No último sábado, na aula à distância de evangelização infantil (educação espírita) o grupo foi fazer uma prece de abertura. Alunos de 11 e 12 anos, uma aluna pediu que dirigissem seus pensamentos a um amigo de seus pais que estava internado com Covid 19 e grave: Felipe Estabile.
Assim ficamos sabendo, poucas horas antes da desencarnação, da luta do amigo contra a enfermidade. Obtivemos mais informações e acompanhamos em nossa rede de relacionamentos as notícias do estado de saúde, até a desencarnação, no meio da tarde de sábado, 20 de março.
A União Espírita Mineira assim o descreve em nota: “Natural de Niterói/RJ, espírita desde o berço, veio para Belo Horizonte ainda criança. No Movimento Espírita ficou conhecido pelas atividades no Grupo da Fraternidade Espírita Irmã Scheilla, e atuação na Unificação pela União Espírita Mineira.”
Eu conheci o Felipe e a sua futura esposa, a Regina, na primeira Confraternização de Mocidades Espíritas de Belo Horizonte – COMEBH, em 1983. Felipe era o coordenador da Comissão de Secretaria, responsável por toda a papelada que envolvia o evento para cerca de 100 jovens.
O Felipe era a encarnação da tranquilidade. Fala mansa mas imensamente dedicado ao que fazia. Na época, ele frequentava o Grupo Scheilla. A COMEBH foi muito importante para o movimento espírita mineiro, porque estabelecemos laços de simpatia com frequentadores de um sem número de casas espíritas, da capital e, depois, do interior. Muitos dos participantes dos anos 80 são hoje lideranças ou mesmo fundadores de novas sociedades espíritas e nosso relacionamento é muito mais fácil que seria se não nos conhecêssemos pessoalmente. Felipe participou de muitas e tornou-se coordenador geral da 9ª COMEBH.
Felipe no papel de Chico Xavier, em uma das peças teatrais da COMEBH
Posteriormente, Felipe e Regina se ligaram à Confraternização da Família Espírita de Minas Gerais, encontro durante o período de carnaval em que participavam também as crianças.
No LinkedIn de Felipe se vê o seu percurso profissional, no qual se encontra o concurso como assistente administrativo da UFMG (1982-1994), sua licenciatura em História (1985), atuação como professor na Prefeitura de Belo Horizonte (1994-2003), seu trabalho como chefe de gabinete e depois assessor de relações institucionais na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (2003-2014) e depois ocupou diversos cargos na Secretaria Municipal de Educação (2015-2019). Felipe encerrou sua carreira como professor, na minha opinião, a mais nobre de todas as suas ocupações.
Felipe foi um dedicado trabalhador no meio espírita da capital e de Minas Gerais, como um todo. Vinte anos depois, ele apresentou trabalho e participou, em nome da União Espírita Mineira, do 3º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, que aconteceu na Associação Espírita Célia Xavier. Quando o evento voltou a Belo Horizonte, em 2019, ele recebeu em nome da União Espírita Mineira, a homenagem que a rede de pesquisadores espíritas lhe fez, por nos receber em suas dependências.
Fiquei lembrando das ideias do Felipe para um mestrado em História que ele não realizou, por estar tão ocupado com o trabalho, a família e o movimento espírita. Ele queria estudar a influência do positivismo da república velha no meio espírita de então. O tempo se foi, mas a ideia fica registrada para quem possa dar-lhe sequência.
O Carlos Malab ficou muito emocionado quando lhe dei a notícia do desenlace. Ele se lembrou da serenidade do Felipe, e depois de trocarmos lembranças disse: a Telma (Núbia Tavares) há de recebe-lo no plano espiritual. Telma foi a coordenadora, junto com o Carlos, da primeira COMEBH. Nada mais justo que dar apoio ao secretário que retorna ao “mundo invisível”, como o chamavam os espíritas franceses do século 19.
Obrigado Jáder. Acompanhamos desde os primeiros dias da sua internação através um boletim diário que Regina, sua esposa, colocava em um grupo que temos dos 'jovens' da Maria João de Deus. A esperança dele retornar com saúde para a família foi o que cada um de nós vibrava a cada boletim (sempre um áudio)... Você como sempre nos surpreendendo com informações bem articuladas e precisas. Que Jesus receba ao nosso irmão Felipe, sua mãezinha com certeza estará do lado dele.
ResponderExcluirJusta homenagem a esse amigo que muito nos auxiliou no Movimento Espírita de BH, na década de 80, quando foi secretário da AMEBH na gestão em que eu estava presente.
ResponderExcluirAo Felipe, meu muito obrigado.
Ao Jáder, da mesma forma, agradeço esta justa homenagem a ele.
Grande Felipe! Suas ações na Seara espírita certamente lhe conferiram bela bagagem! Que Jesus o abençoe!
ResponderExcluirQue bela homenagem, querido amigo Jader! Guardamos no coração as lembranças desse tempo notável das Comebhs na década de 80, em especial, do nosso amigo Felipe... Certamente, a nossa querida Telma Nubia juntamente com o Elzio e a D. Maria Pinto o receberam nesse retorno à pátria espiritual. Gratidão por tão bela e carinhosa homenagem! Abraços saudosos meu irmão! Paz e bem! 🙏🌷
ResponderExcluirObrigada meus queridos, pela linda e merecida homenagem ao meu irmão Felipe que nos deixou um legado e o exemplo de um homem honesto, amável, conselheiro...Com toda certeza estará recebendo as lindas mensagens em forma de luz.
ResponderExcluirGratidão.
Tereza Raquel Estabile Moraes
Um grande amigo, um trabalhador do Evangelho de Jesus tão querido por todos! Conhecimento com humildade, acolhimento e dedicação amorosa ao Movimento Espírita! Esperávamos sua cura a cada áudio esperançoso da amiga Regina, mas a CURA da alma, só Deus sabe como se dá! Temos a certeza que Felpe está amparado pela equipe de Maria João de Deus! Assim como nossa amada Regina, que permanece como nosso exemplo de fé, resignação e alegria cristã! Que mulher forte! Jesus continue abençoando essa família linda!
ResponderExcluirLinda homenagem! Que o Felipe esteja na paz e a alegria do Sr. Jesus Cristo!
ResponderExcluirOs conheci também na década de 80. Regina e Felipe participaram de forma muito especial em minha vida, principalmente no meu acolhimento, como boa paulista que acabava de se casar e chegar em BH. Parceiros de trabalhos na evangelização no Irmã Scheilla. Ficam as nossas boas recordações e a gratidão, pelas oportunidades que a vida vai nos concedendo de encontrarmos pessoas tão especiais em nosso caminho. Re, minha parceira de pautas de BH para o Correio Fraterno, não demora vai estar restabelecida. Muita luz a paz a todos eles.
ResponderExcluirQue linda homenagem! Tenho certeza que meu pai está feliz com todas as palavras de carinho e amizade. Como ele amava estudar sobre o espiritismo!!
ResponderExcluirSou muito grata por ter sido filha dele nessa jornada e por todos os ensinamentos.
Agradeço ao apoio que todos estão dando para minha mãe nesse momento.
A gente sabe que em breve nos encontraremos.
Mariana Moraes
Agradeço a todos os amigos e familiares do Felipe que deixaram uma pontinha dos seus sentimentos no EC. Tenho certeza que o Felipe irá registrar nossos sentimentos bons por ele na sua nova condição.
ResponderExcluirTão feliz em saber e ler palavras fraternais e de amizade ao meu primo irmão!! Exemplo em minha vida, tendo me ensinado
ResponderExcluira ver o Evangelho do Cristo com simplicidade e com a riqueza da sua essência!!Amigo e acolhedor em todos os momentos! Que esta experiência vivida nos convide a continuar nesta faixa de luz e de realização constante no bem!!! Gratidão a todos! Um dia nos veremos e uma nova história se reiniciará!
Tão feliz em saber e ler palavras fraternais e de amizade ao meu primo irmão!! Exemplo em minha vida, tendo me ensinado
ResponderExcluira ver o Evangelho do Cristo com simplicidade e com a riqueza da sua essência!!Amigo e acolhedor em todos os momentos! Que esta experiência vivida nos convide a continuar nesta faixa de luz e de realização constante no bem!!! Gratidão a todos! Um dia nos veremos e uma nova história se reiniciará!
Sem dúvidas, uma pessoa diferenciada. Além do convívio com o Felipe nas COMEBHs, pude usufruir de sua presença nas reuniões do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, onde teve assento durante algum tempo como representante da Secretaria Estadual de Educação, mostrando suas virtudes fora do ambiente espírita e contribuindo para uma sociedade melhor. Grande companheiro!
ResponderExcluirParabéns pela justa homenagem ao Trabalhador das Primeiras Horas da Comebh!
ResponderExcluirFelipe virou luz, voltou a ser na a essência o que sempre demonstrou. Voltou para casa e nos deixou exemplos de bom trabalho espírita.
ResponderExcluirQue linda e delicada homenagem, Jader! Que o Felipe tenha a alegria de se encontrar com a Telma, dona Maria Pinto e tantos outros queridos que nos precederam. Que possa ainda receber as vibrações carinhosas de tantos corações.
ResponderExcluirBelas descrições para apresentar o Amigo Felipe Estábile, companheiro fiel dos tempos de Mocidade Espírita e junto conosco nas primeiras COMEBHs nos anos 80. Construímos juntos e sem sabermos, relações carinhosas de respeito dentro do Movimento Espírita que, como dito na justa homenagem, nos fizeram espalhar por toda parte tudo que aprendemos.
ResponderExcluirLonge das montanhas de Minas, jamais esquecerei da fraternidade que vivemos juntos nos prodigiosos dias de nossas mocidades.
Felipe apenas se junta ao grande exército de benfeitores que luta agora do outro lado.
E melhor, já deve chegar trabalhando!
É com imenso pesar que envio a Regina e todos familiares e amigos os nossos sinceros sentimentos! Que Jesus acalente seus corações na certeza do reencontro! Ele obedeceu ao chamado do Pai para voltar pra casa. Siga em PAZ Felipe a caminho da LUZ que não se apaga! Ficará conosco a doce saudade dessa voz mansa. Receba nossa preces e GRATIDÃO!
ResponderExcluir“Um abraço forte e terno é o que me faz lembrar desse nosso laço eterno que o tempo não destruirá. Amigo é alguém que sempre traz no coração consigo muito amor, muita paz. Eu sinto Jesus iluminando os nossos passos nessa escuridão”.
ResponderExcluirQue Felipe seja recebido com abraços de bons amigos no Plano Espiritual. Foi uma grande honra desfrutar de sua companhia por aqui! O conheci como coordenador geral na IX COMEBH, trabalhamos juntos na Secretaria de Educação e nos reencontramos no CONFAE. Sempre sereno e bem humorado, discretamente brincalhão. Cuidaremos da Regina por aqui, meu amigo! Vida longa e próspera 🖖🏼! Jerusa Tavares