29.10.14

MENSAGEM DE ANDRÉ LUIZ?




Acabo de receber uma mensagem atribuída a Chico Xavier, veiculada no calor do processo eleitoral. Quem está acostumado a ler André Luiz sabe que ele não usa este estilo profético em seus textos. André faz reflexões rápidas em frases curtas, como em Agenda cristã, ou um texto do tipo narrativo, intercalado com falas extensas, do tipo palestras, que são proferidas por instrutores no mundo espiritual, como no livro Missionários da luz.

Mesmo já tendo sido psicografado por médiuns diferentes, como Waldo Vieira, ele mantém, grosso modo, seu estilo literário. Outro ponto é a ausência de alinhamento com o objetivo moral e a lógica doutrinária espírita, que encontramos em toda a obra psicografada por Chico Xavier. Conversei com estudiosos da obra de Chico Xavier, que concordam comigo nesta pequena análise.

Pesquisei trechos da mensagem na internet e encontrei um impacto maior em blogs não espíritas do que em espíritas. Algumas pessoas declararam gostar do médium espírita. Todavia, nesta análise notamos que esta mensagem parece ter sido inventada e usada por pessoas inescrupulosas, com intenções políticas para fins eleitoreiros, tendo por alvo a população em geral, o que não está de acordo com a ética espírita.

Com relação ao movimento espírita, entendo que hoje, como sempre, temos que assumir nossos destinos, responsabilizarmo-nos por nossas escolhas e agir na transformação para melhor da sociedade em que vivemos, sem delegar aos médiuns e espíritos o papel de condução das decisões que cabe a nós mesmos tomar.

Abaixo está o texto enviado:

"Mensagem de Natal de André Luís, na psicografia de Francisco Cândido Xavier, no Centro Espírita Jesus de Nazareno, em Congonhas-MG, no dia 23 de dezembro de 1952.


"NO MEIO À CRISE VIRÁ UM HOMEM DA TERRA DO MÁRTIR TIRADENTES E, APESAR DAS PRESSÕES, MUITO FARÁ PELO BRASIL, INCLUSIVE QUE SERÁ O CRIADOR DE UMA CIDADE JARDIM TAL QUAL O ÉDEN, DIFERENTE DE TODAS AS CIDADES. TEMPOS DEPOIS, QUANDO AS TREVAS DO CALABOUÇO AUTORITÁRIO SE DISSIPAR, A ELE SE SEGUIRA UM OUTRO MINEIRO, QUE PROJETARÁ A ESPERANÇA, CONQUISTARÁ O POVO TRAZENDO UMA NOVA ONDA DE PATRIOTISMO PARA O PAÍS. MAS QUE NÃO TOMARÁ POSSE. MORRERÁ ANTES. SERÁ SUBSTITUÍDO POR OUTRO QUE MUITA CONFUSÃO IRÁ CRIAR E, NA SUA SAÍDA, VAI DEIXAR A NAÇÃO ABALADA; E DESTE ABALO VAI COMEÇAR O PERÍODO CRÍTICO, POR ANOS E ANOS. ATE´QUE, NA SEGUNDA DÉCADA DE UM NOVO MILÊNIO, O HOMEM DE PATRIOTISMO, VINDO TAMBÉM DA TERRA DE TIRADENTES, IRÁ CERCAR-SE DE OUTROS E VÃO DERRUBAR A VIGA MESTRA DA CONFUSÃO. E ENTÃO MUITA COISA NOVA VAI ACONTECER. MUITAS NAÇÕES PASSARÃO A DAR CRÉDITO E RESPEITO AO BRASIL."


Agradeço a Waldemar Krepke Duarte pela leitura e sugestões.

8 comentários:

Ademir Xavier disse...

Jader. Isso está mais para Nostradamus do que A. Luiz que nunca escreveu nada desse jeito... Claramente apócrifo ou, nos termos modernos, fake.

Ademir Xavier

Jáder Sampaio disse...

Pensei nisso, Ademir...

Rubens Nunes disse...

Jáder, os falsos profetas sempre estiveram atuantes. Além do estilo, há outros critérios como, por exemplo, o julgamento e a agressividade subjacentes à mensagem. A agressividade é incompatível com a sublimidade.
Todavia, não são estas mensagens grotescas que me inquietam. São aquelas praticamente indistinguíveis para os espíritos menos treinados à crítica.
Abs.

Breno Fernandes disse...

Fiquei curioso e comecei a pesquisar e estou buscando maiores informações sobre essa mensagem. Pois minha mãe copiou esta mensagem de uma pessoa muito ligada a minha família que sempre esteve presente no meio político em Minas Gerais. Esta pessoa é Tia de minha prima que ainda se encontra viva e com idade muito avançada. O fato curioso que minha mãe guardou essa copia que ela fez desta pessoa por 25 anos. Algo que já não é tão recente. Eu pedi para minha prima para saber da Tia se ela consegue se lembrar em que ano ela teve acesso a essa suposta mensagem.
E dizem por ai que esta foi até mesmo registrada em um cartório de Minas Gerais.

Jáder Sampaio disse...

Breno, aguardo mais informações. Obrigado pela gentileza de compartilhar conosco suas informações.

Breno Fernandes disse...

Caros Senhores,

Obtive uma resposta da Tia de minha prima que é esta Senhora que a minha mãe teve acesso a carta. Vou encaminhar a mensagem exatamente como ela respondeu a minha prima.

Minha Prima escreveu:

Breno,
Segue a resposta de Tia Rosaura.
Bjs


Resposta da Tia:

"Lou, esta mensagem me foi passada logo que saiu. Já recebi outras modificações que não são originais. Esta é a verdadeira, não lembro quem me deu mas foi na década de 50 pois não havia começado a estudar psicologia. Estamos aguardando até hoje o homem do cavalo branco. Bjs"

Essa resposta me deixou muito entusiasmado, primeiro de atestar que essa mensagem foi recebido pela Tia ainda na década de 50, e por ter conseguido a testemunha de uma evidência ainda Viva, outro com o fato de realmente as informações da carta acontecerem como previsto e por ventura outras estão por vir. Não me atenho a qual entidade Chico Xavier manteve contato, contudo já com os registros familiares e partindo de pessoas de credibilidade eu não encontro o porquê de duvidar. Para consolidar mais esta informação e ser mais meticuloso seria importante encontrar outras evidências de mesma época para atestar e tirar qualquer tipo de duvida.

A mim estou satisfeito por saber da credibilidade dentro da família e agora aceito como algo verdadeiro duvidas que assolavam a minha mente até dias atras.

Um grande abraço a todos,

Breno Fernandes

Jáder Sampaio disse...

Breno,

O ideal seria termos uma cópia original da mensagem, será que você consegue? Pela citação, houve modificações. O nome do espírito comunicante seria uma delas?

Um abraço

Jáder

Kleber Portilho Batista disse...

O Ronaldo Caiado usou essa mensagem como uma profecia de sua vitória na campanha para presidente de 89 (ele era conhecido como o "candidato do cavalo branco") e foi desmentido pelo Chico Xavier em vida. Essa história foi publicada no Jornal da Manhã, de Uberaba, de 18 outubro de 1989, p. 5, e reproduzida na página 191 do trabalho "Chico Xavier: Imaginário religioso e representações simbólicas no interior das gerais", apresentado na Universidade Federal de Uberlândia em 2002. Mas não fica muito claro, pelo texto do jornal, se o Chico desmentiu a própria mensagem ou apenas a interpretação do Caiado sobre ela.
De qualquer forma, se é uma mensagem que existe desde 52, porque nunca foi publicada em lugar nenhum, nem antes nem depois dos eventos que profetizou?