Páginas

30.9.09

DVD VERSÁTIL LANÇA FILME SOBRE A VIDA DE PESTALOZZI - SÃO PAULO


Recebi o texto abaixo sobre o lançamento de um filme sobre Pestalozzi. Charles Kempf é um espírita francês atuante no movimento dos dias de hoje. Como ainda não assisti, não tenho como comentar, mas segue o release da Versátil.
"A Versátil Vídeo Spirite estará lançando em outubro, DVD inédito com o filme "Para Sempre Pestalozzi" sobre a vida do grande educador.
No extra do DVD, excelente palestra de Charles Kempf proferida no Castelo de Yverdon, Suiça, sobre um dos alunos de Pestalozzi, Rivail, nosso Mestre Allan Kardec. O DVD estará à venda nas principais lojas e livrarias do país a partir do dia 1 de outubro."

23.9.09

Saiu a Programação do 5o. ENLIHPE


1º Dia - Sábado, dia 26

8h00 Recepção, entrega de material e visita aos pôsteres

8h30 Abertura – lançamento do livro PESQUISAS SOBRE O ESPIRITISMO NO BRASIL: TEXTOS
SELECIONADOS

9h00 Jáder Sampaio – Satisfação, desligamento e sofrimento de voluntários espíritas
Psicólogo, doutor e mestre em Administração. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Co-autor do livro Diante do mistério: psicologia e senso religioso (Loyola). Tradutor da obra O aspecto científico do sobrenatural, de Alfred Russel Wallace (Lachâtre). Editor do blog Espiritismo Comentado, com mais de 50 mil acessos em todo o mundo.

9h40 Marco Milani – Aspectos da governança da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
Economista, professor universitário, mestre e doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Coordenador do Núcleo de Estudos do Terceiro Setor da Universidade Mackenzie. Membro da diretoria- USE Distrital Lapa, SP.

10h20 Intervalo para café e visita aos pôsteres

10h55 Alexandre Caroli Rocha – Uma estratégia para a construção autoral na psicografia: as
citações
Graduado em Letras pela Unicamp, autor da dissertação de mestrado A poesia transcendente de Parnaso de além-túmulo (2001) e da tese de doutorado O caso Humberto de Campos: autoria literária e mediunidade (2008).

11h35 Astrid Sayegh – Bergson e o Espiritismo: a evolução do princípio espiritual
Pós-Graduada em Filosofia. Ex-coordenadora do curso de Filosofia da FEESP. Fundadora do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (IEEF). Autora dos livros: Bergson, o Método Intuitivo — uma abordagem positiva do Espírito e Ser para conhecer, conhecer para ser.

12h15 Almoço e visita aos pôsteres

14h05 Alexander Moreira-Almeida/Klaus Alberto – O método de Kardec na elaboração do
Espiritismo
Professor Adjunto de Psiquiatria e Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Diretor do NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF.

14h45 Paulo Henrique Figueiredo – As origens científicas do princípio vital
Diretor do grupo editorial Universo das Letras (Revista Universo Espírita). Apresentador do programa de rádio Universo Espírita – pensar e viver com liberdade. Autor do livro: Mesmer, a ciência negada e os textos escondidos (Lachâtre).

15h25 Intervalo para café e visita aos pôsteres

16h00 Samantha Lodi – Anália Franco e sua ação sócio-educacional
Mestre em Educação na área História, Filosofia e Educação pela Unicamp. Graduada em Comunicação Social pela Unesp. Professora no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Graduação de Pedagogia.

16h40 Oceano Vieira – Filme Documentário "A Grande Síntese" de Pietro Ubaldi - Direção do
pesquisador espírita Oceano Vieira.

18h15 Encerramento das atividades do dia.

2º Dia - Domingo, dia 27

8h00 Abertura e Composição mesa

8h05 Nadia Lima – A psicografia como historiografia
Jornalista, articulista do jornal A Nova Era. Professora doutora de História Moderna no curso de graduação em História da UNIFRAN, Universidade de Franca.

8h45 Pedro Camilo – Deolindo Amorim: cultura e vanguardismo espírita no aquém e no além
Advogado com especialização em Ciências Criminais. Professor universitário no estado da Bahia e autor do livro Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa (Lachâtre).

9h25 Intervalo para café e visita aos pôsteres

10h00 Ana Catarina Elias – Elementos da Espiritualidade que compõem A intervenção RIME
Psicóloga, doutora em ciências médicas/UNICAMP. Professora doutora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).

10h40 Dora Incontri – A Pedagogia Espírita e a Educação para a Morte
Jornalista, mestre, doutora e pós-doutora em Filosofia da Educação/USP, Coordenadora do curso de pós-graduação em Pedagogia Espírita pela Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Professora de pós-graduação em “Metodologia de Ensino I: Preparação Pedagógica” e “Tanatologia-Educação para a Morte”, na Faculdade de Medicina da USP.

11h20 Angélica A. S. Almeida – Inácio Ferreira: A Institucionalização da integração entre Psiquiatria
e Espiritismo.
– NUPES – Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trabalho sobre Inácio Ferreira aceito para publicação na revista Society for Psychical Research em Londres.

12h00 Almoço e visita aos pôsteres

14h00 Reinício - apresentações

14h10 Ercilia Zilli – A Ética da Psicologia e a Religiosidade do Psicólogo
Psicóloga Clínica, mestre pelo Programa de Ciências da Religião, da PUC. Pós-graduada em Administração para Organizações do Terceiro Setor, pela FGV. Autora do livro O Espírito em Terapia - Hereditariedade, Destino e Fé. Apresentadora do programa Novos Rumos, na Rádio Boa Nova. Presidente da ABRAPE - Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas.

14h50 José Roberto de Lima Dias - A Cultura Espírita no Rio Grande do Sul Através do Jornal "A
Evolução"
Doutorando no Curso de História Ibero-Americana, da PUC - Rio Grande do Sul. Professor da Universidade do Rio Grande – FURG.

15h30 Apresentação Musical

16h00 Prece Final

19.9.09

FILOSOFIA ESPÍRITA É TEMA DE SIMPÓSIO EM SÃO PAULO

Astrid Sayeg está organizando o primeiro simpósio espírita de estudos filosóficos, cuja programação abaixo encontra-se também no blog Eventos Espíritas (http://eventoespirita.blogspot.com/). Ela conversou com o Espiritismo Comentado e esclareceu nossas dúvidas e questões sobre o evento. Confira!
EC - Por que você está organizando um Simpósio Espírita sobre Estudos Filosóficos?
ASTRID - A busca da verdade não pode permenecer circunscrita nos horizontes limitados do mundo fenomênico, mas importa a mudança de olhar sobre o mundo em direção às verdades do espírito, que só a filosofia pode propiciar. O presente evento visa promover e divulgar o estudo da filosofia, colocando-a a o alcance de todos, como forma de obter uma visão racional e libertadora do Evangelho, abalizando a possibilidade de uma transformação ética do ser.

EC - Franklin Leopoldo é um professor muito conhecido no meio acadêmico por seus trabalhos e traduções de textos filosóficos. Qual a ligação dele com o Espiritismo?
ASTRID - Prof Franklin não é espírita, mas autoridade no meio acadêmico filosófico. Importa esse dialógo entre espiritas e não espiritas de modo a nos propiciar uma visão mais compreensiva. A Filosofia Espírita nada tem a temer da filosofia acadêmica, da qual é a síntese; por outro lado a filosofia acadêmica muito pode enriquecer-sea luz da filosofia espírita que traz a sançao de seus valores. Importa novos diálogos para acrescentar algo inovador e superar os paradigmas ou temáticas espíritas que se repetem.

EC - O que o interessado pode esperar do Simpósio?
ASTRID - Não temos como prometer algo, mas trazemos a boa vontade de esclarecer o que seja a Filosofia Espírita, assim como alguns temas filosóficos como a questão de Deus na nossa vida. Por outra, importa trazer aos centros espíritas a visão da filosofia de modo a ser divulgada nos cursos e palestras. É importante ainda fazer ver o papel da filosofia, no mundo, para a nossa sociedade pós -moderna. Gostariamos que o participante despertasse para o que seja a filosofia espírita, tão pouco exaltada em sau especificidade, e para a importância da sua divulgação como forma de educação liberta.

EC - Como, quando e onde inscrever-se?
ASTRID - As inscrições encontram-se abertas até dia 10 de Outubro, e podem ser efetuadas pelo site:
www.ieef.com.br. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 2973-6580. Convidamos todos a compartilhar desse banquete de idéias.

15.9.09

JESUS EM BETÂNIA

Figura 1: Mapa da Judéia na época de Jesus


Betânia era um povoado à época de Jesus, que ficava a cerca de 4 km de Jerusalém, o que fica a um dia de caminhada, passando pelo Monte das Oliveiras



Figura 2: Foto contemporânea da região de Betãnia



Figura 3: Antiga Aldeia de Betânia
Três personagens do Evangelho fizeram forte amizade com Jesus: Lázaro e suas irmãs Maria e Marta. Ficaram muito conhecidos pelo movimento espírita os episódios da chamada "ressurreição" de Lázaro, que Kardec explicou como sendo um fenômeno de catalepsia ou morte aparente, e não de ressureição propriamente dita.

Figura 4: Foto contemporânea do local considerado ser o túmulo de Lázaro

O interesse de Maria pela doutrina de Jesus, para a indignação de Marta, que queria ajuda nos serviços domésticos, também foi objeto de muitas considerações de autores espirituais e espíritas, comentaristas do evangelho, como A. L. Sayão, Emmanuel e Amélia Rodrigues.

Uma terceira passagem muito conhecida é a das vésperas da prisão de Jesus, quando em Betânia, a mesma Maria surge, unta os pés de Jesus com um óleo aromático e enxuga com seus cabelos, para a incompreensão dos apóstolos.



Figura 5: Vitral do College St John em Cambridge (Maria aos pés de Jesus)

12.9.09

CCDPE E LIHPE LANÇAM LIVRO DE PESQUISAS SOBRE ESPIRITISMO


Figura 1: Capa do Livro

PESQUISAS SOBRE O ESPIRITISMO NO BRASIL: TEXTOS SELECIONADOS é um livro que traz textos que têm como base monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de pesquisas independentes, produzidas entre 1989 e 2003 sobre a temática espírita.

A obra será lançada no 5.º ENLIHPE, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro de 2009, numa iniciativa do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro e da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas.
SUMÁRIO
1. PERFIL DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA COM TEMÁTICA ESPÍRITA (1989 A 2006) - Marco Antonio Figueiredo Milani Filho
2. AS MUITAS FACES DA INTOLERÂNCIA CONTRA O ESPIRITISMO- Jáder Sampaio
3. A CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO E A METAFÍSICA DE NEWTON - Paulo Henrique de Figueiredo
4. YVONNE DO AMARAL PEREIRA: LITERATURA A SERVIÇO DO BEM - Pedro Camilo
5. CLÓVIS TAVARES - Flávio Mussa Tavares
6. FOGO SELVAGEM, ÁGUA QUE BRILHA: HISTÓRIA DA DOENÇA E DO HOSPITAL DO PÊNFIGO FOLIÁCEO DE UBERABA - Nadia Rodrigues Alves Marcondes Luz Lima
7. JOSÉ MARQUES GARCIA, PIONEIRO DA HISTÓRIA DO ESPIRITISMO EM FRANCA
Adolfo de Mendonça Junior
8. IRMÃO X E O PROCESSO DE 1944 - Alexandre Caroli Rocha
9. ABRIGOS ESPÍRITAS PARA A INFÂNCIA: UMA DESCOBERTA DA INFÂNCIA SOB O LEMA "FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO" - Alexandre Ramos de Azevedo
10. ESTRATÉGIAS DA MÍDIA JORNALÍSTICA A SERVIÇO DA MEMÓRIA ESPÍRITA -Izabel Regina Rodrigues Vitusso

Venda promocional antecipada
APENAS R$ 17,00
Descontos especiais para Clube de Livros, Distribuidoras e Livrarias

Preço de capa: R$ 25,00
Formato: 14x21 cm
Páginas: 192 (estimado)

Telefone: 11 3664-9600
www.ccdpe.org.br

Apoio:
5enlihpe@ccdpe.org.br
Obs: O preço de R$17,00 é válido para compras efetuadas até a data do 5o. ENLIHPE. Os livros serão entregues a partir de seu lançamento.

6.9.09

Leandro Resenha "A Caminho da Luz" de Emmanuel


por Leandro Couto



A obra A Caminho da Luz: história da civilização à luz do Espiritismo, merece ser lida e estudada por quem busca compreender a assistência constante de Jesus á humanidade. Podemos fazer a seguinte apresentação da obra:
Título: A caminho da luz: história da civilização à luz do Espiristimo.
Autoria: Ditado pelo espírito Emmanuel e psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier.
Editoração: 1ª edição publicada pela Federação Espírita Brasileira (FEB) em 1938.
Estrutura da obra:
• Antelóquio (17-08-1938);
• Introdução;
• 25 capítulos;
• Conclusão (21-09-1938).
No Antelóquio Emmanuel esclarece:
“(...) Não deverá ser este um trabalho histórico. A história do mundo está compilada e feita. Nossa contribuição será à tese religiosa, elucidando a influência sagrada da fé e o ascendente espiritual, no curso de todas as civilizações terrestres. (...)”
É um livro religioso, tendo a religiosidade o significado da conexão entre o ser humano e Deus, e que se assenta em informações e conhecimentos histórico científicos.
Na Introdução, pondera Emmanuel:
“(...) Esse esforço de síntese será o da fé reclamando a sua posição em face da ciência dos homens, e ante as religiões da separatividade, como a bússola da verdadeira sabedoria (...)”
Os 25 capítulos que se seguem ao longo do livro consistem na abordagem que Emmanuel faz da História terrestre. Um dos destaques dados por Emmanuel se refere aos missionários divinos, espíritos eminentes no plano dos valores espirituais que visitam outras pátrias siderais e regressam ao orbe no esforço abençoado de missões regeneradoras dentro das igrejas e das academias terrestres.
Igrejas: lugares de avanço moral e religioso.
Academias: lugares de avanço intelectual e de melhora através da aplicação da razão.
Na conclusão, afirma: “(...) Em nosso modesto estudo da História, um único objetivo orientou as nossas atividades – o da demonstração da influência sagrada do Cristo na organização de todos os surtos da civilização do planeta, a partir da sua escultura geológica. (...)”
As datas do Antelóquio e da Conclusão chamam a atenção, por indicar que o livro foi psicografo por Chico no período de 36 dias e, principalmente, pelo momento histórico vivido na época: a obra foi psicografada na iminência da II Guerra Mundial (1939 - 1945).
Apreendendo a coerência entre o conteúdo da obra e a época da psicografia feita por Chico, é possível o seguinte entendimento acerca do livro:
• Mensagem esclarecedora da Espiritualidade Superior à humanidade terrestre da total compreensão do andamento dos fatos no orbe terrestre;
• Recorda o ascendente místico (elevação religiosa e a melhora espiritual) de todas as civilizações que surgiram e desapareceram;
• Ressalta o interesse na devida compreensão da História, buscando os grandes períodos evolutivos da Humanidade, com as suas misérias e seus esplendores, para afirmar as realidades espirituais acima de todos os fenômenos transitórios da matéria.
Ficou interessando pelo livro, então mãos à obra!