23.6.14

FOTOS DE CAMILLE FLAMMARION


Foto: Observatório de Juvisy

Flammarion foi um astrônomo francês muito laureado por seus trabalhos de divulgação da astronomia junto à sociedade e pela fundação do Observatório de Juvisy, para onde foi após desligar-se do observatório de Paris.

Ele, contudo, ficou conhecido por suas ligações com Allan Kardec e com a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, onde trabalhou como médium psicógrafo durante algum tempo. Tomado de incertezas quanto a sua mediunidade, afastou-se temporariamente do movimento espírita, mas nunca deixou de pesquisar e publicar sobre os fenômenos da vida após a morte. Dois livros interessantes, com o resultado de pesquisas que ele fez sobre relatos de mediunidade são: A morte e seu mistério e O desconhecido e os problemas psíquicos.

Além dos livros de pesquisa, Flammarion escreveu ficções com temas entre a astronomia e o espiritualismo, para divulgar o pensamento espírita. Como os espíritas costumam ser hiperrealistas, nas palavras do Dr. Alexandre Caroli, eles costumam não entender a finalidade e o papel de livros como Stella, O fim do mundo, Urânia, entre outros.

Chrystiann Lavarini me enviou recentemente um site francês com diversas fotos de Flammarion, pouco conhecidas pelo movimento espírita brasileiro. Confiram!

3 comentários:

  1. Deve ser um espirito com as inquietudes de um Da Vinci!Passei pelo site , interessante.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Post, Jader.

    Ademir Xavier

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Ademir, mas pelo menos metade dos méritos é do Chrystiann Lavarini. Lembra dele no ENLIHPE?

    ResponderExcluir