22.5.15

BANCO DE TROCA DE LIVROS ESPÍRITAS EM BELO HORIZONTE



A FECFAS é uma instituição espírita que fica no bairro Vista Alegre, em Belo Horizonte-MG. Ainda não tenho detalhes sobre sua mais nova iniciativa, mas parece ser uma ideia muito interessante: um banco de troca de livro espírita.

Muitos dos livros que compramos são lidos por uma ou duas pessoas em casa e ficam tomando poeira nas estantes, sem uso. O banco possibilita às pessoas com hábito de leitura e aos colecionadores o acesso mais fácil e desburocratizado aos livros espíritas, delimitando melhor o papel de uma biblioteca em um centro espírita, porque possibilita a adoção de uma política de acervo voltada à preservação e acessibilidade do conhecimento.

Antevejo algumas questões que envolvem a classificação dos livros (o que é ou não livro espírita? O que pode ser trocado?) e as condições dos livros (pode-se aceitar um livro muito velho, ou faltando páginas?) De qualquer forma, estas questões não são impeditivas, se a finalidade do trabalho for a divulgação do conhecimento espírita.

Saudamos a iniciativa e aguardamos a experiência deste grupo e de outros que talvez já estejam realizando algo semelhante, nos comentários do blog ou na página Espiritismo Comentado do Facebook.

4 comentários:

  1. onde posso doar livro em BH?

    ResponderExcluir
  2. Amigo, quase toda a casa espírita em Belo Horizonte tem uma biblioteca espírita e quase toda biblioteca espírita aceita doações. Se elas já tiverem algum dos títulos doados, repassam para outras. Procure o centro espírita mais próximo de sua residência.

    ResponderExcluir
  3. Gostaríamos de receber doação de livros Espíritas obras básicas e obras de Francisco Candido Xavier , entrar em contato com Mauro 31- 996214012, estamos situados num bairro de Periferia e estamos iniciando uma Biblioteca
    nosso Grupo Espírita Cristão Chico Xavier.
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir