28.10.09

ESPÍRITAS HOLANDESES PROMOVEM SEMINÁRIO SOBRE ESPIRITUALIDADE E MEDICINA


Recebi do Nilson Nascimento a programação do Seminário sobre Espiritualidade e Medicina que eles estão promovendo na Holanda e que divulgamos no Eventos Espíritas. Confira abaixo:

Hotel Casa400
James Wattstraat 75—1097 DL Amsterdam
Próximo à estação de trem e metro Amstel Station
E com imensa alegria que lhe convidamos para participar do seminário sobre espiritualidade e medicina “De Psyche in de Geneeskunde” !
Contamos com sua presença para enriquecer esse seminário onde os palestrantes abordarão a saúde do ser humano como um todo. Uma visão de saúde onde há espaço para o ser espiritual e espiritualidade, aspectos essenciais para uma vida saudável.
Sábado, 7 de novembro de 2009
Recepção a partir de 9h15
Abertura musical às 9h45
Seminário das 10h às 17h
Oradores & Temas:
Dr. Décio Iandoli
1) Da Alma ao Corpo Físico - os mecanismos de gestação das doenças
2) O Que a Experiência de Quase Morte (EQM) tem a nos dizer sobre a eutanásia?
Drs. Marion van Bree
Como o aspecto espiritual influencia na medicina antroposófica
Dr. Roberto Lucio V. de Souza
1) As Múltiplas Faces da Depressão
2) Esquizofrenia e Transtornos Espirituais: como entender e tratar
Dagobert Göbel
O Modelo Organizador Biológico: como o corpo espiritual (perispírito) influencia o corpo físico
As palestras serão em Holandês, Inglês e Português com tradução simultânea (com fone de ouvido).
Maiores informações e inscrições:
www.psyche-geneeskunde.org (em holandes) ou
www.nrsp.nl (clicar na bandeirinha brasileira para informações em portugues) ou
por e-mail:
nrsp.evenementen@gmail.com ou
por tel. 06 45 26 79 02 com Maria Moraes ou
com Syne G. Fonk 06 18 68 52 48

26.10.09

FILME DO LIVRO DE OSMAR RAMOS FILHO



Em 29 de janeiro publiquei no EC uma matéria sobre o projeto de um filme a ser feito com base no livro "O Avesso de um Balzac Contemporâneo", publicado pela Lachâtre.

Lembrei-me de quando era responsável pelas compras de livros na sociedade espírita que frequento. Sempre entendi que o papel de uma livraria em uma casa espírita não é apenas vender livros, mas divulgar a doutrina espírita e o que se considera ser boa literatura.

O livro é um estudo do Osmar, que mostra haver evidências da autoria de Balzac na pena psicográfica de Waldo Vieira. Eu sabia que não era um livro para as massas e pedi um ou dois exemplares.

A partir daí, não tive mais sossego. O secretário, responsável pela livraria, me acolhia sistematicamente com uma "ironia cristã", um riso discreto, meio contido, perguntando quem iria comprar o livro. Por detrás do comentário, havia um certo ridículo, porque ele entendia que o papel da livraria era vender livros e eu havia encomendado um "encalhe".

Para ficar livre das hostilidades contínuas e cansativas, eu próprio comprei o livro e não me lembro ao certo se doei para a biblioteca ou para um amigo, posto que já tinha um exemplar.

O livro de Osmar é notável. Ele vai apresentando ao leitor o Balzac encarnado e o Balzac emancipado, livre do corpo, mas, como dizem os interlocutores de Kardec, o mesmo espírito imortal, amante e cultor das letras, capaz de uma narrativa fina e profunda.

Hoje recebi do Alexandre Caroli uma matéria que contém a entrevista com Geraldo Sarno, que "está em campo com o documentário O último romance de Balzac". http://quadro-magico.blogspot.com/search/label/o-ultimo-romance-de-balzac

Ao ler que o diretor do documentário considera seu trabalho como suicida, mas tem como objetivo "refletir sobre o processo de criação", senti-me muito atraído pelo seu documentário. Vou poder ver o que apenas li e também discutir com o diretor as três visões que ele depreende da obra. Não sei se serei capaz de compreender em profundidade, mas tenho certeza que a experiência de ver e pensar não me fará mal, nem ao público espírita, que ganha um presente muito caro, uma leitura séria de nossa produção teórico-literária e... mediúnica.

Simone Spoladore fará o papel de Pauline (personagem de A Pele de Onagro)

25.10.09

CORREIO FRATERNO FAZ COBERTURA COMPLETA DO 5o. ENLIHPE


Figura 1: Capa do Correio Fraterno

O Correio Fraterno de setembro/outubro fez uma cobertura completa do Encontro Nacional da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - 5o. ENLIHPE. Entrevistas com expositores, organizadores e participantes dão uma visão compreensiva do evento.

Além da cobertura, um furo. O correio está publicando em primeira mão o trabalho realizado por Pedro Camilo, sobre Deolindo Amorim, que não foi divulgado no CD do encontro por problemas de agenda do expositor.

Além do ENLIHPE, há uma entrevista com André Trigueiro, âncora da Globo e autor do livro Espiritismo e Ecologia.

A matéria mais simpática é a cobertura dos espíritas na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, que trata dos stands espíritas e dá uma atenção especial ao relançamento de "Diálogo com as Sombras", de Hermínio Miranda.


21.10.09

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A GÊNESE

Figura 1: Capa de "A Gênese" das Edições Philman


Recebi do Alexandre Caroli a seguinte contribuição para o atual debate sobre "A Gênese".


"Pesquisei no site da Bibliothèque nationale de France (BNF): www.bnf.fr Curiosamente, as duas mais antigas edições de A gênese do acervo da maior biblioteca francesa são a primeira e a quinta. Vá em: http://catalogue.bnf.fr/jsp/recherchemots_simple.jsp?nouvelleRecherche=O&nouveaute=O&host=catalogue E procure por: La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme. Aparece:

1. Allan Kardec (1804-1869) La Genèse : les miracles et les prédictions selon le spiritisme / Allan Kardec Philman, 2004

2. Allan Kardec, Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, dit Allan Kardec. La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme...
1923

3. Allan Kardec, Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, dit Allan Kardec. La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme, 1952


4. Allan Kardec, Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, dit La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme, par Allan Kardec,...
librairie internationale, 1868


5. Allan Kardec. La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme / par Allan Kardec,... 5e éd.
librairie spirite, 1872"

Além da Biblioteca Nacional da França, ele pesquisou no site da Biblioteca Nacional (Brasil), que não apresenta exemplares em francês deste livro. Veja:

http://www.bn.br/site/pages/catalogos/outrasbases/outrasbases.htm

19.10.09

ESPIRITISMO NA ÁUSTRIA

Foto de Viena, nas cercanias do VAK, por by Székely Levente


Recebi notícias do VAK, que significa Verein für spiritistische Studien Allan Kardec, ou melhor dizendo, Sociedade de Estudos Espiritas Allan Kardec.

O grupo vienense está de site novo, bilingue (alemão, português - ainda bem!) e divulgando muitas atividades. Seu endereço é http://www.spiritismus.at/

O navegante pode acessar uma seção de vídeos e assistir às palestras de Divaldo Franco e Raul Teixeira na Europa. (Confiram)

Para quem estiver em Viena-Áustria, os horários das reuniões e os temas das palestras com os respectivos palestrantes está disponibilizado.

Artigos e palestras também estão disponibilizados na pasta "Material de Estudo".

O Espiritismo Comentado agradece o link em meio a outras referências na internet de instituições reconhecidas pela qualidade e seriedade doutrinária.

Das montanhas de Minas Gerais, saudamos os operosos espíritas vienenses e lhs desejamos perseverança e fraternidade, ingredientes fundamentais para cumprirem sua tarefa no continente europeu.

16.10.09

ESPIRITISMO NO JAPÃO

Foto 1: Grupo de Estudos Espíritas de UEDA - Japão

Um dos objetivos do Espiritsmo Comentado é noticiar as realizações do movimento espírita fora do Brasil. Tenho recebido notícias de Portugal, Holanda, Estados Unidos e mais recentemente do Japão.
Há alguns núcleos espíritas no Japão e tenho conversado com Adalberto Prado de Morais que está ativo na proposta de consolidação de uma Associação de Divulgadores do Espiritismo do Japão. Ele mantém um blog pessoal http://tioadaespirita.blogspot.com/ e sempre divulga um projeto interessante que é a constituição de rádios espíritas no Japão http://radioespiritasnojapao.blogspot.com/.
A ADE-Japão também mantém um blog: http://adejapaodivulgespirita.blogspot.com/
Recebi a divulgação de uma reunião em UEDA-shi, que acontecerá no dia 18 de outubro, às dez horas.
O grupo de UEDA mantém uma biblioteca espírita itinerante, faz atendimento fraterno e tem um projeto culturalmente interessante que é o Grupo de Teatro Espírita de Fantoches, sobre o qual não tenho muita informação.
Desejo sucesso aos trabalhadores voluntários do movimento espírita japonês, no outro lado do mundo, que está em ascensão.

14.10.09

DESLIENS EXPLICA O QUE ACONTECEU COM "A GÊNESE"


Na última matéria, tratamos de uma questão referente às diferenças de edições de A Gênese na época de Kardec. Estou publicando agora a tradução de um artigo de 1885 em resposta ao texto que saiu na revista "Le Spiritisme", assinado por Henri Sausse, intitulado "Uma Infâmia". Há um outro texto anterior a este que dá detalhes sobre a pesquisa feita por Desliens junto aos responsáveis pela montagem das placas de letras soltas pela sua transformação em placas permanentes de impressão. Quem quiser ler em francês, este outro texto está na Revue Spirite, 1884, Nº 24, 15 dezembro, pp. 753.



A Gênese de Allan Kardec

Tradução: Alcione Albuquerque
Consultor para a língua francesa: Pierre Joseph Marchet
Revue Spirite, 1885, 15 de março, n. 6, ano 28, pp - 169 – 71


Paris , 1º de março de 1885.
Senhores membros do conselho de fiscalização da Sociedade Científica de Espiritismo.
Tendo sido eu o secretário de Allan Kardec até a sua morte, muitos espíritas buscaram as minhas lembranças para constatarem se o Sr. Allan Kardec teria introduzido modificações na primeira edição de A Gênese segundo o Espiritismo; eu vos peço que insiram esta resposta nas demandas que me foram feitas pois ela é a expressão da verdade.
Devo vos confessar, antes de tudo, que, ainda que as minhas convicções continuem inalteradas em me atendo ao credo de nosso mestre (refere-se a Allan Kardec), não tenho sido militante da vida espírita há quatorze anos. Isto colocado , eis aqui algumas palavras que posso afirmar:
A primeira tiragem de A Gênese, dividida em três edições, segundo o costume, foi editada pela livraria A . Lacroix, Verboeckhoven e Cia, no Boulevard Montmartre, 15, vindo a público em 1o de janeiro de 1868.
No correr deste ano de 1868, os editores faliram e o que restou da primeira tiragem ficou naturalmente perdida para Allan Kardec. O que aliás propiciou o acordo feito com o Sr. Bittard, nesta época empregado da livraria Lacroix, que o mestre ali estabeleceria as bases para a fundação de uma livraria especial para a publicação e a venda das obras sobre o Espiritismo. Este projeto começava apenas a ser executado quando a morte o surpreendeu, no dia mesmo da abertura da livraria espírita, na rua de Lille , 7.
Antes mesmo de ter se esgotado a primeira tiragem de A Gênese, Allan Kardec autorizou uma nova publicação em 1868, que são as 4a, 5a e 6a edições, o que os impressores Rouge, Dusnon e Fraisné podem confirmar como sendo esta a matriz que serviu para as edições publicadas de 1869 a 1871 e em diante.
As modificações que foram introduzidas nesta nova edição são, evidentemente, as que se tornaram objeto de polêmica.
O que posso afirmar , da maneira mais nítida e clara possível ,é que até o mês de junho de 1871, a Sociedade Anônima de Espiritismo, seguia sendo administrada pelos Senhores Bittard, Tailleur e eu; e que o Sr. Leymarie esteve completamente alheio à redação da Revista , bem como na reimpressão de qualquer das edições. Posso afirmar, igualmente, que neste período, de 1o de abril de 1869 a 1o de junho de 1871, nenhuma modificação foi introduzida na redação de A Gênese e que a sua última edição datada de 1868, é semelhante, exatamente àquela da primeira tiragem realizada pelo mestre.
Todos sabem que a impressão de uma obra se faz através de letras avulsas, reunidas em formas que por sua vez constituem as páginas. Se a obra não tem futuro está destinada a uma única edição e a composição é destruída imediatamente após a impressão servindo as letras para novas obras. Mas se se trata de um livro importante e de onde o autor espera retirar um certo número de edições, as formas são conservadas durante um certo tempo para permitir a introdução, no texto original, de todas as modificações julgadas necessárias a uma edição definitiva.
Uma vez o texto revisto e corrigido, sua impressão é definida; (foi o que fez Allan Kardec com A Gênese) e em seguida destroem–se as letras soltas (placa provisória). O que se ignora em geral é a diferença entre uma marca , um relevo e um clichê (matriz da placa).O relevo não serve para a impressão, é como um molde, uma forma que conserva as marcas das letras e estas não podem ser reproduzidas senão através da sua fonte (clichê).
Isto é o que pode explicar como, as impressões tendo sido realizadas em 1868, seus clichês só foram fundidos em 1883. Se fontes parciais foram feitas neste intervalo, foram sem duvida destinadas a uma publicação à parte, em brochuras especiais, extraídas de certos capítulos da obra. Ora, se estas impressões foram feitas em 1868, estando vivo Allan Kardec, é incontestável que o mestre, e somente ele, pode introduzir as mudanças que existem nas edições realizadas posteriormente, utilizando–se dos clichês anteriormente fundidos .E saiba-se que o mestre pagou pelas placas matrizes a seus impressores.
Possa esta curta explicação ser suficiente para eliminar toda causa de desunião a família espírita.
Lembremo-nos dos preceitos de nossos mestres:
“Amemo-nos uns aos outros. Fora da caridade não há salvação.”
A. Desliens

12.10.09

GUILLON RIBEIRO MODIFICOU A TRADUÇÃO DE "A GÊNESE"?


Está havendo um debate no meio espírita sobre as diferenças de tradução de "A Gênese", principalmente entre a terceira, quarta e quinta edições.

Carlos de Brito Imbassahy descobriu durante um programa que há diferenças entre a 5a. edição publicada pela FEB e a 3a. edição, que ele tem no original francês. Isto é fato, não há como negar. As explicações de Imbassahy podem ser lidas em http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/movimento/traducoes-falsas.html.

O que não me parece correto é a inferência (isto mesmo, inferência) que ele faz, de que Guillon Ribeiro teria modificado intencionalmente a obra de Kardec possivelmente motivado pela sua simpatia com as ideias de Roustaing.

Obtive na internet o original da Revista Espírita de 15 de março de 1885. Qualquer um pode acessar o site da Encyclopédie Spirite http://www.spiritisme.net/, cadastrar-se e baixar o texto publicado pelos espíritas franceses contemporâneos, que nenhuma relação guardam com as diferenças do movimento espírita no Brasil Imperial e da República Velha.

Àquela época, Pierre Leymarie (possivelmente, pelo que se entende da leitura do texto), foi acusado de ter modificado os textos de "A Gênese" após a desencarnação de Kardec, por Henri Sausse, hoje conhecido como biógrafo de Kardec. Esta acusação, considerada infundada por Desliens, secretário de Kardec e um dos diretores da Sociedade Científica do Espiritismo, responsável pela publicação da Revue, denota que já havia uma confusão sobre que texto utilizar, quando Guillon Ribeiro nem espírita era.

Irei publicar a tradução do texto, realizada gentilmente por amigos, um deles francês e a outra amiga de Carlos Imbassahy (pai), que a conheceu na tenra infância e autografou um de seus livros com uma sensível poesia.

As decisões sobre o texto a ser publicado por "A Gênese", foram tomadas àquela época, e posso dizer que tive acesso ao texto de uma edição francesa posterior às polêmicas, que traz o texto semelhante à primeira edição e muito fiel à tradução de Guillon.

Publico este e publicarei outras informações sobre a situação, nada preocupado com a questão, qual seria a edição definitiva do livro de Kardec, mas discordando veementemente da acusação de fraude feita a Guillon Ribeiro.

Agradeço aos amigos do Espiritismo Comentado se conseguirem os originais das edições francesas (a primeira eu já tenho, graças à gentileza de Washington Fernandes) e tenho também a tradução do original de Carlos de Brito Imbassahy, feito por ele próprio.

9.10.09

LACHATRE PUBLICA "A HISTÓRIA TRISTE"


Há anos ouvi falar do romance. Premiado no exterior, psicografado por Pearl Curran, que descobriu sua faculdade quase ao acaso e cuja produção impressionou Ernesto Bozzano no seu livro Xenoglossia, que é a capacidade mediúnica de produzir fenômenos em línguas desconhecidas pelo médium.
O espírito, Patience Worth, produziu textos (Telka, por exemplo) que intrigaram os especialistas em literatura inglesa antiga, pelo volume de palavras, expressões e informações sobre uma época da Inglaterra em que ela havia vivido, 263 anos antes de Pearl (a médium é norte-americana).
Este livro foi reconhecido por sua qualidade literária, e os críticos evitavam posicionar-se quanto à sua origem, mas não hesitavam afirmar sua qualidade literária.
Eu vinha acompanhando, atento, os esforços de Hermínio Miranda em traduzi-lo. Não deve ter sido uma tarefa fácil, mas em breve o Brasil terá contato com um dos personagens que viveu a época de Jesus, e cuja participação Novo Testamento eu omitirei, para manter o suspense.

8.10.09

SITE PUBLICA FOTOS E RESUMOS DO 5o. ENLIHPE

Figura 1: Mesa de Abertura do 5o. ENLIHPE
Da esquerda para a direita, Eurípedes, Airton, o representante da USE-SP, Jáder e Júlia Nezu

O site Espiritualidade e Sociedade, editado pelo colega de LIHPE, Maurício Brandão, fez uma cobertura completa do 5o. Encontro Nacional de Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas, filmando, fotografando e publicando resumos dos trabalhos.
Esta cobertura pode ser acessada no http://www.espiritualidades.com.br/
Já estão disponíveis as fotos e os resumos dos trabalhos. Aguardamos a edição das filmagens.

7.10.09

100 SEGUIDORES!

Pessoalmente não gosto muito do nome "seguidor". Ele faz recordar os adeptos de crença, acríticos, que aceitam tudo o que lhes é dito. Por isso escrevi "Pessoas que não Perdem Nenhuma Novidade do EC".
Aproveito o momento para agradecer a todos os "seguidores", sua participação ativa na construção do blog e a sua presença, que é sinal de interesse e aprovação da linha que temos adotado. Cada comentário, crítico ou de incentivo, sinaliza o que fazer, o que escrever, que rumo tomar.

Como filosofia de trabalho tenho publicado praticamente tudo o que é submetido. Sei o trabalho que dá utilizar os instrumentos do Blogspot.

Agradeço, sensibilizado e continuemos nosso intercâmbio.

Jáder Sampaio

4.10.09

FUENTÈS ANALISA ARQUIVOS DE CAMILLE FLAMMARION

Figura 1: Última foto de Camille Flammarion

Pretendo publicar alguns comentários baseados no texto de Patrick Fuentès, intitulado "Camille Flammarion et les forces naturelles inconnues" (Camille Flammarion e as Forças Naturais Desconhecidas), publicado em 2002 como capítulo do livro "Des savants face à l'occulte", publicado pelas Éditions La Découverte, em Paris. Aproveito a gentileza e a atenção do Dr. Alexandre Caroli Rocha, que me deu acesso ao texto.
Flammarion se afasta da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
O trabalho de Fuentès traz uma nova versão para o afastamento de Flammarion do movimento espírita, especialmente dos seus "discípulos". Sabe-se que Kardec tinha um respeito especial por Flammarion. Quando ele desencarnou, sua esposa pediu aos membros da SPEE que o convidassem para a presidência, o que ele declinou respeitosamente.
Fuentès atribui o afastamento de Flammarion do movimento espírita em decorrência da publicação dos livros relacionados ao Cristianismo por Kardec. Ele não os apresenta, mas certamente é a obra após 1864, "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Céu e o Inferno" e "A Gênese".
A afirmação de Fuentès entra em choque com dois pontos importantes: a autobiografia de Flammarion e a obra de Kardec anterior ao período que ele aponta.
Na autobiografia, Flammarion dá a entender que ele ficou em dúvida quanto à origem das mensagens que recebia. Ele não sabia distinguir o que era oriundo da própria mente e o que proviria da mente dos espíritos. A insegurança falou mais alto que o método desenvolvido por Kardec para a seleção dos conteúdos oriundos das comunicações espirituais.
Outro ponto favorável à minha posição é que Kardec publica na Revista Espírita e em "O Livro dos Espíritos", sua obra primeira, comentários e respostas na defesa do pensamento cristão, mesmo ante a posição tolerante para com outras tradições religiosas, como é o caso do Islamismo e do Druidismo (Revue Spirite 1858?).
Na autobiografia, Flammarion apresenta a desconstrução que seus mestres dos estudos na infância fizeram dos dogmas católicos aceitos à época, como o tempo da criação do mundo e outros, mas não se posiciona contrário à ética cristã.
Assim, apesar de ter utilizado fontes desconhecidas por nós, como o arquivo pessoal do astrônomo francês, Patrick Fuentès fica devendo a citação de uma ou mais fontes que fundamentem sua opinião.


30.9.09

DVD VERSÁTIL LANÇA FILME SOBRE A VIDA DE PESTALOZZI - SÃO PAULO


Recebi o texto abaixo sobre o lançamento de um filme sobre Pestalozzi. Charles Kempf é um espírita francês atuante no movimento dos dias de hoje. Como ainda não assisti, não tenho como comentar, mas segue o release da Versátil.
"A Versátil Vídeo Spirite estará lançando em outubro, DVD inédito com o filme "Para Sempre Pestalozzi" sobre a vida do grande educador.
No extra do DVD, excelente palestra de Charles Kempf proferida no Castelo de Yverdon, Suiça, sobre um dos alunos de Pestalozzi, Rivail, nosso Mestre Allan Kardec. O DVD estará à venda nas principais lojas e livrarias do país a partir do dia 1 de outubro."

23.9.09

Saiu a Programação do 5o. ENLIHPE


1º Dia - Sábado, dia 26

8h00 Recepção, entrega de material e visita aos pôsteres

8h30 Abertura – lançamento do livro PESQUISAS SOBRE O ESPIRITISMO NO BRASIL: TEXTOS
SELECIONADOS

9h00 Jáder Sampaio – Satisfação, desligamento e sofrimento de voluntários espíritas
Psicólogo, doutor e mestre em Administração. Professor da Universidade Federal de Minas Gerais. Co-autor do livro Diante do mistério: psicologia e senso religioso (Loyola). Tradutor da obra O aspecto científico do sobrenatural, de Alfred Russel Wallace (Lachâtre). Editor do blog Espiritismo Comentado, com mais de 50 mil acessos em todo o mundo.

9h40 Marco Milani – Aspectos da governança da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
Economista, professor universitário, mestre e doutor em Controladoria e Contabilidade pela FEA/USP. Coordenador do Núcleo de Estudos do Terceiro Setor da Universidade Mackenzie. Membro da diretoria- USE Distrital Lapa, SP.

10h20 Intervalo para café e visita aos pôsteres

10h55 Alexandre Caroli Rocha – Uma estratégia para a construção autoral na psicografia: as
citações
Graduado em Letras pela Unicamp, autor da dissertação de mestrado A poesia transcendente de Parnaso de além-túmulo (2001) e da tese de doutorado O caso Humberto de Campos: autoria literária e mediunidade (2008).

11h35 Astrid Sayegh – Bergson e o Espiritismo: a evolução do princípio espiritual
Pós-Graduada em Filosofia. Ex-coordenadora do curso de Filosofia da FEESP. Fundadora do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos (IEEF). Autora dos livros: Bergson, o Método Intuitivo — uma abordagem positiva do Espírito e Ser para conhecer, conhecer para ser.

12h15 Almoço e visita aos pôsteres

14h05 Alexander Moreira-Almeida/Klaus Alberto – O método de Kardec na elaboração do
Espiritismo
Professor Adjunto de Psiquiatria e Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Diretor do NUPES - Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da UFJF.

14h45 Paulo Henrique Figueiredo – As origens científicas do princípio vital
Diretor do grupo editorial Universo das Letras (Revista Universo Espírita). Apresentador do programa de rádio Universo Espírita – pensar e viver com liberdade. Autor do livro: Mesmer, a ciência negada e os textos escondidos (Lachâtre).

15h25 Intervalo para café e visita aos pôsteres

16h00 Samantha Lodi – Anália Franco e sua ação sócio-educacional
Mestre em Educação na área História, Filosofia e Educação pela Unicamp. Graduada em Comunicação Social pela Unesp. Professora no Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Graduação de Pedagogia.

16h40 Oceano Vieira – Filme Documentário "A Grande Síntese" de Pietro Ubaldi - Direção do
pesquisador espírita Oceano Vieira.

18h15 Encerramento das atividades do dia.

2º Dia - Domingo, dia 27

8h00 Abertura e Composição mesa

8h05 Nadia Lima – A psicografia como historiografia
Jornalista, articulista do jornal A Nova Era. Professora doutora de História Moderna no curso de graduação em História da UNIFRAN, Universidade de Franca.

8h45 Pedro Camilo – Deolindo Amorim: cultura e vanguardismo espírita no aquém e no além
Advogado com especialização em Ciências Criminais. Professor universitário no estado da Bahia e autor do livro Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa (Lachâtre).

9h25 Intervalo para café e visita aos pôsteres

10h00 Ana Catarina Elias – Elementos da Espiritualidade que compõem A intervenção RIME
Psicóloga, doutora em ciências médicas/UNICAMP. Professora doutora do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP).

10h40 Dora Incontri – A Pedagogia Espírita e a Educação para a Morte
Jornalista, mestre, doutora e pós-doutora em Filosofia da Educação/USP, Coordenadora do curso de pós-graduação em Pedagogia Espírita pela Associação Brasileira de Pedagogia Espírita. Professora de pós-graduação em “Metodologia de Ensino I: Preparação Pedagógica” e “Tanatologia-Educação para a Morte”, na Faculdade de Medicina da USP.

11h20 Angélica A. S. Almeida – Inácio Ferreira: A Institucionalização da integração entre Psiquiatria
e Espiritismo.
– NUPES – Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trabalho sobre Inácio Ferreira aceito para publicação na revista Society for Psychical Research em Londres.

12h00 Almoço e visita aos pôsteres

14h00 Reinício - apresentações

14h10 Ercilia Zilli – A Ética da Psicologia e a Religiosidade do Psicólogo
Psicóloga Clínica, mestre pelo Programa de Ciências da Religião, da PUC. Pós-graduada em Administração para Organizações do Terceiro Setor, pela FGV. Autora do livro O Espírito em Terapia - Hereditariedade, Destino e Fé. Apresentadora do programa Novos Rumos, na Rádio Boa Nova. Presidente da ABRAPE - Associação Brasileira de Psicólogos Espíritas.

14h50 José Roberto de Lima Dias - A Cultura Espírita no Rio Grande do Sul Através do Jornal "A
Evolução"
Doutorando no Curso de História Ibero-Americana, da PUC - Rio Grande do Sul. Professor da Universidade do Rio Grande – FURG.

15h30 Apresentação Musical

16h00 Prece Final

19.9.09

FILOSOFIA ESPÍRITA É TEMA DE SIMPÓSIO EM SÃO PAULO

Astrid Sayeg está organizando o primeiro simpósio espírita de estudos filosóficos, cuja programação abaixo encontra-se também no blog Eventos Espíritas (http://eventoespirita.blogspot.com/). Ela conversou com o Espiritismo Comentado e esclareceu nossas dúvidas e questões sobre o evento. Confira!
EC - Por que você está organizando um Simpósio Espírita sobre Estudos Filosóficos?
ASTRID - A busca da verdade não pode permenecer circunscrita nos horizontes limitados do mundo fenomênico, mas importa a mudança de olhar sobre o mundo em direção às verdades do espírito, que só a filosofia pode propiciar. O presente evento visa promover e divulgar o estudo da filosofia, colocando-a a o alcance de todos, como forma de obter uma visão racional e libertadora do Evangelho, abalizando a possibilidade de uma transformação ética do ser.

EC - Franklin Leopoldo é um professor muito conhecido no meio acadêmico por seus trabalhos e traduções de textos filosóficos. Qual a ligação dele com o Espiritismo?
ASTRID - Prof Franklin não é espírita, mas autoridade no meio acadêmico filosófico. Importa esse dialógo entre espiritas e não espiritas de modo a nos propiciar uma visão mais compreensiva. A Filosofia Espírita nada tem a temer da filosofia acadêmica, da qual é a síntese; por outro lado a filosofia acadêmica muito pode enriquecer-sea luz da filosofia espírita que traz a sançao de seus valores. Importa novos diálogos para acrescentar algo inovador e superar os paradigmas ou temáticas espíritas que se repetem.

EC - O que o interessado pode esperar do Simpósio?
ASTRID - Não temos como prometer algo, mas trazemos a boa vontade de esclarecer o que seja a Filosofia Espírita, assim como alguns temas filosóficos como a questão de Deus na nossa vida. Por outra, importa trazer aos centros espíritas a visão da filosofia de modo a ser divulgada nos cursos e palestras. É importante ainda fazer ver o papel da filosofia, no mundo, para a nossa sociedade pós -moderna. Gostariamos que o participante despertasse para o que seja a filosofia espírita, tão pouco exaltada em sau especificidade, e para a importância da sua divulgação como forma de educação liberta.

EC - Como, quando e onde inscrever-se?
ASTRID - As inscrições encontram-se abertas até dia 10 de Outubro, e podem ser efetuadas pelo site:
www.ieef.com.br. Informações podem ser obtidas pelo telefone: 2973-6580. Convidamos todos a compartilhar desse banquete de idéias.

15.9.09

JESUS EM BETÂNIA

Figura 1: Mapa da Judéia na época de Jesus


Betânia era um povoado à época de Jesus, que ficava a cerca de 4 km de Jerusalém, o que fica a um dia de caminhada, passando pelo Monte das Oliveiras



Figura 2: Foto contemporânea da região de Betãnia



Figura 3: Antiga Aldeia de Betânia
Três personagens do Evangelho fizeram forte amizade com Jesus: Lázaro e suas irmãs Maria e Marta. Ficaram muito conhecidos pelo movimento espírita os episódios da chamada "ressurreição" de Lázaro, que Kardec explicou como sendo um fenômeno de catalepsia ou morte aparente, e não de ressureição propriamente dita.

Figura 4: Foto contemporânea do local considerado ser o túmulo de Lázaro

O interesse de Maria pela doutrina de Jesus, para a indignação de Marta, que queria ajuda nos serviços domésticos, também foi objeto de muitas considerações de autores espirituais e espíritas, comentaristas do evangelho, como A. L. Sayão, Emmanuel e Amélia Rodrigues.

Uma terceira passagem muito conhecida é a das vésperas da prisão de Jesus, quando em Betânia, a mesma Maria surge, unta os pés de Jesus com um óleo aromático e enxuga com seus cabelos, para a incompreensão dos apóstolos.



Figura 5: Vitral do College St John em Cambridge (Maria aos pés de Jesus)

12.9.09

CCDPE E LIHPE LANÇAM LIVRO DE PESQUISAS SOBRE ESPIRITISMO


Figura 1: Capa do Livro

PESQUISAS SOBRE O ESPIRITISMO NO BRASIL: TEXTOS SELECIONADOS é um livro que traz textos que têm como base monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, além de pesquisas independentes, produzidas entre 1989 e 2003 sobre a temática espírita.

A obra será lançada no 5.º ENLIHPE, que acontecerá nos dias 26 e 27 de setembro de 2009, numa iniciativa do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo Eduardo Carvalho Monteiro e da Liga dos Historiadores e Pesquisadores Espíritas.
SUMÁRIO
1. PERFIL DA PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA COM TEMÁTICA ESPÍRITA (1989 A 2006) - Marco Antonio Figueiredo Milani Filho
2. AS MUITAS FACES DA INTOLERÂNCIA CONTRA O ESPIRITISMO- Jáder Sampaio
3. A CONSPIRAÇÃO DO SILÊNCIO E A METAFÍSICA DE NEWTON - Paulo Henrique de Figueiredo
4. YVONNE DO AMARAL PEREIRA: LITERATURA A SERVIÇO DO BEM - Pedro Camilo
5. CLÓVIS TAVARES - Flávio Mussa Tavares
6. FOGO SELVAGEM, ÁGUA QUE BRILHA: HISTÓRIA DA DOENÇA E DO HOSPITAL DO PÊNFIGO FOLIÁCEO DE UBERABA - Nadia Rodrigues Alves Marcondes Luz Lima
7. JOSÉ MARQUES GARCIA, PIONEIRO DA HISTÓRIA DO ESPIRITISMO EM FRANCA
Adolfo de Mendonça Junior
8. IRMÃO X E O PROCESSO DE 1944 - Alexandre Caroli Rocha
9. ABRIGOS ESPÍRITAS PARA A INFÂNCIA: UMA DESCOBERTA DA INFÂNCIA SOB O LEMA "FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO" - Alexandre Ramos de Azevedo
10. ESTRATÉGIAS DA MÍDIA JORNALÍSTICA A SERVIÇO DA MEMÓRIA ESPÍRITA -Izabel Regina Rodrigues Vitusso

Venda promocional antecipada
APENAS R$ 17,00
Descontos especiais para Clube de Livros, Distribuidoras e Livrarias

Preço de capa: R$ 25,00
Formato: 14x21 cm
Páginas: 192 (estimado)

Telefone: 11 3664-9600
www.ccdpe.org.br

Apoio:
5enlihpe@ccdpe.org.br
Obs: O preço de R$17,00 é válido para compras efetuadas até a data do 5o. ENLIHPE. Os livros serão entregues a partir de seu lançamento.

6.9.09

Leandro Resenha "A Caminho da Luz" de Emmanuel


por Leandro Couto



A obra A Caminho da Luz: história da civilização à luz do Espiritismo, merece ser lida e estudada por quem busca compreender a assistência constante de Jesus á humanidade. Podemos fazer a seguinte apresentação da obra:
Título: A caminho da luz: história da civilização à luz do Espiristimo.
Autoria: Ditado pelo espírito Emmanuel e psicografado pelo médium Francisco Cândido Xavier.
Editoração: 1ª edição publicada pela Federação Espírita Brasileira (FEB) em 1938.
Estrutura da obra:
• Antelóquio (17-08-1938);
• Introdução;
• 25 capítulos;
• Conclusão (21-09-1938).
No Antelóquio Emmanuel esclarece:
“(...) Não deverá ser este um trabalho histórico. A história do mundo está compilada e feita. Nossa contribuição será à tese religiosa, elucidando a influência sagrada da fé e o ascendente espiritual, no curso de todas as civilizações terrestres. (...)”
É um livro religioso, tendo a religiosidade o significado da conexão entre o ser humano e Deus, e que se assenta em informações e conhecimentos histórico científicos.
Na Introdução, pondera Emmanuel:
“(...) Esse esforço de síntese será o da fé reclamando a sua posição em face da ciência dos homens, e ante as religiões da separatividade, como a bússola da verdadeira sabedoria (...)”
Os 25 capítulos que se seguem ao longo do livro consistem na abordagem que Emmanuel faz da História terrestre. Um dos destaques dados por Emmanuel se refere aos missionários divinos, espíritos eminentes no plano dos valores espirituais que visitam outras pátrias siderais e regressam ao orbe no esforço abençoado de missões regeneradoras dentro das igrejas e das academias terrestres.
Igrejas: lugares de avanço moral e religioso.
Academias: lugares de avanço intelectual e de melhora através da aplicação da razão.
Na conclusão, afirma: “(...) Em nosso modesto estudo da História, um único objetivo orientou as nossas atividades – o da demonstração da influência sagrada do Cristo na organização de todos os surtos da civilização do planeta, a partir da sua escultura geológica. (...)”
As datas do Antelóquio e da Conclusão chamam a atenção, por indicar que o livro foi psicografo por Chico no período de 36 dias e, principalmente, pelo momento histórico vivido na época: a obra foi psicografada na iminência da II Guerra Mundial (1939 - 1945).
Apreendendo a coerência entre o conteúdo da obra e a época da psicografia feita por Chico, é possível o seguinte entendimento acerca do livro:
• Mensagem esclarecedora da Espiritualidade Superior à humanidade terrestre da total compreensão do andamento dos fatos no orbe terrestre;
• Recorda o ascendente místico (elevação religiosa e a melhora espiritual) de todas as civilizações que surgiram e desapareceram;
• Ressalta o interesse na devida compreensão da História, buscando os grandes períodos evolutivos da Humanidade, com as suas misérias e seus esplendores, para afirmar as realidades espirituais acima de todos os fenômenos transitórios da matéria.
Ficou interessando pelo livro, então mãos à obra!

31.8.09

Why Spritism Gladdens Me



Figura 1: Cidades da Flórida com Centros Espíritas

Edgar Crespo

Tradução: Jáder Sampaio

Recebi no boletim da "The Spiritist Society of Florida" de julho de 2009 um texto escrito por Edgar Crespo, pai da Yvonne Limoges, hoje desencarnado. Como vivemos em uma sociedade que cada vez mais confunde felicidade com consumismo e sensações físicas, traduzi este texto ainda contemporâneo e o estou publicando alternando inglês e português. A sociedade fundada por Edgar fica em St Petesburg.

"Há pessoas que dizem que o conhecimento espírita tornou sua vida, às vezes, insuportável e deprimente. São os que sentem que eram mais felizes antes de haver conhecido o Espiritismo. Eu acredito que se eles se sentem desta forma, possivelmente não entenderam a doutrina corretamente.

There are those who say that knowing about Spiritism has made their life, at times, unbearable and depressing. Those that feel this way say that they were happier before they knew about Spiritism. I believe that if they feel this way, possibly they do not fully understand its true nature.

É verdade que o Espiritismo nos cobre de responsabilidades, e isto pode pesar sobre nós, mas explica o porquê, o que nenhuma outra crença ou filosofia faz. Sabemos onde há coisas que parecem ser injustas, porque estamos aqui e para onde vamos quando deixarmos o nosso corpo material. Para mim, este conhecimento faz a vida valer a pena e a torna mais interessante. Antes de conhecermos o Espiritismo, como vivíamos e quais eram as nossas prioridades na vida? Ela era mais voltada às coisas materiais e mais egoísta.


It is true, Spiritism does put a blanket of responsibility over us, and this can weigh heavy on us, but it explains what no other belief or philosophy does. We know why there are things that appear to be unfair, why we are here and where we go when we leave our material body behind. To me this knowledge makes life worth it and more interesting. Prior to our knowing about Spiritism, how did we live and what were our priorities in life? It was probably more material-oriented and maybe more selfish.

É verdade que gostamos da vida em família e de sair com os amigos e de passar horas agradáveis, mas à medida em que o tempo passa e começamos a envelhecer, começamos a pensas no que nos espera após a nossa curta jornada terrestre. As respostas mais completas vêm do Espiritismo, com suas muitas facetas.

True we enjoy family life and going out with friends and having a good time but when this time is past and we start to age, we then start to think about what awaits us after our earthly sojourn. The most complete answers come from Spiritism, with its many facets.

Tenham em mente que a filosofia espírita não é para qualquer um. Quando as religiões tradicionais não nos dão consolo ou respostas, uma pessoa pode ser suficientemente madura para aceitá-lo.


Keep in mind that the Spiritist philosophy is not for everyone. When traditional religions do not provide us solace or answers, a person may be mature enough to accept it.
Esta aceitação é spiritual e irá permanecer conosco por um longo tempo, durando após todos os outros sentimentos de satisfação material nos deixarem. Sentimentos espirituais permanecem conosco para a eternidade, enquanto os prazeres materiais irão ficar por aqui quando nos formos.

This acceptance is a spiritual one that will remain with us for a long time; lasting after all other feelings of material enjoyments will have left us. Spiritual feelings remain with us for eternity, while earth’s material pleasures will remain here when we are gone.

É uma grande alegria saber que alguém nos ama pelo que somos e não pelo que temos, é uma felicidade saber que não perdemos nossos parentes e pessoas queridas para sempre, mas que estarão conosco quando retornarmos para nossa verdadeira casa, o mundo espiritual. Parecemos esquecer que quando uma criancinha nasce aqui, há muitos que se entristecem no mundo dos espíritos. Você já pensou nisto? Eles estão perdendo seu amigo devido ao seu retorno ao mundo material, repleto de provas.

It is sheer joy to know that someone loves us for what we are and not what we have, certain gladness in knowing that our relatives and dear ones are not lost to us forever, but that they will be there when we return to our true home, the spirit world. We seem to forget that when a baby is born here, that many are very sad in the spirit world. Did you ever think of this? They are losing their friend due to its returning to the material world full of trials.

Os muitos mistérios da vida irão desaparecer lentamente quando começarmos a explorar esta nova ciência chamada Espiritismo; quando começarmos a compreender claramente que somos de fato almas que não se extinguirão quando perdermos estas frágeis coberturas chamadas corpos! Viveremos para sempre no mundo que alguns chamam de Invisível.

Life’s many mysteries will slowly disappear when we start to fully explore this new science called Spiritism; when we start to fathom that we are indeed souls which will not be extinguished when we lose this flimsy covering called bodies! We will live forever in the world some call the Invisible.

Se deixarmos de lado os desapontamentos da vida material, concluiremos que agora temos uma nova consciência por causa do Espiritismo, a vida que nós conhecemos irá se expandir diariamente enquanto aprendermos as muitas coisas que antes não tinham significado para nós.

If we put aside life’s material disappointments we will come to the conclusion that now we have a new awareness because of Spiritism, life as we know it will now expand on a daily basis while we learn many things that before did not even have meaning for us.

Sou dos que é feliz porque Deus, meu Pai, possibilitou-me o privilégio de conhecer esta doutrina. Sem seus ensinamentos, muitas das tribulações da vida não teriam significado para mim.

I for one am glad that God, my Father, has granted me the privilege of knowing about it. Without its teachings, many of life’s tribulations would be meaningless to me.

Eu evito os sentimentos de depressão reconhecendo que minha alma tem um longo caminho por percorrer na jornada evolutiva. Deus é todo amor, nossos parentes e família nos amam e esperam por nós no mundo espiritual, e nossos mentores espirituais nos amam.

I fight off feelings of depression by recognizing that my soul has a long way to go on it evolutionary journey. God is All Love, our relatives and family love us and await us in the spirit world, and our spiritual mentors love us.

Lendo e estudando o Espiritismo com sinceridade com uma mente aberta pode trazer a você uma elevação espiritual. Você começará a ter sentimentos para os quais não há nenhuma explicação material, só espiritual.

Sincerely reading and studying Spiritism with an open mind can bring you a spiritual uplifting. You will start getting feelings for which there are no material explanations, only spiritual ones.

Quando você começar a ter seu equilíbrio espiritual, você irá começar a ter sentimentos de êxtase e seu espírito ficará feliz o que irá afetar seu corpo de uma forma positiva, especialmente quando os problemas da vida vierem. Por estas razões o Espiritismo alegrará a sua alma e não deixa-la-á triste.

When you start to get your spiritual balance, you will begin getting feelings of bliss and your spirit will be happy which in turn will affect your body in a positive manner, especially when life’s troubles come your way. Then Spiritism will gladden your soul, not sadden it!"