23.7.18

UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA ATUAL SOBRE A MEDIUNIDADE NO 14 ENLIHPE

Lamartine Palhano Jr. desenvolveu um método denominado "varredura medianímica" (Transe e Mediunidade, 1998) no qual diferentes médiuns se concentram em um mesmo objetivo proposto. Por exemplo, se alguém traz um caso de obsessão ao grupo, as diferentes percepções mediúnicas e anímicas obtidas sobre esse caso frequentemente são muito mais esclarecedoras, possibilitando a análise de convergências e divergências entre as percepções individuais, trazendo consequências muito interessantes à prática da mediunidade..

Neste trabalho que foi escrito por Raphael Vivacqua Carneiro, engenheiro, doutorando em Ciência da Computação, e Luana Poltronieri de Souza, graduada em Administração, mestre em Educação, pesquisadora do CNPq no grupo GEPEME, os autores relatam os resultados de 13 casos pesquisados com a utilização dessa metodologia em seu grupo. Eles estarão presentes no 14º Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo que acontecerá nos dias 25 e 26 de agosto na Sede Federativa da União Espírita Mineira, em Belo Horizonte - MG,  Brasil. Seu trabalho compõe um dos capítulos do livro "A sobrevivência da alma em foco".



Luana Poltronieri de Souza

Raphael Vivacqua Carneiro


Veja abaixo o resumo:

"Este trabalho explora o problema da sobrevivência da alma, realizando experimentos de evocação de pessoas falecidas por meio do método proposto por Palhano Jr., que utiliza prece e a varredura medianímica. Testamos a reprodutibilidade do método, avaliando a sua eficácia, as suas vantagens e as suas dificuldades práticas, numa equipe composta por 12 integrantes, com diferentes níveis de experiência prática no campo da mediunidade. Segundo o autor do método, as condições para a sua efetividade são: a formação de um campo psíquico coletivo, fruto da harmonia entre os participantes; a canalização do transe em direção a um mesmo alvo estabelecido, sem dispersões psíquicas; a utilização de todos os variados recursos anímicos e mediúnicos; a benevolência dos propósitos. Para testar a eficácia do método, utilizamos um protocolo para controle das informações obtidas medianimicamente. Realizamos experimentos envolvendo 13 pessoas falecidas, sendo que em apenas 8 desses casos estava presente alguém com forte ligação afetiva com o alvo. Os resultados obtidos sugerem que o método é eficaz, reproduzível e apresenta vantagens em relação à prática mediúnica mais comum."

Palavras-chave: evocação de espíritos, varredura medianímica, sobrevivência da alma.

5 comentários:

  1. Como acessar esta pesquisa? Não moro no Brasil.
    Grata

    ResponderExcluir
  2. Shehecht,

    A pesquisa se tornou um capítulo do livro "A sobrevivência da alma em foco", publicado pela USE-SP e pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisas do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro e pela União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo.

    Você pode encomendar na livraria deles ou em algum dos distribuidores.

    Um abraço

    Jáder Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Onde encontro um lugar em São Paulo que faça este tipo de varredura medianimica. Eu frequento um centro espírita em São Paulo mas não souberam me informar. Estou precisando muito !!! Por favor me ajudem!!!

    ResponderExcluir
  4. Bianca,

    Como se trata de uma pesquisa, ainda não é uma prática disseminada no meio espírita. Não conheço grupo em São Paulo que trabalhe assim, esse trabalho é feito no Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  5. Em Uberlândia tem mais de 20 grupos de varredura!

    ResponderExcluir