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29.10.14

MENSAGEM DE ANDRÉ LUIZ?




Acabo de receber uma mensagem atribuída a Chico Xavier, veiculada no calor do processo eleitoral. Quem está acostumado a ler André Luiz sabe que ele não usa este estilo profético em seus textos. André faz reflexões rápidas em frases curtas, como em Agenda cristã, ou um texto do tipo narrativo, intercalado com falas extensas, do tipo palestras, que são proferidas por instrutores no mundo espiritual, como no livro Missionários da luz.

Mesmo já tendo sido psicografado por médiuns diferentes, como Waldo Vieira, ele mantém, grosso modo, seu estilo literário. Outro ponto é a ausência de alinhamento com o objetivo moral e a lógica doutrinária espírita, que encontramos em toda a obra psicografada por Chico Xavier. Conversei com estudiosos da obra de Chico Xavier, que concordam comigo nesta pequena análise.

Pesquisei trechos da mensagem na internet e encontrei um impacto maior em blogs não espíritas do que em espíritas. Algumas pessoas declararam gostar do médium espírita. Todavia, nesta análise notamos que esta mensagem parece ter sido inventada e usada por pessoas inescrupulosas, com intenções políticas para fins eleitoreiros, tendo por alvo a população em geral, o que não está de acordo com a ética espírita.

Com relação ao movimento espírita, entendo que hoje, como sempre, temos que assumir nossos destinos, responsabilizarmo-nos por nossas escolhas e agir na transformação para melhor da sociedade em que vivemos, sem delegar aos médiuns e espíritos o papel de condução das decisões que cabe a nós mesmos tomar.

Abaixo está o texto enviado:

"Mensagem de Natal de André Luís, na psicografia de Francisco Cândido Xavier, no Centro Espírita Jesus de Nazareno, em Congonhas-MG, no dia 23 de dezembro de 1952.


"NO MEIO À CRISE VIRÁ UM HOMEM DA TERRA DO MÁRTIR TIRADENTES E, APESAR DAS PRESSÕES, MUITO FARÁ PELO BRASIL, INCLUSIVE QUE SERÁ O CRIADOR DE UMA CIDADE JARDIM TAL QUAL O ÉDEN, DIFERENTE DE TODAS AS CIDADES. TEMPOS DEPOIS, QUANDO AS TREVAS DO CALABOUÇO AUTORITÁRIO SE DISSIPAR, A ELE SE SEGUIRA UM OUTRO MINEIRO, QUE PROJETARÁ A ESPERANÇA, CONQUISTARÁ O POVO TRAZENDO UMA NOVA ONDA DE PATRIOTISMO PARA O PAÍS. MAS QUE NÃO TOMARÁ POSSE. MORRERÁ ANTES. SERÁ SUBSTITUÍDO POR OUTRO QUE MUITA CONFUSÃO IRÁ CRIAR E, NA SUA SAÍDA, VAI DEIXAR A NAÇÃO ABALADA; E DESTE ABALO VAI COMEÇAR O PERÍODO CRÍTICO, POR ANOS E ANOS. ATE´QUE, NA SEGUNDA DÉCADA DE UM NOVO MILÊNIO, O HOMEM DE PATRIOTISMO, VINDO TAMBÉM DA TERRA DE TIRADENTES, IRÁ CERCAR-SE DE OUTROS E VÃO DERRUBAR A VIGA MESTRA DA CONFUSÃO. E ENTÃO MUITA COISA NOVA VAI ACONTECER. MUITAS NAÇÕES PASSARÃO A DAR CRÉDITO E RESPEITO AO BRASIL."


Agradeço a Waldemar Krepke Duarte pela leitura e sugestões.

28.10.14

CORREIO FRATERNO APRESENTA DEBATES CONTEMPORÂNEOS NO MOVIMENTO ESPÍRITA




O jornal Correio Fraterno publicou um número que cobre o seminário de encerramento das comemorações dos cem anos de Herculano Pires.

Recomendo a leitura da entrevista com o Rubens Nunes, que trata da questão da filosofia diante do espiritismo.

Há também uma matéria completa sobre o 10o. ENLIHPE.


21.10.14

SENSAÇÕES DOS MÉDIUNS DURANTE A COMUNICAÇÃO



Em nossa última reunião mediúnica, estávamos em uma sala muito quente e abafada. O ventilador não conseguia, senão circular ar quente entre os membros, quando terminamos a parte de estudos e iniciamos as comunicações com os espíritos. Em pouco tempo, três comunicações simultâneas deram início.

Uma das comunicações despertou o tema deste texto. A médium começou a sentir frio, e o espírito relatou um acidente em um local muito frio, que provocou sua desencarnação. Como a médium pode sentir frio em um local tão quente? Se o espírito comunicante não está mais encarnado e também não se encontra no local em que desencarnou, por que relata sentir frio?

Nas pessoas encarnadas as sensações são frutos dos órgãos dos sentidos. Os olhos são uma espécie de transdutores de luz, que transformam as ondas luminosas de certa faixa de frequências em impulsos nervosos. Os ouvidos fazem o mesmo com ondas sonoras. Paladar e olfato transformam os sabores e odores; o tato transforma sensações de frio/calor, pressões sobre o corpo e movimentos. O sistema nervoso leva os impulsos ao cérebro. A teoria espírita entende que, no caso dos encarnados, estes impulsos são processados pelo Espírito, através do períspirito.

Os espíritos desencarnados não têm tato, porque se encontram desligados do seu organismo. Como podem sentir frio? Após conversar com diversos espíritos, Kardec concluiu que os relatos de sensações por espíritos são recordações, memórias (questões 256 e 257 de O Livro dos Espíritos), empregadas para descrever o estado em que se encontra. O fundador do espiritismo usa a expressão latina sensorium commune para deixar claro que não há no períspirito o equivalente aos sensores da derme ou da audição e que o Espírito sente como um todo. Em outras palavras, a consciência é uma faculdade espiritual, e não perispiritual. O Espírito desencarnado, contudo, ainda tem o registro das sensações que anteriormente eram recebidas do organismo, podendo trazê-las à consciência como evocamos uma recordação de infância.

Por que então, Espírito comunicante, e, por consequência, a médium, relatavam sentir frio? Por que o Espírito acreditava estar ainda em meio à neve. Ele não era capaz de perceber que se comunicava através de uma médium que estava em uma sala quente, porque se sentia ainda confuso após a desencarnação. O frio que a médium sentia é, portanto, uma percepção profunda da consciência um pouco perturbada do espírito comunicante.


Em situações como esta, dar a notícia da desencarnação é menos importante que dialogar com o comunicante. Ao nos relatar suas vivências, sentimentos e sensações, ele vai aos poucos organizando sua experiência e assenhorando-se dela. Ele pode passar de um estado de confusão, a um estado em que é capaz de se comunicar com outros espíritos em melhor estado, capazes de auxiliá-lo. 

17.10.14

POR QUE OS ESPÍRITOS APRESENTAM-SE TRAJADOS PARA OS MÉDIUNS?





Estamos estudando o livro Devassando o Invisível, de Yvonne Pereira, em nossa reunião mediúnica e fizemos uma espécie de estudo preparatório, sobre a vida da autora-médium. Pesquisa aqui e ali,  tivemos a satisfação de encontrar uma autobiografia nas páginas do Reformador de janeiro e fevereiro de 1982.

Yvonne fez apenas o ensino primário, que era equivalente à primeira metade do ensino fundamental dos dias de hoje. Ela, contudo, nunca deixou de ler e escrever, o que fez com que muitos de seus leitores perguntassem-lhe se era professora. Sempre me surpreendi favoravelmente com os detalhes dos romances que ela psicografou, acho que já tive a oportunidade de comentar anteriormente.

O capítulo 2 do “Devassando” é sobre as roupas dos espíritos. Talvez Yvonne tenha sido questionada sobre suas descrições detalhadas da aparência dos espíritos que percebia e aproveitasse a oportunidade para discutir a questão.

A médium de Tolstoi começa argumentando em Allan Kardec, e faz uma análise detida de dois capítulos importantes das obras dele: o capítulo 14 de A Gênese (que trata dos fluidos) e “O laboratório do mundo invisível”, de O Livro dos Médiuns. Vê-se que ela se baseia na teoria espírita para discutir a questão proposta. Depois Yvonne mostra seu conhecimento dos clássicos, citando Denis e Bozzano, com a finalidade não apenas de mostrar a posição dos autores, mas de resgatar em outras fontes descrições detalhadas das roupas dos espíritos percebidas por médiuns outros, que não ela, e distantes do seu meio de relações.

Observei que Yvonne não ficou fazendo comparações de trechos isolados dos autores, mas construiu um texto argumentativo que expõe claramente a literatura que dispunha em sua época.

Ao fim da leitura do capítulo do livro, pudemos concluir que não há nada de estranho nos espíritos apresentarem-se vestidos. As roupas são elementos identitários, possibilitam que médiuns e outros espíritos sejam capazes de reconhecê-los, além de expressarem sua psique, que funciona como instrumento de ação nos fluidos espirituais e no períspirito. Como a autora tem um pé na literatura, ela ilustra sua tese com a forte frase de Joana D’Arc, respondendo ao inquisidor que lhe pergunta se São Miguel lhe aparecia desnudo: “Pensas que Deus não tenha com que vesti-lo?”



O trabalho de Yvonne merece ser lido e relido por nossa geração. Fui aos poucos identificando um capítulo que tinha revisão teórica, problema de pesquisa, relatos de percepções mediúnicas oriundas de médiuns diversos, argumentação e conclusão. Como se vê, não é a escolaridade, isoladamente, que ensina as pessoas a pensar.


Ainda em tempo, a Federação Espírita Brasileira publicou um livro com o título “À Luz do Consolador”, no qual agrupou muitas das publicações de Yvonne na revista Reformador ao longo dos anos. Ele não pode passar despercebido a quem se interessa pelo estudo do espiritismo.

11.10.14

IMPRESSÕES DO SIMPÓSIO FRANCÊS DE ESPIRITISMO


Alcione Reis de Albuquerque



Obra de Augustin Lesage


Voltando do Symposium de Villeneuve D’ascq, em Lille, França, promovido pelo CSF (Conselho Espírita Frances) ocorrido nos dias 27 e 28 de setembro de 2014, com as melhores impressões dos trabalhadores espíritas neste país.

O tema central para este ano foi: “O trabalho nos centros, elemento importante para o despertar das consciências”. (‘Le travail dans les centres, element important pour l’eveil des consciences’)



Público presente

O que ressalta aos olhos é uma forte acentuação no estudo doutrinário, seguidos pela sua prática, mantendo, no todo, uma proposta séria em compreender e seguir os conceitos de Kardec, sem concessões a personalismos.

Ao lado desta postura percebe-se da parte da Federação Espírita da França, em especial na pessoa de seu presidente atual Richard Buono, uma abertura para acolher e ouvir variadas expressões do trabalho prático, tais como se vê no programa que foi levado a público.

Os aspectos históricos, filosóficos, científicos, assim como os aspectos da prática social, que denominamos caridade, são contemplados em todo território. Evidentemente não cobrem o território francês, mas encontram-se mais disseminados do que havíamos imaginado, para nossa alegria intima.




Cláudia Bonmartin no centro e Alcione à direita


Alegrias também sentimos em observar as confreiras brasileiras levando projetos de vulto a frente, tais como Cláudia Bonmartin em Paris e Cláudia Werdine em Madrid. Há um projeto de Evangelização da criança, do adolescente e das famílias já em vias de implantação em seis países, projeto denominado Sementes para o futuro (‘Semences de L’avenir’).



Cláudia Werdine


A “Banca de Livros” estava repleta das obras básicas de Allan Kardec, seguidas por muitos  títulos psicografados por Chico Xavier, além dos clássicos tais como Léon Denis, Flammarion , Bozzano, entre outros.



Livros espíritas em francês

Próximo encontro agora será em Lyon, berço do Codificador, para o 7º Congresso Francofônico de Medicina e Espiritualidade nos dias 18 e 19 de outubro. Este encontro será presidido por Marlene Nobre, SP. Br. e contara com a presença de alguns expositores brasileiros.

Agradecemos pela oportunidade de nos fazermos presentes no Simpósio de Lille, e aguardamos as tarefas que virão no mesmo ambiente de simplicidade, fraternidade e reforma intima.



(Alcione Albuquerque é brasileira, residente na França)

9.10.14

PESQUISADOR BRASILEIRO NOMEADO COORDENADOR DE ÁREA NA ASSOCIAÇÃO MUNDIAL DE PSIQUIATRIA




Não se trata de uma notícia espírita, mas gostaria de compartilhar com os leitores do Espiritismo Comentado a divulgação da Universidade Federal de Juiz de Fora, que informa a escolha do Dr. Alexander Moreira-Almeida como coordenador da seção de "Espiritualidade, Religiosidade e Psiquiatria" da Associação Mundial de Psiquiatria (WPA - World Psyquiatric Association).

Moreira-Almeida tem realizado e realizado muitas pesquisas envolvendo médiuns e religiosidade, uma área que tem avançado na psiquiatria mundial. Desejamos muitas realizações nos próximo três anos para ele.

As diversas publicações já feitas sobre o trabalho do professor em nosso blog pode ser lido em: http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/search?q=Alexander+Moreira-Almeida

7.10.14

UM NOVO LIVRO SOBRE HERCULANO PIRES FOI LANÇADO PELO CORREIO FRATERNO.




Herculano Pires foi um filósofo e jornalista paulista, espírita, que escreveu até o momento mais de 80 livros sobre áreas diversas do pensamento espirita. Sua influência no movimento espírita durante décadas, valorizando o pensamento de Allan Kardec, criticando análises apressadas, defendendo o movimento espírita através de um inovador Clube de Jornalistas Espíritas, escrevendo como Irmão Saulo em jornais de grande circulação, entre muitas outras ações, estende-se pelos anos e chega até muitas lideranças espíritas dos dias de hoje.



Em 2014 comemoramos seu centenário de nascimento, com diversos eventos. A editora Correio Fraterno lançou o livro "O Pensamento de Herculano Pires", do conhecido jornalista espírita Raymundo Espelho. Raymundo pinça conceitos importantes ao longo da extensa obra de Herculano, dando-nos uma visão introdutória da obra do filósofo espírita.



No verbete Cristianismo lê-se:



"Não há nenhuma possibilidade de se reajustar o cristianismo oficializado pelo Império Romano, ao cristianismo espiritual de Jesus. A gigantesca estrutura da Igreja é o último resíduo do império dos Césares. Só nos resta devolver a César o que é de César e a Deus o que é de Deus." (Revisão do cristianismo)



Assim, gota a gota, o leitor passa pelos muitos temas que Herculano tratou, pelos muitos títulos que escreveu, por momentos importantes da formulação de sua filosofia e do seu texto jornalístico. Ele desperta o interesse na leitura e releitura de livros importantes para a consolidação do entendimento do espiritismo por seus adeptos.

2.10.14

OS INIMIGOS INVISÍVEIS DO VOLUNTÁRIO ESPÍRITA





Tenho ouvido muitas pessoas dizerem que com a modernidade acabou com o tempo para o voluntariado espírita. Permitam-me discordar desta explicação, porque o voluntariado nunca esteve tão em moda. A Copa do Mundo e as Olimpíadas do Rio de Janeiro atrairão milhares de voluntários, mesmo que todos saibam o quanto estes eventos arrecadam com publicidade. Quando motivados pela aprendizagem, muitos alunos não se importam em fazer estágios voluntários, certos da importância da experiência que irão adquirir em sua formação.

Outra contradição está dentro do próprio movimento espírita: somos todos voluntários. Dirigimos as casas voluntariamente, dirigimos reuniões voluntariamente, participamos de eventos para arrecadação de fundos voluntariamente (na verdade, até pagamos para participar), aplicamos passes voluntariamente, organizamos cursos e seminários voluntariamente... Nossa história na casa espírita é voluntária, ou seja, fazemos porque temos vontade.

Quando pensamos nos esvaziamentos de diversas atividades das casas, fico pensando qual é a sua razão. Nem sempre as pessoas têm coragem de dizer verdadeiramente por que se afastam de uma atividade voluntária. Evitando conflitos, dão respostas socialmente aceitas, como a famosa “estou sem tempo”. Ouvindo esta frase, o coordenador da equipe a repassa ao dirigente e este começa a teorizar: as pessoas estão sem tempo.

Acho que o voluntariado tem outros inimigos invisíveis, menos discutidos. Um deles é o desencanto. Uma pessoa procura uma atividade imaginando que será o que ela não é. Quantas pessoas pensam que trabalhar com crianças é apenas a alegria de brincar? Quando se apercebem que pode envolver cuidados, lidar com problemas, responsabilidades, exigências... perdem o entusiasmo.

E a rotina? Os grupos vão se preocupando apenas com as tarefas e se esquecem de outras coisas como o encontro, o relacionamento, as comemorações das realizações, a amizade. O voluntário sente-se como um mero trabalhador, com os ônus do trabalho, sem os bônus do encontro.

Outra coisa esquecida é o desenvolvimento do voluntariado, geralmente associado com a rotina. As pessoas não aprendem nada depois de algum tempo. Não conversam sobre o trabalho que fazem e alternativas para aperfeiçoamento. Não participam de cursos, de seminários. Não visitam outros trabalhos semelhantes para ver como realizar melhor. Não são incentivados a apresentar seu trabalho em espaços onde ele seria valorizado e discutido.

Em meio a tanto incentivo à disciplina (necessária, claro), às vezes se esquece do desejo. O que faz as pessoas felizes? Eu preciso ir a uma atividade porque me constranjo a tal ou há algo parecido como a hora de sair com o namorado (a) no trabalho voluntário que faço? Existe alegria no trabalho?

Como se dão as relações no trabalho voluntário? Elas são sempre marcadas pela crítica, muitas vezes imaturas e mal fundamentadas, calcada em estereótipos, ou são relações ricas de afeição e respeito?

Os colegas e coordenadores valorizam o trabalho realizado? Mostram os resultados do que se faz? Partilham as informações e percepções que mostram casos reais de crescimento das pessoas que são auxiliadas pelo trabalho?

Nas dificuldades há apoio? O voluntário tem a quem recorrer, às vezes apenas para desabafar, outras para ouvir quem já passou pelo problema que hora enfrenta? Alguém está disponível nas horas de dificuldades, ou o atendimento fraterno é apenas para o público externo que procura o centro espírita?

E você, que me lê, como voluntário? Como trata seus colegas, coordenadores e público? Que ambiente você cria com suas ações? O que pode melhorar?


Antes de pensar nestas e em outras questões que nos ocorrerão, é difícil aceitar a ideia que a pressa dos tempos modernos faz com que não seja possível contar com voluntários para o que quer que seja. É sempre possível aperfeiçoar o que se faz.