27.6.19

O LEGADO DE ALLAN KARDEC





Conheci a Simoni Privato inicialmente na leitura de seu livro em espanhol. Até onde sei, ela havia sido consultada pelo presidente da Confederação Espírita Argentina (CEA) sobre que edição do livro "A Gênese, os milagres e as predições segundo o espiritismo", de Allan Kardec, deveria ser publicada em espanhol. Um debate no movimento espírita francês, antigo, ocorrido no século XIX, justificava a questão.

Em vez de dar uma resposta rápida, considerando a seriedade da missão que lhe foi confiada, ela começou a estudar a história das diferentes edições de A Gênese, pesquisou documentos na Biblioteca Nacional da França e, de repente, se viu em meio a uma aventura intelectual: vasculhar no passado as migalhas de pão deixadas pelos documentos para recuperar a história de um livro e de um movimento intelectual francês do século XIX, após a desencarnação de seu fundador.

O livro dela, hoje publicado em português pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, em parceria com a USE-SP, não apenas fundamenta sua resposta à CEA, mas conta o que ela descobriu em meio à busca por livros, documentos, revistas e muitas outras fontes históricas que compilou.

Esta é a primeira de uma série de vídeos que ela deve fazer sobre sua aventura, e deve visar atrair os interessados a assistir e comentar tudo o que descobriu e deduziu. Nele ela fala um pouco de si mesma, apresenta de forma discreta suas credenciais, que mostram onde adquiriu expertise para fazer o que se propôs. Compartilha conosco um pouco de suas lutas e dificuldades e assegura o total desinteresse econômico de sua empreitada, realizada por amor e dedicação ao espiritismo e à importância que ela dá à doutrina para sua vida, e para a dos que desejam compartilhar sua ética.

Como gostei do trabalho, compartilho com os leitores do Espiritismo Comentado, que passam a poder acompanhar a exposição da pesquisa pela própria autora a partir de agora.

Um comentário:

  1. Fiquei contente em encontrar esse canal em que Simoni Privato narrará suas vivências e experiências na pesquisa que realizou sobre Kardec e sua época e contemporâneos. Prossiga Simoni, com ânimo, coragem e fé!

    ResponderExcluir