Páginas

28.6.09

O REINO DE HERCULANO


Há algumas semanas que estou atrás do livro de Herculano Pires intitulado "O Reino". Como não consegui comprar no circuito mineiro de livros espíritas, resolvi tomar emprestado em nossa biblioteca. Qual não foi minha surpresa quando me deparei com o livro cuja capa publico para os leitores.

Escrito em 1946, diferentemente do outro livro homônimo, mas publicado sob o pseudônimo de Irmão Saulo na década de 60, Herculano escreve logo após o final da segunda grande guerra e discute a questão do comunismo.

Fiquei realmente curioso, como este livro e seu autor conseguiram sobreviver aos anos de chumbo, época cheia de piromanias, não importa bem ao certo o que se tenha escrito.

Herculano apresentou esta tese na cidade de Marília, interior de São Paulo, no I Congresso Espírita da Alta Paulista. A questão central do livro é o projeto social espírita, ou seja, como ele pensa a atuação do espírita no mundo do pós-guerra para a construção do reino proclamado por Jesus.

Herculano e seu vasto conhecimento espírita, dialoga com três autores: Jacques Maritain, o reverendo Stanley Jones e Karl Marx. O Brasil está diante da redemocratização, é o final da ditadura Vargas, e o mundo assiste ao nascimento da Guerra Fria.

Considerando o pouco tempo para apresentação de seu trabalho, Herculano sintetiza suas idéias. Ele irá desconstruir o pensamento de Marx, e em sua desconstrução que tem por instrumento o pensamento cristão-espírita, Herculano divisa dois pontos importantes no autor alemão. Ele irá criticar o Marx materialista, propositor da luta de classes, do determinismo econômico da sociedade, dos meios violentos para se atingir uma sociedade menos desigual.

"O marxismo exerce uma poderosa fascinação, justamente por se apresentar, neste mundo de após-guerra, como um instrumento eficiente de justiça social, o único caminho político capaz de lavar as massas famintas a um regime de bem-estar econômico." (Herculano Pires, 1946, pág. 17)


Herculano, entretanto, entende que há no Marxismo, para a revolta dos ortodoxos, uma forte influência do pensamento cristão. O Marxismo sem os três elementos que enumerei no parágrafo acima não seria mais que o cristianismo primitivo.

Herculano não poupa críticas aos marxistas:

"O amor é a única força capaz de eliminar a exploração, a escravidão e a violência. Riem disto os marxistas, aferrados à visão primitiva de Marx, que foi um lúcido analista da sociedade de classes, um arguto observador do mundo egoísta e ateu da burguesia capitalista, mas jamais se libertou da visão dos conflitos econômicos para estudar o homem em si, nas suas possibilidades básicas mais profundas e reais." (pág. 18)

Jones e Maritain são alternativas cristãs às propostas de um mundo de menos desigualdade social. Eu não me deterei na análise feita pelo filósofo espírita paulistano, deixando aos interessados a leitura de seu trabalho.

Em um terceiro momento, Herculano discute o papel dos espíritas neste novo mundo que nascia em sua época.

"Não devemos envolver o Espiritismo na luta inglória da política. Seria cometermos um erro amargo, de tristes conseqüências. Mas não devemos também permitir que os espíritas continuem transviados no terreno político, servindo muitas vezes aos interesses de grupos antagônicos. A formação de um movimento cristão, na modalidade ampla a que acima nos referimos, pode e deve ser promovida por um grupo de espíritas sinceros, independentemente da participação de qualquer associação doutrinária. O movimento terá de se revestir do mais puro espírito e do mais alto ideal cristãos, sem se imiscuir jamais nas lutas partidárias, nem indicar candidatos para a votação de seus adeptos.Seu trabalho será apenas o despertar o mundo para a imensta possibilidade da realização do Reino de Deus, esclarecendo os cristãos a respeito da única posição que um verdadeiro cristão pode assumir em face das lutas partidárias da sociedade anti-fraternal - a abstenção, mas a abstenção ativa, no trabalho silencioso e humilde da construção do reino". (p. 26)

Ele analisa posteriormente o nascimento da guerra fria, sem, logicamente, antecipar-lhe o nome e sobre ela diz:

"De lado a lado se estendem os homens, em formação de batalha. E dos impropérios, das injúrias, das acusações que uns aos outros se lançam, geram-se a confusão ameaçadora do momento que vivemos. (...) Não podem os cristãos tomar partido ao lado de uns, nem de outros. O Espírito do Cristianismo é porfundamente contrário aos processos empregados por ambos os contendores. Não obstante, antecipando-se de muitos anos na condenação dos erros capitalistas, e na luta por um mundo melhor, mais justos, não pode o Cristianismo alheiar-se agora ao tremendo embate que se desenvolve na Terra." pág. 34-35)

Herculano sugere que os espíritas trabalhem pelo livre registro e apresentação de candidatos e chapas nas eleições, sem vínculo partidário. Ele percebia que o vínculo partidário gera obrigações que violentam muitas vezes a consciência dos candidatos. Ao mesmo tempo, condena a identificação destes candidatos livres ao movimento espírita (eles teriam que candidatar-se sem pedir que se votasse neles por serem espíritas) e, em época de voto não obrigatório, conclama todos a participar das eleições e não deixar de votar.

Interessante a inserção e posicionamento de Herculano Pires em sua época e sua lúcida análise da conjuntura, assim como a inquietação de seu espírito, buscando respostas para os conflitos que se estenderiam durante anos e que patrocinou morticínio, escravidão de consciências e violência em nome da justiça social.

25.6.09

5o. ENCONTRO DA LIGA DE HISTORIADORES E PESQUISADORES ESPÍRITAS


Estão abertas as inscrições para o 5o. ENLIHPE, que será realizado no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, em São Paulo - SP.

O encontro visa a dar visibilidade aos trabalhos em curso realizados em ambiente acadêmico que tangenciem temas de interesse do movimento espírita. Ele incentiva também a publicação e apresentação de trabalhos ligados à recuperação da memória do movimento espírita, objetivo que mobilizou o fundador do CCDPE, Eduardo Carvalho Monteiro, e que fez nascer a Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas.

No ano passado tivemos a presença de docentes, alunos de graduação e pós-graduação realizando trabalhos na área, além de pesquisadores independentes do movimento espírita. Do encontro surgiu o esforço para a publicação de teses com a temática exposta, pela equipe da Universidade de Franca, houve debates com a presença de membros de universidades de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná, que mostraram que há interesse de muitos graduandos e pós-graduandos em fazer seus trabalhos em diferentes áreas do conhecimento relacionados à temática do encontro. Tivemos a presença de pesquisador italiano (Reginaldo Cerolini) que me enviou recentemente sua tese, sobre o Espiritismo que já foi ou será defendida em breve. A USE-SP e a União Espírita Mineira marcaram presença, apoiando a realização do evento.

Com a adesão em massa dos convidados pela comissão organizadora, não haverá inscrição de trabalhos no 5o. Encontro.

O CCDPE não dispõe de um auditório grande, razão pela qual as vagas são bastante limitadas. Faça sua inscrição e assegure sua participação neste evento que tem tudo para possibilitar uma troca imensamente rica entre os participantes.

Data: 26 e 27 de setembro de 2009.
Horário: Sábado 8:30 às 18:30 horas, Domingo 08:00 às 13:00 horas
Local: Alameda dos Guaiases 16, Planalto Paulista.

Assunto Central: A Temática Espírita na Pesquisa Contemporânea

Objetivos do Encontro:

• Incentivo à produção de trabalhos nas áreas da recuperação da memória do movimento espírita e da pesquisa científica espírita.

• Intercâmbio e troca de idéias entre os trabalhadores espíritas que vem realizando projetos nas áreas.

•Discussão e disseminação de ações e técnicas que possibilitem melhoria na conservação da memória do movimento espírita local e regional.

• Construção de estratégias para desenvolvimento de centros de excelência e apoio à pesquisa com temática espírita.

Presenças já confirmadas:

Astrid Sayegh
Alexander Moreira-Almeida
Ana Catarina Araújo Elias
Dora Incontri
Alessandro Bighetto
Nadia Luz Lima,
Marco Milani
Ercília Pereira Zilli Tolesano
Samantha Lodi
Flávio Mussa Tavares
Angélica Almeida
Alexandre Caroli Rocha,
Alexandre Machado Rocha
Jáder dos Reis Sampaio
Paulo Henrique Figueiredo

Inscrições http://www.ccdpe.org.br
Valor: R$50,00

Apoio: Jornal Correio Fraterno

20.6.09

UTILIDADE PÚBLICA: FESTA JUNINA AECX - BH

Figura 1: Visão da quadra da Festa Junina em 2007

CAMPANHA ENTRE AMIGOS: AJUDE A FESTA JUNINA AECX

Todos os anos a Associação Espírita Célia Xavier reúne seus membros em um evento festivo e cultural, nas instalações da Escola Estadual Maestro Villa Lobos - BH, com as finalidades de integração e obtenção de recursos para as atividades de promoção social da casa.

Muitas pessoas compram mesas (se não me falha a memória, são quase duzentas...) para ajudar a casa e não participam da festa nem cedem seus convites a pessoas para as quais seria pesado adquirir uma mesa e que geralmente ficam de pé ou não vão.

Este ano estamos criando outras possibilidades de colaborar voluntariamente com a organização da festa. Quanto mais conseguirmos reduzir os gastos com a organização da festa, maior o recurso direcionado para a promoção social.

A companheira Leandra Nardi Neiva, responsável pelas barraquinhas, enviou-me a lista abaixo. Os grupos e simpatizantes de nosso trabalho podem contribuir com o material ou com dinheiro. Leandra já tem contatos com fornecedores e consegue com bom preço e qualidade. Caso os doadores desejem receber recibos pelas doações, a casa pode fornecer.

Já temos um excelente fornecedor de churrasco, ele custou ano passado em torno de R$1,50 a unidade, se a memória estiver confiável.

Lembro a todos que a Associação tem todas as certificações emitidas pelo Ministério da Justiça, que estão em dia, e que pode, segundo a lei, dar recibo de doações para desconto no imposto de renda de pessoas jurídicas que declaram em regime de lucro real.

Como temos um tempo para organização, estas doações deverão chegar impreterivelmente até o dia 29 de junho, tempo hábil para verificar o que se ganhou, adquirir-se o que falta e montar o evento.

Os grupos que não quiserem/puderem participar desta pequena campanha de doação para a Festa (qualquer valor ou material de qualidade está bom), pode nos ajudar com as prendas para as barraquinhas, alegria da criançada. A caixa para receber as prendas está na secretaria da Associação.

Conto com a boa vontade de todos e com a melhora a cada ano de nossa festa.

CANJICA
05K. Canjica
08K. Leite em Pó
03K. Coco ralado
03K. Amendoim torrado e moído
08K. Açúcar
200Gr. Canela cavaco
200Gr.Canela pó
200Gr.Cravo

SALGADOS
30 Kibes
30 Coxinhas
50 Empadas

CHURRASCO

200 Espetos de boi
100 Espetos de frango
100 Espetos de porco
080 Espetos de coração
040 Espetos de salsichão

CACHORRO QUENTE
210 Pães
210 Salsichas
07K. Cebola
07K. Tomate
02K. Pimentão
Maionese/Catchut
Batata Palha

CALDO FEIJÃO

08K. Feijão
02K. Carne de sol
02K. Calabreza
02K. Torresmo
01k. Cebola
250Gr. Bacon
150Gr. Alho
06 Molhos de cebolinha
01 Cx. Caldo Knorr
Sal

CALDO DE MANDIOCA

10K. Mandioca
06K.Chã de fora
02K. Cebola
200Gr. Alho
06 Molhos de cebolinha
01 Cx. Caldo knorr
Sal

"Seria melhor se as doações fossem em dinheiro, pq tenho como comprar mais barato, com contatos antigos dos meus tempos de Creche. Estou a disposição para outros esclarecimentos e sugestões. Um abraço, Leandra"

19.6.09

50 MIL ACESSOS...


Dois anos e alguns meses... Este é o tempo no qual o Espiritismo Comentado está no ar. O contador de acessos surgiu meses depois. Aos poucos o blog foi evoluindo, ganhou de presente algumas imagens do Marcus Papa Lobo, textos e traduções de voluntários, aos poucos os "seguidores" públicos foram se cadastrando, a comunidade portuguesa e norte-americana se acostumou a dar uma olhadinha e o mapa do Brasil está todo colorido, do Rio Grande do Sul ao Rio Grande do Norte, de Pernanbuco ao Acre, ao longo de todo o litoral, nas capitais e grandes centros regionais, refletindo o movimento brasileiro, muito urbano e infelizmente refletindo também os locais de maior acesso à internet.
A Universo Espírita se tornou nossa parceira e, sem qualquer troca financeira de ambas as partes, temos publicado mensalmente artigos selecionados do EC, pela Rita Foelker e sua equipe.
Muitos blogs fizeram links, redirecionando seus leitores para o nosso trabalho.
Com o apoio dos espíritos, o EC ampliou ainda mais, inaugurando recentemente o Eventos Espíritas, para facilitar o acesso dos leitores e destacar mais as matérias e informações sobre o nosso tema central que é o Espiritismo.
Penso que devemos dar mais notícias do exterior, aproximar o movimento nordestino e nortista de nossas publicações, continuar recuperando nossa memória e reconstruindo nossa história, usando dos instrumentos da Filosofia que dominamos pouco para uma melhor compreensão do pensamento espírita e divulgar as iniciativas que os espíritas na academia têm empreendido. O Espiritismo como religião tem sido discutido e a caridade, em seu sentido amplo, tem sido notícia, na contramão dos órgãos de imprensa popular no nosso país.
Emocionado, só posso agradecer a todos os que tem apoiado nosso projeto, acessando, comentando, discutindo e colaborando das formas mais diferentes e voluntárias, como convém ao Movimento Espírita.

15.6.09

JUNG LEU ALLAN KARDEC?


Figura 1: Carl G. Jung

No livro "A Vida Simbólica", a Vozes publicou textos do volume I das obras completas, que intitulou "Sobre o Ocultismo".
Nele se encontram os seguintes textos:
- Sobre fenômenos espíritas (conferência feita na Basiléia em 1905)
Neste texto Jung faz uma breve história do Espiritismo, cita Swedenborg, as irmãs Fox, Aksakof, admira-se com Crookes, e cita O Livro dos Médiuns, que leu em alemão, mas considera as mensagens publicadas por Kardec triviais. Ele reduz os fenômenos espíritas à esfera do psicológico e critica vigorosamente os adeptos do Espiritismo. Destaco ainda a percepção de Jung do Espiritismo como religião e movimento religioso. Ele narra muito brevemente os estudos que fez com oito médiuns (um dos quais afirmava ser um "trapaceiro americano" e os demais pessoas de boa fé).
- Prefácio a "Fenômenos Ocultos" - 1939
O livro que Jung prefaciou publica três de seus trabalhos. Ele está menos virulento, mas ainda reticente quanto à questão da imortalidade da alma, que considera ser uma necessidade psicológica e afirma que o médico deve orientar o seu paciente a observar a presença ou ausência delas na consciência, da mesma forma que fala da necessidade do uso de sal na dieta.
- Psicologia e Espiritismo (Prefácio a um livro escrito por Stewart White - 1948)
Nesse livro o psiquiatra suíço cita Rhine (pesquisador da Parapsicologia) e discute de certa forma a posição do autor que defende a existência dos espíritos. Para Jung os espíritos são "fatores inconscientes personificados". Dos autores espíritas e estudiosos do Espiritismo, ele cita Zöllner, Richet, Flammarion, Schiaparelli, Oliver Lodge, e curiosamente Eugen Bleuler. Vê-se que o tema de alguma forma o fascina, porque mesmo sendo contrário ele continua a estudar os livros espíritas e a tentar explicar os fenômenos com sua teoria do inconsciente.
- Prefácio e Contribuição ao livro de Fanny Moser (1950)
Mais um prefácio a um livro de fenômenos espíritas. Jung recebe o convite com algum entusiasmo e faz menção aos trabalhos da "American Society for Psychical Research" e ao ceticismo da época discutido por Kant duzentos anos antes da publicação de seu texto. Embora ainda considere que os fenômenos não provam a imortalidade da alma, Jung aceita posições da Parapsicologia e deixa ao futuro o alargamento dos horizontes com relação ao estudo da Psique.
Em seguida ele narra um caso pessoal, em que ele esteve em Londres e descobriu para sua surpresa que havia se hospedado em um local assombrado. Ele relata fenômenos, como mau cheiro (que considera alucinatório!!!), barulho de pingos de água sem chuva ou torneira aberta, sussurros seguidos a um torpor, sons de batidas, um cão que andaria pelos cômodos, assustado, duas hóspedes que deixaram o local com medo das assombrações. No quinto dia ele viu o rosto de uma senhora sem a parte esquerda que o fixava com o único olho. Ao voltar, Jung desafiou o Dr. X a dormir uma noite no "quarto assombrado". Ele escreveu-lhe narrando ter ouvido passos à noite, ter fechado a porta com a ajuda de uma cadeira apoiada na fechadura, que se espatifou, sem qualquer ventania, o que o levou a dormir sobre um caramanchão... O dono da casa terminou demolindo-a e vendendo-a porque ninguém desejava hospedar-se lá, devido à fama de assombrada.
Suas explicações aos fenômenos continuam contando com o apoio da teoria do inconsciente, mas Jung já aceita que há fenômenos inexplicáveis desta forma e ainda cita um caso de um parente que viajou e sonhou com um assassinato de uma mulher no seu quarto de hotel, que realmente havia acontecido.
- Prefácio a um livro de Jaffé (1958)
É um texto rápido no qual o Psiquiatra Suíço destaca a análise psicológica dos temas próprios da fenomenologia espírita, mas deixa claramente que a autora evitou a questão da realidade dos fenômenos e da sobrevivência da alma, questão esta que parece incomodá-lo.
Quem tiver lido o livro "Memórias, Sonhos e Reflexões", escrito anos depois, sabe que Jung narrará, próximo da morte, fenômenos que aconteceram com ele e que ele admite não ser capaz de explicar com o apoio da teoria do inconsciente.
Este livro mostra bem a trajetória vivida pelo psiquiatra do ceticismo à dúvida.



13.6.09

ELEITA NOVA DIRETORIA DA USE - SP

Figura 1: Membros da nova diretoria da USE-SP

A União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, órgão que representa o movimento paulista junto ao Conselho Federativo Nacional - CFN, foi eleita em assembléia geral e a nova diretoria ficou assim composta (2009/2012):

Presidente: José Antônio Luiz Balieiro - USE Intermunicipal Ribeirão Preto

1ª. Vice Presidente: Julia Nezu Oliveira - USE Distrital Jabaquara

2ª. Vice Presidente: Neli Del Nery Prado - USE Intermunicipal Bauru

Secretária Geral: Neyde Schneider – USE Distrital Lapa

1º. Secretário: Aparecido José Orlando - USE Intermunicipal São José dos Campos

2º. Secretário: Hélio Alves Correa - USE Intermunicipal Sorocaba

3º. Secretário: João Thiago Garcia - USE Intermunicipal Jundiaí

1º. Tesoureiro: Rosana Amado Gaspar - USE Distrital Freguesia do Ó

2º. Tesoureiro: Adonay Fernandes de Andrade – USE Distrital Tatuapé

Diretor de Patrimônio: Pascoal Antônio Bovino - USE Intermunicipal Ribeirão Preto

O Espiritismo Comentado parabeniza ao movimento paulista e deseja uma gestão plena de realizações.


Para os leitores que não conhecem a organização do Movimento Espírita Brasileiro, uma nota breve.

Figura 2: Estrutura das relações institucionais entre sociedades espíritas e CFN.
Fonte: Site da FEB


A Federação Espírita Brasileira, instituição centenária, é uma associação civil sem fins lucrativos com associados que formam uma assembléia e escolhem sua diretoria. Ela abriga e operacionaliza as decisões emanadas pelo Conselho Federativo Nacional - CFN, órgão formado por representantes das federativas estaduais e de algumas instituições não regionais (entidades especializadas de âmbito nacional), como a Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo (ABRADE), a Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (ABRAME), o Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB), a Cruzada dos Militares Espíritas e a Associação Médico-Espírita do Brasil.

Cada estado brasileiro participa do CFN com representação de uma Federativa, a que tiver maior número de Centros Espíritas filiados, que no caso de São Paulo é a USE.

O CFN não tem caráter normativo e convive com a plena liberdade de organização das casas espíritas. É um órgão que tem por função o desencadeamento de ações de âmbito nacional e de apoio às federativas e sociedades espíritas.

12.6.09

DESENCARNA O PROF. ULYSSÉA


Figura 1: Ulysséa discursa em uma das edições do Encontro PSI, iniciativa de congregação de trabalhos internacionais sobre Parapsicologia no Brasil, campo que as FIES têm empreendido.


Há alguns anos fui a Curitiba participar do Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação em Administração.


Entrei em contato com a Emília, amiga da LIHPE, e ela organizou uma visita às "Faculdades Integradas "Espírita"". Fui recebido com muita atenção e carinho, levado pelos laboratórios, conversei com os professores e fui recebido pelo Prof. Ulysséa, fundador do projeto, a quem conhecia apenas de nome.


Ele me presenteou com trabalhos, projetos e perspectivas futuras da Faculdade que dirigia pessoalmente.


Hoje recebo a notícia de que ele retornou à pátria espiritual e ficou a sensação de que mais um empreendedor corajoso está partindo, deixando-nos o legado de seus sonhos e realizações.


Sua história de vida, resumidinha, pode ser lida no http://www.formacaosolidaria.org.br/blog/atualidades/falece-o-professor-octavio-melchiades-ulyssea-diretor-geral-e-fundador-das-fies/, mas o Espiritismo Comentado deseja-lhe uma acolhida repleta das amizades que ele construiu e expressa seus sentimentos à família, que ficará temporariamente privada de sua amável presença.

10.6.09

REVISTA "O CONSOLADOR" PUBLICA ARTIGO NOSSO


A revista eletrônica "O Consolador", do Paraná, publicou o artigo "Visão Espírita das Curas e Passes na Tradição Judaico-Cristã", escrita pelo editor de Espiritismo Comentado em três idiomas: português, inglês e espanhol.

6.6.09

FESTA JUNINA DA AECX: AJUDE A ORGANIZAÇÃO


Estamos atrasados com a organização da Festa Junina de 2009, por diversos problemas pessoais que afetaram a comissão organizadora, mas ainda está em tempo de fazermos um "festão".

Este ano, a festa acontecerá no dia 04 de julho, na nossa parceira, a Escola Estadual Maestro Villa Lobos, na Rua Ouro Preto.

O que você pode fazer?

- Doe prendas para a festa. Como são montadas barraquinhas para a diversão das crianças (mesmo as crianças grandes participam), as prendas são a recompensa que elas buscam nas brincadeiras. Pense: que tipo de brinquedinho, utensílio ou brinde uma criança gostaria de ganhar? Não precisa ser caro, precisa ser legal. Evite a tentação de fazer uma limpeza de armário, a prenda tem que ser recompensadora.

- Doe recursos para a festa. Você quer fazer mais? Ótimo, estamos pedindo socorro! Normalmente os grupos da casa se organizam e doam o material que será utilizado para preparar o que será vendido para se comer na festa. Seu grupo pode contribuir com recursos financeiros, se julgar mais cômodo, ou participar mais diretamente, responsabilizando-se pelo material de alguma das barracas da festa. A cozinha serve caldo de feijão e caldo de mandioca. Já temos os fornecedores dos espetinhos e do refrigerante (não servimos bebida alcóolica), mas eles têm que ser pagos. Há um grupo que já assumiu a barraca de doces. Entre em contato com a secretaria da Associação Espírita Célia Xavier e veja como pode contribuir. 031-3334-5787 (Altair)

- Não pode fazer nada disso? Ajude a vender os ingressos. A festa é um dos poucos momentos em que conseguimos reunir os membros e suas famílias da Associação Espírita Célia Xavier. Ela não é apenas uma fonte de recursos financeiros, mas um momento especial. Incentive as pessoas do seu grupo desde já a reservarem espaço em suas agendas para estar presentes. Se elas não podem ir e querem ajudar, melhor participar da doação de recursos para a festa.

- Todas as pessoas da casa já compraram ingresso? Leve um vizinho, parente ou amigo legal. Leve pessoas que gostem deste tipo de festa, que estejam dispostas a passar uma tarde-noite agradável, que gostem de interagir e respeitem nossos princípios. Não se trata de vender muitos ingressos, mas de reunir pessoas interessantes, dispostas a entrar no espírito da festa.

- Ajudou a vender os ingressos? Ajude a montar e desmontar a festa na escola. No sábado pela manhã precisamos de pessoas para organizar, limpar e ajudar a montar a festa. No domingo de manhã ainda é mais crítico, porque depois da festa ninguém quer acordar cedo para ajudar a arrumar todo o reboliço de mais de mil pessoas. Sei que este pedido vai contra o impulso de dormir e acordar tarde no domingo, mas, força! Você consegue!

- Você vai? Interaja. Os ingressos devem significar presença, mesmo que o participante não queira consumir na festa. Iremos nos rever, conversar, dançar quadrilha, fazer as famílias estarem juntas. Apresente as pessoas que não se conhecem, abrace as que não vê há muito tempo, cumprimente a todos, passeie pela festa e curta o momento. Um conselho, se você não sabe dançar, sacuda o esqueleto. São tantos não dançarinos que ninguém vai ficar reparando (se ficarem, convide para sacudir o esqueleto com você).

- Você está na festa? Ajude a organização. Adquira as fichas na fila com paciência, leve dinheiro trocado, jogue os papéis, copos, e todo o lixo nas latas de lixo e lugares reservados para tal, ajude a olhar as crianças dos amigos. Lembre-se: 99% dos trabalhadores da festa são voluntários.

- Você está na festa? Curta! Jamais discuta com alguém por um "dá cá aquela palha", evite a ansiedade na hora de comprar e de participar das barraquinhas e atividades de diversão da festa. Relaxe! Aproveite o momento! Finja que é roça! Deixe os condicionamentos do trabalho e da vida corrida de capital para outro momento...

A Carol já está ajudando a organizar (clique no desenho e veja os detalhes). E você?