26.6.12

OS NOVOS AUTORES ESPÍRITAS: UMA ENQUETE

Foto: Sala de leitura do congresso norte-americano


Muito já se escreveu e falou sobre novos autores de livros espíritas. Cada vez mais se consegue imprimir livros com qualidade e lançá-los no mercado de leitores espíritas e espiritualistas. Este aluvião de novas obras modifica a cultura do movimento espírita com relação ao estudo e escolha de livros.

Ainda temos uma preocupação com o estudo de Allan Kardec, talvez com menos ênfase que o movimento de décadas atrás. Livros com linguagem mais contemporânea e com estilos narrativos ou com artifícios de livros-texto estão disponíveis, e muitas vezes a leitura fácil atrai as pessoas, mesmo que não estejam ainda bem seguras quanto à estrutura das ideias espíritas. 

Este estado de coisas faculta a criação de um caldo de ideias soltas e de sincretismos entre as teorias e teses espíritas e as propostas do movimento new age, dos espiritualismos, dos misticismos e outros.

Pergunta-se aqui, entretanto, qual é a posição interna de cada um de nós ante os novos livros. Como nos sentimos quando encontramos um livro novo de autores desconhecidos nas prateleiras da livraria espírita? Montei uma enquete para avaliarmos como o leitor do Espiritismo Comentado reage aos novos títulos. Está na coluna à direita do blog e expira daqui a alguns dias. Vamos participar? 

2 comentários:

  1. Olá, somos Leon e Ana Clara, ficamos muito contentes e admirados com este blog, realmente um belo trabalho voltaremos aqui muitas e muitas vezes, aprenderemos muito. Gostaríamos de agradecer por este trabalho, obrigado! Estamos seguindo este belo blog, pois vale a pena. Criamos um blog espírita há pouco tempo, não tem muita coisa, está começando, se quiserem visita-lo, fiquem a vontade.
    Nosso blog: http://blogacimadenos.blogspot.com.br/
    Que Jesus os abençoe, tudo de bom, grande abraço!
    Comentem!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela gentileza, e perdoem a demora com a moderação. Sucesso com sua iniciativa neste mundo virtual. Jáder

    ResponderExcluir