Páginas

24.1.21

DELANNE FALA DE KARDEC APÓS ANALISAR NOVOS FENÔMENOS E AVANÇOS DA CIÊNCIA

 

Gabriel Delanne

“Rendamos justiça ao espírito eminente de Allan Kardec, que nos tem instruído, que nos tem indicado a boa direção, mostrando, com uma segurança maravilhosa, o caminho que nós devemos seguir. Nosso dever é o de render homenagens para este iniciador e, ao passar pelo crivo da razão e da experiência seus ensinos, saibamos lhe pagar o justo tributo de admiração que lhe é de direito, e reconhecer que ele tem o seu lugar no panteão dos benfeitores da humanidade.”

Gabriel Delanne, Revista Científica e Moral do Espiritismo, 1896, p. 209 e 210. 

Homenagem escrita após o término do artigo “Os raios X e a dupla vista dos sonâmbulos e dos médiuns, na referida revista.


2 comentários:

  1. Na análise deste artigo de 1896 - “Os raios X e a dupla vista dos sonâmbulos e dos médiuns” Dellane se socorre dos ensinamentos de Kardec sobre o perispírito ou corpo fluídico, e da teoria dos fluidos, para justificar as aparições e materializações, inclusive de objetos (e suas fotografias) nas experiências efetuadas por de A. de Rochas e outros. Justificando os fenômenos através dos ensinamentos obtidos por Allan Kardec e colocados em suas obras.

    No artigo que constou na Revista Científica e Moral do Espiritismo de 15 de setembro de 1912, nas páginas 129 a 138, denominado “Les créations matérialisées de la Pensée”, Gabriel Delanne escreve que os espíritas conhecem há muito tempo a teoria da criação fluídica do pensamento, pois Allan Kardec a expôs na Revista Espírita e em suas obras.

    Delanne escreve que muitos estudantes negligenciam a leitura dos livros do grande iniciador do Espiritismo, e cita o assunto deste ponto particular, que Kardec batizou, de “La Photographie de la pensée”, ou A Fotografia do Pensamento.

    Na sequencia, Delanne passa a transcrever os parágrafos 13 a 15 do Capítulo XIV da 5ª edição de A Gênese.

    No artigo, Gabriel Delanne, a partir da teoria apresentada por Allan Kardec sobre a Fotografia do Pensamento e das criações fluídicas, discorre sobre os fenômenos de materialização - com citação às experiências de Crookes (Katie King) - e se propõe a mostrar que as observações ocorridas por cinquenta anos confirmariam as ideias do mestre.

    Entende que após uma série de observações constatadas, as teorias de materializações do pensamento estariam de acordo e tornavam aceitáveis a teoria proposta (Fotografia do Pensamento existente na 5ª edição de A Gênese) por Kardec.

    ResponderExcluir