11.10.12

A TEMÁTICA ESPÍRITA NA PESQUISA CONTEMPORÂNEA



Continuamos publicando o sumário dos livros da LIHPE. Os títulos dos três primeiros livros foram os temas dos respectivos encontros nacionais.

SUMÁRIO

Prefácio: Espiritismo em diálogo - Dra. Maria Angela Vilhena

Introdução: Uma cartografia rudimentar do espiritismo feita por pesquisadores brasileiros - Dr. Jáder dos Reis Sampaio

Satisfação, desligamento e sofrimento de voluntários espíritas - Dr. Jáder dos Reis Sampaio

Projeto de 1868: a proposta de Kardec para a sociedade parisiense de estudos espíritas analisada sob a perspectiva das práticas atuais de governança corporativa - Dr. Marco Milani

Uma estratégia para a construção autoral na psicografia: as citações - Dr. Alexandre Caroli Rocha

Bergson e o espiritismo: a evolução do princípio espiritual - Dra. Astrid Sayegh

Allan Kardec e o desenvolvimento de um programa de pesquisa em experiências psíquicas - Dr. Alexander Moreira-Almeida e Dr. klaus Chaves Alberto.

Anália Franco e sua ação socioeducacional na transição do século XIX para o século XX - Ms. Samantha Lodi-Corrêa

Inácio Ferreira: a institucionalização da integração entre psiquiatria e espiritismo - Dra. Angélica A. Silva de Almeida

A ética da psicologia e a religiosidade do psicólogo - Ms. Ercília Zilli

A cultura espírita no Rio Grande do Sul através do jornal "a evolução" - Dr. José Roberto de Lima Dias

6.10.12

EVIDÊNCIAS EMPÍRICAS DA REENCARNAÇÃO

Capas de três edições diferentes do livro de Gabriel Delanne

Discípulo de Allan Kardec na França do século 19 e início do século 20, Gabriel Delanne acompanhou o desenvolvimento das ciências psíquicas dentro e fora do movimento espírita francês, sempre atualizado e contribuindo com as pesquisas sobre o fenômeno espiritual.

Um dos temas para os quais contribuiu, foi a difícil questão da reencarnação, considerada como um princípio do espiritismo sustentado pela lógica e pelo  pressuposto da justiça divina. Como todos os cientistas de sua época, ele se questionava se poderia haver evidências empíricas da reencarnação e compilou este livro onde se encontram estudos de caso publicados na imprensa espiritualista e nas instituições acadêmicas de pesquisas psíquicas que surgiram no final do século 19.

Delanne, entre outros temas, trata da memória integral, dissertando sobre ecmnésia, regressão de memória, recordações durante a anestesia e criptomnésia. Alguns desses temas mostram a influência do magnetismo animal e da metapsíquica em seus escritos. Ele fala da regressão de memória induzida pelo magnetismo, recordações em estado de transe, crianças prodígio, "dejá vu", paramnésia e falsas memórias. 

Selecionei para os leitores de Espiritismo Comentado um caso no qual uma inglesa narra diversos episódios envolvendo percepções de uma vida na corte francesa de Maria Antonieta, além de possíveis percepções mediúnicas. Foi comunicado pela Sra. Spapleton, de Londres, à Sociedade de Pesquisas Psíquicas (SPR), sobre narrativas feitas por uma escritora conhecida por ela. Essencialmente é um caso que sugere recordação de vidas passadas, embora alguns dos fenômenos apresentados isoladamente possam ser explicados por outras teorias.

Como as recordações eram motivo de galhofa, a escritora manteve-se no anonimato, o que depõe a favor de sua honestidade, posto que não há interesse financeiro ou de promoção pessoal nos seus relatos.

Desde os seis anos ela via a mãe com roupas à Luis XVI, embora não tenha tido acesso a gravuras sobre a época. Segundo Delanne-Spapleton, ela desenhava estas roupas sem modelo, e as características eram as da época e lugar citados.

Ao estudar a revolução francesa, emocionava-se com os relatos envolvendo Maria Antonieta. Passado algum tempo, via a figura de Maria Antonieta, contudo estava "desvairada, agonizante, de olhar glacial". 

Adulta, visitou o Museu Grévin, onde encontrou uma "exata reprodução da minha visão, em Margate, com suas minúcias", embora a imagem de Maria Antonieta fosse diferente. Os amigos riram e ela resolveu ficar mais reservada com suas percepções.


Museu Grévin (um museu de cera)

Na visita ao Palácio de Versalhes, identificou para a criada os apartamentos do rei e da rainha, sem que tivesse visto anteriormente. Em um determinado quarto foi "tomada da mesma forte emoção dos dias precedentes, foi direto a uma portinha que se achava em um caixilho da parede". 
"- Há aposentos mais adiante", disse. Os guias lhe perguntaram se desejava visitar os apartamentos de Maria Antonieta.

"Os locais eram justamente como eu os havia suposto intuitivamente."


Fachada do Petit Trianon

Em visita ao Petit Trianon, o imóvel nos jardins de Versalhes usado por Maria Antonieta, ela considerou idêntico ao seu sonho o aposento de música, "só as cadeiras tinham colocação diferente". Lá, a escritora viu pela primeira vez os monogramas de Maria Antonieta, que ela traçava sob os retratos da rainha quando pequena e que eram idênticos aos que via.


Corrimão com o monograma de Maria Antonieta no Petit Trianon


Detalhe do monograma de Maria Antonieta

Outros lugares foram reconhecidos, como o Castelo de Marly e a Praça da Concórdia (antiga Praça da Revolução) que lhe trazia lembranças da execução da rainha. Um detalhe, a escritora lembrava-se de ter sido do sexo masculino àquela época.

Delanne não considera este um caso que possa ser explicado exclusivamente pela reencarnação, mas o conjunto dos detalhes relatados, se verídicos, realmente faz pensar.

3.10.12

O ESPIRITISMO VISTO PELAS ÁREAS DE CONHECIMENTO ATUAIS



Sumário

Uma análise espírita da obra "A Física da Alma" de Amit Goswani - Alexandre Fontes da Fonseca

Conjectura e proposta experimental para detecção de movimentos de fluidos nas cercanias de médiuns de efeitos físicos - Ademir Xavier

As narrativas de vida nas rodas de conversas com mulheres na educação de adultos: um lugar privilegiado de produção de saber na perspectiva espírita - Ângela Linhares, Aldenora Guedes, Francisco Antônio Barbosa Vidal e Benedito Dagno Moreira

Espiritismo e engajamento político - Sinuê Neckel Miguel

Diálogos e ritmos: em busca de uma ideia de sujeito (na perspectiva espírita) no trabalho com juventudes - Ângela Linhares, Gardner Assis e Josael Jario Santos Lima.

Investigando relações entre voluntariado e contexto sociocultural numa instituição espírita: contribuições da fenomenologia - Yuri Elias Gaspar e Miguel Mahfoud.

O espiritismo em teses e dissertações: um mapeamento da produção acadêmica brasileira - Tiago Paz e Albuquerque

O espiritismo na mídia: uma análise de conteúdo na maior revista semanal do Brasil de 1968 a 2010 - Marco Antonio F. Milani Filho e Kátia Penteado

Memória de uma jornada - Jáder dos Reis Sampaio


28.9.12

O MITO DE CHICO XAVIER NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA


 Foto de Bethânia
Bethânia Alves de Menezes defendeu em Uberlândia, no ano de 2006, uma dissertação de mestrado no Instituto de Geografia. Ela fez a gentileza de disponibilizar para os interessados, no formato pdf, no seguinte endereço: http://www.ig.ufu.br/sites/ig.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/Anexos_BethaniaAlves.pdf
O título é "O Mito de Chico Xavier: os usos, apropriações e seduções do simbólico em Uberaba-MG."
Pode parecer estranho, mas há outras dissertações na área de Geografia relacionadas com o espiritismo e o movimento espírita de alguma forma.

Segue abaixo o resumo escrito pela autora para os interessados.


"A pesquisa é resultado de questionamentos realizados em torno do simbolismo implícitos na imagem do médium Chico Xavier, a partir dos espaços usados e apropriados por ele na difusão do Espiritismo Cristão em Uberaba/MG. Tem como objetivo decifrar os conteúdos dos espaços criados a partir da doutrina espírita, envolvendo a pessoa do médium que consistem em compreender os processos de sacralização de espaços, mesmo após a sua morte.O problema central da pesquisa em questão é o espaço do mito. Tomam-se como ponto fundamental de análise alguns teóricos do espaço e desloca-se a mesma análise do espaço social para o espaço sagrado; procedimento este compartilhado por diversas correntes das ciências sociais. Analisadas as estruturas, as formas e os conteúdos da unidade de análise do espaço, enfatizam-se os processos de organização social, até atingir as posições concretas das pessoas que continuam a obra do mito e das organizações, ou seja, os espaços apropriados como: a casa e/ou museu, a livraria, o centro espírita, o grupo assistencial e, por fim, o
mausoléu. Assim, foi possível decifrar os lugares a partir dos usos e apropriações estabelecidas pelo médium e por seu público demonstrando as práticas sociais demandadas na estruturação do Espiritismo. Embora seja evidente sua imagem de mito, busca-se analisar nos legados do médium e em seus seguidores, além das formas de apropriação desses espaços e da difusão de seus ensinamentos."

26.9.12

UFJF PROMOVE CICLO DE CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS SOBRE CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE.


RAUL TEIXEIRA TRABALHANDO...

É com satisfação que publico as imagens da comemoração dos 32 anos da Sociedade Espírita Fraternidade, em Niterói-RJ, com a presença de Raul Teixeira. Recebi-as em agosto de 2012.


Raul e Divaldo Franco



Raul autografando livro com a mão esquerda.

Desejamos força e paciência para o médium fluminense na sua trajetória de recuperação.

20.9.12

QUAIS SÃO OS ARTIGOS DO LIVRO DO 7o. ENLIHPE?



Perdoem voltar ao assunto do livro, mas percebi que não havia divulgado os capítulos do mesmo:

Parte 1: Estudos de ciências exatas e naturais


1. Uma abordagem estatística para calcular o tempo médio entre encarnações sucessivas. Autor: Ademir Xavier

2. A transmissão do pensamento é um fenômeno não-local? Autor: Alexandre Fontes da Fonseca

3. Controle do caos e a influência dos Espíritos nos fenômenos da natureza: autor: Alexandre Fontes da Fonseca

Parte 2: Estudos de ciências humanas, de ciências sociais e de filosofia

4. Dimensões estratégicas de um centro espírita: proposta de um modelo conceitual. Autor: Marco Milani

5. Espiritismo e parapsicologia. Autor: Jáder Sampaio

6. Ética espírita: um esforço para delineação. Autor: Jomar Teodoro Gontijo

7. Pela preservação de fontes sobre o movimento espírita: uma proposta de construção de acervos de casas espíritas. Autora: Miriam Hermeto.

Parte 3: Ensaios de Memória do Movimento Espírita

8. Algumas anotações sobre o advento do espiritismo. Autor: Eduardo Carvalho Monteiro

9. Perfil de dois batalhadores da causa espírita. (Clóvis Ramos e L. Palhano Jr.) Autor: Alexandre Machado Rocha

16.9.12

PODEM-SE CONSIDERAR AS OBRAS DE PAULO COELHO COMO ESPÍRITAS?



De Nazareno Tourinho eu conhecia apenas as obras de pesquisa sobre mediunidade, como "Surpresas de uma pesquisa mediúnica", ou os livros que escreveu com o saudoso Carlos Imbassahy. Buscando pela internet, vi que sua obra é mais extensa e envolve também livros de teatro, além de uma honrosa cadeira na Academia Paraense de Letras.

O Mago e o Mendigo chegou como uma cortesia da Lachâtre, em silêncio, acompanhando meu exemplar do Leitura Espírita. Chamou-me a atenção logo de cara, ou ao ler a quarta capa, quando vi a proposta de usar o gênero literário escolhido para fazer uma comparação do pensamento (ou seria melhor dizer, dos escritos?) de Paulo Coelho com o espiritismo.

Li os dois ou três primeiros romances do mago quando foram lançados: "Diário de um mago", "O Alquimista" e "Brida", mas o tempo passou e apesar da impressão inicial, nada ficou em minha memória. Sinto-me um computador 486, daqueles antigos, de HD pequeno, que tem que deletar arquivos antigos para conter os novos.

O livro de Nazareno é instigante. Lembra, como alguém comentou, os escritos de Kardec em forma de diálogo, como em O Que é o Espiritismo, mas traz um enredo bem diferente do usual.

Nele o autor pinçou alguns pontos centrais da proposta supostamente mágico-mística de Paulo Coelho, que aparece nos diálogos e pensamentos de um mago desembarcado na Amazônia paraense, e compara com as ideias de um pretenso mendigo, um personagem franciscano-espírita, se é que posso expressar-me assim. Uma médium gaúcha, estudante de medicina e um "mediador de debates", além da cultura cabocla e mágico-indígena do norte, compõem o rol de embates que acontecerão em quase duzentas páginas.

Nós, pobres leitores do sul, às vezes ficamos à deriva com as referências amazônicas, ricas em frutas, alimentos nativos, mitos, práticas de magia, crenças e outros elementos, às vezes desconhecidos por nós, apesar da brasilidade comum. Deu para sentir saudades do cupuaçu, lembrar do gosto exótico do taperebá, e rir um pouco da tentativa curiosa de encontro entre a cultura cabocla, caracterizada como terra-a-terra mas imensamente atraída pelo diferente, e o misticismo europeu e católico.

Espíritos ou demônios? Mediunidade ou intuição? Amor ou poder? Arrogância ou humildade? Alguns contrapontos ganham corpo nas interações entre os personagens e o autor não esconde sua preferência pelo espiritismo em sua trama.

15.9.12

VEJA O LANÇAMENTO DO "CASOS E DESCASOS" NO 8o. ENLIHPE




Maurício Brandão fez a gentileza de publicar no You Tube o lançamento do livro Casos e Descasos na Casa Espírita.

Nele a Dra. Julia Nezu apresenta o livro de Samuel Magalhães "Anna Prado: a mulher que falava com os mortos" e permite que falemos um pouco do livro e de seu processo de produção.

5.9.12

PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE PASSE



Na literatura de língua inglesa encontram-se muitas pesquisas em periódicos científicos sobre healing. A palavra tem múltiplos significados, inclusive o fisiológico, que significa cura, mas é muito usada como referência à "spiritual healing", que seria "uma relação simples e direta entre o curador (healer) e o paciente no qual pode ocorrer uma melhora na condição do paciente. Os mecanismos subjacentes às práticas de 'healing' são usualmente explicadas com base na transmissão de uma 'energia curadora', embora ainda haja pouco entendimento do tipo de energia que pode estar envolvida." (Hodges & Scofield, 1995)

Os passes, como os praticamos no meio espírita, seriam considerados por estes pesquisadores como uma forma de 'spiritual healing'.

Que tipo de evidências empíricas (perceptíveis pelos cinco sentidos) podem dar suporte a uma prática que está se tornando reconhecida pela chamada Medicina Complementar e Alternativa?

Os autores acima citados, da Universidade de Londres, fizeram um trabalho de revisão e apresentaram resultados empíricos favoráveis às 'curas espirituais' (spiritual healings) que passo a traduzir:

Em Enzimas


Monoamina axidase em plaquetas humanas (Rein, 1986) - aumento do nível de enzimas (p < 0,001)

Em Microorganismos

Inibição de culturas de fungos (Barry, 1968) - diminuição do crescimento dos fungos (p < 0,001)

Produção de dióxido de carbono em culturas de fermento (Grad, 1965) - Mudanças na produção de CO2 (p < 0,0005)

Efeitos em Células In Vitro

Hemólise de células vermelhas do sangue (Braud, et. al, 1979) - redução da hemólise (p < 0,001)

Hemólise de células vermelhas do sangue (Braud, 1988) - redução da hemólise (p < 0,00002)

Efeitos em plantas

Sementes de plantas (Grad, 1965) - Redução do efeito do estresse (damage) salino (p < 0,001)

Efeitos em animais

Feridas de pele em ratos (Grad, 1965) - Aumento da taxa da cura da ferida (p < 0,001)

Retardo do crescimento do bócio em ratos (Grad, 1965) - Crescimento mais lento da tireóide (p < 0,001)

Efeitos em seres humanos

Aumento dos níveis de hemoglobina no sangue (Krieger, 1975) - Aumento da hemoglobina pós-tratamento (p < 0,01 - 0,001)

Estado de ansiedade em pacientes cardíacos (Heidt, 1979) - Redução dos níveis de ansiedade (p < 0,01 - 0,001)

Fonte: Hodges, R. D, & Scofield, A. M. Is spiritual healing a valid and effective therapy? Journal of the Royal Society of Medicine, v. 88, apr. 1995, p. 203-207

Obviamente, há pesquisas negativas com healing, e este trabalho já apontava a existência de mais de 8000 curadores (healers) na Grã-Bretanha, registrados em uma instituição denominada Confederação das Organizações de Curadores (CHO, em inglês).

Eles recomendaram, há mais de 15 anos, a estruturação de programas de pesquisa em healing, em função da existência de resultados positivos e da disseminação da prática. 

Outro ponto digno de nota é o efeito dos passes e outras técnicas similares em sementes, células e fungos, além do conhecido efeito de alteração da tensão da superfície da água (Rindge, 1977), que se opõem aos argumentos geralmente usados pelos céticos como o efeito placebo.

Parece, portanto, que em vez de reinventar a roda, cabe aos interessados em um entendimento dos passes (principalmente os chamados magnéticos ou humanos por Kardec), fazer estudos de revisão dos trabalhos já existentes, especialmente dos recentes, posto que no século XIX os magnetizadores não tinham por prática de pesquisa os estudos experimentais e apenas teciam considerações sobre estudos observacionais de tratamentos empíricos, com raras exceções.

1.9.12

VOCÊ PERDEU O 8o. ENLIHPE? ASSISTA ÀS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS.





O 8o. ENLIHPE foi um momento especial este ano. Seu formato difere um pouco dos eventos espíritas, e se aproxima dos eventos acadêmicos, ou seja, pouco tempo para a exposição, o que exige síntese dos apresentadores e algum tempo para os debates e comentários, após cada trabalho.

Os trabalhos são escritos e avaliados antes do evento, ou seja, os autores já chegam com um comentário e sugestões feitas por uma comissão de avaliação. Eles são inéditos e cada ano que passa estão chegando mais interessantes e originais.

Outra questão importante, aos poucos o ENLIHPE está aproximando pesquisadores das diversas partes do Brasil. Uma das metas para o ano de 2013 é a organização de pelo menos um encontro regional. Vamos fazer em Minas Gerais? Nós já fomos sede de um encontro nacional, falta apenas uma equipe que se disponha a auxiliar na organização e um auditório capaz de comportar pelo menos cem pessoas.

Ficou curioso? O site Espiritualidade e Sociedade, mantido pelo amigo e colega de LIHPE Maurício Brandão, filma e disponibiliza na internet todos os anos o evento. Ele está editando e já publicou pelo menos cinco trabalhos. Confira no endereço:

15.8.12

CCDPE-ECM LANÇA OBRA DE RIVAIL (ALLAN KARDEC)



Uma Paixão de Salão é uma peça escrita pelo Prof. Rivail em parceria com N. Gallois, antes de ter contato com os fenômenos espíritas e médiuns. Os originais foram obtidos por Jorge Damas e Eduardo Carvalho Monteiro, traduzidas e impressas sob a responsabilidade do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa - Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM).

Este é mais um lançamento que acontecerá no próximo sábado, no 8o. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (8o. ENLIHPE). Confiram!

LIHPE E CCDPE LANÇAM NOVO LIVRO NO 8o. ENLIHPE




O 8o. Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo está chegando e com ele virá a mais nova publicação do grupo, em parceria  com o Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro. O livro  traz uma seleção dos melhores trabalhos do último encontro e do terceiro encontro, que ocorreu em Belo Horizonte, ainda com a presença do Eduardo, que desencarnou em 2005.

Este livro é o quarto da série "Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo", que tem o mesmo objetivo: divulgar trabalhos de diferentes áreas do conhecimento (física, história, psicologia, etc.) que tratam de temas de interesse do espiritismo (mediunidade, reencarnação, movimento espírita, gestão de sociedades espíritas, história do espiritismo, filosofia do espiritismo, etc.)

Os interessados podem adquirir toda a série no CCDPE-ECM durante o evento. Quatro dos autores do último livro já confirmaram presença. Quem desejar participar do ENLIHPE pode obter informações no site http://ccdpe.org.br



12.8.12

CASOS E DESCASOS É BEM RECEBIDO PELO MOVIMENTO ESPÍRITA


Lançado em junho deste ano, o livro do Conselheiro tem sido bem aceito pelo movimento espírita e pedido até mesmo por grandes livrarias, como a Saraiva, a Leitura e a Cultura (SP). No ritmo atual, mais um ou dois meses e a primeira edição estará esgotada.

Gostaria de agradecer a todos os leitores do Espiritismo Comentado que têm auxiliado na divulgação do trabalho, e às federativas que têm distribuído o livro.

Nos dias 18 e 19 de agosto estarei no 8o. ENLIHPE, em São Paulo, e a livraria do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, terá muitos exemplares do livro para venda. Convido a comunidade espírita de São Paulo a comparecer, e se desejar, estarei pronto para autografá-lo (como médium, e não como autor que não sou).

Aproveitem para participar do evento, que está com uma programação muito interessante. http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2012/08/saiba-mais-sobre-programacao-do-8o.html

Inscrições e mais informações do ENLIHPE no http://www.ccdpe.org.br


9.8.12

LIMA DUARTE FALA DE SUAS MEMÓRIAS DO ESPIRITISMO NO TRÂNGULO MINEIRO E INTERIOR DE SÃO PAULO



A página da Rádio Espiritismo BH trouxe-nos a entrevista feita com o ator Lima Duarte, que fará o papel de Dimas no filme baseado no livro homônimo "E A Vida Continua", de André Luiz.

Lima Duarte fala de sua infância e juventude, do movimento espírita no triângulo mineiro, de sua iniciação no mundo das artes ainda no movimento espírita, da mediunidade de sua mãe e de muitas outras coisas importantes à memória espírita, além de curiosas e interessantes.

Quem diria que um ícone do teatro, televisão e cinema brasileiros teria tantas marcas deixadas pelo espiritismo?


http://espiritismobh.net/index.php?option=com_content&view=article&id=297:Depoimento%20de%20Lima%20Duarte&catid=58:Videos%20Extras&Itemid=118


6.8.12

ESPÍRITAS NO CENSO 2010


O censo 2010 já começou a publicar resultados sobre a comunidade espírita brasileira. O IBGE distinguiu com clareza os espíritas dos profitentes da Umbanda, Candomblé, espiritualistas e outras religiões afro-brasileiras.

Número

Declararam-se espíritas três milhões, oitocentos e quarenta e oito mil brasileiros (cerca de 2,02% da população brasileira). Destes, apenas 72 mil espíritas (menos de 2%) são residentes em zona rural, sendo uma comunidade predominantemente urbana em nosso país.

Gênero

Há uma predominância de mulheres espíritas 2267000 (dois milhões, duzentos e sessenta e sete mil) contra 1587000 (um milhão quinhentos e oitenta e sete homens), tendência que se repete nas diversas denominações e só se inverte nos que se declaram sem religião (ateus, agnósticos, etc.)


 

Cor declarada


Mais de dois milhões e meio (2,645 milhões) das pessoas que se declaram espíritas, declaram-se também brancos, sendo uma população superior à dos que se declaram pardos (901 mil), pretos (254 mil), amarelos (40 mil) e indígenas (6,8 mil). Este perfil é diferente dos católicos, onde há quase um equilíbrio entre brancos e pardos e dos evangélicos, onde há uma leve superioridade numérica dos pardos.



Escolaridade

Quase dois milhões (1,958 milhões) de espíritas têm escolaridade média ou superior.

Ocupação

Cerca de 73% da população brasileira é economicamente ativa. Entre os espíritas, são 54%.

47% são celetistas com carteira assinada
11% são militares e servidores públicos estatutários
12% trabalham sem carteira assinada
22% trabalham por conta própria
4% são empregadores
1,2% são trabalhadores não remunerados (voluntários?)
0,5 % trabalham para o próprio consumo (subsistência?)

Há percentualmente o dobro de empregadores espíritas, com relação às demais religiões e aos sem religiões, que giram em torno dos 2%, em outras palavras, entre os espíritas economicamente ativos há um percentual superior de empreendedores.
Entre os militares e servidores públicos estatutários, a população espírita também é percentualmente o dobro das demais designações. É  bem possível que este desempenho esteja associado à escolaridade dos espíritas, a mais alta das categorias estudadas.

Estas são apenas algumas informações. Na programação do 8o. ENLIHPE teremos um trabalho sobre o tema, a ser apresentado por Jeferson Betarello. Participem e confiram. Este trabalho deve gerar um rico diálogo.

4.8.12

O RESGATE DE ROSEMARY


Franz Liszt

Uma menina de sete anos, morando em um casarão de Londres, acostumada a ver os Espíritos, após acordar, vê "um homem muito velho", "cabelos brancos" e vestia algo que ela entendeu ser um vestido comprido (era uma batina).

- "Quando você crescer, eu voltarei e lhe transmitirei música." - Ele explicou-lhe que havia sido compositor e pianista.

Assim inicia-se o livro "Sinfonias Inacabadas", um ensaio autobiográfico escrito pela médium musical Rosemary Brown, que ao crescer escreveria peças atribuídas a Lizst, Chopin e muitos outros compositores.

A incansável Elsie Dubugras (Revista Planeta) está por trás da tradução do livro que enriquece o conhecimento de espíritas e interessados com mais um capítulo da história da mediunidade.


Assim como Chico Xavier, era de origem humilde e teve formação musical extremamente limitada, como se pode ler na matéria do blog Era do Espírito, mantido pelo Dr. Ademir Xavier. http://eradoespirito.blogspot.com.br/2012/07/rosemary-brown-e-arte-mediunica-erico.html

Falo de Rose Brown, porque teremos um estudo interessante no encontro nacional da LIHPE, feito por Érico Bonfim, que se pode ver executando ao piano uma das peças psicografadas pela médium no blog citado.

Ampliemos nossos horizontes culturais em matéria de mediunidade e espiritismo.

3.8.12

SAIU A PROGRAMAÇÃO DO 8o. ENLIHPE




Espiritismo na atualidade: das práticas cotidianas ao meio acadêmico

 PROGRAMAÇÃO – 18/08/12

Sábado

8h00 Recepção, credenciamento e entrega de material

8h30 Prece de Abertura (Geraldo Ribeiro)

8h35 Apresentação artística

8h50 Palavras iniciais: Marco Milani - LIHPE / Júlia Nezu – CCDPE-ECM / Neyde Schneider – USE-SP

9h00 Jáder Sampaio / Júlia Nezu – lançamento dos livros "O Espiritismo nas Ciências Contemporâneas: Textos selecionados do 3º e 7º Enlihpe’s" e "Uma Paixão no Salão"

9h20 Rodolfo Puttini – Medicina e Espiritualidade

9h40 Perguntas e comentários

10h00 Intervalo e mesa de autógrafos: Livro do Enlihpe, "Uma Paixão no Salão" e "Medicina e Espiritualidade"

10h30 Ademir Xavier Jr.- Extração de atributos e características estatísticas das cartas de F.C.Xavier

10h50 Perguntas e comentários

11h10 Érico Tourinho Bomfim - (Projeto de Pesquisa) A música de Rosemary Brown: questões de forma, estilo e autoria na Sonata em fá menor, atribuída a Franz Schubert

11h30 Perguntas e comentários

11h45 Marco Milani – A Crença na Reencarnação: uma Análise Descritiva em Países Europeus

12h00 Perguntas e comentários

12h15 Orientações gerais e intervalo para o almoço e visita ao acervo

13h45 Atividade artística

14h10 Alexandre Fonseca - Análise científica dos fundamentos teóricos da apometria

14h30 Perguntas e comentários

14h45 Adolfo Mendonça Jr. – A evolução do pensamento científico e o método de Kardec

15h05 Perguntas e comentários

15h20 Intervalo

15h50 Tiago Paz e Albuquerque - O Espiritismo em teses e dissertações: período 2010/11

16h10 Perguntas e comentários

16h25 Washington Fernandes: Apresentação de Animação Gráfica e Holografia Espíritas.

16h45 Perguntas e comentários

17h00 Encerramento das atividades do dia





PROGRAMAÇÃO – 19/08/12

Domingo
8h00 Assembleia da LIHPE

9h00 Prece de Abertura e comentários gerais

9h10 Atividade artística

9h30 Anna Lívia Gomes – Pela verdade: anticlericalismo e espiritismo em Uberaba

9h50 Perguntas e comentários

10h05 Samuel Magalhães – Anna Prado: A mulher que falava com os mortos

10h25 Intervalo e lançamento do livro "Anna Prado"

11h00 Sandro Fontana – Mensuração do nível estimado mediúnico

11h20 Perguntas e comentários

11h35 Jeferson Betarello – Contingente Espírita: Uma Leitura do Censo 2010

11h55 Perguntas e comentários

12h10 Comentários finais e prece de encerramento

12:30 Almoço de confraternização


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO, INSCRIÇÕES, ETC

Site do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro
http://www.ccdpe.org.br/

APOIO INSTITUCIONAL





1.8.12

HISTÓRIA DO CRISTIANISMO


Terminei a leitura do livro "Uma breve história do cristianismo", de Geoffrey Blainey. De fato, ele produziu um texto como historiador, embora seja uma narrativa corrida e sem a indicação de fontes, o que gera alguns pontos polêmicos e outros próprios da leitura do autor. Apesar da busca do lugar terceiro, o autor não consegue deixar de expor-se e posicionar-se, o que é esperado.

O livro é uma deliciosa leitura introdutória para quem se interessa pelo tema. De Jesus a João Paulo II, o autor dedica uma ou duas páginas para um grande número de designações e grupos cristãos e anticristãos, mundo afora. Surpresa agradável foi encontrar uma descrição das ideias de Emmanuel Swedenborg (médium sueco) e de Edward Irving, considerados antecessores do espiritismo por Arthur Conan Doyle.

Allan Kardec, o Evangelho Segundo o Espiritismo e o movimento espírita são uma grande omissão do autor, que chegou a inserir tendências atéias e de articulação entre o marxismo e o cristianismo em seu trabalho. A Teologia da Libertação brasileira é recordada, e os três milhões de espíritas esquecidos. Etnocentrismo do primeiro mundo?

Uma trajetória curiosa do autor é traçar a linha tênue entre o cristianismo e a política. A desconstrução do catolicismo pela revolução francesa, sua expoliação pelos revolucionários e o desrespeito a instituições cristãs como um todo, sem capacidade de distinguir os aliados da nobreza dos servidores do povo como um todo, causam quase indignação.

O autor também tem uma leitura muito diferente da historiografia brasileira com relação aos jesuítas. Foram perseguidos por serem competentes ou por interferirem nos bastidores do poder temporal?

Uma leitura interessante é a recuperação de cada uma das tendências oriundas do movimento protestantes que estão presentes no nosso dia-a-dia. Os Santos dos Últimos dias, a Assembléia de Deus, os Metodistas, os Batistas, o Exército da Salvação, os luteranos, a Torre de Vigia, a Ciência Cristã, os Quakers, todos têm suas origens, principais ideias e percurso esboçados no texto e contextualizados.

O cristianismo é um opositor do capitalismo democrático? Do comunismo? Do fascismo? O tema, apesar de tratado de forma breve, faz parte da proposta da obra. Muitos ativistas políticos ateus de hoje tratam as diversas designações cristãs como adversárias ou inimigas, com intolerância incomum.

Blainey trata também de um assunto curiosíssimo. A crença de ateus e agnósticos no conhecimento considerado científico e tecnológico e sua cegueira quanto às questões do humano, nestas estreitras abordagens epistemológicas do conhecimento. Ele aponta uma certa ingenuidade de propostas como a de Dawkins e a de Hawking e um esquecimento dos episódios negros das guerras mundiais e seu racionalismo anti-humanista.

O livro, apesar de expressar a leitura do autor, lança luz e questões sobre as representações do cristianismo na sociedade, hoje, talvez surpreendendo muitos dos que se encontram identificados com o movimento cristão e ignorantes das ações e concepções de ateus e políticos materialistas. Recomendo a leitura crítica do mesmo.

29.7.12

RECORDAÇÕES DE ALCIONE MIANA MACHADO


Alcione Miana Machado


É muito comum escrever-se sobre líderes e expositores atuantes no movimento espírita que desencarnam. Hoje faremos diferente. Vamos escrever sobre uma trabalhadora espírita e pessoa de bem.

Alcione desencarnou recentemente, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico e um mês de luta pela vida em centro de terapia intensiva. A família enfrentou com carinho e resignação, não sem tristeza, todo este período desgastante de idas, vindas e expectativas. Um belo gesto, às vezes incompreendido pelos espíritas menos esclarecidos, foi a oferta incondicional de doação de órgãos após o protocolo de confirmação da morte encefálica. Um último ato de caridade, que seguramente seria endossado por Alcione, se ela estivesse consciente.

Alcione ligou-se ao movimento espírita desde a infância, ao que sei. Embora de grupos diferentes dentro da mesma casa, frequentamos a mocidade da AECX e estivemos juntos em algumas atividades, como o Coral que a maestrina Anésia regia. Bela voz, um pouco tímida no início, Alcione transformaria a música em um de seus instrumentos de trabalho futuros.

Formou-se em Psicologia e foi atuar na Psicologia Escolar, no Lar Espírita Esperança. O Lar foi uma iniciativa de nossa casa espírita, uma instituição grande para o nosso fôlego, bem construída, mas carente de trabalhadores contratados e voluntários. Alcione tornou-se com o tempo a coordenadora-administrativa da equipe da creche, que passou a ser fruto de um convênio entre o Lar Espírita e a Prefeitura de Belo Horizonte.

Crianças, professores, pais, voluntários, todos passavam pelos cuidados gentis e criteriosos de Alcione. Ela praticamente abriu as portas e facilitou todo o trabalho de campo do meu doutorado. As crianças a abraçavam e respeitavam, sempre paciente e risonha. As professoras e pedagoga a tinham como referência e trabalhavam sob sua atenciosa diligência. Os eventos extra-creche, no Lar Espírita, sempre contavam com sua colaboração voluntária na organização e respeito às regras necessárias para que o espaço fosse utilizado sem criar qualquer risco para a saúde das crianças. Ela era a autoridade presente nos dias de funcionamento da creche, embora não fosse a superintendente.

Alcione estava presente também na organização e execução das reuniões de pais, ação importante para o fomento da participação da família das crianças na creche e solução de problemas diversos.

Fora do seu trabalho profissional, como voluntária, Alcione tornou-se um dos coordenadores da mocidade espírita da casa. Anos de dedicação aos adolescentes e jovens.  Mais que respeitada, tornou-se pessoa querida entre os jovens, e apesar de sua condição de adulta jovem, eram muitas as brincadeiras sobre seu tempo de participação no grupo, o que ela recebia com bom humor.

Voz cristalina, cantava com os jovens, organizava e incentivava orfeões infantis na creche, mais de uma vez organizou ônibus e excursões para que eles fossem cantar em diversos lugares.

Sem trabalhadores deste quilate, não há atividades espirituais. Fundadores podem conceber e até registrar em cartório, mas este tipo de colaborador funciona como os membros e o sangue do corpo laboral. Sem Alciones, os trabalhos definham e fecham-se. Ela não apenas contribuiu pessoalmente, "colocou a mão na massa", como serve de inspiração aos que mais se preocupam com seu próprio ego que com a continuidade, qualidade e funcionamento das atividades institucionais.

Sentiremos sua falta, Alcione. Lembraremos de você na alacridade dos jovens, nas festas das crianças do Lar Espírita, nas iniciativas de grupos musicais de nossa casa, e nos muitos espaços nos quais você deixou marcas. Lembraremos de você quando assistirmos as palestras do Pedro, com sua memória prodigiosa, quando encontrarmos a jovialidade da Anésia, e ao conversar com seus irmãos e sobrinhos, que são nossos amigos diletos e presentes. Você nos antecede, e empreende cedo a grande viagem, mas sua presença não se apagará com facilidade de nossas almas, posto que se acham marcadas com o perfume de suas ações.