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28.4.14

O SLIDE QUE FALTOU...




No seminário "Mecanismos da Mediunidade", realizado no último sábado, mencionei uma imagem que explica a diferença entre vidência e clarividência na obra de Allan Kardec.

André Luiz usa apenas a palavra clarividência, ou sua equivalente, clariaudiência, para referir-se à faculdade dos médiuns videntes ou audientes.

Allan Kardec, contudo, estudou os fenômenos sonambúlicos, comuns nos meios do magnetismo animal, existentes na França de sua época. Uma das faculdades que o sonâmbulo, levado a este estado de hipnose ou magnetismo, podia apresentar, era o fenômeno da clarividência. Neste caso, um fenômeno que hoje chamamos de anímico, ou da própria alma do sujeito magnetizado. Concluindo, havia a palavra clarividência, usada para, por exemplo, percepção de fatos à distância. Kardec cita no vocabulário espírita do primeiro Livro dos Médiuns que a clarividência sonambúlica era sinônimo da palavra lucidez.

O sonâmbulo, contudo, era um estado de transe profundo (Kardec usa a palavra crise, porque parece que transe não era uma palavra utilizada pelos magnetizadores àquela época). Vimos no seminário que Charcot, professor de Freud, por exemplo, descrevia três estados de transe profundo em seus pacientes na Salpetrière: letargia, catalepsia e sonambulismo. 

Os magnetizadores, contudo, também conheciam pessoas que tinham percepções visuais sem os olhos, sem, no entanto entrarem em transe profundo. Isso era chamado de dupla vista.

Quando Kardec estudou os fenômenos mediúnicos, ele encontrou médiuns capazes de perceber espíritos e o mundo dos espíritos nestas duas condições: em transe profundo (que ele chama de crise passageira) ou em estado de vigília. A faculdade dos médiuns que percebem os espíritos sem as alterações próprias do sonâmbulo, Kardec denomina de "vidência mediúnica". Os que entram em um estado alterado de consciência, semelhante em alguns pontos ao sono, mas diferente em outros (anestesia de membros do corpo, capacidade de reagir a sugestões sem acordar, etc.) têm sua faculdade denominada pelo codificador como "clarividência mediúnica". 

Publiquei este trabalho completo no livro "O transe mediúnico e outros estudos", em 1999, que teve apenas 50 exemplares. Ele trata do conceito de vidência e clarividência em diversos autores espíritas ou não. A parte que trata do conceito em Kardec está publicada no Boletim GEAE, com as transcrições dos trechos dos livros de Kardec que demonstram a explicação acima.




23.4.14

VAGAS DE DESISTÊNCIA NO SEMINÁRIO "MECANISMOS DA MEDIUNIDADE"

Com algumas desistências que aconteceram nos últimos dias, temos pouco mais de uma dezena de vagas para o seminário "Mecanismos da Mediunidade, a ser realizado na Associação Espírita Célia Xavier" em Belo Horizonte. Interessados podem se inscrever no e-mail desaecx@gmail.com. As vagas serão preenchidas pela ordem de submissão e confirmadas aos remetentes. 

Informem:

Desejo participar do Seminário "Mecanismos da Mediunidade"

Nome:
E-mail:
Local que frequenta:



14.4.14

O OBSERVADOR E OUTRAS HISTÓRIAS



Uma jovem com anorexia...
Um sacerdote envolvido no poder temporal...
Um negro que lutou na Revolução Farroupilha...
Um policial, membro de grupo de extermínio...
Uma professora falecida em acidente de carro...
Uma médium espiritualista de outro país...
Um evangélico que expulsou a filha de casa...
Uma mulher que viu nascer um centro espírita no interior...
Um espírita da Espanha do século XIX...
Uma mulher negligenciada pelo marido...

O que aconteceu após sua morte?


Instituto Lachâtre
http://www.lachatre.com.br/loja/o-observador-e-outras-historias.html

Livraria Candeia

11.4.14

UM NOVO DESAFIO PARA A EVANGELIZAÇÃO INFANTIL





Vinícius, autor importante do espiritismo brasileiro, gostava muito de uma expressão latina: “res, non verba”, que significaria “coisas, e não, palavras”. Trazendo para o contexto da evangelização da infância e da juventude, vejo como desafio importante e inadiável a forma como organizamos nossas aulas.

Na universidade em que trabalhei, o conceito de disciplina foi transformado em “atividade acadêmica”. Na prática, mais que o nome, esta mudança permitiu que diversas atividades de formação dos alunos que antes não eram computadas, passassem a ser consideradas importantes e reconhecidas para o seu percurso. Participação em grupos de estudo, ser membro de projetos de pesquisa, estágios, vivências profissionais, participação em congressos e eventos técnicos; isto e muito mais passou a ser passível de reconhecimento, cômputo e registro para o histórico escolar e a formação de um aluno, porque a aprendizagem não se dá apenas no espaço da sala de aula, com exposições e provas.

Penso que é necessária uma expansão do conceito de evangelização infantil para que se possa construir um novo conceito, no qual o aluno se envolve mais com as atividades propostas. Desde a metade do século 20, a literatura especializada de evangelização infantil tem sido muito voltada a uma lógica de aula de evangelização que envolve a seguinte estrutura: abertura, exposição (explicação de conceitos) ou história, atividade de fixação, encerramento. Algumas aulas sequer contam com atividades de fixação, algumas vezes realizando atividades desligadas do conteúdo da aula (um desenho para colorir, por exemplo, para crianças menores).

Quando pensamos nas crianças de classe média em geral, elas têm uma vivência escolar e um acesso à informação diferenciado do que tínhamos na nossa infância. Desde jovens aprendem a buscar a informação na internet, gostam de jogos computadorizados, têm acesso à televisão de uma forma mais ativa (podem escolher programas em uma grade imensa das televisões pagas, podem baixar filmes e programas da internet, etc.) estão expostos a metodologias de ensino de pedagogia de projetos e construtivistas, embora ainda tenham a velha e boa aula expositiva, dialogada ou não.  Nas escolas, usam-se filmes, reportagens televisivas, visitas a museus e outras formas de apoio à educação.


Já passou da hora de diversificarmos os métodos de aprendizagem, repassando às turmas um papel mais ativo e interessante de acesso ao conhecimento espírita. 

Eu gostaria de abrir um espaço no Espiritismo Comentado para que os evangelizadores possam repassar suas experiências bem sucedidas de situação dos alunos, crianças e jovens, na condição de atores ativos na construção do seu próprio conhecimento. Os interessados podem escrever suas histórias para espiritismocomentado@gmail.com, e, se possível, com uma fotografia que a ilustre.

5.4.14

FICOU MAIS FÁCIL LER OS LIVROS DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO




A Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) é uma rede de pesquisadores que produzem e divulgam conhecimento ligado ao pensamento espírita. 


Ficou mais fácil adquirir os livros da Série Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo. Os livros estão sendo distribuídos pela Candeia: 

http://www.candeia.com (atenção, não digite br ou vai cair em outra editora)

Para acessar o catálogo, digite o nome dos livros no instrumento de procura, no alto da página.

Procure também os livros da Coleção Espiritismo na Universidade: Voluntários, Unir para Difundir, O movimento espírita pelotense, Fogo Selvagem - Alma Domada e Ser Voluntário - Ser Realizado.






Boa leitura!

2.4.14

Alma, Espíritos e espírito: qual a diferença para Allan Kardec?


Ilustração de Gustave Doré de A Divina Comédia. Dante e Virgílio estão no sexto ciclo.

Um dos temas que costumam causar polêmica na obra de Kardec é a dupla definição de espírito/Espírito que ele faz em “O livro dos espíritos”.

Na questão 23 ele define espírito (com e minúsculo) como o “princípio inteligente do universo”. Esta definição não constava da primeira edição do livro, bem como a discussão sobre Deus, espírito e matéria (questão 27), na qual Kardec tenta distinguir “o princípio de tudo o que existe, a trindade universal”.

Essa trindade assemelha-se à de um dos autores espirituais de “O livro dos espíritos” quando encarnado: Platão. Ele propõe como trindade o demiurgo (o criador do mundo), a matéria e as ideias puras.  

Observa-se que neste início do livro, Kardec define espírito “em princípio” ou como princípio, não como ente.  Este “princípio inteligente do universo” não existe separado da matéria, embora possa estar ligado a uma forma material tão sutil, que para nós “é como se não existisse” (questão 186)

Prosseguindo , ele faz uma nova definição na questão 76, mas agora está falando dos Espíritos, com a letra “e” maiúscula. Estes, sim, são entes, seres que se encontram na natureza, no mundo espiritual, como define Kardec.  Ele define, portanto, como “seres inteligentes da criação” e ainda redige uma nota que os leitores desavisados costumam não dar muita atenção: “A palavra Espírito é empregada aqui para designar as individualidades dos seres extracorpóreos, e não mais o elemento inteligente do universo”.

Neste momento, Kardec passa a tratar dos seres humanos desencarnados, que existem no mundo espiritual com um períspirito que os delimita à percepção dos demais e dos médiuns. Perceba o leitor que, a partir da questão 76, ele passa a usar a palavra Espírito com maiúscula, mesmo quando ela aparece no meio da frase, para deixar claro que não está se referindo ao princípio inteligente, mas aos seres inteligentes.

Uma curiosidade: na primeira edição de O Livro dos Espíritos, Kardec usa sempre a palavra francesa esprit ou esprits com letra minúscula. Na segunda edição é que encontramos a distinção de esprit e Esprit ou Esprits. Confiram no site do IPEAK:



Por fim resta-nos distinguir Espíritos de almas. Kardec emprega a palavra Espírito para tratar dos desencarnados e alma  (questão 184) para tratar do Espírito dos encarnados.

Concluindo:

O espírito é um elemento universal, de essência distinta da matéria (e de Deus, obviamente)

Os Espíritos são seres inteligentes, desencarnados, que só existem ligados a um envoltório semimaterial denominado períspirito.


As almas são os Espíritos encarnados.