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11.7.23

QUEM É PEDRO CAMILO?




Jáder Sampaio

Receberemos hoje a visita do expositor espírita Pedro Camilo, que irá lançar em Belo Horizonte o seu romance “A Fraude”, que trata de cartas consoladoras. O tema é bem atual e envolve o direito brasileiro e seus desdobramentos em frente de uma prática que foi popularizada por Chico Xavier e muito divulgada pela televisão e pelo cinema, o que incentivou diversos grupos a tentar realizar esse tipo de reunião mediúnica como forma de caridade com os enlutados.

Graças às pesquisas de Julie Beischel e colaboradores (Among Mediuns - disponível em inglês no Kindle), sabemos que nem todos os médiuns estão aptos a esse tipo de atividade. Há médiuns intuitivos cuja faculdade não lhe faculta perceber identidade de espíritos desencarnados, percebendo apenas estados emocionais, pensamentos esparsos diversos do seu, sem conseguir lograr distinguir aparência, “roupas” ou “ouvir” palavras ditas pelos espíritos. A influência do médium na comunicação é bem mais acentuada e a insegurança faz com que ele cerceie informações percebidas por medo de não serem precisas ou corretas.

A pesquisa realizada pelo Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde, publicada há alguns meses, mostrou que há muitas informações equivocadas divulgadas por grupos espíritas que se dedicam a esse tipo de prática no Brasil. Por muitos anos vimos trabalhando sem a verificação de informações obtidas, com paciência com os médiuns, aceitando até mesmo o chamado animismo, que seria um fenômeno psicológico, e não mediúnico. O caráter privativo das reuniões, somado à desnecessidade de divulgação ampla das informações obtidas, fez com que algumas pessoas sentissem confiança para divulgar o que lhes vem à mente interpares. Na medida em que a mediunidade é colocada a serviço dos enlutados, é necessário avaliar se a faculdade do médium se presta a tal finalidade e a aceitar que são raríssimos os médiuns que têm mensagens 100% oriundas do espírito comunicante, sem interferências pessoais.

A pesquisadora norte-americana nos mostrou que os médiuns que se prestam a esse tipo de atividade de intercâmbio geralmente acertam muito acima do esperado e fornecem informações que surpreendem aos enlutados, mas podem ter algum ruído na comunicação ou entender mal o que percebem pela via mediúnica, comunicando incorretamente. Cabe afirmar que feita a análise estatística, os resultados são geralmente superiores aos obtidos para outras pessoas, com espírito de mesmo gênero, idade de desencarnação e outras informações objetivas. Na grande maioria dos casos estudados as famílias identificam corretamente que mensagem lhes é direcionada e que mensagem não lhes pertence, apesar das semelhanças.

A estruturação desse tipo de reunião pode vir a atrair pessoas de má fé, que se fazem passar por médiuns e produzem fraudes, realizadas com o auxílio da internet e de outros recursos de acesso à informação, procurando construir uma reputação, obter vantagens financeiras, dar visibilidade à sua pessoa, entre outros interesses ainda mais nefastos. Não agem desinteressadamente, e podem ou infiltrar-se no meio espírita, ou fazer seus próprios grupos, como foi o caso de um suposto médium que cumpre pena, condenado por atos como estupro de vulnerável e violação sexual, respondendo ainda a outras acusações. Ele criou uma instituição que controlava, que mesclava crenças de diversas religiões e que lidava com ele como se fosse pessoa idônea e inimputável, fechando olhos a irregularidades que aconteceram ou aceitando explicações inverossímeis.

Cabe às organizações espíritas precaverem-se contra esse tipo de problema, que atraiu pessoas de má fé às instituições espíritas. 

Além do tema da palestra e do livro, Pedro Camilo é um advogado e professor de nível superior, cursando doutorado na Universidade de Coimbra em Portugal. Dedicou anos aos estudos e divulgação da obra de Yvonne Pereira, dedicando-se depois à pesquisa de novas informações sobre a médium, que conseguiu com a contribuição de diversas pessoas que conviveram com ela, seja da família ou do meio espírita. Quatro livros foram escritos divulgando seus resultados e foram muito bem acolhidos pelo meio espírita.

Em viagem de divulgação por Minas Gerais, pela capital e por cidades da região oeste do Estado, ele autografará seu novo romance na Associação Espírita Célia Xavier, em Belo Horizonte - MG, hoje, dia 11 de julho de 2023. Quem não puder estar presente, mas desejar reservar um livro “A Fraude” pode fazê-lo ligando para a secretaria da AECX, com o compromisso de buscar posteriormente e acertar o valor de venda. O telefone da livraria é 3334-5787.

A palestra pode ser vista pelo YouTube através do link: https://www.youtube.com/live/KF-1sUPmfmQ?feature=share 

5.7.23

O CARÁTER DO CONHECIMENTO ESPÍRITA

 



Allan Kardec trabalhou ao longo de sua obra com diversas formas de produção do conhecimentos, de diversos tipos, como bom intelectual e polímata que era. Para a Revista Espírita de julho a setembro de 2023, sugerimos um texto que aborda quando o codificador trabalhou com a filosofia e suas técnicas, a ciência natural, a ciência do espírito ou ciência humana e com conhecimentos de cujo religioso, nos quais empregou técnicas de hermenêutica com as novas possibilidades que os estudos espíritas trouxeram para a compreensão do universo e dos fenômenos espirituais.

A revista é gratuita e pode ser acessada para leitura em telas (notebook, tablets, smartphones, etc.) no seguinte endereço: 

https://cei-spiritistcouncil.com/revue-spirite/ É o número 12, mas os demais números da revista estão disponíveis gratuitamente nessa página.


O lançamento da revista, contendo falas rápidas dos autores dos diversos artigos pode ser vista pelo YouTube em: 

https://cei-spiritistcouncil.com/lancamento-revue-spirite-n12/



3.7.23

QUE TIPOS DE CONHECIMENTO COMPÕEM A OBRA DE ALLAN KARDEC?

 


Atendemos ao convite do conhecido Instituto de Cultura Espírita do Brasil, com sede no Rio de Janeiro – RJ, para tratar do artigo publicado no último Enlihpe e intitulado “Allan Kardec entre Comte e Dilthey, ou porque o espiritismo não é apenas Ciência Natural”.

https://www.youtube.com/watch?v=z1UrQai9iag

Nesse artigo buscamos mostrar como Kardec fazia ciência, e que influências pode ter sofrido ao longo de seu trabalho. Comte, apesar de não ser um filósofo reconhecido, foi muito influente na França com o seu positivismo. Hoje o termo perdeu sua precisão e é comum empregá-lo em tom crítico para quem teoriza apenas com induções e observações a partir de dados. Dilthey surgiu depois de Kardec, mas reflete um movimento dos que entenderam que havia ciências com método distinto do geralmente empregado nas ciências naturais (Física, Química, Biologia, principalmente). Comte também propôs que a sociologia fosse uma ciência que emprega as técnicas positivistas, mas não acenou com uma integração às três ciências da natureza, sendo às vezes conhecido como fundador ou precursor da sociologia como ciência.

Dilthey foi o primeiro filósofo reconhecido a propor uma epistemologia (área da filosofia que estuda o conhecimento científico) para o que chamou de ciência do espírito, ciências humanas e de ciências humanas e sociais. a partir do trabalho dele, houve uma fértil disseminação de suas ideias, em conjunto ou isoladas, por áreas do conhecimento como o direito, a sociologia, a história, a antropologia, a psicologia (que já usava métodos de ciências naturais desde Wundt).

Observamos que Kardec propôs técnicas como o “controle universal do ensino dos espíritos” que não fazem parte do rol das técnicas de pesquisa em ciências humanas, mas que tem correspondentes muito semelhantes na na hermenêutica de Schleiemacher, epistemologia de Dilthey, e na Fenomenologia de Edmund Husserl.

No estudo do ICEB, dividimos o artigo em blocos, e discutimos dois deles com a Dra Nadja, Prof. Dra. em Filosofia e diretora do ICEB que tem feito esforços imensos para dar continuidade à instituição com qualidade. 

Vimos o conteúdo do texto até Comte, e falaremos desse autor na próxima oportunidade.

Gostaria muito que os leitores do Espiritismo Comentado assistissem e comentassem o conteúdo, o que certamente nos despertará para a questão que é muito ampla e complexa. O artigo do estudo está no livro “Coerência doutrinária na pesquisa espírita”, que pode ser adquirido via Kindle (Amazon.com) ou na livraria do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, para entrega via correios.

https://ccdpe.org.br/produto/coerencia-doutrinaria-na-pesquisa-espirita/

Quem desejar o texto anterior, publicado no livro “O espiritismo, as ciências e a filosofia”, também fruto de um Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, que se encontra em promoção no CCDPE-ECM.

https://ccdpe.org.br/produto/o-espiritismo-as-ciencias-e-a-filosofia/