28.7.17

TRATAMENTOS SEMELHANTES AO PASSE E À PRECE: PALAVRAS QUE PERMITEM ACESSAR PESQUISAS CIENTÍFICAS


Johrei: prática de imposição de mãos da Igreja Messiânica

Um artigo considerado clássico fez uma revisão de estudos positivos com relação ao que é denominado healing (cuja tradução para o português seria cura). Foi escrito por dois Phds, Hodges e Scofield (1996), que agruparam uma série de técnicas de cura que vão das orações à imposição de mãos, além de técnicas que envolvem toques na pele, o que não fazemos no movimento espírita.

Os autores classificaram quatro tipos de técnicas (o texto entre aspas é tradução do que escreveram):

Faith healing (cura pela fé): “ela ocorre no contexto religioso, usualmente durante um serviço da igreja ou em forma de grupos de oração pela cura”.

Spiritual healing (cura espiritual): “Na Grã-Bretanha o nome mais comum, usado para cura usando a imposição de mãos, a técnica mais amplamente usada. Este método não requer que o paciente tenha fé. A cura é administrada pela colocação das mãos sobre ou próximas ao corpo do paciente. A variação desta técnica é a cura distante (distant healing) na qual o curador dirige as intenções de cura a um paciente situado em outro lugar qualquer. Há evidências a favor e contra um efeito positivo da cura à distância. A pesquisa sugere que a cura à distância não é baseada em energias eletromagnéticas.”

Terapeutic Touch (toque terapêutico): “Ele é muito semelhante com a cura espiritual, exceto pelo curador encostar na superfície da pele. É a única das poucas técnicas terapêuticas que fez progressos entre as profissões de saúde, particularmente nos Estados Unidos. Foi testada em um número limitado de ensaios (trials) de pesquisa, com alguns resultados positivos significativos.”

Reiki healing (Reiki) “Reiki é um sistema de cura que foi desenvolvido no Japão. Ele usa ambos, a imposição de mãos e as técnicas de cura à distância. Poucos estudos foram feitos com Reiki. Um estudo mostrou mudanças em alguns parâmetros do sangue.”

À época os autores britânicos não conheciam os passes utilizados pelos centros espíritas, mas mais recentemente se tem encontrado a expressão spiritist “passe”, geralmente publicada por pesquisadores brasileiros que estudam esta prática nos centros espíritas.

Outras palavras que podem ser usadas para pesquisa em periódicos médicos e de saúde, da imposição de mãos ou práticas semelhantes, ou de orações e irradiações, são:

Distance healing (cura à distância)

Noetic healing (cura noética ou pelo pensamento)

Intercessory prayer (prece intercessora)

Laying on of hands (imposição de mãos)

Johrei (Johrei – é uma prática da Igreja Messiânica que usa a imposição de mãos e a oração)

Práticas de cura ou tratamento à distância são diferentes, envolvem tradições culturais e, por isso mesmo, têm suas características próprias. O aplicador do Johrei, segundo entrevista que fiz há muitos anos na Igreja Messiânica de Belo Horizonte, ganha uma espécie de medalhinha que usa durante a prática. No meio espírita, incentiva-se a simplicidade, e evita-se tudo o que possa lembrar ritos, roupas especiais e gestos desnecessários. Contudo a imposição de mãos e o pensamento voltado á recuperação dos paciente (com ou sem preces) são elementos presentes nestas práticas, o que torna os resultados de pesquisa de interesse dos estudiosos dos passes e dos tratamentos espirituais.

Hodges, R. D., Scofield, A. M. Is spiritual healing a valid and effective therapy?, Journal of the Royal Society of Medicine, v. 88, abr. 1995, p. 203-207


"Prece e curas espirituais" é o tema central do 13o. Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, que acontecerá em São Paulo, nos dias 26 e 27 de agosto.  Inscrições abertas em http://usesp.org.br/13o-enlihpe/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário