16.11.22

A AÇÃO HUMANITÁRIA SEM DISTINÇÃO DE RAÇAS E CRENÇAS É UM IMPERATIVO ÉTICO ESPÍRITA?





Faz 18 anos que defendi a tese Voluntários: um estudo sobre a motivação de pessoas e a cultura em uma organização do terceiro setor. Tive que voltar a ela e acessei o catálogo de teses e dissertações na USP, onde há uma cópia digitalizada. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-24052007-160054/pt-br.php

Para minha surpresa, apenas nesse canal, foram 17.099 visitas e 9095 downloads; ou seja, quase dez mil pessoas acessaram a tese, e, segundo o Google Acadêmico, foram 54 citações diretas à tese publicada em forma de livro e 6 citações à tese citada em forma de arquivo pdf , e das citações indiretas, encontrei as seguintes:

O Maslow desconhecido: uma revisão dos seus principais trabalhos de motivação - 137 citações

A dinâmica de grupos de Bion e as organizações de trabalho - 25 citações

A gestão de pessoas e a motivação - 16 citações

Resgate da teoria de motivação de Joseph Nuttin - 7 citações

Motivação de voluntários em creche no terceiro setor - 5 citações

Ethos, sincretismo e identidade no espiritismo brasileiro - 2 citações

O livro da tese está na segunda edição e ainda no mercado. Como diria meu colega, Prof. Miguel Mahfoud, "o livro está vivo".

Para adquirir o livro, peça à distância em https://ccdpe.org.br/loja/

Vou retirar parágrafos que são muito contemporâneos hoje, mesmo tendo sido escritos há 18 anos, e ir publicando em formato de gotas no Espiritismo Comentado. Um tema polêmico, hoje, tem sido o trabalho social espírita. Ao tentar propor um ethos espírita na obra de Allan Kardec, escrevi:


"Enquanto ser-no-mundo, espírito encarnado, é dever ético do espírita o seu autoconhecimento (LE, q. 918-919), o seu autodesenvolvimento intelectual e moral (LE, q. 779-780), e a sua ação humanitária "sem distinção de raças, nem de crenças" (LE, q. 918), seja como membro da sociedade ou membro de uma instituição" 

Jáder Sampaio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário