22.4.15

PROFESSORES PUBLICAM LIVRO SOBRE POLTERGEIST




Há alguns anos, Emília Coutinho intermediou uma visita às Faculdades Integradas "Espírita", em Curitiba, onde fiquei conhecendo pessoalmente Carlos Alberto Tinoco (físico) e Carlos Antônio Fragoso Guimarães (psicólogo). Conversamos muito e saí com uma boa impressão dos dois.


Após algum tempo, Tinoco me escreve pedindo para analisar e escrever a introdução do livro "Poltergeist: o dilema da parapsicologia". Como fosse muito denso e eu ainda estivesse com as atribuições da UFMG, demorei alguns meses fazendo a leitura, comentários e a apresentação do livro. Esperava que ele fosse interessar ao Instituto Lachâtre, mas não tive mais resposta.



Mais recentemente fiquei conhecendo o catálogo da Editora do Conhecimento. Há muitos livros deles que não me atraem, mas eles têm se dedicado a fazer publicações de obras clássicas do espiritismo, e eu já havia comprado o livro "Pesquisas sobre a mediunidade", de Gabriel Delanne. Qual não foi minha surpresa quando encontrei o Poltergeist, publicado!



Encomendei-o e ele ficou muito bem impresso. O livro trata de fenômenos de efeitos físicos, que Flammarion descreveu inicialmente no livro "As Casas Mal Assombradas", que envolve fenômenos como os da médium Frederica Hauffe (A vidente de Prevórst - Editora O Clarim) e os fenômenos de Hydesville, considerados por muitos como o início do espiritualismo moderno.



Tinoco e Guimarães não se detém apenas em relatar fenômenos, mas apresentam as teorias de autores que os estudaram, como Myers e Podmore. Dois casos que aconteceram no Brasil são estudados por eles.



Os interessados podem adquiri-lo no site da Editora do Conhecimento (http://edconhecimento.com.br/?livros=poltergeist) por R$45,00 mais despesas postais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário