.com/ e conheça os projetos para o futuro.

11.3.08

QUAIS FORAM AS CONCLUSÕES DO CONGRESSO DE MOCIDADES ESPÍRITAS DE 1948?

Foto 1: Plenária do 1o. Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil realizado no Rio de Janeiro em 1948. Lins de Vasconcellos encontra-se de pé, ao microfone. Fonte: Anuário Histórico Espírita. Eduardo Carvalho Monteiro, Editora Madras/USE-SP, 2003. p. 25.


Muitos jovens no Brasil sabem que foi realizado o Congresso de Mocidades Espíritas em 1948, organizado por Leopoldo Machado. Sabe-se também que houve a participação de jovens de todo o Brasil. Clóvis Ramos estima que havia mais de 200 mocidades espíritas atuantes no Brasil àquela época. Hoje, a grande maioria dos Centros Espíritas se preocupa em manter um grupo de jovens.
Quais foram, contudo, as decisões desse congresso? Que ações ele desencadeou no movimento espírita brasileiro?

1. Criou um conselho consultivo para as mocidades no Brasil, composto de 15 membros entre jovens e adultos, que foram eleitos no congresso.
2. Adotou um programa padrão para as Mocidades, proposto por Leopoldo Machado, a ser adotado pelas Mocidades que não tinham programação de estudos.
3. Recomendou não utilizar o nome juventude, e sim, mocidade, para que não houvesse confusão com os movimentos político-partidários da época.
4. Incentivou os jovens a engajarem-se em campanha nos centros espíritas para que os espíritas encaminhassem seus filhos à evangelização infantil (então chamada de aulas de moral cristã na infância).
5. Recomendou o uso de uniformes ou distintivos a serem usados nas reuniões solenes e festivas.
6. Para que a mocidade pudesse realizar eventos e trazer expositores, além dos gastos usuais, recomendou a criação de um quadro de sócios e realização de festivais de arte espiritualista com venda de ingressos para a formação de uma espécie de fundo.
7. As mocidades deveriam apoiar o Esperanto, ministrando cursos em suas sedes para os interessados.
8. Recomendou a fundação de um Diário Informativo, com seções de cunho moral e propaganda do Espiritismo sob o seu tríplice aspecto. Este órgão seria de âmbito nacional.
9. Sugeriu-se a criação de colônias de férias, preferencialmente junto aos lugares de assistência social, para recreio dos confrades, com renda revertida para as atividades assistenciais.
10. Adotou a Canção da Alegria Cristã (Leopoldo Machado e Oli de Castro) como hino da mocidade espírita do Brasil.
11. Recomendou a realização de música, teatro, declamação e canto em reuniões e festas sociais (e não nas reuniões de estudo), sempre com finalidade educativo-doutrinárias.
12. Recomendou o tratamento menos cerimonioso e mais íntimo nas conferências e programas festivos em geral (o que na época era entendido como evitar Excelentíssimo Senhor, Vossa Excelência e Vossa Senhoria, por exemplo).

Clóvis Ramos explica que o conselho teve vida efêmera e com a Unificação (Pacto Áureo) adotou-se o termo Departamento das Juventudes da Federação Espírita...

9.3.08

Quem é Espírita no Brasil? (Português - Inglês)


Foto 1: Um dos Prédios da Federação Espírita Brasileira em Brasília

Photo 1: One of Brazilian Spiritist Federation Buildings



Há cerca de dez mil centros espíritas no Brasil de acordo com a FEB (Federação Espírita Brasileira, uma ONG espírita). Pessoas que se consideram espíritas somam aproximadamente 1,3 % da população brasileira, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, um órgão de governo). Isto significa que cerca de 2,2 milhões de pessoas se declaram espíritas no Brasil. Os espíritas são, em média, os religiosos mais instruídos no Brasil, (9,6 anos de estudo), mais instruídos que os que declaram não ter religião (5,7anos de estudo). http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/20122002censo.shtm
As espíritas têm menos filhos no Brasil (2,54) , se comparadas às de outras religiões, especialmente as pentecostais (3,84).
http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/26122003censofecundhtml.shtm
Outra informação importante sobre os espíritas: eles trabalham no movimento espírita de forma voluntária. A administração dos Centros Espíritas, de Reuniões e a prática em Reuniões Mediúnicas não envolve qualquer remuneração. Os espíritas se associam e pagam as despesas dos centros espíritas através de um sistema de mensalidades. Os associados contribuem com uma doação mensal , mas as pessoas não precisam se associar para participar das atividades de uma Sociedade Espírita. Três por cento das organizações registradas no Conselho Nacional de Assistência Social têm em sua razão social as palavras espírita ou kardecista. Giumbelli (1998) estudou 864 centros espíritas no Rio de Janeiro. 69% deles declarou ter objetivos assistenciais, mas 94% realizam de fato alguma atividade assistencial. Este estudo é parte de uma pesquisa organizada pela Johns Hopkins University - E.U.A. Além dos espíritos, os espíritas ajudam diferentes públicos, sem questionar qual é o seu credo religioso. Eles ajudam a crianças (84%), famílias (48%), idosos (37%), adolescentes (26%), gestantes (16%) e moradores de rua (13%) no Rio de Janeiro . Estes resultados são semelhantes aos de outros estados no Brasil, mas nós não temos estatísticas precisas que confirmem esta informação.

Extraído da tese de doutorado: "Voluntários: Um Estudo sobre a Motivação de Pessoas e a Cultura de uma Organização do Terceiro Setor", defendida na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, em 2004.
Dowload gratuito no endereço: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24052007-160054/


There are about ten thousand spiritist centers in Brazil according to FEB (Brazilian Spiritist Federation, an Spiritist Non-Governamental Organization - NGO). People who consider themselves spiritists are about 1.3% of Brazilian population, according IBGE (Brazilian Institute of Geography Statistics, an official organ). It means about 2.2 million of people who declares to be spiritist in Brazil.The spiritists in Brazil are the most educated religious in media (9.6 years of study in media), more educated than Brazilians who declares not to have religion (5.7 years). http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/20122002censo.shtm Spiritist Women have less children in Brazil (2.54) if compared with women from another religions, especially Pentecostal ones (3.84). http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/26122003censofecundhtml.shtm Another important information about Brazilian Spiritists: they work at the Spiritist Movement voluntarily. Administration of the centers, reunions and practice of mediumship doesn’t demand any remuneration. Spiritists associate themselves and pay the expenses of a spiritist center in a contribution system. Associates contribute with a mensal donation, but people don’t need to associate in order to participate in the activities of a Spiritist Center in Brazil. 3% from Organizations registered at National Council of Social Assistance (Conselho Nacional de Assistência Social) have in their designations the word spiritist or kardecist. Giumbelli (1998) studied 864 spiritist centers in Rio de Janeiro. About 69% declare to have assistencial objectives, but 94% have effectively any kind of service. This study is part of a world research organized by Johns Hopkins University – USA.Beyond spirits, spiritists help different people, without asking their religious credo. They assist children (84%), families (48%), aged people (37%), teenagers (26%), pregnants (16%) and homeless (13%) in Rio de Janeiro. These results are similar to another states in Brazil, but we don’t have precise statistics to confirm this information.

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Exortação de Damasceno Sobral







Exortação










Oremos pelos que sofrem
física, moral e espiritualmente falando.
Oremos pelas prostitutas
que a sociedade desigualou e repeliu
Oremos por nós próprios
afim de esquecermos o passado
e nos resignarmos no presente.
Oremos pelos felizes,
pelos felizes, principalmente,
para que se lembrem de Deus...


Extraído de "Almas Libertas", escrito por José Damasceno Sobral, Divinópolis, 1949.

7.3.08

EC Entrevista: IV Congresso Espírita Mineiro


Espiritismo Comentado entrevistou a comissão organizadora do IV Congresso Espírita Mineiro. Com a palavra, Roberta Maria de Carvalho, em nome da comissão:

1) O Que é o IV Congresso Espírita Mineiro (CEM)?
É um grande encontro Espírita que acontecerá em Belo Horizonte, MG, no período de 03 a 06 de abril de 2008, com o objetivo de comemorar os 100 anos da União Espírita Mineira/UEM. Terá como tema central: Espiritismo: Amor e Educação
2) O que diferencia este congresso dos outros encontros espíritas que tem sido promovidos em âmbito regional ou estadual, na capital mineira?
Como se trata da comemoração dos 100 anos da UEM o congresso foi idealizado pelos componentes do Conselho Federativo do Estado de Minas Gerais/COFEMG, e pretende reunir espíritas de todo o estado de Minas Gerais e do País em torno desse objetivo.
3) Quem está organizando o IV CEM?
A Diretoria da União Espírita Mineira, que designou uma coordenação geral, formada por membros de sua diretoria e departamentos. Foram também criadas comissões, formadas por voluntários da UEM e outras entidades espíritas, quais sejam: 1) Acervo Histórico; 2) Apoio Médico e Espiritual; 3) Estudos; 4) Transporte e hospedagem; 5) Apoio ao congressista; 6) Promoção, Publicidade e Informação;
4) Haverá distribuição do material das palestras para os participantes? Que outras "surpresas" a comissão organizadora está preparando?
Todas as palestras e apresentações serão gravadas e, havendo interesse, a UEM poderá comercializar em DVD.
5) Quantas pessoas deverão participar do congresso? Quantos centros espíritas? Quantas cidades deverão ser representadas?
Foram convidados todos os centros espíritas do estado, os Conselhos Regionais Espíritas, Alianças Municipais Espíritas, todas as federativas dos estados brasileiros, a FEB e entidades que atuam no movimento Espírita em âmbito estadual e nacional. Além de ampla divulgação na mídia com o objetivo de alcançar todos os interessados. Esperamos 1700 participantes.
6) Nestor Masotti, presidente da FEB está apoiando o congresso?
O Presidente da FEB estará participando da abertura do evento, ocasião em que proferirá a palestra: “O Espiritismo e o seu papel Educativo no Terceiro Milênio”
7) A presença de Divaldo Franco está confirmada?
Sim, na abertura e na palestra de encerramento do Congresso.
8) O Minascentro tem limitação de público imposta pelas autoridades de governo, por razões de segurança. Vocês crêem que o número de vagas será suficiente para atender a todos os interessados?
O Minascentro tem, em seu auditório Topázio, 1700 lugares. Esperamos ocupar todas as vagas.
9) O III Congresso Espírita Mineiro realizou-se em 1958 e propôs a adesão ao novo desenho federativo que emergiu do Pacto Áureo, como, por exemplo, a criação do COFEMG. O atual congresso terá algum impacto na organização do movimento espírita do estado?
Esse encontro, desde que idealizado, inclusive pelo saudoso Honório Abreu, tem a intenção muito mais que informações esclarecedoras, mas principalmente, abordagens que toquem a intimidade da criatura, com vistas à sua renovação. Entendia ele que, nos dias atuais o Espiritismo está mais que difundido na mídia, em obras e outros meios de comunicação de massa e que o nosso grande desafio continua sendo a aplicação dos ensinamentos. Desta forma, o tema "Espiritismo: Amor e Educação" propõe uma reflexão sobre a necessidade da reforma íntima e do aperfeiçoamento moral e espiritual, nossos grandes desafios. Assim, esperamos sensibilizar os corações, fortalecendo a todos na ação contínua perante o Movimento Espírita de Minas Gerais, em benefício das AME, dos CRE no apoio constante às casas espíritas.
10) Haverá homenagens durante o congresso ou lançamento de livros?
Além das palestras e apresentações artísticas, os destaques serão: a exposição de acervos históricos da UEM e de Chico Xavier e, ainda, apresentação de vídeos destacando os Conselhos Regionais Espíritas-CRE e suas cidades sedes. Companheiros que se destacam nas diversas regiões do Estado serão também homenageados por indicação de cada CRE.

6.3.08

Quem é o Espírita mais Querido de Minas Gerais?

Figura 1: Manoel Alves e Filhas. Da esquerda para a direita: Marilene, Maria Inês e Ismália.

Cemitério da Paz. Uma pequena multidão se aglomerava para prestar suas homenagens a Honório Abreu em um pequeno velório. Ao redor das edificações, em meio a jardins e corredores, espíritas que não se viam há muitos anos aproveitavam o momento para cumprimentar-se e rever-se. De muitas bocas eu ouvi a seguinte frase: Onde está Seu Manoel? Não posso deixar de vê-lo... Fiquei uns trinta a quarenta minutos ao seu lado, e espíritas dos mais diferentes centros espíritas e cidades paravam um minuto para cumprimentá-lo, abraçá-lo, receber ou dar notícias.
Quem é Manoel Alves? Como se tornou espírita?
Manoel Antônio Alves é natural de Belo Horizonte, da região do bairro Betânia, mas reside há muitos anos no Padre Eustáquio. Reencarnou-se em 18 de janeiro de 1925. Em 1951 foi diagnosticada uma esquistossomose. Os remédios para a doença eram trazidos da Alemanha e estavam sendo fornecidos para o Brasil de forma irregular, em decorrência do final da guerra.
Através do irmão de Chico Xavier, de nome André Luis, foi chamado a participar de uma reunião de tratamento com o médium de Pedro Leopoldo.
O Espírito Scheilla participou dos trabalhos de tratamento. Seu Manoel, com muito medo, ficou observando o Chico ajoelhado, fazendo uma prece, próximo a uma cama de solteiro com lençol branco.
Ele viu o surgimento de uma estrela luminosa, semelhante a uma estrela do mar, sobre a cama e o médium de Pedro Leopoldo falando ao irmão, com sotaque puxado ao alemão: "Manoelzinho vai morrer de medo!"
Ele relata que chegou a suar frio naquele primeiro contato com os espíritos.
Chico, mediunizado, saiu do quarto e colocou a estrela em sua mão. Era um objeto físico, tangível, envolto em uma substância luminosa. Em seguida, foram atendidas outras pessoas.
Manoel ficou curado da doença e das sequelas no fígado e no baço que começavam a apresentar sintomas. Em Uberaba, Scheilla ainda lhe indicou um medicamento para tratar prováveis lesões ainda existentes nos doís órgãos.
Após o tratamento, Manoel passou a estudar o Espiritismo e tornou-se um espírita convicto, atuante e, diga-se de passagem, rigoroso com o conhecimento espírita. Pessoalmente, é a criatura mais fácil de se afeiçoar, pelo bom humor, pelo tratamento gentil que dispensa a todos e o jeitinho mineiro de ser e de contar casos. Posteriormente, o Espiritismo Comentado vai apresentar mais da trajetória deste trabalhador da Doutrina nas terras mineiras.







Estresse e Problemas Financeiros


Veja entrevista do autor do blog na Rede Globo Minas sobre Estresse e Problemas Financeiros .
http://globominas.globo.com/GloboMinas/Noticias/MGTV/0,,MUL336469-9033,00.html

5.3.08

Qual é a diferença entre xenoglossia e glossolalia?





Figura 1: Foto de Ernesto Bozzano.













Ernesto Bozzano escreveu o livro Xenoglossia, traduzido por Guillon Ribeiro e publicado pela FEB desde 1939.

Xenoglossia é, segundo ele, a mediunidade poliglota, "pela qual os médiuns falam ou escrevem em línguas que eles ignoram totalmente e, às vezes, ignoradas de todos os presentes."

Muito antes de Charles Richet ter criado a palavra o fenômeno já era conhecido.

É famosa a passagem do livro dos Atos dos Apóstolos, no dia do Pentecostes, quando estrangeiros ouviram judeus pregando o evangelho nas suas próprias línguas.

Alexander Aksakof dedica vinte páginas de seu “Animismo e Espiritismo” descrevendo médiuns falando línguas que lhe são desconhecidas. Allan Kardec refere-se aos médiuns poliglotas, “capazes de escrever em línguas que lhes são desconhecidas”, e adiciona: “muito raros” Bozzano distingue corretamente a xenoglossia da glossolalia.

Nesta última “os pacientes sonambúlicos falam ou escrevem em pseudo-línguas inexistentes, elaboradas nos recessos de suas subconsciências”.

Os dicionários atuais, sob a influência da Psiquiatria, definem glossolalia como “uma linguagem fabricada e sem sentido, especialmente em estados de transe ou em certas síndromes esquizofrênicas”.

Há autores que utilizam o termo glossolalia para os dois fenômenos.

Uma bela discussão sobre a origem inconsciente ou mediúnica dos fenômenos de xenoglossia é travada entre René Sudre e Ernesto Bozzano no seu livro “Metapsíquica Humana”, capítulo IX, fenômenos de xenoglossia. Por mais polêmica que possa ser a origem do fenômeno, os autores que o estudaram confirmam a sua existência, e há pesquisas no final do século XX sobre a Xenoglossia, como é o caso do trabalho de Stevenson, de 1974.

Stevenson, I. - Xenoglossy: A Review and Report of a Case. Charlottesville: University Press of Virginia, 1974b. (Also published in 1974 in Proceedings of the American Society for Psychical Research, vol. 31.)

4.3.08

Kardec, Rivail e a Geração Espontânea


Figura 1: Pasteur e a neta Camille (Fonte: Os Cientistas, Abril Cultural)



O tema da geração espontânea tem sido debatido pelos espíritas hoje. Atribuem a Kardec a defesa desta teoria, geralmente citando a questão 46 de "O Livro dos Espíritos".


À época de Kardec, esta crença da antiguidade era popular entre os cientistas. A vida surgiria de gérmens, postos em condições propícias. "No século XVII, o médico belga, Van Helmont, descobridor do suco gástrico, afirmava que da reunião de uma camisa suja com pedaços de queijo poderiam nascer camundongos". Francesco Redi fez experimentos melhor controlados e concluiu que as larvas que nasciam da carne putrefata nasciam de ovos depositados por outros animais da mesma espécie (moscas). Leeuwenhoek revelou a existência de microorganismos a partir do uso de microscópios.

Pasteur mostrou que o ar contém corpúsculos organizados, e que os microorganismos que surgiam nos líquidos não fervidos, "não eram oriundos do nada, mas descendentes de outros organismos similares". Em 1864, Pasteur e Pouchet, este último defensor da geração espontânea, estavam submetendo seus resultados experimentais à Academia de Ciências. (Fonte: Os Cientistas, cap. 29, Louis Pasteur)


Como toda obra filosófica, a obra de Kardec não deveria ser estudada em migalhas, mas sempre com uma visão de todo. Os demais livros da codificação, desenvolvem idéias apresentadas sinteticamente em "O Livro dos Espíritos".

Em "A Gênese" e no volume de Julho de 1868 da "Revista Espírita", Kardec desenvolve melhor a questão.
Gostaria de chamar a atenção dos leitores a algumas frases pouco citadas:

"Param aí, por enquanto, as investigações: desaparece o fio condutor e, até que ele seja encontrado, fica aberto o campo a hipóteses. Fora pois, imprudente e prematuro apresentar meros sistemas como verdades absolutas." (parágrafo 22, do capítulo X da Gênese)


"No estado atual dos nossos conhecimentos, não podemos estabelecer a teoria da geração espontânea permanentemente, senão como hipótese, mas como hipótese provável e que um dia talvez tome lugar entre as verdades científicas incontestes." (parágrafo 23 do capítulo X da Gênese)

A seguir encontram-se excertos do texto "A geração espontânea e a Gênese", publicada na Revista Espírita de julho de 1868, comentando os debates sobre a posição de Kardec na Gênese.

"Em nossa obra sobre a Gênese, desenvolvemos a teoria da geração espontânea como uma hipótese provável. Alguns partidários absolutos desta teoria admiraram-se que não a tenhamos afirmado como princípio. A isto respondemos que se a questão está resolvida para uns, não o está para todos, e a prova é que, a respeito, a ciência ainda está dividida. Aliás, ela é do domínio científico, onde o Espiritismo pode entrar, mas onde nada lhe cabe resolver de maneira definitiva, naquilo que não é essencialmente seu campo."

"Pelo fato de o Espiritismo assimilar todas as idéias progressistas, não se segue que ele se faça campeão cego de todas as concepções novas, por mais sedutoras que apresentem à primeira vista, com o risco de, mais tarde, receber um desmentido da experiência, e de se dar ao ridículo de haver patrocinado uma obra inviável. Se não se pronuncia abertamente sobre certas questões controvertidas, não é, como poderiam supor, para poupar os dois partidos, mas por prudência, e para não se adiantar levianamente num terreno ainda não suficientemente explorado." (...)

"A questão da geração espontânea está neste número.
Pessoalmente é para nós uma convicção e se a tivéssemos tratado numa obra comum te-la-íamos resolvido pela afirmativa; mas numa obra constitutiva da doutrina espírita, as opiniões individuais não podem se fazer lei; não sendo a doutrina baseada em probabilidades, não podíamos resolver uma questão de tal importância, apenas surgida, e que ainda está em litígio entre os especialistas." (itálicos nossos)

"Então, quando formulamos um princípio é que nos temos assegurado, de início, o assentimento da maioria dos homens e dos Espíritos." (...)

"Deixemos, pois, o materialismo estudar as propriedades da matéria; tal estudo é indispensável, e será feito: o espiritualismo não terá mais que completar o trabalho no que lhe concerne. Aceitemos suas descobertas e não nos inquietemos com suas conclusões absolutas, porque sua insuficiência, pata tudo resolver, uma vez demonstrada, as necessidades de uma lógica rigorosa concluirão forçosamente pela espiritualidade. (...)"

Como se pode concluir, Rivail era convicto partidário da geração espontânea, que defendeu criticando os principais experimentos da época, favoráveis à hipótese oposta. Vale a pena ler o resto do capítulo da Revista Espírita.

Apesar de partidário, ele soube distinguir sua opinião pessoal da posição da Doutrina Espírita. Ele não afirmou a geração espontânea como princípio, no que foi criticado pelos adeptos desta teoria, e mostrou que o tema estava longe de ser resolvido pela ciência de sua época. Kardec, portanto, manteve a dúvida e o caráter hipotético da geração espontânea, se considerarmos todos os seus escritos sobre o tema e não apenas os rápidos ensaios da codificação.
O avanço das Ciências Naturais mostrou que Rivail estava errado, mas que Kardec foi prudente.

Em matéria de Espiritismo, vale a pena estudar mais profundamente, antes de emitir opinião.

2.3.08

Ivan de Albuquerque e o Jovem

Figura 1: Ivan de Albuquerque
Ivan de Albuquerque tornou-se espírita na infância, influência de sua família, especialmente sua mãe. Passando por dificuldades financeiras, optou por trabalhar após a conclusão do equivalente ao nosso ensino fundamental para custear os estudos do irmão. Trabalhou como enfermeiro e tornou-se jovem expositor espírita, após estudar as obras a sua disposição, especialmente Allan Kardec e Léon Denis. Jovem, idealista e cristão, fez amizades no círculo dos trabalhadores espíritas das cidades do interior de São Paulo e dedicou sua juventude aos hansenianos, aos pobres, velhos e presidiários. Intimorato, visitava os hansenianos, abraçando-os e bebendo do mesmo copo. Certo dia solicitado a socorrer uma gestante em contrações de parto, atravessou a nado o rio Piracicaba para atender ao pedido da família. Foi detido e internado no Juqueri por autoridades policiais por panfletar o Espiritismo no Congresso Eucarístico (Araçatuba). Abatido, mas cheio de fé, continuou falando para os enfermos e para a equipe até que foi descoberto o paradeiro pela família e retirado do injusto internamento. Fundou uma cooperativa agrícola em Itaberá. Desencarnou jovem, aos 28 anos, em um acidente acontecido em um trem, rumo a Marília, onde faria uma palestra.


Figura 2: Cântico da Juventude

Após sua desencarnação já deu comunicações através de médiuns reconhecidos, mas trouxe aos jovens espíritas um "livro de cabeceira", para ler e meditar, sobre temas atuais de interesse à juventude, publicado pela Editora Fráter. Meu livro já se encontra desgastado pelo uso, mas o considero ainda contemporâneo e importante para as novas gerações, que devem discuti-lo em conjunto, nas reuniões de mocidades, aos poucos, para apreender o universo deste jovem espírito antigo que como Francisco de Assis, não resistiu à loucura da vivência do cristianismo em uma sociedade mercantil.

Espiritismo Comentado: Acessos de 25 países

Figura 1: Mapa Mundi de 1798

O Espiritismo Comentado continua crescendo e ampliando fronteiras. No mês de fevereiro, foram mais de 2000 acessos, média de 44 visitantes diferentes por dia. Os países que mais acessam o blog são o Brasil, Estados Unidos e Portugal. Vamos começar a publicar, vez ou outra, matérias bilingues, para atender a um público maior. Além destes três países, os que foram registrados pelo nosso contador de acessos são os seguintes:

Das Américas: México, Canadá
Da Europa: Itália, Alemanha, Espanha, Áustria, Reino Unido, Dinamarca, Romênia, Finlândia, França, Holanda, Turquia, Suiça, Luxemburgo
Da Ásia: Japão, Ucrânia, Índia, Malásia, Cingapura
Da África: Moçambique e Angola

1.3.08

Programação do IV Congresso Espírita Mineiro

Princípios do Espiritismo por Amália


Amália Domingo Soler, em debate com o Bispo Dom Vicente Manterola, escreveu inspirada:

Cremos na existência de DEUS, na imortalidade e na preexistência da alma, na reencarnação.
Cremos no progresso indefinido, na prática do bem no trabalho como forma de realizá-lo.
Cremos nas recompensas e expiações futuras em razão dos atos voluntários, reabilitação e meta final para todos.
Cremos na comunicação universal dos seres, comunicação com o mundo dos espíritos, provada por fatos que são a demonstração física da existência da alma.
Cremos que devemos caminhar para Deus pelo amor e pela ciência, e ter fé racional, esperança, resignação e caridade para com todos.

Extraído do Livro "Contos Espíritas", de Amália Domingo Soler, publicado pela USE/MADRAS ESPíRITA. Em memória a Eduardo Carvalho Monteiro.

“Creemos en la existencia de Dios, en la inmortalidad del alma, en la preexistencia y en las reencarnaciones”.
“Creemos en la pluralidad de mundos habitables y habitados”.
“Creemos en el progreso indefinido, en la práctica del bien y el trabajo como medio de realizarlo”.
“Creemos en las recompensas y expiaciones futuras, en razón de los actos voluntarios, rehabilitación y dicha final para todos”.
“Creemos en la comunicación universal de los seres, comunicación con el mundo de los espíritus, probada por los hechos que son la demostración física de la existencia del alma”.
“Creemos que debemos ir hacia Dios por el amor y por la ciencia, y tener fe racional, esperanza y resignación y caridad para todos”.
¿Puede este credo conducirnos al mal, señor Manterola? Usted dirá que sí, que es el credo de Satanás; pero nosotros creemos que es el de la razón.

http://www.luzespiritual.org/Libros/Replicas1.pdf , "El espiritismo refutando los errores del Catolicismo romano"

Bezerra de Menezes escreve no Reformador em 1895


Canuto Abreu transcreveu e comentou o editorial do Reformador escrito por Bezerra em 1895, período em que os espíritas se dividiam por questões de interpretação do caráter do Espiritismo. O tema dá o que pensar nos dias de hoje, por esta razão, passo a transcrever o editorial do então Presidente da FEB.

"É para lastimar que, tendo-se difundido admiravelmente no Brasil as idéias espíritas de modo a não haver ninguém que não as aceite, seja a sua propaganda feita sem ordem nem sistema.

Nos Estados há grupos dispersos... Na Capital as associações estão desligadas... Empregam-se, nos Estados principalmente, métodos inconvenientes, tudo à falta de unidade de vistas... Cada grupo tem sua orientação...

Tudo progride e parece-nos que já é tempo de entrar o Espiritismo, entre nós, em nova fase analítica de que deverá subir à sintética, que unificará o Espiritismo no Brasil com o de todo o mundo.

Para passarmos do estado de confusão, em que nos achamos, ao de ordem bem regulada, para chegarmos ao de sistema que será o último trabalho humano, faz-se mister uma séria e bem compreendida organização.

Sem harmonia de ação, sem o concurso harmônico dos grupos entre si, o Espiritismo não fará mais progresso no Brasil, não passará de uma crença sem base, variante de indivíduo a indivíduo.

A união faz a força. Organização e organização, é a palavra que parte de todos os lábios, é a idéia que paira em todos os pensamentos, porque é chegada a hora de passarmos da fase sincrética à fase analítica, como acima indicamos.

Aceitamos, pois, de boa vontade, como nos cumpre, as inspirações que nos dão os prepostos do Senhor, incumbidos de desenvolver o Espiritismo no Brasil. Organizemos.

Para organizarmos é preciso, primo, ligar em uma grande falange os trabalhadores: segundo, regularizar metodicamente o seu trabalho. No próximo número daremos o plano de organização."

(Extraído do livro Bezerra de Menezes: Subsídios para a História do Espiritismo no Brasil até o ano de 1895. Escrito por Silvino Canuto Abreu. Edições FEESP)

28.2.08

Como Pesquisar no Blog "Espiritismo Comentado"

Figura 1: Cortesia de Marcus Vinícius Papa Lobo.

Muitos leitores do Espiritismo Comentado têm perguntado como encontrar postagens (publicações) antigas. O Blogspot oferece diversos recursos para encontrar o assunto que você deseja no EC. Hoje irei explicar como utilizar o instrumento de busca.

1.Observe a régua acima da primeira publicação da página do blog.

2. Ao lado do símbolo do Blogspot você encontrará uma caixa de pesquisa (um espaço quadrado branco para digitação), ao lado da informação "Pesquisar Blog"

3. Digite na caixa uma palavra ou expressão que você pretende pesquisar. Ex: Mediunidade, Honório, Dolores Bacelar, Universidade, Tese, etc.


4. Se você tiver uma determinada publicação em mente, escolha palavras que certamente estarão nela mas que dificilmente se encontrarão em outras publicações ("posts").

5. Clique em "Pesquisar Blog".

6. Após alguns instantes, as publicações abaixo serão substituídas por todas as que contém as palavras que você mandou pesquisar no Espiritismo Comentado.

24.2.08

Reuniões do Conselho e Assembléia da AECX


Foto 1: Conselho Diretor da Associação Espírita Célia Xavier

Reuniu-se em 24 de fevereiro o Conselho Diretor da Associação Espírita Célia Xavier para analisar a prestação de contas, o relatório das atividades das quatro unidades da AECX e discutir projetos. Escolhi alguns dos temas discutidos para divulgação:
- As oficinas do Lar Espírita Esperança foram transferidas para a Casa de Etelvina e Nova Luz. Demandam-se voluntários nestas unidades para torná-las plenamente funcionais.
- O Lar Espírita Esperança fez convênio com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e irá oferecer em 2008 um curso de Eletricidade Básica aos interessados. Será instalada uma oficina do CEFET nas instalações do LEE. O curso ocorrerá aos sábados, voltado a pessoas de baixa renda a partir de 14 anos que desejam se profissionalizar. Haverá, em princípio, 20 vagas.
- A Mocidade da AECX fará 40 anos em 2008. Está em curso uma programação de atividades de comemoração da data. Informem-se.
- Os dirigentes de reuniões públicas irão empenhar-se na identificação de novos talentos na AECX para o crescimento das atividades.
- A Evangelização Infantil unificou turnos na sede, ampliou o número de crianças assistidas e fortaleceu a equipe. As aulas acontecem agora aos sábados das 9:00 às 10:30 h. As equipes do Lar Espírita, Citrolândia e Nova Luz necessitam de voluntários porque estão evangelizando mais crianças.
- A arrecadação da casa aumentou, mas as despesas também em função da folha de pagamentos, taxas de serviços e outros itens. A arrecadação é importante para conseguir recursos para a promoção social, manutenção patrimonial e realização de projetos. A diretoria irá estudar alternativas para o problema.
- Apesar das dificuldades de arrecadação, o balanço da casa foi superavitário em 2008.
- Estão encerradas as obras de ampliação da Casa de Etelvina em Citrolândia - Betim. Elas coincidiram com um grande aumento populacional da região, o que proporcionará uma perspectiva nova de trabalho e estudos espíritas para a comunidade.
- 2008 será o ano de obras em Nova Luz. A unidade, na região de Ribeirão das Neves terá uma atenção especial da Associação para com suas instalações e perspectivas.
- O Departamento de Educação de Adultos adotou o tema "Unificação do Espiritismo" para o ano de 2008.
- Universidade de BH fará projeto de comunicação social na Associação Espírita Célia Xavier

Sequente à reunião do Conselho, realizou-se na sede da Associação a reunião da Assembléia Geral que aprovou as contas por unanimidade e acompanhou com atenção a apresentação do relatório de atividades de 2008.

23.2.08

Espiritismo e Parapsicologia


Publicamos no Anuário Histórico Espírita de 2003, organizado pelo Eduardo Carvalho Monteiro, o trabalho "Espiritismo e Parapsicologia: Fronteiras e Limites". O objetivo do trabalho é tentar mostrar as conexões entre estes movimentos de produção de conhecimento sobre o espírito e as faculdades humanas raras e pouco conhecidas pelas ciências naturais.
Houve diversos movimentos culturais anteriores, que influenciaram de uma forma ou outra a constituição, linguagem e metodologia de abordagem destes campos do conhecimento.
A figura no início desta publicação sintetiza o escopo do trabalho.
Para uma leitura mais detalhada, recomendo o Anuário que traz muitos artigos de qualidade e interesse à história do movimento espírita. http://www.candeia.com/produto.asp?section=1&id=8479



22.2.08

Correio Fraterno de Cara Nova


O jornal "Correio Fraterno", publicado bimestralmente pela Editora Espírita Correio Fraterno, está com nova diagramação.
O tradicional preto-e-branco cedeu lugar para cores na primeira e quarta capas, deixando o jornal mais leve e atraente. A diagramação interna mudou, como no caso da seção de notícias do movimento, que ganhou ícones e ficou de leitura mais fácil.

O conteúdo continua com a mesma qualidade, informativo, analítico, atual e variado, atendendo a diferentes grupos de interessados no conhecimento da doutrina e do movimento espíritas.

Parabéns à equipe pela evolução do jornal. Longa vida ao Correio Fraterno.



21.2.08

IV Congresso Espírita Mineiro



No centenário de fundação da União Espírita Mineira, será realizado o IV Congresso Espírita Mineiro, no Minascentro, em Belo Horizonte, durante os dias 03 a 06 de abril de 2008.

Na programação encontram-se expositores e autores como Nestor Massoti (Presidente da FEB), Marival Veloso (Presidente da UEM) Divaldo Franco, Juselma Coelho, Marta Antunes Moura (FEB), Manuel Tibúrcio (Ituiutaba), Gilson Freire, Suely Caldas Schubert (Juiz de Fora), Wagner Gomes da Paixão (Mário Campos), Haroldo Dias, Oswaldo Moreira, Magda Abreu, Célio Allan Kardec e Simão Pedro (Patrocínio-MG).

As inscrições podem ser feitas on-line, pelo correio ou por fax.

Até 29 de fevereiro o valor das inscrições é de 40 reais, a partir de março, o valor passa a ser 50 reais. As vagas são limitadas.

20.2.08

Espiritismo e Universidade: 20 Casos Prováveis de Reencarnação


Vinte casos prováveis de reencarnação é um livro baseado em publicações realizadas nos anais da Sociedade Americana de Pesquisas Psíquicas, escrito por Ian Stevenson (leia sobre ele no site da Universidade de Virgínia, clicando no título deste "post") Ele selecionou casos estudados por sua equipe em países muito diferentes: Índia, Ceilão, Brasil, Estados Unidos (índios do Alaska) e Líbano.

A base de sua pesquisa são crianças pequenas com memórias espontâneas de outras vidas, que ele passa a investigar.

Suas conclusões são as seguintes:

1) A fraude é improvável, devido ao extenso número de testemunhas em muitos dos casos e a falta de motivação aparente.
2) A tese da criptomnésia (termo criado por Flournoy que significa memória inconsciente) explicaria alguns dos casos com menos evidências, mas é insuficiente para os casos de relatos mais detalhados, nos quais haveria uma identificação da criança com a personalidade recordada, antes dos sete anos de idade, sem qualquer sinal de alteração da consciência e com relato de informações muito íntimas.
3) Percepção Extra-Sensorial explicaria alguns dos casos, mas é uma tese muito tímida para cobrir todos os fatos dos casos mais detalhados. Ela explicaria o acesso, mas não a organização das informações pelas crianças, nem explica a apresentação de habilidades não desenvolvidas na vida presente, muito menos a identificação da criança com a personalidade do morto por anos a fio.
4) A tese da "possessão" (subjugação, em linguagem kardequiana), explicaria a apresentação de habilidades não aprendidas, mas não explica bem a sensação de relembrar que as crianças apresentam e relatam.
5) As marcas de nascença também depõem a favor da tese da reencarnação, embora em muitos dos casos elas não se apresentem.

Stevenson pesquisou centenas de casos ao longo de sua carreira acadêmica, o que se pode ler na autobiografia publicada por ele na Revista de Psiquiatria da USP, volume 34, suplemento 1, 2007.

O livro foi traduzido para o português na década de 70 (Herculano Pires?) e publicado anos a fio, até que a editora o retirou de catálogo.

19.2.08

Wallace e o Juiz Edmonds




Três homens de ciência anglo-saxões foram destacados na revisão que Alfred Russel Wallace fez do "estado da arte" do espiritualismo moderno: Augustus de Morgan (University College of London), o Juiz Edmonds (Nova York) e Robert Hare (Universidade da Pensilvânia) Ele reproduziu um trecho de carta de Edmonds publicada no "New York Herald" em 1853: "Iniciei as pesquisas pensando em uma ilusão e em tornar pública a minha explicação desta. Tendo chegado, a partir de minhas pesquisas, a uma conclusão diferente, sinto que a obrigação de tornar conhecido o resultado é tão justa quanto imperativa."

16.2.08

Espiritismo e Universidade: Médicos, Médiuns e Mediações


Figura 1: Fotos do Instituto Bairral

Eveline Stella de Araújo defendeu dissertação de mestrado em 2007 intitulada "Médiuns, Médicos e Mediações". É um trabalho antropológico no qual ela emprega o método etnográfico para discutir a mediação entre o "código médico e o espírita" por profissional médico e espírita.


Eveline pesquisou hospitais, associações médico-espíritas, eventos médico-espíritas e descreve as práticas em um centro espírita.


A autora tenta durante o seu discurso "afastar-se" do movimento espírita, o qual parece conhecer de dentro de casa (um abraço ao Napoleão, nosso colega-pioneiro da LIHPE e à sua esposa Elci). Ela mosta domínio dos principais autores antropólogos e de ciências humanas e sociais que trabalharam com o Espiritismo no Brasil em sua revisão.


Temos pontos de divergência e convergência, que não apresentarei no momento, quem sabe em uma publicação futura.


O movimento espírita merece conhecer este trabalho. Basta clicar no título deste "post" e baixar gratuitamente a dissertação da Universidade Federal do Paraná em pdf.

Leopoldo Machado e Marília Barbosa


Procurei o livro "Graças sobre Graças" de Leopoldo Machado para extrair alguma das situações que ele viveu em visita a Belo Horizonte.

De Chico Xavier a Martins Peralva, passando por inúmeros espíritas que antecederam a nossa geração, a crônica do arauto de Nova Iguaçu recupera usos e costumes do movimento espírita da época.

Contudo, detive-me na segunda parte do livro, que trata da desencarnação de Marília Barbosa, esposa de Leopoldo. Ele nos abre algumas de suas vivências, de forma transparente e corajosa.

Encurtando a história, Dona Marília desencarnou de câncer, em uma época na qual a medicina tinha parcos recursos. Durante sua doença, manteve-se viva e ativa quanto pode. Operou-se na Casa de Saúde Santo Agostinho, mantida pela Associação Espírita Obreiros do Bem. "Anestesiada a gases aspirados" viu uma estrada muito ampla, com a figura luminosa do Cristo que a chamava com o braço direito, dizendo: - Vem! Após despertar, ela disse: "Preferi viver mais, para fazer muito bem a muita gente!"

Ainda hospitalizada, recebeu a visita de Lins de Vasconcellos e Campos Vergal. Os dois e Leopoldo combinaram os planos para a realização do Primeiro Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil.

Leopoldo narrou diversos eventos dos quais ela participou até a desencarnação.

Emocionou-nos o episódio que passo a transcrever:

"Uma tarde, abrindo os olhos de um ligeiro sono narcótico, deu conosco ao lado do seu leito, com os olhos em lágrimas.

- Você chorando? Você não é homem para choro!

- Quem pode vê-la assim, que lhe queira bem, e não chore! Perdoe, sim!

- Não pensei que você fosse tão meu amigo!"

Marília desencarnou em 1949 pedindo a Leopoldo: ..."não me deixem canonizar!"

O leitor minimamente informado vai se recordar do Lar de Jesus em Nova Iguaçu, de sua participação operosa e respeitada nesta comunidade e de sua presença silenciosa no movimento espírita.

Minha alma se cala, em sinal de respeito.

14.2.08

Espiritismo e Universidade: A FEB sob a Análise Antropológica



As Universidades têm se interessado pelo Espiritismo em diversos aspectos. Uma das abordagens mais produtivas tem sido a antropológica. Contam-se às dezenas os livros e teses escritas sobre o movimento espírita no Brasil e na França.

Um dos trabalhos mais comentados, agraciado com o Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa de 1995 foi a tese, depois publicada como livro com o seguinte título: "O Cuidado dos Mortos: Uma História da Condenação e Legitimação do Espiritismo." Foi escrita pelo professor Emerson Giumbelli, hoje na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Fui presenteado pelo Milton Piedade, a quem agradeço de coração, e depois tive contato pessoal com o autor na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.

O livro é muito rico para ser apresentado por uma publicação de "blog". Giumbelli fez um estudo histórico e etnográfico buscando compreender a delimitação de fronteiras e identidades entre o Espiritismo, tendo por objeto a Federação Espírita Brasileira, no período entre 1890 e 1950, no Rio de Janeiro, e o conflito com outras instituições, como a policial, a jurídica e a medicina.

Deixo o leitor com o parágrafo de justificativa do autor:

"A impressão a que se chega depois de uma incursão pela literatura antropológica, sociológica e historiográfica dedicada ao Espiritismo é a de sua insuficiência diante de sua importância cultural, social e histórica do assunto em questão. Estatísticas oficiais e outras estimativas apontam a existência de 2 a 4 milhões de adeptos espíritas no Brasil, reunidos em torno de milhares de centros de culto, sem contabilizar os outros milhões de pessoas que, mesmo não se identificando como tal, frequentam suas práticas. Sabe-se também do grande número de iniciativas e instituições filantrópicas organizadas e conduzidas por espíritas, cujos benefícios, ainda pouco avaliados, atingem um contingente significativo de pessoas. Conhece-se o extraordinário volume de publicações espíritas - desde periódicos até as mais diversas obras doutrinárias - que inundam mesmo as mais desconhecidas livrarias e o imenso prestígio e carisma que detém personagens como o "médium" mineiro Chico Xavier, cuja fama ultrapassa as fronteiras nacionais." (GIUMBELLI, Emerson. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1977. 326 p.)



13.2.08

Espiritismo Comentado em Quatro Continentes


O contador de acessos do Espiritismo Comentado continua registrando novos visitantes de lugares diferentes. Em fevereiro de 2008 ele apontou acessos oriundos dos seguintes países:

Malásia, Cingapura, Índia, Dinamarca e Luxemburgo

Além destes, os acessos de países que já nos visitaram anteriormente continuam: Alemanha, Áustria, Espanha, Estados Unidos, Itália, Portugal e Reino Unido. Os países estrangeiros com mais acessos registrados são os Estados Unidos e Portugal. Neste mês não tivemos nenhum acesso da África, o que já se constatou anteriormente.

Infelizmente ainda não temos acessos dos demais países da América Latina, que sabemos ter uma comunidade espírita bastante atuante.

Agradecemos aos amigos anônimos que têm indicado o blog em seus sites, blogs e através do RSS, bem como os que têm comentado e proporcionado discussões e depoimentos interessantes na seção de comentários das publicações ("posts").

Já chegamos aos 6000 acessos.



12.2.08

VIII COJEREME


Realizou-se na Escola Sindical, em Contagem - MG a VIII Confraternização dos Jovens Espíritas da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O tema do encontro foi 150 anos de Doutrina Espírita, o mesmo que os demais encontros da região.

Nos dias do carnaval de 2008, participaram 66 jovens (com idade média de 31 anos), em regime de internato, estudaram a constituição, história e visão do Espiritismo como filosofia de vida. A participação de jovens oriundos de 30 casas espíritas de Belo Horizonte, Contagem, Sabará, Timóteo, Vitória e São Paulo possibilitou um rico diálogo e troca de experiências.
Segue a lista dos Centros Espíritas participantes:

Albino Teixeira
Amigos de Jesus
Bezerra de Menezes
Caminhos de Luz
Cárita
Casa do Caminho
Célia Xavier
Cenáculo
Emmanuel
Francisco de Assis
Gênesis
Gotas de Luz
Helil
Herdeiros de Jesus
Irmã Scheilla
Irmão Eustáquio
Irmão Frederico
Irmão Glacus
Irmão Wernner
Ismael
Loreto Flores
Luz e Humildade
Manoel Felipe Santiago
Maria Francisca Rocha
O Consolador
Paulo de Tarso
Poder da Boa Vontade
SEMAN
Servos de Maria de Nazaré
União Espirita Mineira

Além de estudos, o evento contou com momentos de teatro, música e atividades diversas.

Veja a foto de alguns participantes em espaços diversos que as instalações da Escola Sindical proporcionaram:



Curiosidades: O Precursor da União Espírita Mineira


Antes da Fundação da "Federação Espírita Mineira" em 1908, criou-se em 1o. de Outubro de 1902, a União Espírita de Belo Horizonte. Este órgão foi fruto da articulação dos seguintes espíritas de então:


- Dr. Teixeira de Magalhães

- Dr. Antônio Teixeira Duarte

- Modesto Lacerda

- Felicíssima Teixeira

- Manuel Felipe Santiago

- Joaquim Menezes

- Arthur Quites (1o. Presidente)

- Turiano Pereira (Vice-Presidente)

- Manuel Bento Alves (Secretário)

- Oscar Pereira (Tesoureiro)

- Antônio Gomes da Silva (Procurador)


Alguém tem alguma foto, notícia ou outra informação sobre os fundadores?


Fonte: História da União Espírita Mineira (mimeo)

Documento apresentado por Pedro Valente no Seminário "Histórico do Espiritismo: Europa, Brasil e Minas Gerais", no Lar Espírita Esperança em 10 de março de 1996. Organização: Associação Espírita Célia Xavier, Instituto de Cultura Espírita do Estado de Minas Gerais e União Espírita Mineira.

Doutrinação ou Atendimento?

Foto 1: Capa da Primeira Edição do Diálogo com as Sombras

Élcio Pires nos enviou a seguinte questão:
Gostaria de ouvir você sobre nossa ação numa reunião mediúnica. Como médium, DOUTRINAMOS, ou ESCLARECEMOS um Espírito que se manifesta a procura de ajuda? O termo “doutrinar”, pode levar a idéia de impor “algo a alquém”? Ou, nesse ato, “doutrinar ou esclarecer” acabam tendo o mesmo sentido? Qual sua opinião?

Hermínio Miranda no livro "Diálogo com as Sombras" (FEB) afirma que doutrinar é "instruir em doutrina ou , simplesmente, ensinar". Na página 67 ele discorre sobre os problemas que o termo doutrinador traz:

- "... o espírito que comparece para debater conosco os seus problemas e aflições, não está em condições, logo aos primeiros contatos, de receber instruções doutrinárias, ou seja, acerca da Doutrina Espírita, que professamos, e com a qual pretendemos ajudá-lo. Ele não vem disposto a ouvir uma pregação, nem predisposto ao aprendizado, como ouvinte paciente ante um guru evoluído. Muitas vezes ele está perfeitamente familiarizado com inúmeros pontos importantes da Doutrina Espírita. Sabe que é um Espírito sobrevivente, conhece suas responsabilidades perante as leis universais, admite, ante evidência que lhe são mais do que óbvias, os mecanismos da reencarnação, reconhece até mesmo a existência de Deus.(...)
Portanto, o companheiro encarnado, com quem estabelece o diálogo, não tem muito a ensinar-lhe, em termos gerais de doutrina. "

Ele continua o capítulo tratando das qualidades e perfil do doutrinador. Apesar de criticar o termo, não o substitui.

Em nosso grupo, insatisfeitos com o termo doutrinador, utilizamos a palavra atendente e atendimento, que é mais próxima da idéia de atendimento psicológico e que tem suporte nas obras de André Luiz, que faz uso do termo atendente. Entendemos que o papel da pessoa que conversa com os espíritos é atendê-los, como faz um psicólogo em sua clínica. Devemos às vezes esclarecer, raramente instruir em doutrina, evitando a posição professoral ou do sacerdote exorcista.

Quanto à etimologia da palavra doutrinar, ela pode assumir o sentido de ensinar compulsoriamente e até mesmo punir, como nos mostra o mestre Houaiss:
v. (1344 cf. IVPM) 1 t.d.int. formular, transmitir, pregar doutrina ou nela instruir alguém; ensinar 2 t.d. incutir em (alguém) opinião, ponto de vista ou princípio sectário; inculcar em alguém uma crença ou atitude particular, com o objetivo de que não aceite qualquer outra 3 t.d.int. ant. educar, corrigir com castigo 4 t.d. ant. fazer adestramento de; amansar, amestrar ¤ etim doutrina + -ar; ver doc(t)- ¤ sin/var adoutrinar; ver tb. sinonímia de instruir ¤ ant desdoutrinar ¤ par doutrinaria(1ª3ªp.s.)/ doutrinária(f.doutrinário[adj.s.m.])

Tenho certeza que com todo este cuidado linguístico, não adianta nada dizermos que atendemos se continuamos a impor pontos de vista ou ensinar doutoralmente e não há problema em se dizer que se doutrina espíritos, desde que o sentido esteja associado ao exercício do Ágape Paulino.

Figura 2: Dedicatória do Livro feita pelo autor a José Mário Sampaio

10.2.08

Mais um poema de Damasceno Sobral

Inspiração




Pudesse eu contaminar a humanidade inteira
desta paz, desta harmonia,
deste desejo do belo,
do infinito
e eterno
que me transbordam a alma neste momento...

Fosse dado a minha voz
se fazer ouvir nos quatro cantos do planeta
repetindo
o que me chega do "Outro Mundo",
em forma de murmúrios...

Tivesse eu o dom
de vos descrever com palavras
a integridade de minhas inspirações...

...e, certo, o mundo se transformaria!

Extraído do livro "Almas Libertas (poema). Divinópolis, 1949.

9.2.08

A Desencarnação de Allan Kardec


Por mais estranho que possa parecer, a desencarnação de Kardec tem sido objeto de polêmicas.


Discutia-se a causa da morte, discute-se a data em que ocorreu, talvez no futuro se venha a discutir se ele existiu mesmo, como o fazem hoje com Jesus.


Este tipo de debate põe em questão a credibilidade que devemos ter com relação aos fatos da vida de Kardec. Quanto menos soubermos, mais se pode especular e fantasiar a seu respeito, criando-se versões diversas sobre quem foi, qual era seu caráter e qual é a validade de sua obra.


No princípio, não entendi direito por que o Jorge Damas e seu companheiro de estudos Stênio Monteiro de Barros haviam publicado um livro basicamente comentando as certidões de nascimento, óbito e casamento de Kardec. Depois, acompanhei o Dr. Paulo importando e expondo no Museu Espírita de São Paulo, situado à Rua Guaricanga, no tradicional bairro paulistano da Lapa, estes documentos.


Agora vejo que, se os documentos podem não expressar "a verdade", sua existência exige dos críticos mais do que idéias, citações de textos e hipóteses.


Quanto à desencarnação de Kardec, o documento obtido pelos autores da Lachâtre foi enviado por Marie-Andrée Corcuff, permitam-me traduzir suas credenciais: Diretor dos Arquivos de Paris - Conservador do Patrimônio.


Nele está escrito que Alexandre Dellane, François Ernest Labbé (adjunto do prefeito) e Armand Théodore Desliens (Continuador da Revista Espírita) declararam seu óbito às duas da tarde em seu domicílio em Paris à Rue Ste. Anne 59, no dia 31 de março de 1869. A certidão foi lavrada no dia seguinte.

7.2.08

Divinópolis Inicia Oficina dos Sentimentos


O GEEC (Grupo de Estudos de Ética e Cidadania) em parceria com a SERES - Seara Espírita Reeducação dos Sentimentos convidam os interessados para participar da Oficina dos Sentimentos. Conheça mais sobre a atividade escrevendo para o site Panorama Espírita. http://www.panoramaespirita.com.br/


Denis e a Evolução

Foto 1: Capa da Edição Antiga da FEB da Obra Prima de Denis

Há alguns anos, Heloísa Pires nos encarregou de pesquisar na obra de Denis uma afirmação sobre a evolução, citada por Herculano e muito discutida pelos espíritas do nosso tempo.
A questão filosófica central, repousa na evolução do princípio espiritual proposto pelos espíritos com que dialogou Kardec nas obras da codificação. Na sua conclusão, Kardec argumenta de forma lúcida:
"Qual é a origem do Espírito? Onde está o seu ponto de partida? Forma-se do princípio inteligente individualizado? Eis um mistério que seria inútil tentar devassar e sobre o qual, como dissemos, só podemos construir sistemas." (comentário da questão 613)
Denis, escrevendo de forma poética, assim se refere à questão espiritual dos seres vivos:
"... Na planta a inteligência dormita; no animal sonha; só no homem acorda, conhece-se, possui-se e torna-se consciente; a partir daí, o progresso, de alguma sorte fatal nas formas inferiores da Natureza, só se pode realizar pelo acordo da vontade humana com as leis Eternas." (O Problema do Ser, do Destino e da Dor, página 123, 11a. edição)


Presciência Divina e Livre Arbítrio

Uma questão geralmente apresentada ao pensamento espírita baseia-se em uma suposta contradição entre a capacidade atribuída a Deus de predizer o futuro e o livre-arbítrio dos homens, concedido por Ele em suas leis universais.


Léon Denis, espírita francês e discípulo de Kardec, manifesta-se sobre este ponto em "O Problema do Ser, do Destino e da Dor", recém republicado pela Federação Espírita Brasileira, da seguinte forma:


"Notemos que não é a previsão de nossos atos que os provoca. Se Deus não pudesse prever nossas resoluções, não deixariam elas, por isso, de seguir seu livre curso" (O Problema do Ser, do Destino e da Dor, página 344, 11a. edição)



Aos Espíritas Portoriquenhos

Foto 1: Porto Rico


Habrá rumores

Siempre que una persona o grupo presenta públicamente nuevas ideas, corren rumores entre la gente.

Con el Espiritismo no podría ser diferente.

No importa la localidad o la cultura habrá siempre los que levantan la voz lanzando anatema, pero también surgirán siempre los que se identifican con la propuesta espiritista para el hombre y para la vida.

Si por ventura ocupas el puesto de pionero en tu familia, en tu grupo social o aun en tu ciudad, coragen, no te permitas abatirte delante de las dificultades que hacen parte de todo tipo de realización humana en el mundo. Acuérdate de tus conquistas personales y de todo que exigieron de ti antes.

Perseverancia, tolerancia y trabajo a los nuevos obreros de la verdad.

Psicografia intuitiva de Jáder Sampaio, el 26.01.2008, en la
Associação Espírita Célia Xavier, Belo Horizonte/Brasil
Traducción: Débora Zambalde Vitorino


Haverá rumores

Sempre que uma personalidade ou grupo vem a público apresentar idéias novas, geram-se rumores em meio ao povo.

Não seria diferente com o Espiritismo.

Não importa a localidade ou a cultura haverá sempre os que levantam a voz lançando anátema, mas também surgirão sempre os que se identificam com a proposta espírita para o homem e para a vida.

Se porventura você ocupa o posto de pioneiro em sua família, grupo social ou mesmo sua cidade, coragem, não se permita abater antes as dificuldades que fazem parte de todo tipo de realização humana no mundo. Recorde-se de suas conquistas pessoais e do que elas exigiram de você, antes.

Perseverança, tolerância e trabalho aos novos obreiros da verdade.

Psicografia intuitiva de Jáder Sampaio, em 26.01.2008, na Associação Espírita Célia Xavier.


Foto 2: Mapa e Localização de Porto Rico