11.8.17

REDE GLOBO FAZ MATÉRIA SOBRE USO DE PASSES EM HOSPITAL




A Dra. Élida Mara Carneiro vai apresentar suas pesquisas com passes no ambiente hospitalar no 13o. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo - ENLIHPE. Ela é autora de artigo publicado em periódico técnico internacional sobre o assunto. 

CARNEIRO, Élida Mara, BARBOSA, Luana Pereira, MARSON, Jorge Marcelo, TERRA, Juverson Alves, MARTINS, Cláudio Jacinto Pereira, MODESTO, Danielle, RESENDE, Luis Antônio Pertili Rodrigues de, BORGES, Maria de Fátima. Effectiveness of spiritist "passe" (spiritual healing) for anxiety levels, depression, pain, muscle tension, well-being and physiological parameters in cardiovascular inpatients: a randomized controlled trial. Complementary therapies in medicine, v. 30, p. 73-78, 2017.


Veja abaixo a matéria sobre os passes:



Comentários

As opiniões pessoais dos entrevistados não refletem o que se conhece sobre passes, seja via pesquisas, seja via mediúnica. Desconheço, por exemplo, evidência de envolvimento de eletricidade no passe. O entrevistado parece confundir o magnetismo animal de Mesmer com as medidas de eletromagnetismo dos neurônios ou do funcionamento do coração. A ideia de purificação da outra entrevistada é uma ideia pessoal, que reflete seu sentimento ante os passes. 

A opinião da delegada do CRM mostra desconhecimento das pesquisas relacionadas ao tema (não com o termo "passe espírita", que existem, mas como healing, laying on of hands e outras técnicas de biocampo, como temos publicado), mas ao mesmo tempo ela sabe que os procedimentos de pesquisa (usados pela Dra. Élida?) foram respeitados, como a aprovação em Comissão de Ética de Pesquisa em Seres Humanos, busca de evidências, etc.

O repórter chama de "ritual" a preparação dos passistas, mas como vimos nas publicações que fizemos, há necessidade de preparação mental e emocional deles, uma vez que os passes não são uma mera imposição de mãos. A palavra ritual remete a cultos religiosos e à crenças com base na tradição, sem fundamentação em observação, experimentação e teorização.

Por fim, há uma questão imensamente polêmica que é a da relação entre religião e espiritualidade. Esta merece uma reflexão mais detida no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário