6.7.20

LIVROS: YVONNE A. PEREIRA




 Cronologia dos livros de Yvonne Pereira



Livros de Yvonne A. Pereira

Literários

Memórias de um Suicida (Rio de Janeiro: FEB, 1956. 568p.) – atribuída aos espíritos Camilo Castelo Branco (com o pseudônimo de Camilo Cândido Botelho), que escreveu a parte narrativa e literária e Léon Denis, que redigiu as explicações doutrinárias dos eventos narrados. É a materialização do projeto do escritor português, que decidiu, durante seu atendimento, buscar médiuns para descrever como é a vida no mundo espiritual dos que voluntariamente se matam. Na primeira parte estão as descrições do sofrimento e confusão imediatamente após a morte. Nas partes seguintes o espírito descreve o Instituto Maria de Nazaré, as diferentes trajetórias e histórias de suicidas portugueses e brasileiros, sua assistência, recuperação, desenvolvimento e preparação para a reencarnação. 

Nas Telas do Infinito – apresenta duas narrativas curtas. A primeira, de Adolfo Bezerra de Menezes, que mostra a reencarnação da cortesã Palmira, do final do século 19, no Morro do Querosene, cidade do Rio de Janeiro, ao qual a médium é levada em estado sonambúlico. O segundo, de Camilo Castelo Branco, é uma narrativa na qual Yvonne, igualmente em estado sonambúlico (vale a pena a descrição de como ela sentia o corpo ao “se afastar” dele), em 1930, período em que está em Barra do Piraí, conta uma história ambientada em Portugal de 1640, na qual um nobre lega um Castelo e tudo o que se encontra dentro dele a uma prima que lhe fora afeto na juventude. 

Amor e Ódio (Rio de Janeiro: FEB, 1956. 553p.) – atribuída ao espírito Charles, enfoca o drama de um ex-aluno francês do Prof. Rivail (Allan Kardec), o artista Gaston de Saint-Pierre, acusado de um crime que não cometera. Após grandes padecimentos, recebe os esclarecimentos elucidativos por meio de um exemplar de O Livro dos Espíritos, à época em que este foi lançado pelo codificador.

A Tragédia de Santa Maria (Rio de Janeiro: FEB, 1957. 267p.) – atribuído ao espírito Bezerra de Menezes, ambientado em uma fazenda de café no Rio de Janeiro, trata da história de uma rica família escravocrata, na qual acontecerão eventos trágicos. O romance trata da reencarnação dos membros da família e analisa as conexões entre a nova vida e a anterior.

Ressurreição e Vida (Rio de Janeiro: FEB, 1963. 314p.) – um belo livro elaborado pelo espírito Tolstoi, com uma novela curta e cinco contos, apresenta diversos personagens que viveram na mãe Rússia, com descrições detalhadas e sempre um tema que lança luz em uma ou mais questões doutrinárias.

Nas Voragens do Pecado (Rio de Janeiro: FEB, 1960. 317p.) – “primeiro volume de uma trilogia atribuído ao espírito Charles, relata a trágica história do massacre dos huguenotes na Noite de São Bartolomeu (23 de Agosto de 1572), durante o que seria uma encarnação anterior da médium, na personalidade de Ruth-Carolina de la Chapelle.”

O Cavaleiro de Numiers (Rio de Janeiro: FEB, 1976. 216p.) – “segundo volume da trilogia, mostra outra suposta encarnação da médium, ainda na França, na personalidade de Berth de Sourmeville.”

O Drama da Bretanha (Rio de Janeiro: FEB, 1974. 206p.) – “terceiro e último volume da trilogia, ilustra como a médium, agora na personalidade Andrea de Guzman, não consegue suportar os embates de sua expiação e se suicida por afogamento.”

Dramas da Obsessão (Rio de Janeiro: FEB, 1964. 209p.) – atribuído ao espírito Bezerra de Menezes, compreende duas novelas abordando o tema obsessão. A primeira retrata os tempos da inquisição portuguesa e da perseguição aos judeus. A segunda mostra duas encarnações de um grupo de espíritos ligado ao período do Brasil-colônia.

Sublimação (Rio de Janeiro: FEB, 1974. 221p.) – “apresenta dois contos atribuídos ao espírito Charles (um ambientado na Pérsia e outro na Espanha) e três contos atribuídos ao espírito Leon Tolstoi (ambientados na Rússia).”

Memórias e Experiências

Devassando o Invisível (Rio de Janeiro: FEB, 1963. 232p.) – um livro autobiográfico, focalizando as diversas experiências com a mediunidade que a autora viveu.

Recordações da Mediunidade (Rio de Janeiro: FEB, 1966.) – a autora discorre sobre reminiscências de vidas passadas, arquivos da alma, materializações, premonição e obsessão.

Artigos e outros

À Luz do Consolador (Rio de Janeiro: FEB, 1997) – “coletânea de artigos da médium na revista Reformador, originalmente entre a década de 1960 e a de 1980.”

A Família Espírita (Rio de Janeiro, FEB, 1973) - o leitor será apresentado à família Vasconcelos, que vive em harmonia de acordo com os preceitos da Doutrina Espírita. Um livro de histórias muito simples voltadas a princípios e valores fundamentais espíritas, possivelmente pensada para o emprego em “Evangelho no Lar” ou no ensino do espiritismo para a infância.

Evangelho aos Simples (Rio de Janeiro, FEB) - o leitor será apresentado à família Vasconcelos, que vive em harmonia de acordo com os preceitos da Doutrina Espírita. Um livro de histórias muito simples voltadas a princípios e valores fundamentais espíritas, possivelmente pensada para o emprego em “Evangelho no Lar” ou no ensino do espiritismo para a infância.

As Três Revelações da Lei de Deus (Rio de Janeiro, FEB) - o leitor será apresentado à família Vasconcelos, que vive em harmonia de acordo com os preceitos da Doutrina Espírita. Um livro de histórias muito simples voltadas a princípios e valores fundamentais espíritas, possivelmente pensada para o emprego em “Evangelho no Lar” ou no ensino do espiritismo para a infância.

Contos amigos (Rio de Janeiro, FEB) - "com quatro histórias fundamentadas nos ensinos e exemplos de Jesus e explicadas, em espírito e verdade, pela revelação dos Espíritos"

Cânticos do Coração (Rio de Janeiro: Ed. CELD. 1994. 2 v. 246 p.) – “coletânea de artigos publicados no jornal Obreiros do Bem.”


Pelos caminhos da mediunidade serena – Pedro Camilo (organizador) (São Paulo-SP. Lachâtre, 2006) – Nesse livro Pedro Camilo apresenta sete entrevistas radiofônicas de Yvonne Pereira, transcritas e repletas de notas de rodapé. Além delas, algumas publicações em periódicos locais, menos conhecidas. Um aprofundamento sobre a teoria e prática da mediunidade segundo a médium fluminense de nascimento e mineira de criação.

Livros sobre Yvonne

Leila, A Filha de Charles: a obra não é de autoria de Yvonne, e sim de Denise Corrêa de Macedo pelo espírito Arnold de Numiers. Porém o romance retrata a penúltima reencarnação de Yvonne como Leila de Vilares Montalban Guzman, uma jovem espanhola que acabou por suicidar-se no rio Tejo. O Espírito Charles que acompanhou Yvonne seria seu pai quando a mesma era Leila e o espírito Roberto de Canallejas seria seu marido.

Yvonne Pereira: entre cartas e recordações – Pedro Camilo (Salvador-BA, Mente Aberta, 2016) – 38 cartas de Yvonne escritas para Domério de Oliveira, Dora Incontri e outros.

Yvonne Pereira: uma heroína silenciosa – Pedro Camilo (Bragança Paulista-SP, Lachâtre, 2004) – uma biografia incomum, que focaliza temas da vida de Yvonne, como suas faculdades mediúnicas, produções literárias, suicídio, obsessão, entre outros assuntos

Devassando a mediunidade: estudo da obra de Yvonne Pereira – Pedro Camilo (São Paulo-SP, Lachâtre, 2009) Este livro se constitui de diversas questões sobre a mediunidade respondidas a partir do “verbo” de Yvonne Pereira, muito pesquisado pelo autor. Destina-se aos que praticam a mediunidade e são atropelados pelas questões do nosso tempo.

Yvonne: a médium iluminada – Gérson Sestini (Rio de Janeiro – CELD, 2012) Um livro de crônicas escritas a partir do conhecimento e do convívio do autor com a médium, principalmente visitas na casa de sua irmã, Amália.

Tuti, a menina médium - Pedro Camilo (Salvador-BA, Mente Aberta, 2015) Escrito em versos para o público infantil, o livro conta a história de Tuti, apelido afetivo com que era tratada a médium Yvonne do Amaral Pereira na intimidade familiar. O livro nos fala de sua mediunidade, da presença de espíritos com Charles, Bezerra de Menezes e León Tolstói, do livro Memórias de um suicida e muito mais.

Vidas de Yvonne do Amaral Pereira - Denise Corrêa de Macedo (Capivari-SP,  EME) Denise fez uma pesquisa nos diversos livros e documentos disponíveis sobre as diversas encarnações de Yvonne Pereira. O leitor consegue acompanhar a sequência das encarnações de Yvonne com os recortes dos textos informativos. É uma espécie de scrapbook cuja leitura nos dá a visão de todo das encarnações da médium de alma mineira.

Yvonne do Amaral Pereira: o voo de uma alma - Augusto Marques Freitas (Rio de Janeiro, CELD) "Retrata a vida de Yvonne Pereira, dedicada ao bem e à doutrina espírita, mostrando o aspecto humano que mais caracterizou a grande trabalhadora."  

Triunfo de uma alma: recordações das existências de Yvonne do Amaral Pereira - Ricardo Orestes Forni (Capivari-SP, EME)

Livros atribuídos a Yvonne Pereira (espírito)

Encontros com Jesus – Wallace Neves (médium), (Bragança Paulista – SP, Lachâtre, 2018) – Narrativas de histórias evangélicas, aos moldes das que devem ter sido contadas por Aníbal de Silas a Camilo Castelo Branco no Memórias de um Suicida. 

(Observação - Os textos entre aspas foram transcritos da Wikipédia e dos sites das editoras. A lista não é exaustiva.)

2 comentários:

  1. Ainda hoje, lendo e/ou relendo algums obras mediunizadas por Ivone ou livros como Leila, a filha de Charles que tratam dela ou por ela, fico á pensar como ela foi e é gigante, agigantando-se mais ainda à nossos olhos. Como aprendiz só tenho que aradecer aos esforços magnos de nossa irmã que tanto nos ensinou e ainda tem nos ensinado à partir de sua maviosa pena mediúnica!

    ResponderExcluir
  2. Obriga por compartilhar. Texto interessante e esclarecedor. Principalmente para quem, como eu, deseja saber mais sobre a obra de Yvonne do Amaral Pereira.

    ResponderExcluir