21.6.07

Ciclo de Estudos Sobre Espiritismo


"Para combater um cálculo é necessário opor-se-lhe outro cálculo, o que exige saber calcular. O crítico não se deve limitar a dizer que tal coisa é boa ou má: é preciso que justifique a opinião por uma demonstração clara e categórica, baseada sobre os princípios da arte ou ciência a que pertence o objeto da crítica. Como poderá fazê-lo, quando não conhecer esses princípios?"
(Allan Kardec - O Que é o Espiritismo)


Kardec entendia que o Espiritismo foi construído a partir de métodos próprios das ciências e da Filosofia, o que exige dos que se interessam por ele um estudo cuidadoso de seus princípios e teses, antes de iniciar a experimentação. Muitas pessoas são atraídas, hoje, às casas espíritas, pela imensa publicidade que a mídia tem dispensado aos fenômenos e idéias espíritas.

As pessoas que chegam pela via das reuniões públicas correm o risco de freqüentar durante anos um Centro Espírita e sair dele sem conhecerem sequer os fundamentos doutrinários. Muitas sociedades espíritas optam por tratar de temas ligados à vida familiar, aos problemas contemporâneos e ao Evangelho, o que tem por efeito a criação de uma visão da Doutrina Espírita semelhante à de um quebra cabeças desmontado, com as peças espalhadas.

Buscando fornecer opções para os iniciantes e os interessados no estudo sistemático do Espiritismo, Fabrício e Larissa estão realizando às segundas-feiras, às 20:00 horas, na sede da Associação Espírita Célia Xavier, situada na Rua Coronel Pedro Jorge 314, Prado - Belo Horizonte-MG, um ciclo de estudos sobre Doutrina Espírita. O ciclo está sempre iniciando-se e reiniciando-se. Os interessados podem procurar os coordenadores nas segundas feiras e inteirarem-se de como participar.

Os temas do ciclo são:

Espiritismo, Materialismo e Deus
Jesus e a Segunda Revelação
Espírito e Perispírito
Livre Arbítrio, Lei de Causa e Efeito e Reencarnação
Plano Espiritual, Vida Futura e Pluralidade dos Mundos Habitados
A Prece
Pureza Doutrinária
Evolução
Fora da Caridade não há Salvação
Mediunidade
Influência dos Espíritos nas nossas Vidas
Cristão no Mundo

O ciclo dura cerca de três meses, é baseado em exposições dialogadas e tem funcionado com grupos pequenos, o que deixa os participantes mais à vontade para interagir.

Você se interessou? Não deixe para amanhã.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito importante este trabalho que já completa mais de um ano de atividade. Vale tanto para novatos no Espiritismo como para aqueles que gostariam de revisar os pontos básicos da Doutrina.

Abraços.
M.V.Papa Lobo

Anônimo disse...

bom eu ja tive a oportunidade de ver esse trabalho algumas vezes, e é sensacional a ideia porque em tres meses a pessoa iniciante na doutrina tem uma noção basica do que a doutrina, alem dos expositores desse trabalho serem muito bons de serviço.

abraçoss
Renan Dias