19.7.13

CAIRBAR SCHUTEL NA TELEVISÃO





A TV local da região de Matão fez um programa sobre Cairbar Schutel. Extenso e um pouco repetitivo (na questão da caridade, que é enfatizada diversas vezes), o vídeo, contudo, recupera a memória de um espírita que se tornou uma ponte entre o espiritismo europeu e o brasileiro, em uma época de limitações e dificuldades.

Por uma série de ações, Cairbar é visto como um empreendedor da caridade, capaz de realizar projetos audaciosos e de agrupar em torno de si trabalhadores idealistas e dedicados.

Sua obra continua sendo lida e discutida nos dias de hoje, sua editora continua dando sua contribuição ao movimento espírita e seus projetos ainda ressoam e granjeiam parceiros, décadas depois de sua desencarnação.

É difícil crer que a carta de Bozzano enviada por ele a Getúlio tenha acalmado a sanha do ditador em controlar os espíritas e todos os grupos que fossem vistos como uma ameaça a seu governo, como relata um dos seus historiadores, mas é interessante saber que de sua forma, ele não cruzou braços ante a perseguição feita ao movimento espírita.

Recomendo conhecermos este homem e seu trabalho.

Nenhum comentário: