29.1.13

DÉJÀ VU: O INCÊNDIO EM SANTA MARIA-RS.



Foto de Santa Maria - RS

Uma casa de eventos cheia, na noite, com um espetáculo. A banda solta fogos no espaço fechado, para criar um visual inesquecível. Os fogos incendiaram o isolamento acústico e se espalharam rapidamente. Correria. Uma única saída. Os funcionários do estabelecimento não permitem a saída dos jovens, que se amontoavam, temendo a falta de pagamento. Fumaça, pânico, pessoas caídas e pisoteadas pela multidão. Sete mortos e trezentos feridos. Sete mortos?

Sim, não estou falando do incêndio na casa de shows em Santa Maria-RS, mas em um acidente semelhante acontecido em novembro de 2001, na capital mineira. O estabelecimento se chamava Canecão Mineiro, estava sem alvará de funcionamento, permitiu o uso de fogos inapropriados para o uso indoor, e passados onze anos, o STF estabeleceu responsabilidade da Prefeitura, há responsáveis pelo evento, mas o mais importante não aconteceu. Apesar da dor e do sofrimento dos envolvidos, o Estado não deu a devida atenção ao evento funesto, e ele se repetiu de forma quase igual, no sul do país.

Recordei-me imediatamente de uma matéria antiga que publicamos no EC, sobre o terremoto no Haiti, comparado ao do Chile. (http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2010/03/entre-o-chile-e-o-haiti.html Os espíritos, na metade do século XVIII, disseram:

"...Muitos flagelos resultam da imprevidência do homem. À medida que adquire conhecimentos e experiência, ele os pode afastar, isto é, preveni-los, se souber pesquisar suas causas" (questão 741)

Bem, então, mais importante que encontrar os culpados e puni-los, é aprender  com o ocorrido e tomar medidas concretas para que ele não aconteça mais.  As investigações não estão concluídas, mas parece evidente que nossas normas e ações ainda não foram suficientes para evitar um incêndio  tão funesto. Infelizmente, fomos todos incompetentes em nosso país para aprender com o Canecão Mineiro. Por isso paira na alma mineira essa trágica sensação de déjà-vu.

Obs: Déjà-vu, expressão francesa que pode ser traduzida como o "já visto". O Dicionário Houaiss o define como "forma de ilusão da memória que leva o indivíduo a crer já ter visto (e, por ext., já ter vivido) alguma coisa ou situação de fato desconhecida ou nova para si". 

25.1.13

POR QUE FAZEMOS UMA CAMPANHA DE NATAL NO CÉLIA XAVIER?



O ano de 2012 se foi, e com ele a campanha de natal da Associação Espírita Célia Xavier. A sociedade espírita que participo mantém uma carteira de ações de responsabilidade social, da qual esta campanha é uma pontinha.
 
Como ação social, ela não resolve o problema de segurança alimentar das populações envolvidas, mas sensibiliza todos os envolvidos. Penso que as ações mais resolutivas da AECX são a creche do Lar Espírita Esperança (em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte) e os cursos profissionalizantes de eletricista, mantidos na Casa de Etelvina, sem demérito aos demais trabalhos.
 
Diante de tanta propaganda do governo apontando para o aumento dos níveis de emprego e a ascensão de uma classe C, fica a impressão de que não há miséria no Brasil, que ainda é um país extremamente desigual. Após anos tropeçando na miséria pelas ruas e convivendo com pessoas honestas da comunidade que trabalham por uns trocados, penso que os brasileiros das classes mais favorecidas criamos defesas psíquicas para lidar com uma dor que não conseguimos resolver. Alguns preferem acreditar que se tratam de pessoas que não querem trabalhar, profissionais da mendicância (e talvez existam algumas assim), mas não se pode dizer que todos são assim.
 
Os fluxos migratórios trouxeram um grande número de pessoas trabalhadoras, mas com experiência voltada à realidade rural e geralmente subsistência, para as capitais e cidades de médio porte com oferta de emprego industrial. A incapacidade do poder público para receber, qualificar e tornar empregável este enorme contingente de pessoas, além de não apoiar o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, gerou este pesadelo do qual ainda sofremos os efeitos. A falta de soluções partilhadas com a sociedade ficou crônica.
 
A imprensa, no seu desejo de cobrar ações concretas do poder público, muitas vezes marginaliza estas pequenas ações, mostrando, por exemplo, pessoas que abusam da generosidade alheia. Contudo, quantas famílias e crianças não se beneficiam legitimamente deste tipo de iniciativa? As denúncias de desvios de recursos multiplicam-se, mas e as instituições sérias, como a nossa? Podem ser enquadradas em denúncias de casos isolados?
 

 
Penso que uma campanha como esta, longe de adormecer a consciência das pessoas, como acusam alguns, as sensibiliza. Os jovens saem do circuito casa-escola-consumo de lazer, e vão usar seu tempo em benefício de quem podem passar a conhecer.
 
Do ponto de vista cristão, pedir é sempre um exercício de humildade, especialmente quando pedimos para terceiros que necessitam. Nos retira do confortável cotidiano que aos poucos construímos. Não é apenas doar o tempo para se fazer uma cesta de alimentos, mas reconhecer que nossa sociedade, apesar dos avanços, ainda se constitui de forma injusta, que podemos fazer sempre alguma coisa e conhecer quem são as pessoas honestas que vivem sob o império da necessidade, apesar das políticas públicas.
 
Em uma próxima publicação, pretendo apresentar alguns resultados da campanha e agradecer às instituições que nos auxiliaram com a gelatina, que foi um dos gêneros que compuseram a simbólica cesta.
 

23.1.13

O QUE É PSICOMETRIA?


Estive ontem na União Espírita Mineira, discutindo os estudos sobre Psicometria com os participantes do ciclo de estudos sobre mediunidade, coordenados por Waldemar Duarte e Lourenço.

O conceito de psicometria é anterior a Kardec. Data de 1842, quando o norte-americano Joseph Rodes Buchanan propôs que as coisas têm uma emanação própria e que algumas pessoas (psicômetras) seriam capazes de percebê-las.
Ele se aproximou dos círculos espiritualistas em 1878, que se interessaram por sua proposta. Dizem os autores que a ascensão das ideias psicométricas acompanharam a ascensão do mesmerismo e do espiritualismo norte-americano, na década de 1840.


Após Buchanan, outro autor independente do movimento espírita e espiritualista foi o geólogo William Denton (1823-1883), inglês radicado nos Estados Unidos que descobriu que sua esposa e sua irmã tinham a faculdade psicométrica, quando deu a Elizabeth (esposa) um pedaço de fóssil, que ela identificou como pertencente a um paquiderme herbívoro, que vivia nos pântanos, semelhante a um elefante, antes que os especialistas tivessem feito sua classificação.

Hermínio C. Miranda interessou-se por um dos livros de Denton, intitulado A Alma das Coisas (veja a primeira imagem desta publicação), e fez um ensaio com base nos trabalhos deste autor intitulado Memória Cósmica.


No livro de Hermínio, há a transcrição de alguns casos como o de uma rocha de basalto negro semelhante à acima ilustrada. Elizabeth Denton identificou sua origem vulcânica, sua trajetória da região das geleiras, no norte, para o sul, descreveu a influência das correntes marítimas neste deslocamento (a rocha veio no fundo do mar, em contato com o solo, o que lhe gerou estrias), a presença de gelo e água acima, durante o deslocamento, até o seu depósito em uma bacia, em lugar amplo. Todas as informações eram corretas, segundo o geólogo, que não havia passado nenhum dado sobre a pedra a sua esposa.

Os casos são surpreendentes, como a descrição feita das sessões e do ambiente da câmara dos deputados americana, feitos a partir de um pequeno pedaço de damasco (um tipo de tecido) de um estandarte que havia sido tomado pelo exército britânico em 1814, levado para a Inglaterra e depois devolvido. Elizabeth mostra a falta de seriedade dos participantes das sessões, descreve o clima hipócrita e pomposo, e dá detalhes sobre o ambiente.

Os casos citados são tão extraordinários que geraram uma reação cética inicial, mesmo para um espírita que já viu tantos fenômenos incomuns. Minha reação inicial foi vencida com os relatos de outro livro: Os Enigmas da Psicometria, de Ernesto Bozzano.




Neste livro, mais de uma centena de casos é relatada, envolvendo objetos inanimados, plantas e animais. Outros psicômetras são estudados, como Edith Hawthorne, que publicou seus experimentos na revista Light, e, entre erros (poucos) e acertos (muitos) vai solidificando a existência deste tipo (anímico? mediúnico? misto?) de percepção extrassensorial. 

Como pesquisador, Bozzano não se satisfaz em transcrever, organizar e classificar os relatos, mas levanta as teorias capazes de explicá-los e as discute. A tese da emanação (alma das coisas) se torna uma entre uma dezena, e fica insuficiente para explicar as nuances e percepções variadas (e corretas) dos sensitivos. Bozzano afirma que não dá para prescindir da hipótese espírita na explicação de alguns dos fenômenos descritos.

Clarividência? Emanações fluídicas? Formas-pensamento? Memórias akásicas? Mediunidade? Subconsciente? Telepatia? Estas questões continuam presentes e desafiando os interessados em entender melhor este estranho fenômeno, que hoje é utilizado pela polícia norte-americana para a solução de crimes, ou apoia arqueólogos no achado e identificação de peças.

17.1.13

SINFONIA DO AMOR



Clique na imagem acima para assistir ao vídeo

Início de Janeiro, domingo pela manhã e estava na capital paranaense para descansar uns dias da rotina do ano que passou e deu-me uma vontade louca de conhecer a Federação Espírita do Paraná. Anos de correspondência eletrônica com Napoleão Araújo e apareci no domingo de manhã, horas antes de tomar o vôo de volta para BH.

Correndo o risco de nem ser recebido, cheguei à portaria com máquina fotográfica em mãos pedindo para conhecer a Federação. Qual não foi minha surpresa quando uma das voluntárias que auxiliava os interessados com uma livraria itinerante que é montada no hall do teatro se dispôs a me acompanhar e mostrar as instalações e trabalho da FEP. Conversa vai, conversa vem, encontramos amigos, muito queridos, comuns. O mundo é mesmo pequeno.

A visita é assunto para outras publicações, mas após cumprir meu trabalho de jornalista amador, fui ver o que encontrava na livraria, especialmente a produção regional.

Áurea me indicou um DVD, que desconhecia. Foi gravado em 2010, como evento de comemoração dos cem anos do nascimento de Chico Xavier. Chama-se Sinfonia do Amor. Comprei, curioso, e guardei para ouvir em particular na minha cidade montanhosa.

O trabalho de Plínio Oliveira é belíssimo. Emocionou e arrepiou de ouvir e ver. Gravado no Cine Alta, do Teatro Positivo em Curitiba-PR, tem o apoio da Orquestra da Paz, do Coro de Teatro da FEP e do Grupo Vocal Sou da Paz (que entra e sai de cena como se fosse mais um instrumento da orquestra).

É meio difícil dizer com palavras o que é a música, então consegui na internet a música final da Sinfonia, intitulada Um Cisco, para que o leitor do blog possa avaliar por si mesmo a suavidade e beleza da produção.

É possível adquirir o DVD completo na Federação. Na capa do DVD há um número de televendas: (41) 3225-2739. 

15.1.13

E A VIDA CONTINUA NO CINEMA E NAS LOCADORAS







A Agência Nacional de Cinema (ANCINE) publicou seu informe anual sobre filmes e bilheterias no Brasil. O filme "E a vida continua", com roteiro adaptado da obra de mesmo nome psicografada por Francisco Cândido Xavier, ficou em décimo lugar entre os filmes nacionais.

Ele foi exibido em 139 salas, tendo atraído um público de mais de trezentos e setenta mil pessoas. Agora já se encontra nas locadoras, em DVD e Blu-ray Disc. 

Não o encontrei ainda para venda nas livrarias e lojas do gênero, mas não deve demorar.

11.1.13

GRUPO SEGREDO NA CANTATA DE NATAL



Segue mais uma publicação da Cantata de Natal ocorrida em dezembro de 2012 na União Espírita Mineira. O Grupo Segredo faz músicas infantis, voltadas à evangelização da criança no meio espírita.

A música que eles escolheram, Remo da Esperança, é alegre e cativante. Vale a pena acompanhar a interpretação do grupo, que fez o público ir do bom humor ao riso. O grupo tem dois álbuns publicados: Segredo e Grupo Segredo: Pra Você.

9.1.13

SIMPÓSIO INTERNACIONAL ABRE INSCRIÇÕES PARA TRABALHOS SOBRE LITERATURA MEDIÚNICA



A Universidade Federal de Goiás comunica a organização e chamada de trabalhos para o III Simpósio Nacional de Letras e Linguística e para o II Simpósio Internacional de Letras e Linguística. Entre os diversos grupos de trabalho, chamou-me a atenção o grupo abaixo, que se volta ao estudo da Literatura Mediúnica. Confiram aqui.



GT 10
A CHAMADA LITERATURA MEDIÚNICA EM QUESTÃO

Coordenadores: Prof. Dr. Ozíris Borges Filho (UFTM)
Prof. Dr. Sidney Barbosa (UnB)

Por literatura mediúnica entendemos o texto escrito por um médium e atribuído a uma entidade denominada de espírito, alma, fantasma ou gênio. O processo de recebimento desse texto, que pode ser literário, se dá, mais comumente, por um processo que é chamado de psicografia. O pesquisador italiano Ernesto Bozzano (1998) chama a essa literatura de “literatura de além túmulo”. Nesse sentido, pode-se afirmar, com toda a certeza, que a literatura mediúnica é um fenômeno cultural principalmente brasileiro há mais de um século. Devido a intenso programa editorial levado a efeito pelos espíritas
kardecistas e a uma grande aceitação do público leitor, milhões de livros mediúnicos já foram vendidos no Brasil e traduzidos para vários outros idiomas. Trata-se, geralmente, de poemas, romances, contos, crônicas, ensaios, histórias infantis e mensagens de autoajuda. Há romances mediúnicos que já tiveram mais de oitocentos mil exemplares vendidos. Para os padrões editoriais brasileiros, isso constitui um verdadeiro sucesso de
público. Textos desse tipo vêm constando das famigeradas “listas dos mais vendidos” em órgãos da imprensa popular, tais como a Revista Veja, na categoria que chama de “autoajuda e esoterismo”. No entanto, apesar dessa penetração maciça na sociedade brasileira como um todo e apesar de ser um fenômeno editorial desde o início do século passado, a literatura mediúnica vem passando quase despercebida pela crítica literária e pela Universidade no Brasil. Dessa situação surge uma pergunta evidente: por que livros
que contam com sucessivas edições e dezenas, às vezes centenas, de milhares de exemplares não chegam a interessar os acadêmicos e jornalistas da “grande imprensa”? Apenas nos anos 40 do século XX, com o chamado “caso Humberto de Campos”, é que houve uma movimentação da crítica literária pelos grandes jornais de todo o país com participação, inclusive, de membros da Academia Brasileira de Letras. Fora esse momento histórico, a crítica silenciou-se a respeito dessa produção literária. É bem verdade que dissertações e teses vêm sendo feitas nas mais diversas universidades do
país, notadamente a partir dos anos 1980, mas, mesmo assim, a produção é pequena e pouco divulgada. Este GT propõe-se a iniciar um trabalho que pretende romper com esse silêncio da crítica literária brasileira. Independente da ligação desse tipo de literatura com as religiões, a pergunta central que nos fazemos é: Que objeto é esse? Nosso propósito é a investigação científica desse corpus tão extenso. Receberemos inscrições de comunicações dos mais diversos tipos de pesquisadores sem restrições quanto ao método crítico adotado na análise da obra literária mediúnica. Serão bem-vindos trabalhos de pesquisa que abordem os textos literários mediúnicos tanto do ponto de vista das teorias literárias quanto das teorias linguísticas, independente das correntes críticas a que estejam vinculados.

2.1.13

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS PUBLICOU ENTREVISTAS SOBRE O ESPIRITISMO



O Dr. Alexandre Caroli Rocha avisou-nos da publicação realizada em 2010 pela Revista do Instituto Humanitas Unisinos sobre o espiritismo. Os links para as entrevistas se encontram em uma régua vertical, à esquerda, com os nomes dos respectivos entrevistados. Eles vêm da história, antropologia, teologia e outros campos do conhecimento.

Os temas são muito interessantes e polêmicos. O caráter cristão do espiritismo, as tendências minoritárias new age e capitalista (ética da prosperidade), os paralelos entre o espiritismo e os cultos afro, espiritismo e ecologia, reencarnação e ressurreição são brevemente tratados pelos autores, cada um em sua área de atuação e dentro de seu contexto de produção.

Obviamente, o rigor acadêmico dos autores não assegura verdade, nem um perfeito ajustamento com a nossa visão do espiritismo, mas o diálogo é bastante rico e merece um bom debate.

Feliz 2013 aos leitores do EC, com muitas questões para se pensar ao longo do ano.

PS: Após a primeira publicação desta matéria o Alexandre Caroli Rocha enviou mais uma matéria de Bernardo Lewgoy nesta revista e pediu que fosse reconhecida a fonte em que ele encontrou a referência, o site Espiritualidade e Sociedade, do nosso amigo comum, Maurício.

31.12.12

CANTATA DE NATAL NA UNIÃO ESPÍRITA MINEIRA




No último dia 22, diversos grupos musicais se reuniram na União Espírita Mineira da rua Guarani para fazer uma cantata de natal. Como o dia estava disputado, não pude estar presente, mas o Wadson, do Meu Cantar postou as apresentações.

Esta música está com um belo e novo arranjo que lembra muito os arranjos do Coral Pedro Helvécio, que o grupo já gravou em outras oportunidades. Tons dissonantes e vozes entrelaçadas dificultam muito a execução por parte dos artistas, mas o resultado final arrepia os cabelos de quem já ouviu o coral cantar.

Bela iniciativa dos grupos. Espero que ano que vem tenha mais...




29.12.12

CARTAS ANÔNIMAS E FAKES



Na internet tornou-se comum as pessoas esconderem-se atrás de pseudônimos ou nomes fictícios para ocultarem sua identidade, evitando sua exposição pública. Em um diálogo inconsequente, talvez se possa aceitar este tipo de conduta, mas o que dizer de uma conversa séria? O uso de fakes (falsos perfis) em uma discussão séria geralmente tem implicações.

Encontrei na Revista Espírita de novembro de 1867 uma situação similar ocorrida com Allan Kardec. Quem estudou sua biografia, sabe que ele recebia uma quantidade enorme de correspondências, sendo obrigado a selecionar o que lia e respondia. No exemplar citado, ele publicou na Revue uma admoestação pública a um suposto senhor B. de Marselha, que lhe enviava cartas sem endereço de resposta, pelo visto, enormes e logorréicas.

Kardec lhe dirige a seguinte explicação: "Não foram tomadas em consideração as cartas que não estão ostensivamente assinadas, ou que não trazem endereço certo, quando o nome é desconhecido. São postas na cesta."

Ele considerava este tipo de correspondência como "indigna de ocupar o tempo". Isto dá o que pensar nos dias de hoje.

28.12.12

QUAL É O PAPEL DAS LIVRARIAS ESPÍRITAS NA DIVULGAÇÃO DOS LIVROS DE MÁ QUALIDADE?





Em uma publicação anterior http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2012/12/correio-fraterno-discute-as-mudancas-do.html, apresentamos a publicação feita pelo jornal Correio Fraterno sobre o mercado editorial espírita. http://www.correiofraterno.com.br/nossas-secoes/68/1110-edicao-448

Raul Teixeira, sempre contundente, fala com clareza neste vídeo sobre a publicação em massa de obras que se apresentam como espíritas.

20.12.12

RAUL TEIXEIRA RECEBE HOMENAGEM DA FEP


A Federação Espírita do Paraná prestou uma homenagem a Raul Teixeira no último dia 15 de novembro, na Sociedade Espírita Fraternidade, de Niterói - RJ. Recordou-se a colaboração de Raul na divulgação do Espiritismo nas terras paranaenses por décadas a fio.

Mais detalhes podem ser lidos em http://www.sef.org.br/

18.12.12

EC NO FACEBOOK



O Espiritismo Comentado tem agora um grupo no Facebook. É uma nova alternativa para quem quer acompanhar as publicações.

Sempre que uma nova publicação ocorrer, haverá uma divulgação neste grupo do Facebook. Assim, os comentários que têm ocorrido na minha linha do tempo do Facebook ficarão acessíveis a todos neste novo grupo.

O grupo é aberto, qualquer interessado pode participar. Se este recurso for positivo, por favor, sinalizem. Aceitamos sugestões para tornar mais cômodo o acesso ao Espiritismo Comentado pelos leitores.

Feliz Natal.

17.12.12

ADEMIR COMUNICA PROJETO DE PESQUISA SOBRE CARTAS DE CHICO XAVIER



Carta de Ilda Mascaro Saulo, psicografada por Chico Xavier em italiano


Uma das fases mais interessantes da mediunidade de Chico Xavier aconteceu a partir do início da década de 70, quando intensificaram-se as psicografias de familiares desencarnados para suas famílias. Observando a riqueza do conteúdo, alguns amigos de Chico organizaram estas mensagens em forma de livros e as publicaram, seguramente com a aprovação das famílias. Foram muitos os livros publicados, e pode-se estimar que há centenas destas cartas tornadas acessíveis a quem se interessasse.
Alguns estudos já foram publicados, como o do grafoscopista Perandréa ou o que se encontra no livro A Vida Triunfa, editado pela Folha Espírita. O primeiro faz análise da identidade dos espíritos, comparando a grafia psicografada com documentos escritos à mão enquanto os comunicantes estavam encarnados. O segundo fez uma pesquisa baseada em entrevistas com os familiares, sobre os acertos, erros e dúvidas dos conteúdos das cartas. Alguns céticos têm publicado trabalhos questionando os dois trabalhos, "levantando poeira e questionando que não são capazes de ver".
A metodologia que o Dr. Ademir se propôs a empregar em seu estudo envolve a análise de conteúdo, mas em uma perspectiva mais quantitativa. Ele mostra a riqueza dos documentos analisados como conjunto, questionando a tese de charlatanismo ou escrita inconsciente, como capazes de explicar per si o fenômeno. Recomendo ao leitor do EC acessar uma síntese do projeto que ele publicou no seu site: A Era do Espírito. http://eradoespirito.blogspot.com.br/p/projeto-cartas-psicografadas.html
No próximo ano teremos a publicação de um estudo piloto que ele já comunicou no último ENLIHPE, em São Paulo, no mês de agosto de 2012.

14.12.12

DIVALDO LANÇA LIVRO NOVO PELA FEB



A Federação Espírita Brasileira está lançando livro atribuído a Bezerra de Menezes, psicografado por Divaldo Pereira Franco, médium baiano que tem vasta publicação mediúnica, reconhecido internacionalmente por suas conferências e por sua obra social no bairro Pau da Lima, em Salvador.

Ainda não li, logo, não tenho como comentar o livro, mas as expectativas são altas.

11.12.12

CORREIO FRATERNO DISCUTE AS MUDANÇAS DO MERCADO EDITORIAL ESPÍRITA




Já está nas gráficas a última edição do Correio Fraterno que conseguiu fazer uma espécie de fórum sobre as mudanças do mercado editorial espírita. Simonetti trata dos clubes do livro espíritas, tenho um artigo sobre pirataria de livros espíritas e novas mídias, o alerta do GEEM foi publicado, Allan Kardec foi consultado sobre a ética da publicação espírita, Ricardo Carrijo (ADELER) fala das novas exigências dos leitores e Marco Milani discorre sobre a necessidade de seleção de bons livros pela livraria espírita.

Parece-me que é uma boa oportunidade de fazer uma reflexão sobre um tema que vem sofrendo mudanças no cenário brasileiro e demando mudanças de editores, autores, leitores, gestores, donos de livrarias e outros atores do mundo do livro espírita.

Recomendo a leitura. A edição já está na internet: http://www.correiofraterno.com.br/nossas-secoes/68/1110-edicao-448


4.12.12

FÍSICA DA APOMETRIA




Muitos autores espiritualistas entusiasmam-se e tentam explicar os fenômenos que observaram através de fórmulas matemáticas, como a esperança de conferir maior autoridade e cientificidade àquilo que crêem.
A matemática foi incorporada às ciências humanas e naturais para constatação de regularidades e para a estimativa de probabilidades de ocorrência de fenômenos. A isso chamamos explicação, em teoria científica. Um autor que notabilizou-se pelo seu uso, foi Isaac Newton. Antes dele Francis Bacon havia percebido que se poderia estudar a ocorrência de fenômenos com o registro da ausência e da presença deles, e a anotação dos contextos em que se deram. Newton identificou relações mais complexas dos fenômenos, que foram muito além da ocorrência ou não, identificando padrões matemáticos através de fórmulas.
O emprego de fórmulas em ciência, tem por necessidade a observação e a constatação de padrões de ocorrência de fenômenos. Elas não se sustentam por mera intuição, mas por indução ou dedução. Além do seu surgimento, elas são constantemente colocadas em teste, porque um cientista pode encontrar um padrão em um conjunto de fenômenos, e este não voltar a acontecer em outro conjunto similar.
O físico Alexandre Fontes da Fonseca publicou esta semana na revista O Consolador, um artigo onde analisa algumas proposições conceituais e matemáticas da Apometria. Ele mostra erros no emprego de conceitos (geralmente mal definidos) e na conexão entre os conceitos e as equações propostas (sua análise mostra afirmações absurdas).

30.11.12

GELATINAS PARA A CAMPANHA DE NATAL



O Natal está chegando e a Associação Espírita Célia Xavier está em plena campanha. Como em 2011, estou pedindo às pessoas a doação de Gelatinas, para compor as cestas de Natal. Nossa meta são 946 caixinhas ou pacotes. No atacadista Apoio, conseguimos comprá-las por R$0,69 a unidade, até a última vez que orçamos.

Serão montadas 473 cestas, que serão distribuídas para famílias em vulnerabilidade social em regiões de Belo Horizonte, Betim e Ribeirão das Neves, onde a Associação mantém unidades. As cestas não são a única ação social que desenvolvemos nestas regiões. Em Belo Horizonte, a AECX mantém uma creche em parceria com a PBH, nas demais regiões são realizadas diversas campanhas ao longo do ano, ações de formação profissional e educativas. No Natal, além das cestas haverá distribuição de brinquedos para as crianças.

Os gêneros que compõem cada uma das 473 cestas são os seguintes:

Açúcar - 1 pct 5 kg
Arroz - 1 pct 5 kg
Feijão - 2 pct 1 kg
Macarrão - 2 kg
Farinha de mandioca - 2 pct 1 kg
Fubá - 1 kg
Óleo - 2 latas
Sal - 1 kg
Tempero - 1 pacote
Milho verde - 1 lata
Sabão - 2 unidades
Chá - 1 caixa
Caldo de carne - 2 tabletes
Sardinha - 2 latas
Gelatina - 2 caixas
Extrato de tomate - 1 lata
Salsicha - 1,5 kg
Refresco artificial - 2 pacotes
Doce - 1 barra
Balas - 1 pacote
Refrigerante - 2 litros (pet)

As doações serão recebidas até o dia 12 de dezembro.
As cestas serão montadas no Lar Espírita Esperança, nos dias 13 e 14 de dezembro.
A distribuição será nos dias 15 e 16 de dezembro.

Participem!

27.11.12

HISTÓRIAS QUE OS ESPÍRITOS CONTARAM


Montagem fotográfica com as capas da nova coleção

Herminio Miranda escreveu durante anos em "Reformador", publicando artigos sobre temas diversos, especialmente publicações relacionadas à imortalidade da alma, reencarnação e mediunidade que saíam em países de língua inglesa. Creio que a obra que mais o projetou, após esta fase, foi "Diálogo com as sombras", publicada pela FEB próxima dos anos 80, que mostra suas recomendações e experiências com o atendimento aos espíritos desencarnados.

Chamou muita atenção o uso da técnica de indução de regressão de memória no atendimento, o que era praticamente desconhecido, mas penso que sua maior contribuição foi a desconstrução do papel do doutrinador, como alguém que instrui em doutrina, que fica explicando aos espíritos como é o seu mundo, a moral cristã e as leis de Deus, na esperança que a razão os retire da condição que a perturbação emocional os situou.

A explicação é útil aos espíritos ignorantes, de boa fé, tem seu papel junto a alguns sofredores, mas é bastante limitada para os que agem como psicopatas do mundo dos espíritos ou aos que têm conflitos intensos, como ódios, ciúmes, e outras emoções perturbadoras. Os espíritos inteligentes e maus se riem da precariedade de nossos conhecimentos sobre o mundo deles.

Assim apresento um conjunto de livros que ele publicou pelo Correio Fraterno e que foram muito importantes para nosso grupo mediúnico. Ficou conhecido como "Coleção Histórias que os Espíritos Contaram". O grupo de Herminio é um dos poucos que conheço que seguiu a orientação de André Luiz em "Desobsessão", de gravar as sessões. A disciplina valeu a pena e anos depois ele desarquivou as fitas de rolo e transcreveu com mínimas mudanças os diálogos realizados com os espíritos em um pequeno grupo mediúnico.

Nos livros da ilustração acima, o leitor pode se encantar com as narrativas das histórias, mas chama-me atenção a forma como o atendente trata seus interlocutores. Ele os escuta, talvez pela influência das pequenas incursões que o autor fez na psicanálise de Freud e na regressão a vidas passadas de Albert de Rochas e outros. Quando digo que os escuta, significa que valoriza que os espíritos contem suas histórias e os auxilia a perceber seus conflitos, os momentos em sua história nos quais, influenciados por suas emoções em desalinho, decidiram-se por adotar uma persona vingativa, às vezes fria e calculista, mantida às custas de um afastamento com suas emoções mais profundas.

Sua cultura possibilita que ele dialogue sobre realidades diferentes no tempo e na história, sem perder-se na curiosidade vã. O atendente não se afasta da experiência e do sentido dado pelo espírito comunicante para pedir-lhe que dê detalhes de sua experiência passada, mas acolhe aquilo que ele se dispõe a trazer. Naquele momento, o mais importante é auxiliar a pessoa que se apresenta para conversar, fazendo-a abandonar suas defesas rígidas e mostrar-lhe o quanto são insatisfatórias para sua vida, trajetória futura e felicidade.

A editora Correio Fraterno fez uma bela reedição da coleção. Papel Lux Cream, muito confortável aos olhos, capas belíssimas, ilustrações sugestivas e sóbrias, o trabalho de edição nos entregou uma coleção primorosa. Só lamento que no Brasil não se façam pequenas edições com capa dura, que tornam os livros muito mais duráveis, mas de preço mais elevado.

Recomendo, portanto, aos interessados na mediunidade, a leitura dos quatro livros, que se tornaram referência importante para o aperfeiçoamento dos que se voluntariam neste tipo de trabalho.


23.11.12

VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

Recebemos o texto abaixo vindo da GEEM, conhecida editora de obras psicografadas por Chico Xavier, que se tornou um grupo com ações diversas, inclusive assistenciais. Como concordamos com sua argumentação clara, estamos repassando aos leitores do EC.



Violação de Direitos Autorais

Infelizmente, tem sido comum, em alguns sites, a disponibilização para download de obras de Francisco Cândido Xavier, que não são de domínio público, sem autorização ou ao menos consulta prévia dos titulares dos direitos De modo geral são disponibilizados sem a capa, sem o nome da editora e alguns são apresentados resumidamente, descaracterizando totalmente a obra do Chico e dos Autores espirituais.


O GEEM, titular do direito autoral de várias obras, por cessão expressa de Chico Xavier, discorda desta prática, pois a divulgação da doutrina espírita deve ser feita em total respeito às leis do País.

Note-se, a esse respeito, que o GEEM, entidade religiosa sem fins lucrativos, há quase 50 anos divulga a obra de Chico Xavier.

Editamos até o momento em torno de dois milhões e meio de exemplares, sem qualquer objetivo de lucro. Toda a diretoria e os participantes do grupo são voluntários, sem qualquer remuneração.

No entanto, na estrutura da máquina administrativa há evidentemente funcionários remunerados, cuja folha é custosa.

Nossos livros têm uma longa preparação pré-edição com despesas significativas no que tange às capas, à diagramação, à qualidade gráfica e não nos parece justo que deles se apossem terceiros, mesmo com a melhor das intenções, como se tivessem nascido do nada.

Por que razão Chico Xavier nos teria cedido os direitos? Para cuidarmos dos livros com atenção e respeito.

Parte significativa de nossos livros é distribuída gratuitamente a centros, instituições, bibliotecas, pessoas físicas e percentual significativo das vendas é dirigido à população mais simples a preços inferiores ao custo dos livros.

E o eventual resultado na comercialização dos livros não é utilizado em benefício do GEEM, mas, sim, nos respectivos projetos de divulgação e obras de caridade.

Quando é o caso, temos concedido, gratuitamente, respeitadas determinadas condições, autorização para a utilização das obras, às pessoas que o desejam, com equilíbrio e ponderação.

Mas não podemos aceitar a utilização indiscriminada, sem qualquer autorização ou consulta prévia.

GEEM — GRUPO ESPÍRITA EMMANUEL

18.11.12

VINÍCIUS E O EGOÍSMO

Pedro de Camargos - Vinícius

Pedro de Camargos (1878-1966), conhecido como Vinícius, é um dos autores paulistas mais prolíficos e inteligentes na temática do Evangelho à luz do Espiritismo. Pessoa não apenas reconhecida e lembrada, mas querida pelos membros do movimento espírita, nasceu em Piratininga, onde teve educação em uma escola metodista, de fundação norte-americana, que muito o influenciou. Dirigiu a Igreja Espírita "Fora da Caridade não Há Salvação" até 1937, quando transferiu-se para São Paulo.

Dirigiu programa cristão-espírita na Radio Educadora de São Paulo, dedicou-se à assistência social e trabalhou imensamente pela divulgação do espiritismo em diversas frentes, como a imprensa, a publicação de livros e a exposição em Centros Espíritas. Zêus Wantuil (Grandes Espíritas do Brasil) informa que presidiu a "União Federativa Espírita Paulista", foi sócio-gerente de "O Semeador" (da FEESP) e presidiu o "Instituto Espírita de Educação" até 1962.

Recordei-me dele ao preparar um estudo para o Grupo Scheilla sobre o capítulo de "O Livro dos Espíritos", Da Perfeição Moral. Nele, um espírito diz a Kardec que a maior chaga da humanidade é o egoísmo e que "dele deriva todo o mal". Certamente inspirado por esta passagem, Vinícius escreveu a seguinte página:


Egoísmo


A usura é a nudez do egoísmo.
A avareza é o esqueleto do egoísmo.
A inveja é o miasma do egoísmo.
A hipocrisia é a mentira do egoísmo.
A esquivança é o covil do egoísmo.
A dissimulação é a covardia do egoísmo.
O jogo  é a fascinação do egoísmo.
O roubo é a violência do egoísmo.
A bajulação é o recurso do egoísmo.
A iniquidade é a lei do egoísmo.
A discórdia é a expansão do egoísmo.
O ódio é a combustão do egoísmo.
A vingança é o desagravo do egoísmo.
A calúnia é a perfídia do egoísmo.
A intemperança é a avidez do egoísmo.
A vaidade é a parvoíce do egoísmo.
O ciúme é o travo do egoísmo.
A luxúria é a desfaçatez do egoísmo.
O fanatismo é o zelo do egoísmo.
A intolerância é a arbitrariedade do egoísmo.
A impiedade é a resistência do egoísmo.
O assassínio é a loucura do egoísmo.
O orgulho é a soberania do egoísmo.

Em suma: o pecado sob todas as formas, sob todos os aspectos, sob todas as modalidades, é fruto do egoísmo, porque o egoísmo assume, no mal, todas as formas, todos os aspectos, todas as modalidades.

(Vinícius. Em torno do Mestre. (4 ed.) Rio de Janeiro: FEB, 1979. p. 286)

11.11.12

COMO NÓS, ESPÍRITAS, PODEMOS NOS PREPARAR PARA A MORTE?


Noite estrelada, de Van Gogh - Vista da noite da janela do seu sanatório, pintada de memória


Discutíamos o tema separação entre a alma e o corpo no Centro Espírita Simão Pedro, em Belo Horizonte, e um dos participantes fez a pergunta que intitula nossa matéria.

Seguramente, o conhecimento espírita nos dá um quadro de referências que pode ser extremamente útil no mundo dos espíritos. Uma vez desencarnados, se em condições medianas, temos alguma noção clara da continuidade da vida, do reencontro dos afetos, do papel do pensamento, etc. Contudo, o ser humano é mais que conhecimento, porque os sentimentos e as sensações, desempenham um papel tão ou mais importante que o saber em assuntos vivenciais.

Irmão X tem um trabalho importante chamado “Treino para a morte”, publicado no livro Cartas e Crônicas, psicografado por Chico Xavier. É uma boa leitura para se pensar em ações práticas para a morte. Em resumo, ele mostra muitas situações em que viver a vida é fundamental para se preparar para a morte.

Uma das questões importantes na nossa cultura é nos habituarmos a falar sobre a morte. Ela ainda é um tabu, um assunto proibido, que fica ainda mais difícil de conviver quando cruza o nosso caminho, através da perda dos relacionamentos afetivos. Recordei-me das gerações anteriores a minha, que considerava que não se devia falar sobre a morte porque “a atrairia”. Muitos diziam também que cemitério não é lugar para criança. Frequento uma clínica de hemodiálise, na qual a morte está sempre “batendo ponto”, e o assunto é visto como perturbador, ao ponto de não se comunicar aos pacientes que um colega querido se foi, impedindo-os de prestar as últimas homenagens e de dar um abraço de conforto na família, o que seria possivelmente agradável ao que se foi, em um momento tão difícil.

Preparar-se para a morte, então, começa com conversar sobre ela, em aceitar sua realidade e a finitude do corpo, levar a sério a ideia que estamos aqui por um período e que ele pode findar-se a qualquer momento. A proximidade da morte, com as doenças ou a idade avançada, pressupõe sabedoria para entender os limites do corpo e para preparar o grande momento.

Acertar-se com os desafetos que colecionamos em momentos impensados é também um bom exercício, principalmente se aconteceu a partir de futilidades e vaidades feridas. Os assuntos que varremos para “debaixo do tapete” (quem não os tem?) são uma boa fonte de perturbação no mundo dos espíritos.

O desapego gradual dos bens materiais é também um bom exercício para a morte. Não estou pregando que nos tornemos Franciscos de Assis, da noite para o dia, mas que identifiquemos aquelas coisinhas com que nos prendemos e saibamos abrir mão delas aos poucos. Nossa dirigente já desencarnada, Ada Eda Magalhães, quando começou a perceber a proximidade da visita da morte, passou a presentear aos amigos com as lembranças que ela colecionava de suas viagens ao exterior. Os enfeites de casa, os livros, pratos, iam de suas mãos para as mãos dos amigos queridos. Ela não dilapidou a herança dos filhos e netos, mas só pude perceber sua sabedoria neste ato quando, após sua desencarnação, passei pela sala de minha residência e vi um de seus objetos, que me remetiam às melhores recordações dos anos em que mantivemos nossa amizade “intergeracional”. Ela certamente irá perceber, onde estiver, os pensamentos de carinho dos amigos que ficaram.

O desapego não é algo que se refere aos objetos, há também os cargos e as pessoas. Viver é desapegar-se. Os pais que não aprendem a mudar seu comportamento ante os filhos que crescem e ganham autonomia, tornam-se fonte de perturbação na vida deles. Os trabalhadores que se aferram a um cargo, uma patente militar, uma distinção, não se preparando para a aposentadoria, ficam como um cão faminto diante de seu osso já roído e sem nenhuma fibra de carne. Nossas realizações valem pela recordação de as termos concluído, pela gratificação do reconhecimento, quando ele vem dos demais, mas principalmente do que nós sentimos ao terminar nossa tarefa. Elas moram no passado e não no presente, agrilhoando-nos. Aprender a desligar-se de algo que fizemos por muitos e muitos anos não é exercício fácil, especialmente no mundo masculino, na nossa cultura.

Perceber que a morte do corpo nos espreita, é a realidade da vida. Ele começa a morrer quando nasce, só não sabemos ao certo quando isto se dará. Então, viver bem a vida é a melhor preparação para a morte, que deixará de ser o bicho papão da noite da existência e se transformará no misterioso casulo de lagarta, portal de uma nova realidade.

6.11.12

O ESPIRITISMO ESTUDA OUTRAS RELIGIÕES E FILOSOFIAS?


O Príncipe Arjuna dialoga com Krishna (?)
 
Estava em um estudo na Fraternidade Espírita Luz Acima (Belo Horizonte - MG), tratando do cristianismo do século I. Basicamente, tratava-se de uma leitura rápida do livro dos Atos dos Apóstolos e dos principais incidentes que ele relata para dar uma visão do “todo” deste trabalho do Novo Testamento.

Um debate interessante iniciou-se sobre a concepção cristã do espiritismo. Kardec, em “O Livro dos Médiuns” classifica os tipos de espíritas de sua época e destaca os que ele intitula espíritas-cristãos, ou verdadeiros espíritas. (O Livro dos Médiuns, capítulo III, item 28). Essencialmente, Kardec parte de um diálogo com os espíritos sobre o cristianismo para lançar os princípios de uma ética espírita, e desenvolve uma proposta de um espiritismo que não se resume ao estudo dos fenômenos espirituais, mas que tem uma proposta de ação no mundo para os sujeitos, uma proposta ética.

Uma das participantes perguntou se o único livro que estudávamos era a Bíblia. Em princípio, não entendi direito a questão e achei que se tratasse de um evangélico “em missão” no meio da comunidade espírita, mas não se tratava disso. Ela tinha interesse no estudo dos autores indianos, e em textos como o Bhagavad-Gitã, que é um diálogo entre o príncipe Arjuna e a divindade Krishna, que compõe o Mahabharata, um livro que contém narrativa, reflexões filosóficas e morais.  Imediatamente recordei dos textos mimeografados que estudamos na Mocidade AECX nos anos 80, com passagens do Gitã, tentando entender a simbologia da reencarnação que se encontra nas questões propostas por Arjuna.

Como o espiritismo não elegeu “livros sagrados”, o próprio Kardec mostrava uma abertura muito grande para a leitura e entendimento de diferentes tradições religiosas, como é o caso dos artigos que ele escreveu sobre o Islã (Maomé e o Islamismo, Revista Espírita, agosto de 1866 e novembro de 1866) e sobre os Celtas (O espiritismo entre os druidas, Revista Espírita, abril de 1858). Léon Denis também se dedicou ao estudo dos Celtas (O Gênio Céltico e o Mundo Invisível).  Nada impede, portanto, que se faça uma leitura espírita das obras de inspiração espiritual das diversas culturas, contudo, é um trabalho de interpretação destas tradições religiosas a partir do espiritismo e não o contrário, que seria uma forma de sincretismo, e deixaria os espíritas a um passo da adoção dos ritos hindus.

Não é um estudo fácil, nem imediato, porque demanda o conhecimento de uma cultura e tradição muito complexa, com a qual não tivemos muito contato em nossa formação. O final de uma leitura dessas, se empreendida, deixaria o estudioso com um conhecimento do Bhagavad-Gitã pelo hinduísmo (o que geralmente aponta para muitas leituras e interpretações, no livro Filosofias da Índia encontramos dezenas de escolas de pensamento) e uma interpretação espírita do Gitã. Para ser sério, é um trabalho que exige anos de estudo, viagens, diálogo com especialistas, estudo do idioma hindu, etc.  As iniciativas, portanto, como as do nosso grupo de jovens, devem vir acompanhadas da devida humildade e do reconhecimento das imensas limitações que temos ante uma cultura oriental milenar, mas respeitando a condição do espiritismo como “interlocutor” e não como “discípulo”.

3.11.12

O PRIMEIRO PERIÓDICO ESPÍRITA BRASILEIRO


A Biblioteca Nacional lançou um instrumento de pesquisa denominado Hemeroteca Digital Brasileira, que está sendo alimentado com periódicos brasileiros antigos.

Nosso leitor Alexandre Caroli Rocha identificou nesta base de dados o periódico "
O Echo d'Alem-Tumulo : monitor d'o spiritismo no Brazil", publicado inicialmente em 1869 e que traz artigos de diversos espíritas da época, como Casimir Lieutaud, Luiz Olympio Telles de Menezes, Jose Francisco Lopez, e traz notícias do movimento francês, assim como primeiras traduções de textos da codificação.



Para os interessados em ler o que pensavam os espíritas baianos à época de Kardec, o melhor link é o 
http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx e digite Écho no campo de título.


1.11.12

DIÁLOGO COM OS CÉTICOS



Publicado em julho de 2011, este trabalho do coautor da teoria da evolução é uma discussão filosófica sobre a possibilidade e limites do estudo dos fenômenos espirituais com os métodos das ciências naturais. Foi publicado originalmente anos após Wallace ter feito seus próprios experimentos (cf. O aspecto científico do sobrenatural) e ter publicado uma pequena monografia onde fazia uma revisão dos principais estudos anglo-saxões. 

Ao traduzi-lo, não esperava a boa recepção que teve no movimento espírita, que o tem lido, citado e comentado, o que aponta a existência de grupos e pessoas interessadas em um conhecimento mais substantivo do espiritismo e da pesquisa que se estabeleceu em torno de sua fenomenologia. Wallace é um autor de reputação no ambiente acadêmico, por sua imensidade de estudos e descobertas, em um círculo de cientistas que ganharam notoriedade universal, como Darwin, Lyell e outros.

Por milagres, termo muito usado por Wallace em sua obra, não se entenda a intervenção divina no mundo humano, mas a existência, comunicabilidade e ação dos espíritos desencarnados (preterhumanos, como ele gosta de dizer)

SUMÁRIO

Apresentação: Dra. Astrid Sayegh

A queda do muro de Hume. (Prefácio do Tradutor - Dr. Jáder Sampaio)

Diálogo com os céticos - artigo lido ante a Sociedade Dialética de 1871

Definição do termo "milagre"

A evidência da realidade dos milagres

A natureza contraditória das afirmações de Hume

Objeções modernas aos milagres

A incerteza dos fenômenos assegurados pelo espiritualismo moderno

A necessidade do testemunho científico

Revisão das afirmações do Sr. Lecky sobre os milagres

É a crença em milagres uma sobrevivência do pensamento selvagem?

Vocabulário de termos filosóficos utilizados no livro (Dr. Jáder Sampaio)

Índice Analítico (Dr. Jáder Sampaio)

26.10.12

PUBLICADA NOVA FOTO DE ALLAN KARDEC



Recebemos de Charles Kempf (França) uma nova imagem de Allan Kardec. Ela pertencia ao acervo do Instituto Metapsíquico Internacional (IMI) e foi publicada no livro/catálogo Entrée des médiums: Spiritisme et art d'Hugo à Breton. (Chegada dos médiuns: espiritismo e arte, de Hugo a Breton). Ele pode ser encontrado na Amazon francesa.


Kempf nos informou que a imagem de Fernand Desmoulins estará exposta na Maison de Victor Hugo dos dias 18 de outubro até 20 de janeiro.

Agradeço ao Dr. Alexandre Caroli Rocha a tradução do título.