Páginas

20.12.20

FREDERICO JÚNIOR, BEZERRA DE MENEZES E YVONNE PEREIRA

Foto: Frederico Júnior

Terminamos no ano passado a leitura do livro “A Tragédia de Santa Maria”, escrito por Yvonne Pereira e ditado por Bezerra de Menezes à médium. Uma coisa interessante foi a inserção do médium Frederico Pereira da Silva Júnior na trama.

A principal fonte que temos da vida do médium Frederico Pereira da Silva Júnior são os textos de Pedro Richard em Reformador, escritos em 1914, ano de sua desencarnação. Há muitos outros na revista Reformador, mas as informações são todas baseadas na narrativa de Richard.

Frederico nasceu em 1857, o ano do lançamento de “O Livro dos Espíritos” por Allan Kardec. Como Yvonne, tinha poucos estudos. Ainda jovem foi à “Sociedade Deus, Cristo e Caridade” conhecer o espiritismo no Rio de Janeiro e descobriu que era médium em 1878. Ele desejava notícias de um amigo desencarnado.

Pelo que diz Richard, Frederico tinha uma mediunidade composta de faculdades diversificadas. No texto de Bezerra, ditado a Yvonne, Frederico Júnior participa como médium de efeitos físicos, possibilitando a materialização de Esmeralda, já desencarnada, para Barbedo, seu pai inconsolável.

Como a grande maioria dos espíritas daquela época, Frederico Júnior deve ter sido conhecedor de Roustaing, que estudou com Bittencourt Sampaio , uma das expressivas lideranças espíritas da época. Sampaio, Frederico e outros romperam com a Sociedade Acadêmica “Deus, Cristo e Caridade” e fundaram a “Sociedade Espírita Fraternidade”.



Foto: Bittencourt Sampaio

Após a desencarnação de Bittencourt Sampaio, Frederico Júnior passou a psicografá-lo. Sua obra  tratava dos evangelhos com a influência dos livros psicografados por Madame Colignon: Os quatro evangelhos. Com tempo, a crítica a algumas de suas ideias mais polêmicas e contraditórias ao pensamento de Kardec, fez com que os livros psicografados por Roustaing fossem criticados no Brasil por espíritas estudiosos, como Herculano Pires. Hoje são objeto de estudo por poucos espiritas no Brasil, e por analistas com interesse histórico.

Bezerra, contudo, através da mediunidade de Yvonne Pereira, mostra a importância da mediunidade de Frederico Júnior para sua época e não poupa elogios.

“... existia na capital do país um médium portador de peregrinas qualidades morais e vastos cabedais psíquicos, que dele faziam, sem contestação possível, um dos mais preciosos intérpretes da Revelação Espírita no mundo inteiro, em todos os tempos.” 

Bezerra descreve o encontro do médium com o médico-fazendeiro da seguinte forma:

“Subitamente, o precioso veículo mediúnico, a quem eu tivera o cuidado de não informar do assunto a ser tratado na reunião, tornou-se como que espiritual, extático, olhos dilatados como em desdobramento, e exclamou, a voz transtornada grave como longínqua:”

Pedro Richard, ao tratar do desenvolvimento das faculdades do médium, afirma:

“De dez anos para cá, nova faculdade mediúnica se desenvolveu em Frederico Júnior: a mediunidade estática.”[1]  (p. 301)

Ele explica que era “difícil saber quando ele falava e quando era um espírito” que por ele se comunicava. Na introdução do livro “Jesus perante a cristandade”, Pedro Sayão o classifica como médium sonambúlico.



Foto: Pedro Richard

A descrição que Bezerra de Menezes faz da comunicação de Esmeralda, filha do consulente, é impressionante. Inicialmente o médium a descreve com um ramo de flor de laranjeira, símbolo das noivas à época. 

“Logo após vimos, respeitosos, algo chocados e muito enternecidos, que, na penumbra que se estabelecera, a mão de Esmeralda, reconhecida por seu próprio pai, como também por mim, oscilou gentilmente sobre a mesa, acariciando as cãs prematuras que ornavam a cabeça do antigo senhor de escravos, para, em seguida, dominar com graça e singeleza, a destra rude de Frederico, fazendo-a escrever ligeiramente...” (p. 226-227)

Essa é uma informação importante, porque não encontrei no texto de Richard ou nos demais nenhuma menção à faculdade de efeitos físicos de Frederico Júnior, mas sabemos que à época nos anos 80 e 90 do século 19, esse tipo de mediunidade era praticada e estudada no mundo ocidental.

O próprio Bezerra assina no final de “Jesus perante a cristandade”, junto com seus colegas de reunião mediúnica o texto “Últimas palavras”, no qual se tornam testemunhas da origem mediúnica do texto e da semelhança impressionante de estilo com o do falecido Bittencourt Sampaio. Alguns dos colegas foram esquecidos pela história, até mesmo pela história do espiritismo, mas alguns ainda chegam aos nossos dias, como Antônio Luiz Sayão e Pedro Richard, além do “médico dos pobres”. Esse livro foi publicado em 1898, dois anos antes da desencarnação de Bezerra. O que entendi é que o livro é fruto de psicofonia, e foi organizado e publicado por Pedro Luiz de Oliveira Sayão, a pedido de Bittencourt Sampaio, espírito. Não tenho como ter certeza.


[1] Kardec não usa as expressões mediunidade estática ou médium estático, mas trata do êxtase como uma forma de emancipação da alma, e uma forma de percepção do mundo espiritual. Ele assim diz no livro “Instruções práticas das manifestações espíritas”: ÊXTASE – do. gr. ekstasis, transbordamento do Espírito, do verbo existemi, ferir a admiração. Paroxismo da emancipação da alma durante a vida corpórea, de onde resulta a suspensão momentânea das faculdades perceptivas e sensitivas dos órgãos. Em tal estado a alma não se prende mais ao corpo senão por frágeis laços, que procura romper; pertence mais ao mundo dos Espíritos, que entrevê, do que ao mundo material. No mesmo livro ele coloca na categoria de médiuns inspirados, os que recebem, em estado normal ou em êxtase, pelo pensamento, comunicações ocultas, estranhas às suas ideias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário