Páginas
24.11.09
POR QUE OS ALUNOS DA EVANGELIZAÇÃO EVADEM-SE DA MOCIDADE?
22.11.09
VIDEO SPIRITE JÁ LANÇOU INÚMEROS TÍTULOS DE DVDs DE INTERESSE DA MEMÓRIA ESPÍRITA
20.11.09
NÚCLEO DE ESTUDOS DA RELIGIÃO PUBLICA REVISTA TEMÁTICA SOBRE ESPIRITISMO - RS
18.11.09
PEDRO CAMILO FARÁ LANÇAMENTO NACIONAL DE SEU NOVO LIVRO EM BH
O trabalho de Pedro, que não se reduz a este livro, uma vez que já publicou dois outros sobre Yvonne, resgata a mulher-médium que teve coragem de publicar suas experiências e vivências mediúnicas em livros inesquecíveis como "Devassando o Invisível" e "Recordações da Mediunidade", trazendo-a de volta ao nosso meio, com suas falas rigorosas mas extremamente compromissadas, sua convivência quase familiar com os espíritos que a acompanharam ao longo dos anos, suas dificuldades no trato com espíritos em estado de sofrimento profundo, alguns deles em sintonia com o passado desta mulher, tão marcado pelo sofrimento dos suicídios repetidos no ciclo das encarnações.
Convido a comunidade belo-horizontina a comparecer em massa e prestigiar o esforço de trazer o Pedro, seguro de que não se desapontarão.
14.11.09
"PESQUISAS" É LANÇADO NA UFMG
Cerca de quarenta pessoas prestigiaram o evento, que consistiu na composição de uma mesa que saudou o público em nome da FAFICH e apresentou o livro e sua história.
O Prof. João Furtado, diretor da FAFICH, destacou a importância da pluralidade de abordagens nos diversos campos do conhecimento, que é uma das marcas distintivas da unidade que ele dirigiu durante os últimos 8 anos.
Mesmo ciente que um dos capítulos criticava tese defendida na Faculdade (o capítulo que trata de Claude Bernard), o diretor honrou a tradição de diálogo e democracia na produção científica da FAFICH-UFMG.
Foto 4: Sala de Congregação preparada para receber o público
Tentei mostrar as contribuições do livro para a comunidade acadêmica e a pequena produção da UFMG no estudo do Espiritismo e de seu movimento brasileiro, o maior do mundo.
A desconstrução de teses defendidas em Universidades Brasileiras e a divulgação de outras é um tema recorrente do livro.
Um dos capítulos dá outra interpretação à proposta de o Espiritismo ser uma doutrina itinerante, construída por Aubrée e Laplantine.
Outro apresenta evidências de que as comunicações de Nina Arueira por Francisco Cândido Xavier não são uma construção da comunidade espírita e que foram esquecidos elementos de sua biografia na redação de uma dissertação.
Já foi dito que Claude Bernard, um dos pais da medicina moderna, não foi o elaborador do reducionismo físico-químico, mas que articulou estes estudos com uma concepção nova de vitalismo.
O trabalho de Alexandre Caroli inaugura uma abordagem metalinguística do texto de Humberto de Campos – Espírito psicografado por Chico Xavier.
O lançamento sinaliza que o muro de Berlim do materialismo acadêmico subjacente a modos de pensar está prestes a cair e que há espaço para um estudo sem pré-concepções dos temas espíritas e da comunidade espírita, desde que haja disposição para a devida fundamentação teórica e rigor empírico.
13.11.09
O ESPIRITISMO NOS AÇORES
AET - A Associação Espírita Terceirense situa-se na cidade da Angra do Heroísmo, na ilha Terceira – Arquipélago dos Açores
AET - Quando da vinda do Divaldo à nossa ilha, em Abril de 1998, um grupo de simpatizantes da Doutrina se juntou e iniciou o aprendizado. Em Outubro de 2003, já com uma sede própria e muito modesta, foi então oficialmente fundada a Associação Espírita Terceirense.
AET - Tem sede própria e tem já um projecto de arquitectura aprovado, para construção de uma sede maior, graças ao aumento do número de frequentadores.
AET - Por enquanto são relações puramente virtuais, ou seja, através de trocas de e-mails, mas um dia, quem sabe?
EC - Que oradores brasileiros têm sido levados pela AET a Portugal?
AET - À nossa ilha já palestraram Divaldo Franco, Raul Teixeira e Divaldinho Matos
EC - Quais são os principais trabalhos da AET?
AET - Palestras públicas, Atendimento Fraterno, Estudo sistematizado da doutrina
EC - Como é o trabalho de evangelização infantil? Que públicos vocês atendem? (filhos de portugueses, estrangeiros, etc.)
AET - Por enquanto ainda não temos a evangelização infantil dado que o público é maioritariamente adulto.
EC - Como é a produção cultural na AET? Vocês mantém um boletim? Já publicaram livros? Têm outros projetos na área de cultura (peças de teatro, cinema, livros, etc.)
AET - Mantemos um boletim mensal que distribuímos para todos os nossos contactos para divulgação e já publicamos um singelo livro intitulado “No Caminho”.
EC - Vocês têm reuniões mediúnicas? Como um freqüentador se prepara para participar deste tipo de reunião?
AET - Sim e cada frequentador tem, em primeiro lugar de ser uma pessoa assídua e perseverante, além de ter que fazer o estudo constante da doutrina que levamos a efeito todos os Sábados das 17 às 18:30.
EC - Querem deixar uma mensagem para os espíritas brasileiros?
AET - Sim, que continuem a fortalecer os laços fraternais entre todos os centros espíritas porque só assim podemos criar um movimento espírita mais coeso face às adversidades que temos todos de enfrentar.
6.11.09
PESQUISAS SOBRE O ESPIRITISMO NO BRASIL SERÁ LANÇADO NA UFMG - BH
O livro é uma seleta de trabalhos apresentados no Encontro Nacional da LIHPE de diversas áreas do conhecimento, como já foi divulgado anteriormente no EC.
Agradeço a atenção da diretoria e do corpo de servidores da Faculdade para com o evento, assim como os muitos e-mails que recebi confirmando presença ou justificando a impossibilidade de estar presente. Convido os interessados a assistirem a pequena palestra sobre as pesquisas que têm por tema o Espiritismo Brasileiro.