2.3.20

MAIS UM DOCUMENTO TRATA DA QUINTA EDIÇÃO DE A GÊNESE EM 1869



Samuel Magalhães acaba de publicar imagens de O Livro dos Médiuns, de 1869, fazendo propaganda, na quarta capa, da quinta edição de A Gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo. O livro custava 3 francos, então.


A capa do livro original.

 A folha de rosto do mesmo livro. O Samuel informa que essa edição de O Livro dos Médiuns foi publicado em junho de 1869, três meses após a desencarnação de Allan Kardec.

6 comentários:

  1. Muito bem, agora resta fazer a comparação do texto dessa 5ª edição de 1869, descoberta por Carlos Seth, com aquela (5ª) publicada em 1872, por Leymarie.

    ResponderExcluir
  2. Alguma coisa ele já fez no contato com o bibliotecário: a observação “revisada, corrigida e aumentada” na folha de rosto coincide; aquele capítulo do corpo de Jesus também.
    Quando der deve ser feito, sim, o cotejo completo. Até uma análise tipográfica deve ser feita para ver se bate com os tipos das primeiras — o que confirmaria a suposição do desliens de que Kardec é Bittar fizeram as revisões nas próprias matrizes — ou com a de 1872.

    ResponderExcluir
  3. https://www.facebook.com/marisa.c.santos/posts/10216941283112832 Comentários de Marisa e Carlos Seth Barros sobre o texto publicado por Paulo Henrique Figueiredo.

    ResponderExcluir
  4. Isso segundo consta, estaria em O Livro dos Médiuns, Kardec, lançado depois de Kardec ter morrido, em junho de 1869. Isso foi provavelmente proposital, feito por Leymarie, na intenção de aumentar a credibilidade da quinta edição, supostamente adulterada por ele. A divulgação aí, da tal ***quinta edição de A Gênese. Essa quinta edição de A Gênese, com data de 1869, pode ter sido feitas, apenas uma unidade, e em 1872, ou próximo, e só então depositada na biblioteca na Suíça, porque, numa gráfica, ou editora, pode ser mudado apenas uma página de um único livro, e as outras todas unidades, sem esta data, para que na expectativa de alguém um dia a encontrar, aumentando ainda mais a duvida favorável de ter sido feita a quinta edição, por Allan Kardec. Seria interessante, verificar o catálogo da biblioteca e ver em que ano chegou na Suíça, na biblioteca esta obra.

    ResponderExcluir
  5. Leymarie não era membro da diretoria em 1869. A hipótese dá impressão falsa da capa é improvável e fantasiosa. Jáder Sampaio

    ResponderExcluir
  6. A quinta edição de 1869 está sendo obtida e será comparada com a de 1872. Se forem iguais, as alterações de A Gênese nada teriam a ver com Leymarie. Jáder Sampaio.

    ResponderExcluir