Páginas

18.12.20

PAULO SÉRGIO DESENCARNA EM NITERÓI.

 



Foto: Paulo Sérgio 

 

Acordei hoje com a sensação de que faltava algo, e que não poderia ser reposto, dentro do coração.

Conheci o Paulo Sérgio no Célia Xavier. Era o dia do 3º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, em Belo Horizonte. 2004! Ele chegou pela manhã com uma quantidade enorme de banners sobre a história do espiritismo. Pediu para colocar no local, e como não tínhamos suportes para banner, ele trocou de roupa, colocou sua “roupa de trabalho”, que era uma bermuda, uma camiseta e um par de havaianas e começou a decorar o ambiente da casa.

Daí a uns momentos, ele me perguntou:

- Aqui pode se usar bermuda?

Eu respondi:

- Não é usual, mas fique à vontade. Não se preocupe.

Quando o presidente da casa chegou, ele ficou encantado! Depois ele acertou com o Paulo Sérgio de deixar os banners por uma semana no Célia Xavier e enviar depois, para que todos da casa pudessem ver.

Paulo Sérgio falava com uma imensa naturalidade, fora a empolgação de contar com detalhes seu empenho na aproximação entre espíritas lioneses e brasileiros. Fotos de reuniões dos espíritas europeus que ele participara. Até do filho político ele falou, para nossa surpresa, em sua participação no Enlihpe. O Paulo era a encarnação do entusiasmo.

Anos depois eu trabalhei com o Paulo Sérgio no Encontro França-Brasil, no Rio de Janeiro. Ele fez contato com os espíritas franceses e europeus. Acho que o Paulo acreditava no que chamamos de “corpo a corpo”, na proximidade pessoal como forma de unificação. Ele, o Alexandre Rocha e a Nadja Couto Valle não mediam esforços para fazer um encontro que ficasse à altura do espiritismo. Como entrei na comissão organizadora tardiamente, vi todos os esforços que ele fez para trazer e receber bem os espíritas franceses e os brasileiros. O evento, para ele, fechava um ciclo. A cidade de Niterói se tornava cidade-irmã de Lyon, e dois monumentos foram erguidos em homenagem a Kardec: um em Lyon e um em Niterói, em cuja inauguração não me foi possível estar presente por causa das limitações que a hemodiálise nos impõe. Demorei a chegar na abertura, em função de um problema nos voos e o trânsito do Rio de Janeiro na sexta à noite, mas assisti com alegria o Pedro Nakano representar a Liga de Pesquisadores do Espiritismo – LIHPE, na mesa de abertura.

Conseguimos trazer, não sem muito trabalho, uma equipe muito representativa de interessados na história do espiritismo de diversos lugares do Brasil e da Europa. Os telefonemas de Paulo Sérgio, ao mesmo tempo empolgado e zeloso, duravam 50 minutos, no afã de nos informar de cada detalhe para que pudéssemos tomar as melhores decisões nas reuniões da comissão organizadora.

No intervalo, no “olho do furacão” que foi organizar um evento no auditório maior da UERJ, para pelo menos 400 pessoas, ele me procurou para me passar uma lembrança. Trouxe uma coruja de metal da Grécia, atencioso. A coruja é o símbolo da LIHPE. Eu agradeci, meio sem graça, porque estava de mãos vazias.


Foto 2: Coruja da Grécia


Passou o evento, e a LIHPE estava mais próxima do Paulo e do Rio de Janeiro. Também pudemos trabalhar juntos com o Marcelo Gulão e com o Alexander. Os fios eram tecidos, e nos intervalos, ficamos conhecendo os franceses e os “franco-brasileiros” que trabalham pelo espiritismo na Europa. Uma cultura muito diferente da nossa no Brasil, mas uma identidade profunda, do coração, baseada no interesse legítima pelo espiritismo e pelas pessoas que trabalharam por ele. O Paulo, mais uma vez, conseguiu reduzir distâncias, nos colocando próximos, uns aos outros, e acreditando que nossas semelhanças falariam mais alto que nossas diferenças.

Nos preocupávamos com a forma apaixonada que ele se dedicava ao espiritismo. Ele levava às últimas instâncias a afirmação dos espíritos em “O Livro dos Espíritos” que diz que o limite do trabalho era o limite das forças. Nosso amigo comum, o médico português Paulo Mourinha, passando uns dias com o Paulo Sérgio, o viu cochilar na direção e se colocou à disposição para dirigir enquanto ele cochilava seguro no banco do “carona” do seu próprio carro. Eu cheguei a conversar sobre isso com os familiares, na condição de profissional de saúde e amigo, preocupado com os exageros do Paulo. O filho sorriu do lado de lá do telefone, e me explicou que eles sabiam de tudo. Ficou imp lícito que o Paulo era “difícil de parar”, que não adiantava conversar ou advertir, ele faria as coisas “do jeito dele”.

Eu cheguei ao Enlihpe de Fortaleza, no Ceará, um pouco atrasado pela perda de um voo, e quem estava lá? O Paulo Sérgio. Ele participou de todo o evento, com a alegria de sempre, assentou conosco na reunião administrativa da LIHPE e espontaneamente auxiliou o secretário na redação da ata. Era o jeito dele, desejava contribuir, auxiliar, participar. Conversando com Júlia e Pedro Nakano, fiquei sabendo da visita dele ao Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo. A foto tradicional na fachada com os amigos de São Paulo documenta a iniciativa.

Eu ainda conversaria com o Paulo por duas vezes. Ele organizava um evento em Niterói e desejava a presença da LIHPE. Já era a época da pandemia, essa ceifadora de corpos. Eu não poderia atender ao convite dele, e indiquei o amigo comum, Pedro Nakano. Conversei sobre o livro que estava lendo acerca dos mártires de Lyon, e ele queria marcar uma palestra o mais rápido possível. Como bom mineiro, pedi a ele que esperasse o final da leitura, que não aconteceu até o momento porque fui atropelado por outros encargos. Ele me deu notícias do Luiz Carlos Veiga, amigo comum desencarnado há anos, agora registrado pelos “radares mediúnicos” dos companheiros espíritas do estado do Rio de Janeiro.

Depois não falaria mais pessoalmente com o amigo de Niterói. Recebi pelo Alexandre Rocha a notícia da internação em decorrência da COVID. Já estava em tratamento intensivo. Eu realmente me preocupei, e na tentativa de ajudar de alguma forma, divulgamos a condição médica do Paulo no último programa “Esquina do Célia” e nosso presidente, o Humberto Cerqueira, pediu aos telespectadores e ouvintes que se unissem em prece por ele. Pedro Nakano me enviou há poucos dias os esforços dos espíritas de Niterói, que mentalizavam sua melhora e lhe davam forças para continuar a luta contra a doença insidiosa.

Ontem recebi a notícia pelo Pedro Nakano da desencarnação do Paulo. Avisei os amigos comuns. Hoje recebi um texto belíssimo e pessoal do Alexandre, se lembrando do “mais próximo da onipresença” que conhecemos, e recebi um agradecimento da família pelo facebook. Paulo Sérgio nos antecedeu na grande viagem. O Gepar perdeu um grande dirigente espírita e ganhou uma nova presença espiritual. Eu imagino que passado o período de perturbação, nem bem recuperado ele esteja, já estará em busca de trabalho, dos amigos, bem como querendo se enturmar com os espíritas de lá e com os que contribuem com o movimento espírita de Niterói, bem como com os trabalhadores do plano espiritual do Gepar, seu trabalho do coração.

Sei que a vida continua, mas aprendi com o Freud que não devemos recalcar nossos sentimentos. Eu me sinto triste, como se tivesse perdido alguém da família, que aprendemos a estimar com a convivência e a aceitar a personalidade marcante e dedicada, as ideias e projetos audaciosos que ele conseguia materializar. Se ele causa esse sentimento em mim, que convivi muito pouco, imagino os irmãos espíritas e os familiares.

5 comentários:

  1. Muito lindas e fiéis a memoria do Paulo,muito obrigada

    ResponderExcluir
  2. Sentimento vivo nesta linda homenagem dedicada ao Paulo!

    ResponderExcluir
  3. Oremos por este querido amigo que dejó huellas de alegría y esperanza en nuestros corazones. Desde Colombia le enviamos vibraciones de paz y consuelo a su familia.

    ResponderExcluir
  4. Gratidão ao Paulo, todos nós que convivemos com ele aprendemos a amá-lo!

    ResponderExcluir
  5. Não o conheci, mas, pelo artigo, aprendi a admirar.
    Vibrações de paz para ele e para você que falou dele com carinho.

    ResponderExcluir