6.8.12

ESPÍRITAS NO CENSO 2010


O censo 2010 já começou a publicar resultados sobre a comunidade espírita brasileira. O IBGE distinguiu com clareza os espíritas dos profitentes da Umbanda, Candomblé, espiritualistas e outras religiões afro-brasileiras.

Número

Declararam-se espíritas três milhões, oitocentos e quarenta e oito mil brasileiros (cerca de 2,02% da população brasileira). Destes, apenas 72 mil espíritas (menos de 2%) são residentes em zona rural, sendo uma comunidade predominantemente urbana em nosso país.

Gênero

Há uma predominância de mulheres espíritas 2267000 (dois milhões, duzentos e sessenta e sete mil) contra 1587000 (um milhão quinhentos e oitenta e sete homens), tendência que se repete nas diversas denominações e só se inverte nos que se declaram sem religião (ateus, agnósticos, etc.)


 

Cor declarada


Mais de dois milhões e meio (2,645 milhões) das pessoas que se declaram espíritas, declaram-se também brancos, sendo uma população superior à dos que se declaram pardos (901 mil), pretos (254 mil), amarelos (40 mil) e indígenas (6,8 mil). Este perfil é diferente dos católicos, onde há quase um equilíbrio entre brancos e pardos e dos evangélicos, onde há uma leve superioridade numérica dos pardos.



Escolaridade

Quase dois milhões (1,958 milhões) de espíritas têm escolaridade média ou superior.

Ocupação

Cerca de 73% da população brasileira é economicamente ativa. Entre os espíritas, são 54%.

47% são celetistas com carteira assinada
11% são militares e servidores públicos estatutários
12% trabalham sem carteira assinada
22% trabalham por conta própria
4% são empregadores
1,2% são trabalhadores não remunerados (voluntários?)
0,5 % trabalham para o próprio consumo (subsistência?)

Há percentualmente o dobro de empregadores espíritas, com relação às demais religiões e aos sem religiões, que giram em torno dos 2%, em outras palavras, entre os espíritas economicamente ativos há um percentual superior de empreendedores.
Entre os militares e servidores públicos estatutários, a população espírita também é percentualmente o dobro das demais designações. É  bem possível que este desempenho esteja associado à escolaridade dos espíritas, a mais alta das categorias estudadas.

Estas são apenas algumas informações. Na programação do 8o. ENLIHPE teremos um trabalho sobre o tema, a ser apresentado por Jeferson Betarello. Participem e confiram. Este trabalho deve gerar um rico diálogo.

4.8.12

O RESGATE DE ROSEMARY


Franz Liszt

Uma menina de sete anos, morando em um casarão de Londres, acostumada a ver os Espíritos, após acordar, vê "um homem muito velho", "cabelos brancos" e vestia algo que ela entendeu ser um vestido comprido (era uma batina).

- "Quando você crescer, eu voltarei e lhe transmitirei música." - Ele explicou-lhe que havia sido compositor e pianista.

Assim inicia-se o livro "Sinfonias Inacabadas", um ensaio autobiográfico escrito pela médium musical Rosemary Brown, que ao crescer escreveria peças atribuídas a Lizst, Chopin e muitos outros compositores.

A incansável Elsie Dubugras (Revista Planeta) está por trás da tradução do livro que enriquece o conhecimento de espíritas e interessados com mais um capítulo da história da mediunidade.


Assim como Chico Xavier, era de origem humilde e teve formação musical extremamente limitada, como se pode ler na matéria do blog Era do Espírito, mantido pelo Dr. Ademir Xavier. http://eradoespirito.blogspot.com.br/2012/07/rosemary-brown-e-arte-mediunica-erico.html

Falo de Rose Brown, porque teremos um estudo interessante no encontro nacional da LIHPE, feito por Érico Bonfim, que se pode ver executando ao piano uma das peças psicografadas pela médium no blog citado.

Ampliemos nossos horizontes culturais em matéria de mediunidade e espiritismo.

3.8.12

SAIU A PROGRAMAÇÃO DO 8o. ENLIHPE




Espiritismo na atualidade: das práticas cotidianas ao meio acadêmico

 PROGRAMAÇÃO – 18/08/12

Sábado

8h00 Recepção, credenciamento e entrega de material

8h30 Prece de Abertura (Geraldo Ribeiro)

8h35 Apresentação artística

8h50 Palavras iniciais: Marco Milani - LIHPE / Júlia Nezu – CCDPE-ECM / Neyde Schneider – USE-SP

9h00 Jáder Sampaio / Júlia Nezu – lançamento dos livros "O Espiritismo nas Ciências Contemporâneas: Textos selecionados do 3º e 7º Enlihpe’s" e "Uma Paixão no Salão"

9h20 Rodolfo Puttini – Medicina e Espiritualidade

9h40 Perguntas e comentários

10h00 Intervalo e mesa de autógrafos: Livro do Enlihpe, "Uma Paixão no Salão" e "Medicina e Espiritualidade"

10h30 Ademir Xavier Jr.- Extração de atributos e características estatísticas das cartas de F.C.Xavier

10h50 Perguntas e comentários

11h10 Érico Tourinho Bomfim - (Projeto de Pesquisa) A música de Rosemary Brown: questões de forma, estilo e autoria na Sonata em fá menor, atribuída a Franz Schubert

11h30 Perguntas e comentários

11h45 Marco Milani – A Crença na Reencarnação: uma Análise Descritiva em Países Europeus

12h00 Perguntas e comentários

12h15 Orientações gerais e intervalo para o almoço e visita ao acervo

13h45 Atividade artística

14h10 Alexandre Fonseca - Análise científica dos fundamentos teóricos da apometria

14h30 Perguntas e comentários

14h45 Adolfo Mendonça Jr. – A evolução do pensamento científico e o método de Kardec

15h05 Perguntas e comentários

15h20 Intervalo

15h50 Tiago Paz e Albuquerque - O Espiritismo em teses e dissertações: período 2010/11

16h10 Perguntas e comentários

16h25 Washington Fernandes: Apresentação de Animação Gráfica e Holografia Espíritas.

16h45 Perguntas e comentários

17h00 Encerramento das atividades do dia





PROGRAMAÇÃO – 19/08/12

Domingo
8h00 Assembleia da LIHPE

9h00 Prece de Abertura e comentários gerais

9h10 Atividade artística

9h30 Anna Lívia Gomes – Pela verdade: anticlericalismo e espiritismo em Uberaba

9h50 Perguntas e comentários

10h05 Samuel Magalhães – Anna Prado: A mulher que falava com os mortos

10h25 Intervalo e lançamento do livro "Anna Prado"

11h00 Sandro Fontana – Mensuração do nível estimado mediúnico

11h20 Perguntas e comentários

11h35 Jeferson Betarello – Contingente Espírita: Uma Leitura do Censo 2010

11h55 Perguntas e comentários

12h10 Comentários finais e prece de encerramento

12:30 Almoço de confraternização


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO, INSCRIÇÕES, ETC

Site do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro
http://www.ccdpe.org.br/

APOIO INSTITUCIONAL





1.8.12

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO


Terminei a leitura do livro "Uma breve história do cristianismo", de Geoffrey Blainey. De fato, ele produziu um texto como historiador, embora seja uma narrativa corrida e sem a indicação de fontes, o que gera alguns pontos polêmicos e outros próprios da leitura do autor. Apesar da busca do lugar terceiro, o autor não consegue deixar de expor-se e posicionar-se, o que é esperado.

O livro é uma deliciosa leitura introdutória para quem se interessa pelo tema. De Jesus a João Paulo II, o autor dedica uma ou duas páginas para um grande número de designações e grupos cristãos e anticristãos, mundo afora. Surpresa agradável foi encontrar uma descrição das ideias de Emmanuel Swedenborg (médium sueco) e de Edward Irving, considerados antecessores do espiritismo por Arthur Conan Doyle.

Allan Kardec, o Evangelho Segundo o Espiritismo e o movimento espírita são uma grande omissão do autor, que chegou a inserir tendências atéias e de articulação entre o marxismo e o cristianismo em seu trabalho. A Teologia da Libertação brasileira é recordada, e os três milhões de espíritas esquecidos. Etnocentrismo do primeiro mundo?

Uma trajetória curiosa do autor é traçar a linha tênue entre o cristianismo e a política. A desconstrução do catolicismo pela revolução francesa, sua expoliação pelos revolucionários e o desrespeito a instituições cristãs como um todo, sem capacidade de distinguir os aliados da nobreza dos servidores do povo como um todo, causam quase indignação.

O autor também tem uma leitura muito diferente da historiografia brasileira com relação aos jesuítas. Foram perseguidos por serem competentes ou por interferirem nos bastidores do poder temporal?

Uma leitura interessante é a recuperação de cada uma das tendências oriundas do movimento protestantes que estão presentes no nosso dia-a-dia. Os Santos dos Últimos dias, a Assembléia de Deus, os Metodistas, os Batistas, o Exército da Salvação, os luteranos, a Torre de Vigia, a Ciência Cristã, os Quakers, todos têm suas origens, principais ideias e percurso esboçados no texto e contextualizados.

O cristianismo é um opositor do capitalismo democrático? Do comunismo? Do fascismo? O tema, apesar de tratado de forma breve, faz parte da proposta da obra. Muitos ativistas políticos ateus de hoje tratam as diversas designações cristãs como adversárias ou inimigas, com intolerância incomum.

Blainey trata também de um assunto curiosíssimo. A crença de ateus e agnósticos no conhecimento considerado científico e tecnológico e sua cegueira quanto às questões do humano, nestas estreitras abordagens epistemológicas do conhecimento. Ele aponta uma certa ingenuidade de propostas como a de Dawkins e a de Hawking e um esquecimento dos episódios negros das guerras mundiais e seu racionalismo anti-humanista.

O livro, apesar de expressar a leitura do autor, lança luz e questões sobre as representações do cristianismo na sociedade, hoje, talvez surpreendendo muitos dos que se encontram identificados com o movimento cristão e ignorantes das ações e concepções de ateus e políticos materialistas. Recomendo a leitura crítica do mesmo.

29.7.12

RECORDAÇÕES DE ALCIONE MIANA MACHADO


Alcione Miana Machado


É muito comum escrever-se sobre líderes e expositores atuantes no movimento espírita que desencarnam. Hoje faremos diferente. Vamos escrever sobre uma trabalhadora espírita e pessoa de bem.

Alcione desencarnou recentemente, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico e um mês de luta pela vida em centro de terapia intensiva. A família enfrentou com carinho e resignação, não sem tristeza, todo este período desgastante de idas, vindas e expectativas. Um belo gesto, às vezes incompreendido pelos espíritas menos esclarecidos, foi a oferta incondicional de doação de órgãos após o protocolo de confirmação da morte encefálica. Um último ato de caridade, que seguramente seria endossado por Alcione, se ela estivesse consciente.

Alcione ligou-se ao movimento espírita desde a infância, ao que sei. Embora de grupos diferentes dentro da mesma casa, frequentamos a mocidade da AECX e estivemos juntos em algumas atividades, como o Coral que a maestrina Anésia regia. Bela voz, um pouco tímida no início, Alcione transformaria a música em um de seus instrumentos de trabalho futuros.

Formou-se em Psicologia e foi atuar na Psicologia Escolar, no Lar Espírita Esperança. O Lar foi uma iniciativa de nossa casa espírita, uma instituição grande para o nosso fôlego, bem construída, mas carente de trabalhadores contratados e voluntários. Alcione tornou-se com o tempo a coordenadora-administrativa da equipe da creche, que passou a ser fruto de um convênio entre o Lar Espírita e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Crianças, professores, pais, voluntários, todos passavam pelos cuidados gentis e criteriosos de Alcione. Ela praticamente abriu as portas e facilitou todo o trabalho de campo do meu doutorado. As crianças a abraçavam e respeitavam, sempre paciente e risonha. As professoras e pedagoga a tinham como referência e trabalhavam sob sua atenciosa diligência. Os eventos extra-creche, no Lar Espírita, sempre contavam com sua colaboração voluntária na organização e respeito às regras necessárias para que o espaço fosse utilizado sem criar qualquer risco para a saúde das crianças. Ela era a autoridade presente nos dias de funcionamento da creche, embora não fosse a superintendente.

Alcione estava presente também na organização e execução das reuniões de pais, ação importante para o fomento da participação da família das crianças na creche e solução de problemas diversos.

Fora do seu trabalho profissional, como voluntária, Alcione tornou-se um dos coordenadores da mocidade espírita da casa. Anos de dedicação aos adolescentes e jovens.  Mais que respeitada, tornou-se pessoa querida entre os jovens, e apesar de sua condição de adulta jovem, eram muitas as brincadeiras sobre seu tempo de participação no grupo, o que ela recebia com bom humor.

Voz cristalina, cantava com os jovens, organizava e incentivava orfeões infantis na creche, mais de uma vez organizou ônibus e excursões para que eles fossem cantar em diversos lugares.

Sem trabalhadores deste quilate, não há atividades espirituais. Fundadores podem conceber e até registrar em cartório, mas este tipo de colaborador funciona como os membros e o sangue do corpo laboral. Sem Alciones, os trabalhos definham e fecham-se. Ela não apenas contribuiu pessoalmente, "colocou a mão na massa", como serve de inspiração aos que mais se preocupam com seu próprio ego que com a continuidade, qualidade e funcionamento das atividades institucionais.

Sentiremos sua falta, Alcione. Lembraremos de você na alacridade dos jovens, nas festas das crianças do Lar Espírita, nas iniciativas de grupos musicais de nossa casa, e nos muitos espaços nos quais você deixou marcas. Lembraremos de você quando assistirmos as palestras do Pedro, com sua memória prodigiosa, quando encontrarmos a jovialidade da Anésia, e ao conversar com seus irmãos e sobrinhos, que são nossos amigos diletos e presentes. Você nos antecede, e empreende cedo a grande viagem, mas sua presença não se apagará com facilidade de nossas almas, posto que se acham marcadas com o perfume de suas ações.  



20.7.12

BEZERRA DE MENEZES RECOMENDANDO COMPRA DE LIVROS?



Qual é o limite das responsabilidades entre encarnados e desencarnados? Os assuntos da administração do movimento espírita, de forma geral, são de responsabilidade dos espíritas. Responsabilidade significa escolha, decisão e arcar com os resultados das escolhas.

As orientações espirituais, via de regra, envolvem estímulo, reserva, reflexões morais, sempre respeitando as escolhas de pessoas e grupos. Espíritos que se tornam diretivos da vida de terceiros nos deixam preocupados sobre sua condição. Já vi alguma posição mais assertiva ante consulta e em particular (dentro de um grupo).

Recebi por estes dias uma notícia de uma confraternização na qual um médium dá uma comunicação, na qual Bezerra de Menezes sugere que se estude um livro do próprio médium como tema central do próximo evento, com a renda do livro voltada "à região e à divulgação do Espiritismo". Difícil crer que Bezerra de Menezes se prestasse à condição de garoto propaganda, especialmente se considerarmos a situação do evento, no qual as pessoas estão emocionadas e estabeleceu-se um vínculo de simpatia com os expositores.

Lembrei-me de uma situação muito singular narrada por Camille Flammarion, no livro "O Desconhecido e os problemas psíquicos", no capítulo intitulado "Os Crédulos". Ele conta a história de um senhor que busca uma médium em busca de notícias da esposa desencarnada. Tratava-se de alguém "bem apessoado" e com recursos financeiros, que talvez seria considerado um "bom partido" nos dias de hoje.

A médium disse ao consulente que a esposa estava bem, mas muito preocupada com ele, porque estava sozinho e que deveria procurar uma nova companheira, quem sabe a própria médium.....

17.7.12

ENCONTRA-SE EM CURSO A 30a. SEMANA ESPÍRITA DE MONTES CLAROS

A semana espírita de Montes Claros - MG acontece nos dias 14 a 21 de julho, e este ano o evento completa seu 30o. aniversário. Promovido pela Aliança Municipal Espírita de Montes Claros, o evento acontece no auditório da Escola Normal, um espaço que comporta cerca de 500 pessoas e foram adicionadas 150 cadeiras para que todos possam assistir confortavelmente.

Como se pode ver, a semana está prestigiada. A foto acima é da palestra do conhecido expositor de Belém-PA, Alberto Almeida.

Se o leitor é da região, verifique a programação no blog http://amedemontesclaros.blogspot.com.br/ e participe dos seminários que estão programados para 21/07 com Marcel Mariano - BA e Geraldo Campetti - DF. Segue abaixo as palestras e seminários durante a semana.

PALESTRAS

14/07/12 - 20h = Alberto Almeida (Belém/PA) - A EDUCAÇÃO PARA A FELICIDADE
15/07/12 - 20h = Emerson Pedersoli (BH/MG) - A EDUCAÇÃO PARA AFETIVIDADE ENTRE PAIS E FILHOS
16/07/12 - 20 h = Abigail Guimarães (Vitória da Conquista/BA) - EDUCAÇÃO, IMORTALIDADE E TRIUNFO DO ESPÍRITO

17/07/12 - 20h = Juselma Coelho (BH/MG) - EDUCAÇÃO, EVANGELHO E EXPERIÊNCIAS ILUMINATIVAS
18/07/12 - 20h = Henrique Kemper (BH/MG) - A EDUCAÇÃO NA OBRA E VIDA DE CHICO XAVIER
19/07/12 - 20h = Ricardo Ferreira (Vitória da Conquista/BA) = A ÉTICA E A RAZÃO DO HOMEM DE BEM

20/07/12 - 20h = Marcel Mariano (Salvador/BA) = O SER HUMANO EM CRISE EXISTENCIAL
21/07/12 - 20h = Geraldo Campetti (Brasília/DF) = JESUS, O MESTRE POR EXCELÊNCIA

SEMINÁRIOS
15/07/12 - 8:30/12:30 = Alberto Almeida - EDUCAÇÃO PARA A VIDA CONJUGAL
21/07/12 - 8:30/12:30 = Marcel Mariano - EDUCAÇÃO, DESPERTAMENTO E TRANSFORMAÇÃO
21/07/12 - 14:00/17:30 = Geraldo Campetti - A INDISPENSÁVEL JORNADA DO ESPÍRITO IMORTAL


15.7.12

8o. ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO

 


Chegamos à oitava edição do Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE. Este evento ganhou um perfil diferenciado dos encontros de divulgação do espiritismo por diversas razões:

1. É uma tentativa de aproximação e intercâmbio dos membros da LIHPE, que durante o ano apenas têm contato via internet.

2. Com o passar dos anos, tornou-se um espaço para apresentação de trabalhos desenvolvidos nas universidades ou com rigor acadêmico em sua concepção.

3. Como um congresso, os trabalhos são apresentados e discutidos brevemente pela assistência.

4. Como faz chamada de trabalhos, temos descoberto novos pesquisadores, novos trabalhos e novos talentos, que passam despercebidos ao movimento espírita ou ficam trabalhando isolados nas universidades.

5. Como um evento seminal, ele inspirou a criação da coleção "Espiritismo na Universidade", pelas Dras. Cléria e Nadia, da UNIFRAN (Universidade de Franca).

6. Ele possibilita uma reunião administrativa anual, na qual traçamos os objetivos de trabalho para o ano seguinte.

7. É possível conhecer o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro e seu acervo. Esta instituição cresce e se estrutura ao longo dos anos. http://www.ccdpe.org.br/

8. A livraria do CCDPE sempre se estrutura para receber os participantes com livros de interesse à pesquisa, publicados por diversas editoras. Há diversos livros que são difíceis de ser encontrados, como os que foram escritos por Eduardo Carvalho Monteiro e são cuidadosamente divulgados pela instituição que abriga o evento.

9. Anualmente temos conseguido lançar um livro com uma seleção dos melhores trabalhos apresentados do ano anterior. Este ano estamos trabalhando intensamente para o lançamento do livro "O espiritismo nas ciências contemporâneas: textos selecionados dos 3o. e 7o. Encontros Nacionais da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE)"

10. O ENLIHPE tem atraído congressistas de diversos estados do país e do interior de São Paulo: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Ceará, Goiás e Piauí são alguns dos estados que já prestigiaram o evento.

11. Geralmente o encontro é prestigiado pela imprensa espírita que participa ativamente, entrevista, questiona as mesas e conferencistas, grava e dá visibilidade ao trabalho.

12. Das áreas de conhecimento, temos recebido trabalhos na fronteira entre o espiritismo e a física, a psicologia, a educação, a história (que já tem um grupo muito forte no ENLIHPE), as letras, a comunicação social e as ciências sociais. Este ano teremos trabalhos relacionados à música, à medicina e a demografia, além de diversas das áreas já tradicionais. Em outras palavras, é um encontro temático e transdisciplinar, que promove o diálogo entre áreas de conhecimento estabelecidas em torno do espiritismo.

13. O ENLIHPE tornou-se também um espaço de referência para o lançamento de novos livros, para conseguir autógrafos com os autores e conversar com eles.

14. Infelizmente não é um evento gratuito, pelas despesas de organização que envolve e a dificuldade em conseguir patrocínio para um encontro desta ordem (embora haja esforços para tal). Ele demanda do participante uma taxa de inscrição e de almoço (que atende a onívoros e vegetarianos, com qualidade).

Transcrevo abaixo alguns dados publicados pelo site do CCDPE sobre o evento e peço ajuda de todos na divulgação do mesmo.



 

 8º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo.

Data: 18 (sábado) e 19 (domingo) de agosto de 2012 – São Paulo – SP
Informações:
(11) 5561-5443 begin_of_the_skype_highlighting (11) 5561-5443 end_of_the_skype_highlighting - (11) 9983-8425 begin_of_the_skype_highlighting (11) 9983-8425 end_of_the_skype_highlighting (vivo) ou (11) 5135-7009 begin_of_the_skype_highlighting (11) 5135-7009 end_of_the_skype_highlighting (tim) c/ Márcia.
e-mail: 8enlihpe@ccdpe.org.br
Valor de inscrição e dados bancários:
Taxa de Inscrição: R$ 50,00 até o dia 15 de julho 2012, após R$ 60,00
O valor deve ser depositado na conta corrente CCDPE:
Banco Itaú – Agência 0745 – Conta corrente 60.000-7
O comprovante de pagamento você pode enviar por aqui ou para o e-mail 8enlihpe@ccdpe.org.br
Local:
Sede do CCDPE-ECM – Alameda dos Guaiases, 16 – Cep: 04079-010- Planalto Paulista – São Paulo – SP
Condução Gratuita:
Condução gratuita entre o Metrô Praça da Árvore e CCDPE.
Horários de saída: sábado e domingo: 7:30-8:00-8:30 e 9:00h
Fone motorista (11) 8229-0241 begin_of_the_skype_highlighting (11) 8229-0241 end_of_the_skype_highlighting
Almoço:
O valor do almoço será de R$ 15,00/por dia, por pessoa (bebida e sobremesa inclusas)

11.7.12

LINGUAGEM DOS ESPÍRITOS NA PSICOGRAFIA


Ao contrário dos dias de hoje em que a psicofonia pode ser considerada a modalidade de mediunidade mais exercida nas sociedades espíritas, nos trabalhos da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, à época de Kardec, a psicografia era a faculdade mediúnica mais presente.

Desta forma, a construção de arquivos e a análise da mediunidade tornava-se mais fácil, e uma das questões muito tratadas pelo Mestre e seus coetâneos era a questão da identificação dos espíritos.

Lemos em Allan Kardec  (A Obsessão, livro publicado pela editora O Clarim, nos capítulos "Processo para afastar maus espíritos"), uma série de cuidados a serem tomados para a análise da linguagem dos espíritos comunicantes que passo a sintetizar:

1.  Desconfiar de nomes ridículos, estranhos e de nomes venerados. Os dois primeiros podem ser fruto de espíritos brincalhões e o último dos que desejam induzir a credibilidade.

2. Médiuns honestos podem ser enganados por espíritos mistificadores, da mesma forma que homens de bem podem se deixar levar por estelionatários, ilusionistas e pessoas que acham graça em criar constrangimento em terceiros. Não se deve fazer uma associação imediata entre o caráter do médium e o do espírito.

3. As comunicações grosseiras são mais fáceis de perceber, as mais difíceis são as que aparentam sabedoria e seriedade.

4. Se houver conselhos, analisar com cuidado se não induzem a atitudes ridículas (nos dias de hoje fico pensando em roupas especiais, gestos supersticiosos, uso de ervas e medicamentos de origem e eficácia duvidosa, comportamentos anacrônicos, crenças místicas, entre outros)

5. Ainda sobre os conselhos, espíritos superiores prescrevem o bem, a caridade  (o que me faz lembrar de inserções próprias de uma ética da teologia da prosperidade ou do relativismo filosófico, em obras de médiuns que talvez não atinem para suas consequências na sociedade).

6. Bons espíritos não impõem posições, ao contrário de espíritos inferiores, que podem dar ordens e desejam ser obedecidos, são persistentes e tenazes. (Lembrei-me dos "trolls", nome dado na internet para pessoas que insistem em fazer prevalecer seus pontos de vista. O conselho dos mais experientes costuma ser "não alimente os trolls" ou seja, evite os debates sem fim.)

7. "Bons espíritos não adulam" (embora incentivem) enquanto os maus espíritos podem fazer elogios exagerados como forma de obter a confiança do médium pela vaidade. (Li algures alguns textos de médiuns que se consideram uma espécie de nova geração, melhores e com atuação mais consistente que médiuns como Chico Xavier, que descrevem como "escravo dos espíritos". Haja presunção.)

Sábios e difíceis conselhos a serem seguidos.

7.7.12

MECÂNICA QUÂNTICA E FENÔMENOS ESPÍRITAS


O Espiritismo Comentado publicou algumas vezes comunicações sobre um tema da moda, que é a tentativa de emprego da mecânica quântica para a explicação de fenômenos espíritas.

Como outras incursões em áreas do conhecimento já estabelecidas, esta pode parecer uma especulação com status de hipóteses, mas se os conceitos, seu significado e sua origem teórico-empírica não são de domínio da pessoa que propõe a suposta hipótese, eles perdem a condição de hipótese, para não ser mais que uma "tolice vestida de palavras usadas em ciência".

Não posso falar da Física, por não ter formação suficiente para tal, mas tenho acompanhado algumas incursões de espíritas, médiuns e até espíritos pela Psicologia Analítica. Conceitos como individuação, no contexto da obra de Carl Gustav Jung, se tornam irreconhecíveis em alguns textos que compilei. Não dá para aprender lendo um dicionário, nem um texto de divulgação do próprio Jung. Demanda um conhecimento da obra, dos demais conceitos (como o de arquétipo) que fazem parte de sua inteligibilidade e também da sua evolução no tempo, uma vez que os conceitos científicos, via de regra, são falíveis, e novas descobertas fazem autores e especialistas reformularem-nos.

Recentemente encontrei no portal A Era do Espírito um pequeno conjunto de textos de autoria do Dr. Alexandre Fontes da Fonseca (Doutor em Física), no qual se tecem considerações sobre o caráter e as explicações dadas pelos espíritos dos fenômenos de efeitos físicos e sua possível articulação com teorias físicas.

É perceptível que nossos especialistas entreveem problemas no emprego livre de conceitos de quântica para a explicação de, por exemplo, fenômenos de transporte ou apport, apesar de sua aparente similitude.

A falta de domínio de um campo de conhecimento é uma limitação grave para o emprego de seus conceitos. Mesmo especialistas são cuidadosos com o uso de conceitos teóricos, não é à toa que eles fazem sempre citações de onde leram, geralmente atuais, oriundas de periódicos revistos por pares, para que fique clara a fundamentação de sua argumentação ou proposição. Mesmo o mais conceituado trabalho, do mais conceituado especialista em um campo do conhecimento, qualquer que seja, não foge à arguição e análise dos demais pesquisadores, e, comumente, é reescrito, a partir destas discussões.

Como o Dr. Alexandre escreveu para o grande público espírita, vale a pena estudar seus textos e cotejar nossas ideias sobre o emprego da mecânica quântica e da física em geral em teoria espírita.

Acessem


6.7.12

"E A VIDA CONTINUA..." EM AGOSTO




Parte da apresentação de "E a Vida Continua" no Congresso Espírita Estadual de São Paulo

Ontem à noite tive a oportunidade de assistir ao Oceano falando sobre o filme "E a vida continua", na União Espírita Mineira, nas novas instalações do antigo Colégio "O Precursor".

Entrevistas com os atores e perguntas envolvendo a construção de filmes de temática espírita foram a tônica do evento.

Surpreendeu saber que Lima Duarte, que faz o papel de Dimas, é oriundo da região de Sacramento-MG e filho de espíritas. Infância humilde, seus pais mudaram-se para Ribeirão Preto e foram trabalhar como zeladores de um centro espírita local. Médium, a mãe participava das reuniões, e o filho iniciou sua carreira no teatro espírita, fazendo uma peça intitulada "O Espírito Obsessor". A escolha do nome artístico foi recomendação da mãe. Lima Duarte era o nome de seu espírito orientador.

A atriz principal parece ter incorporado bem (sem trocadilhos)  o papel de Evelina. Católica, traída pelo marido, ela se vê em um lugar estranho, que lhe parece um hospital psiquiátrico e tem muita resistência em aceitar a morte do corpo e a continuidade da vida espiritual.

As poucas imagens que assistimos no teaser de 6 minutos chamam a atenção pela qualidade e o ritmo do enredo. O público que participou da pré-estréia em Brasília emocionou-se e intrigou-se. O trabalho de filmagem e montagem foi minucioso: uma cena de 15 segundos, segundo o produtor, envolveu 7 horas de gravação.

Outra surpresa: o filme Nosso Lar, verdadeiro blockbuster nacional, gerou mais de uma dezena de milhão de prejuízo financeiro no circuito dos cinemas. Além do custo da produção, o custo de propaganda e distribuição inviabilizou o projeto como empreendimento financeiro. Esta informação do Oceano é muito importante, porque desconstrói as más línguas da crítica especializada, que creditou a renascença dos filmes nacionais de temática espírita a interesses econômicos.

Quem deseja assistir o filme deve se programar bem. Os donos de salas de exibição desejam público, e a primeira semana de exibição é geralmente a base para a decisão de continuidade da exibição e disponibilidade das salas. Se você deseja assistir na telona (e estão previstas 60 salas em todo o Brasil) não deixe para depois: programe-se para a primeira semana de exibição e, se não se importar com filas, no primeiro final de semana.

Aos mineirinhos que acompanham nossa matéria, mais uma boa notícia, a Paris Filmes, distribuidora do filme, está organizando pré-estréia em diversas capitais, e, entre elas, BH.


30.6.12

O ESPIRITISMO EM BELO HORIZONTE: MOVIMENTO OU MOVIMENTAÇÃO?


Foto: Vista Aérea de Belo Horizonte - MG

Lendo sobre a história da FEB e o papel de Bezerra de Menezes no movimento espírita, que foi muito descaracterizada sob a imagem mítica do filantropo (que não tenho dúvida que ele foi) e do apaziguador, fiquei a meditar sobre um ponto sobre o qual ele fundou sua ação no movimento: a organização da divulgação do Espiritismo. Dispersas, as poucas sociedades formais disputavam entre si por pontos menores, entrando em conflito interno por assuntos até relevantes, mas deixando que as diferenças entre si transformassem em um obstáculo para uma tarefa claramente superior: levar à sociedade brasileira uma visão mais clara do espiritismo, que vinha sendo atacado por segmentos organizados, como os médicos, os católicos e algumas elites conservadoras, através de legislações e ações de governo. Os conflitos também impediam algo fundamental: a ação coordenada e conjunta das instituições espíritas.

Quando reflito sobre o movimento belorizontino de hoje, continuo surpreso com a conformação que ele tomou com o passar dos anos. A política geral dos órgãos federativos no Brasil sempre preservou a necessária autonomia das sociedades espíritas. Houve tempos de orientações mais diretivas, mas desconheço qualquer ação no sentido da fiscalização das atividades realizadas intramuros de cada casa, tão fantasiosamente temidas pelos desinformados. Apesar disso, são poucas as ações organizadas no sentido de aproximarem-se as associações, apesar da quantidade imensa de eventos, ações de captação de recursos para as obras, iniciativas ligadas à arte, palestras, seminários e outros.

Parece que as iniciativas dos grupos concorrem com as iniciativas do movimento espírita. Batem cabeça. Fazem mais do mesmo, sem qualquer diferença. E a falta de uma limitação clara do público-alvo, assim como de compromissos entre lideranças, concorre para esta transformação do movimento em movimentação. As iniciativas são, geralmente, individuais, projetos de pessoas e não projetos coletivos. Há sempre uma liderança com um sonho pessoal, e escasseiam lideranças e trabalhadores para iniciativas articuladas das casas espíritas, o verdadeiro papel dos órgãos federativos e das casas de grande porte.

Penso que a iniciativa mais próxima desta integração das casas, não através de códigos de funcionamento, mas através de atividades conjuntas organizadas, com objetivos traçados com base nas necessidades e interesses comuns, na capital mineira é a realização das Confraternizações de Mocidades Espíritas de Belo Horizonte - COMEBHs, cuja separação setorial comprometeu a capacidade de aproximar trabalhadores jovens, futuras lideranças de sociedades espíritas diferenciadas. Vejo também um esforço organizado no movimento de evangelização infantil, mas os eventos são mais de formação que de aperfeiçoamento e reflexão. Espero não estar sendo injusto com outras iniciativas.

Um sintoma da fragilidade federativa é a falta de órgãos de comunicações que atinjam ao movimento. Pergunte aos frequentadores, trabalhadores e dirigentes de sua casa: qual é a revista, ou mídia eletrônica voltada à divulgação do que acontece em BH que eles lêem? Mesmo os mais estudiosos parecem focalizar seus interesses em livros de conteúdo doutrinário (ou nem tanto), mas desconhecem as iniciativas coletivas (será que existem ou são apenas uma teimosia de pequenos grupos organizados nos órgãos que tentam atender e organizar as necessidades das associações como um todo?)

Esta multiplicidade de eventos abertos a todos, mas não voltados a ninguém, fez desaparecer pequenos gestos que encontramos ainda nos grupos do interior mineiro: o envio de representantes das casas espíritas em encontros de sociedades espíritas, a realização de atividades conjuntas para o fortalecimento das casas locais, o envio de correspondências formais das lideranças justificando ausências, ou seja, estas pequenas considerações e o diálogo que faz o todo ser mais que a justaposição das partes. Estas pequenas gentilezas, em meu tempo, eram uma espécie de obrigação, que parece ter ficado fora de moda com o tempo.

Outro fenômeno que incomoda muito é a banalização da figura do expositor. Talvez seja um efeito indesejado do planejamento tipo “rolo compressor” dos estudos nas associações. Perguntemos aos associados: quem gostaríamos de assistir nas casas espíritas, porque trarão contribuições originais, incentivarão as atividades, nos trarão conhecimentos úteis e relevantes? Quem nos faria sair da rotina semanal da reunião, passe, tarefa, que incentivaria o encontro dos trabalhadores de grupos diferentes, que nos faria sair motivados e reflexivos da casa espírita? Quem é um estudioso com domínio diferenciado de um determinado tema ou atividade? Isto parece estar desaparecendo. Lembro dos tempos de juventude, quando receber Divaldo Franco, Raul Teixeira, Honório Abreu, Jorge Andréa dos Santos, era um desejo e uma alegria. Lembro de ter viajado para o interior em busca dos estudos de Deolindo Amorim, que após muitos anos pôde vir a Minas Gerais. Recordo-me das propostas instigantes de revisão da assistência social apresentadas pelo Dr. Mário Barbosa. Eram nomes de primeira linha que não apenas ouvíamos, mas líamos com avidez e interesse.

Esta autonomia individualista e a falta de cuidado com os órgãos federativos e representativos do movimento geram eleições esvaziadas, grupos de trabalho sem respaldo, e, o pior, a falta de significado real do esforço de construção coletiva do espiritismo na mente dos frequentadores. Ouvi de uma liderança importante da casa que frequento que os órgãos federativos são “sopas de letrinhas”. E não posso ficar irritado com tamanha franqueza, tenho que refletir como foi que a casa que frequento e os órgãos que a representam deixaram de ser membros de um trabalho conjunto para se transformar no “lugar da missa”, um espaço geográfico que acostumamos a frequentar semanalmente, tomar o passe, ouvir uma palestra ou participar de uma reunião mediúnica, fazer uma tarefa assistencial e voltar para casa.

27.6.12

PUBLICADO UM NOVO LIVRO SOBRE A VIDA DE ANNA PRADO

Foto: Capa do Livro

Há muitos anos temos contato com o Samuel Magalhães, autor dedicado à recuperação da memória espírita, participante da Liga de Pesquisadores do Espiritismo. 

A FEB agora lança o livro "Anna Prado: a mulher que falava com os mortos", de sua autoria. São oito anos de pesquisas, dedicadas à memória do amigo comum, Eduardo Carvalho Monteiro.

Como estou recebendo a boa notícia de antemão, ainda não li o livro, mas pelos livros que já li do autor, alguns deles já resenhados no Espiritismo Comentado, não espero pouco da obra. Convido os interessados na história do espiritismo e nos fenômenos de efeitos físicos a ler e comentar.


26.6.12

OS NOVOS AUTORES ESPÍRITAS: UMA ENQUETE

Foto: Sala de leitura do congresso norte-americano


Muito já se escreveu e falou sobre novos autores de livros espíritas. Cada vez mais se consegue imprimir livros com qualidade e lançá-los no mercado de leitores espíritas e espiritualistas. Este aluvião de novas obras modifica a cultura do movimento espírita com relação ao estudo e escolha de livros.

Ainda temos uma preocupação com o estudo de Allan Kardec, talvez com menos ênfase que o movimento de décadas atrás. Livros com linguagem mais contemporânea e com estilos narrativos ou com artifícios de livros-texto estão disponíveis, e muitas vezes a leitura fácil atrai as pessoas, mesmo que não estejam ainda bem seguras quanto à estrutura das ideias espíritas. 

Este estado de coisas faculta a criação de um caldo de ideias soltas e de sincretismos entre as teorias e teses espíritas e as propostas do movimento new age, dos espiritualismos, dos misticismos e outros.

Pergunta-se aqui, entretanto, qual é a posição interna de cada um de nós ante os novos livros. Como nos sentimos quando encontramos um livro novo de autores desconhecidos nas prateleiras da livraria espírita? Montei uma enquete para avaliarmos como o leitor do Espiritismo Comentado reage aos novos títulos. Está na coluna à direita do blog e expira daqui a alguns dias. Vamos participar? 

14.6.12

NOTÍCIAS DE RAUL TEIXEIRA

Fonte: Site da AME-Lavras, retirado do site da SEF de Maio de 2012


Muitos leitores têm pedido notícias da recuperação de Raul Teixeira. Como não encontrei mais comunicados oficiais no site da Sociedade Espírita Fraternidade (casa espírita onde Raul mantém suas atividades), encontramos o site da Associação Municipal Espírita de Lavras-MG, que tem notícias mais recentes. Basta entrar no link http://amelavras.webnode.com.br/news/j-raul-teixeira-tem-quadro-estavel-apos-sofrer-um-avc/

12.6.12

A ENFERMEIRA DOS ESPÍRITOS



Dona Odete

Extremo Sul da Bahia, década de 90. Convidado a fazer uma palestra em no Centro Espírita Semente de Luz, em Mucuri, fiquei conhecendo Dona Odete.

Ela havia sido fundadora desta sociedade espírita, mas tinha uma longa trajetória anterior na participação em casas espíritas. Sua experiência mais interessante foi com uma médium de efeitos físicos que durante anos trabalhou em reuniões de materialização e tratamento em Teófilo Otoni, Minas Gerais, chamada de Sinhá, segundo sua filha Vera.

Os doentes participavam da reunião. Dona Odete assumia a frente dos trabalhos como se fosse uma enfermeira. Organizava, preparava o material que seria utilizado, agendava os presentes, entre outros cuidados. Um de seus cuidados mais especiais era com os vidrinhos de vacina que esterilizava, rotulava, enchia com água e colocava à vista dos membros da reunião. Ao longo da sessão, sob a ação espiritual, a água dos vidrinhos mudava sua constituição: uma nova cor, um novo odor e um sabor diferente. Cada vidrinho, destinado ao tratamento de uma pessoa diferente, podia apresentar uma coloração diferente dos demais. Um detalhe: eles estavam fechados e lacrados.

Outra peculiaridade da reunião: os espíritos materializavam-se na penumbra e conversavam com os presentes. Dona Odete guardou consigo uma fita K7 na qual registrou de forma amadora as vozes dos seres que surgiam e se manifestavam. É, talvez, além da memória dos que participaram, o único registro que fizeram e que resistiu ao tempo.
Comentários, orientações, explicações, um humor leve, tudo isto se encontra nos muitos minutos de gravação. José Grosso e Palminha são alguns dos espíritos materializados que falaram ao público (e tiveram suas vozes registradas pelo gravador).

Ao terminarem-se as sessões, estavam escritas as prescrições e orientações de uso do conteúdo dos vidrinhos. Como não havia curiosidade científica, não tenho notícia de qualquer envio para análise das substâncias modificadas ao longo das sessões. Uma pena!

Odete informou-me que uma vez Chico Xavier foi assistir aos trabalhos. Ele advertiu aos organizadores que aquele tipo de mediunidade tornar-se-ia cada vez mais raro. De fato, hoje se contam nos dedos os grupos que trabalham com efeitos físicos, e são mais raros ainda aqueles que obtém fenômenos expressivos, com participação de ectoplasma tangível e visível. Será que na presente encarnação ainda assistirei um renascimento deste tipo de fenômeno para fins de estudos controlados? Espero que sim.

9.6.12

MEMÓRIAS DO LANÇAMENTO DO "CASOS E DESCASOS"

Participantes do lançamento do livro que se dispuseram a registrar o momento.

Sábado, 02 de junho. As reuniões de sábado  da casa de Célia Xavier uniram-se para confraternizar-se e lançar o livro "Casos e descasos na casa espírita", ditado por um espírito que identificamos apenas como Conselheiro.

Cinco ou seis reuniões foram criadas em agosto/setembro de 1986, oriundas de um grupo de mocidade que era composto de pessoas dos 18 aos 80. Com o tempo, alguns dos grupos se fundiram e hoje funcionam apenas três. Vinte e cinco anos, quase vinte e seis de atividades mediúnicas continuadas!

Muitas pessoas perguntaram: será apenas uma noite de autógrafos, regada a refrigerante? Claro que não! Era uma oportunidade ímpar de revermos juntos esta trajetória.

Durante a semana abrimos os álbuns de fotografias e conseguimos imagens da trajetória dos grupos. Cabelos fartos, penteados da moda, outros padrões de roupas, rostos lisos e sorridentes, colegas que já não mais participam conosco e membros que "mudaram de lado" na reunião e hoje são percebidos apenas pelos médiuns, tudo isso passou por nossos olhos em apenas 15 minutos de projeção de fotos e eventos que vivemos juntos.

Membros do grupo de sábado, no qual foram feitas as psicografias que compõem o "casos e descasos"

O poder da imagem é tão grande, que convidamos todos os presentes a registrarem esta hora tão especial, e logo, logo os três grupos se predispuseram a tirar fotos para marcar o encontro e, quem sabe, poder recordar no futuro que estivemos juntos comemorando uma realização coletiva.


Amigos-irmãos da casa, como o nosso eterno diretor Humberto Cerqueira, filho do histórico movimento espírita de Três Rios - MG.

Enquanto confraternizavam, o médium autografava os livros, o que é um momento igualmente de emoção. Encontram-se amigos que há muito não víamos, companheiros de jornada, membros da parentela espiritual, pessoas que vimos chegar jovens na casa espírita e hoje fazem parte da comunidade espírita local.


Autografando...

Foi como uma ventania! Após uma profusão de encontros e emoções, as pessoas se vão e ficam as memórias, nosso mais rico patrimônio.

8.6.12

O CONFLITO DOS PESQUISADORES RUSSOS

Mendeleev
Fonte: Blog engenharia química na rede

Aos poucos, a história do espiritismo e do espiritualismo vai saindo de baixo do tapete e tornando-se conhecida no mundo, aceita como relevante para diversas disciplinas acadêmicas.

Encontrei no Periódicos Capes o interessante artigo de Richard Rice, intitulado "Mendeleev's public oposition to spiritualism" (A oposição pública de Mendeleev ao espiritualismo), publicado na revista acadêmica Ambix, em julho de 1998.

Nele o autor mostra o interesse e simpatia pública pelo espiritualismo por Alexander Aksakof e A. M. Butlerov.

Alexander Butlerov
Fonte: European Association for Chemical and Molecular Sciences


Butlerov promoveu conferências e sessões públicas com Daniel Dunglas Home (1871), que atraíram cientistas famosos em seu país, como o matemático P. L. Chebschev. As sessões não foram bem sucedidas, o que deixou um clima de desconfiança em meio a muitos cientistas russos, e Home retornou à Inglaterra. Rice mostrou que o clima na Rússia era de desconfiança e rídículo contra Home e com relação à mediunidade, vista como diversão apenas. Não se sabia que ela era estudada seriamente por cientistas, o que causou surpresa.

Rice mostra que os estudos de Butlerov com o médium francês Camille Brédif fizeram com que a cortina de gelo e ceticismo se quebrasse e outro cientista russo famoso se afirmasse espiritualista: o zoólogo N. P. Vagner. As publicações em jornal em 1875 incomodaram a Mendeleev, que propôs a formação de uma comissão pela Physical Society para investigar fenômenos espiritualistas.

A comissão investigou dois médiuns ingleses, os irmãos Petty, de 17 e 14 anos, trazidos à Rússia por Aksakov. Em condições controladas, os supostos médiuns não apresentaram fenômenos e foram considerados fraudes.

Rice mostra os excertos dos debates públicos na imprensa entre Vagner e Mendeleev. O primeiro acusa a comissão de falta de imparcialidade e o último afirmou que não viu nada do que é ensinado pelos espiritualistas.

Um incidente com a comissão levou ao afastamento dos membros espiritualistas. Eles fizeram sessões com o médium Clayer, já estudado por Crookes na Inglaterra e eles desenvolveram mesas especiais (não se explica no artigo como foram construídas). Clay conseguiu movimentos com as mesas convencionais, mas não com as experimentais, e a comissão havia decidido que só as mesas especiais seriam utilizadas para fins de pesquisa, o que causou a indignação de Butlerov, Vagner e Aksakov e seu afastamento da comissão.

Mendeleev começou um mês depois a fazer conferências nas quais narrava os trabalhos da comissão e dava explicações com base em teorias naturalistas para os fenômenos alegados pelos pesquisadores espiritualistas. Para ele, o estudo espiritualista era uma superstição.

Rice mostra que a ciência russa desejava ser aceita internacionalmente e os céticos russos viam sua posição anti-espiritualista como uma vitória contra o misticismo em seu meio. Dostoievsky não acolheu bem a posição de Mendeleev, e questionava: "Talvez o comitê, neste caso, estivesse influenciado por alguma opinião alemão ou francesa, mas, se tal ocorreu, onde está sua própria experiência?"

Rice encontrou também o que ele considera como uma atitude preconceituosa, ou pré-concebida de Mendeleev em seus diários. "É necessário um professor para falar contra a autoridade de um outro professor." Ele escreveu. Ele se considera vitorioso em "varrer o espiritualismo da Rússia".

O texto de Rice, que tento resumir, é extremamente rico e detalhado, o autor mostra as posições opostas dos pesquisadores espiritualistas e céticos e merece ser melhor lido e conhecido por quem se interessa pela história do espiritualismo e do espiritismo.

Este trabalho lança mais elementos para os adeptos da tese da Conspiração do Silêncio, ou seja, os fenômenos espirituais foram estudados e discutidos amplamente pela inteligentsia européia e norte-americana no século XIX. Por que se conhece tão pouco sobre isso, nos dias de hoje?