17.12.22

ESTUDO MINUCIOSO DO EVANGELHO E ANÁLISE DE CONTEXTO


 

A revista Reformador, editada pela Federação Espírita Brasileira, publicou um artigo do autor de Espiritismo Comentado sobre a "análise minuciosa do Evangelho" e um técnica chamada de análise contextual, que envolve uma análise interna (no caso, do próprio texto, em comparação com o todo, a perícope ou a unidade do texto) em conjunto com informações do autor, geográficas, históricas.

Abaixo o resumo do artigo.

Resumo

A análise minuciosa do Evangelho foi explicada pelo espírito Emmanuel em dois de seus livros: "Caminho, verdade e vida" e "Renúncia", publicados em 1948 e 1944, respectivamente. Ele propõe a leitura de um único versículo (que usa como epígrafe em seus textos publicados) e a meditação profunda dele. Não há proposta de se fazer hermenêutica nem exegese, é uma reflexão. Além de analisar a proposta de Emmanuel, este artigo compara a análise minuciosa, baseada em versículo isolado ou lógion, com a análise contextual, em cujo contexto interno se baseia em perícopes, nas comparações com outras partes do texto evangélico e da Bíblia e com informações históricas, geográficas e arqueológicas.

 

Palavras-chave

Evangelho, Emmanuel, Hermenêutica, Reflexão Pessoal, Exegese, Eisegese


Se você é leitor espírita, a revista Reformador pode ser assinada em papel ou em formato apenas digital, anualmente. Verifique os preços em https://souleitorespirita.com.br/

O acervo da revista, desde os primeiros números no século 19 pode ser acessada gratuitamente no site da Federação Espírita Brasileira.

2 comentários:

  1. Jader, embora não tenha acesso ao texto do Reformador, penso que sua iniciativa é excelente! As pessoas interpretam ciência e pesquisa espírita como envolvendo apenas estudos fenomenológicos (mediúnicos ou anímicos), que envolvem conceitos da parte material desses fenômenos (fluidos ou perispírito), ou ainda que relacionem disciplinas acadêmicas a conceitos espíritas (como Física, Biologia, Medicina, Psicologia, etc.) enquanto que estudos que analisem e apresentem contribuições legítimas ao entendimento ou ampliação do entendimento de temas de caráter religioso também pertencem ao escopo da pesquisa espírita.

    Espero que você e quem mais possa e saiba, possam pesquisar mais e publicar mais estudos sobre aspectos religiosos do espiritismo.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Estou escrevendo, e tratam de autores da Filosofia Patrística, seguindo as ideias de Léon Denis.

    ResponderExcluir