31.8.22

CIÊNCIA NATURAL OU CIÊNCIA DO ESPÍRITO: O QUE É O ESPIRITISMO?

 

Natureza


"A natureza nós explicamos, a vida da alma nós a compreendemos." 

Wilhelm Dilthey


No 17º Enlihpe, apresentamos um trabalho intitulado "Allan Kardec entre Comte e Dilthey, ou porque o espiritismo não é apenas ciência natural". É o segundo capítulo do livro "Coerência doutrinária na pesquisa espírita", publicado pelo Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro (CCDPE-ECM) e pela Liga de Pesquisadores do Espiritismo (LIHPE) agora em 2022.

Dilthey é um dos autores que entende que há um método próprio para se compreender o espírito humano, visto como um todo de vivências, pensamentos, e talhado com os elementos da cultura, da religião, das leis e da história. Algo que não se explica, mas se compreende, se formos capazes de escutar e viver na nossa mente o que o nosso paciente vivencia. 

O que argumento no capítulo é que foi isso que Allan Kardec fez com os espíritos desencarnados na elaboração do espiritismo: ouviu, compreendeu e analisou. Ele não trabalhou como um astrônomo, um químico ou um médico, no geral, porque quem percebia os espíritos e os interpretava eram os médiuns, não ele. Por consequência, o espiritismo, de forma geral, foi mais construído a partir de técnicas de pesquisa usadas em ciências humanas, que com técnicas de pesquisa usadas em ciências naturais. 



Se puderem, confiram.

O livro está em formato de e-book na amazon.com.br  e em papel na livraria do CCDPE-ECM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário