29.10.14

MENSAGEM DE ANDRÉ LUIZ?




Acabo de receber uma mensagem atribuída a Chico Xavier, veiculada no calor do processo eleitoral. Quem está acostumado a ler André Luiz sabe que ele não usa este estilo profético em seus textos. André faz reflexões rápidas em frases curtas, como em Agenda cristã, ou um texto do tipo narrativo, intercalado com falas extensas, do tipo palestras, que são proferidas por instrutores no mundo espiritual, como no livro Missionários da luz.

Mesmo já tendo sido psicografado por médiuns diferentes, como Waldo Vieira, ele mantém, grosso modo, seu estilo literário. Outro ponto é a ausência de alinhamento com o objetivo moral e a lógica doutrinária espírita, que encontramos em toda a obra psicografada por Chico Xavier. Conversei com estudiosos da obra de Chico Xavier, que concordam comigo nesta pequena análise.

Pesquisei trechos da mensagem na internet e encontrei um impacto maior em blogs não espíritas do que em espíritas. Algumas pessoas declararam gostar do médium espírita. Todavia, nesta análise notamos que esta mensagem parece ter sido inventada e usada por pessoas inescrupulosas, com intenções políticas para fins eleitoreiros, tendo por alvo a população em geral, o que não está de acordo com a ética espírita.

Com relação ao movimento espírita, entendo que hoje, como sempre, temos que assumir nossos destinos, responsabilizarmo-nos por nossas escolhas e agir na transformação para melhor da sociedade em que vivemos, sem delegar aos médiuns e espíritos o papel de condução das decisões que cabe a nós mesmos tomar.

Abaixo está o texto enviado:

"Mensagem de Natal de André Luís, na psicografia de Francisco Cândido Xavier, no Centro Espírita Jesus de Nazareno, em Congonhas-MG, no dia 23 de dezembro de 1952.


"NO MEIO À CRISE VIRÁ UM HOMEM DA TERRA DO MÁRTIR TIRADENTES E, APESAR DAS PRESSÕES, MUITO FARÁ PELO BRASIL, INCLUSIVE QUE SERÁ O CRIADOR DE UMA CIDADE JARDIM TAL QUAL O ÉDEN, DIFERENTE DE TODAS AS CIDADES. TEMPOS DEPOIS, QUANDO AS TREVAS DO CALABOUÇO AUTORITÁRIO SE DISSIPAR, A ELE SE SEGUIRA UM OUTRO MINEIRO, QUE PROJETARÁ A ESPERANÇA, CONQUISTARÁ O POVO TRAZENDO UMA NOVA ONDA DE PATRIOTISMO PARA O PAÍS. MAS QUE NÃO TOMARÁ POSSE. MORRERÁ ANTES. SERÁ SUBSTITUÍDO POR OUTRO QUE MUITA CONFUSÃO IRÁ CRIAR E, NA SUA SAÍDA, VAI DEIXAR A NAÇÃO ABALADA; E DESTE ABALO VAI COMEÇAR O PERÍODO CRÍTICO, POR ANOS E ANOS. ATE´QUE, NA SEGUNDA DÉCADA DE UM NOVO MILÊNIO, O HOMEM DE PATRIOTISMO, VINDO TAMBÉM DA TERRA DE TIRADENTES, IRÁ CERCAR-SE DE OUTROS E VÃO DERRUBAR A VIGA MESTRA DA CONFUSÃO. E ENTÃO MUITA COISA NOVA VAI ACONTECER. MUITAS NAÇÕES PASSARÃO A DAR CRÉDITO E RESPEITO AO BRASIL."


Agradeço a Waldemar Krepke Duarte pela leitura e sugestões.

23 comentários:

Ademir Xavier disse...

Jader. Isso está mais para Nostradamus do que A. Luiz que nunca escreveu nada desse jeito... Claramente apócrifo ou, nos termos modernos, fake.

Ademir Xavier

Jáder Sampaio disse...

Pensei nisso, Ademir...

Rubens Nunes disse...

Jáder, os falsos profetas sempre estiveram atuantes. Além do estilo, há outros critérios como, por exemplo, o julgamento e a agressividade subjacentes à mensagem. A agressividade é incompatível com a sublimidade.
Todavia, não são estas mensagens grotescas que me inquietam. São aquelas praticamente indistinguíveis para os espíritos menos treinados à crítica.
Abs.

Breno Fernandes disse...

Fiquei curioso e comecei a pesquisar e estou buscando maiores informações sobre essa mensagem. Pois minha mãe copiou esta mensagem de uma pessoa muito ligada a minha família que sempre esteve presente no meio político em Minas Gerais. Esta pessoa é Tia de minha prima que ainda se encontra viva e com idade muito avançada. O fato curioso que minha mãe guardou essa copia que ela fez desta pessoa por 25 anos. Algo que já não é tão recente. Eu pedi para minha prima para saber da Tia se ela consegue se lembrar em que ano ela teve acesso a essa suposta mensagem.
E dizem por ai que esta foi até mesmo registrada em um cartório de Minas Gerais.

Jáder Sampaio disse...

Breno, aguardo mais informações. Obrigado pela gentileza de compartilhar conosco suas informações.

Breno Fernandes disse...

Caros Senhores,

Obtive uma resposta da Tia de minha prima que é esta Senhora que a minha mãe teve acesso a carta. Vou encaminhar a mensagem exatamente como ela respondeu a minha prima.

Minha Prima escreveu:

Breno,
Segue a resposta de Tia Rosaura.
Bjs


Resposta da Tia:

"Lou, esta mensagem me foi passada logo que saiu. Já recebi outras modificações que não são originais. Esta é a verdadeira, não lembro quem me deu mas foi na década de 50 pois não havia começado a estudar psicologia. Estamos aguardando até hoje o homem do cavalo branco. Bjs"

Essa resposta me deixou muito entusiasmado, primeiro de atestar que essa mensagem foi recebido pela Tia ainda na década de 50, e por ter conseguido a testemunha de uma evidência ainda Viva, outro com o fato de realmente as informações da carta acontecerem como previsto e por ventura outras estão por vir. Não me atenho a qual entidade Chico Xavier manteve contato, contudo já com os registros familiares e partindo de pessoas de credibilidade eu não encontro o porquê de duvidar. Para consolidar mais esta informação e ser mais meticuloso seria importante encontrar outras evidências de mesma época para atestar e tirar qualquer tipo de duvida.

A mim estou satisfeito por saber da credibilidade dentro da família e agora aceito como algo verdadeiro duvidas que assolavam a minha mente até dias atras.

Um grande abraço a todos,

Breno Fernandes

Jáder Sampaio disse...

Breno,

O ideal seria termos uma cópia original da mensagem, será que você consegue? Pela citação, houve modificações. O nome do espírito comunicante seria uma delas?

Um abraço

Jáder

Kleber Portilho Batista disse...

O Ronaldo Caiado usou essa mensagem como uma profecia de sua vitória na campanha para presidente de 89 (ele era conhecido como o "candidato do cavalo branco") e foi desmentido pelo Chico Xavier em vida. Essa história foi publicada no Jornal da Manhã, de Uberaba, de 18 outubro de 1989, p. 5, e reproduzida na página 191 do trabalho "Chico Xavier: Imaginário religioso e representações simbólicas no interior das gerais", apresentado na Universidade Federal de Uberlândia em 2002. Mas não fica muito claro, pelo texto do jornal, se o Chico desmentiu a própria mensagem ou apenas a interpretação do Caiado sobre ela.
De qualquer forma, se é uma mensagem que existe desde 52, porque nunca foi publicada em lugar nenhum, nem antes nem depois dos eventos que profetizou?

Fabiano Drumond Chaves disse...

Essa psicografia surgiu como fralde para eleger Ronaldo Caiado em 1989: https://noticias.uol.com.br/.../2009/11/14/ult9005u12.jhtm

Jáder Sampaio disse...

Não consegui acessar a página que você refere, Fabiano. O UOL repassa para a mensagem 404 - Página não encontrada. Fraude de quem?

Fabiano Drumond Chaves disse...

Correção: Essa psicografia surgiu como fralde para eleger Ronaldo Caiado em 1989: https://noticias.uol.com.br/especiais/eleicoes-1989/ultnot/2009/11/14/ult9005u12.jhtm

Arlete Silveira Paixão disse...

recebi de uma cunhada a msg
detalhe ela e católica fervorosa
diz q espiritismo e religião de demonios ...... no entanto acredita que o homem do cavalo brco é o MITO BOKSONARO
to preocupada com minha cunhada querida
Deus a proteja

vanessa fernandes disse...

Pode até ter sido usada, mas pelo que li mais acima, esta mensagem existe há mais de 50 anos!

Jáder Sampaio disse...

Vanessa,

É engraçado como a irracionalidade cresce em períodos eleitorais, especialmente quando facções políticas diferentes fazem de tudo para eleger seus candidatos.

Aqui nos nossos arquivos se vê que após quatro anos de publicação do texto, ele volta a ser dos mais procurados em nosso blog.

Fraternalmente,

Jáder Sampaio

Keila Antunes disse...

Jader,

As discussões acerca da autenticidade dessa carta foram retomadas, nesta eleição presidencial de 2018.

Ao que parece, alguns espíritas,vinculados à União Espírita Mineira, estão conseguindo comprovar a sua autenticidade, embora nenhum deles tenha conseguido apontar quem foi/é/será o "homem do cavalo branco".

Consta, nessas pesquisas, que a carta foi mesmo psicografada por Chico Xavier, no Centro Espírita Jesus de Nazareno, em Congonhas/MG, no qual José Arigó atuava como médium de cura. Entretanto, o espírito que se comunicou não foi André Luiz, mas sim Bezerra de Menezes.

Abaixo deixo o link que leva à essa pesquisa:

https://www.facebook.com/emmanunno/posts/10155867670867469

Seria interessante se o Breno Fernandes, que comentou aqui em 2014, conseguisse uma cópia da mensagem.

Abraços!

Keila

Jáder Sampaio disse...

Keila, estamos falando da mesma mensagem?

Anônimo disse...

Keila.Também tomei conhecimento desses estudos.Esta numa página do facebook.
https://www.facebook.com/fcvvida/photos/a.576524152382897/1909945205707445/?type=3&theater&refid=13&_ft_=mf_story_key.1510849469014750%3Atop_level_post_id.1510849469014750%3Atl_objid.1510849469014750%3Acontent_owner_id_new.100002691333307%3Aoriginal_content_id.10155867670867469%3Aoriginal_content_owner_id.584397468%3Athrowback_story_fbid.1510849469014750%3Aphoto_id.10155867667867469%3Astory_location.4%3Aattached_story_attachment_style.photo%3Athid.100002691333307&__tn__=%2Cg

Atenas Maranhense disse...

Alguma novidade sobre autenticidade da carta ?

Jáder Sampaio disse...

Atenas, nenhuma novidade.

Atlante disse...

Ouvi sobre esta profecia quando era criança (hoje tenho 41) só que não era chico Xavier mas sim uma vidente mineira que a teria feito. Se foi feita pelo chico xavier por que os espíritas negam? Afinal de contas quem será que a fez? Mas q a profecia é real sim é!

Jáder Sampaio disse...

Atlante, comparando o que André Luiz escreveu, com o texto da suposta profecia, há contradições e diferença de estilo. Só por isso, como espírita, não acredito que tal texto tenha sido psicografado pelo Chico, o que é compartilhado com outros estudiosos de seus livros. Quanto à realidade da profecia, o máximo que se pode dizer é que alguém escreveu o texto, mas não se sabe quem, e nem se é mesmo uma profecia a ser cumprida, ou uma fantasia. Pior, os políticos a utilizam em processos eleitorais, explorando a credulidade popular.

Atlante disse...

Obrigado por me responder e ter permitido meu comentário. Veja ouvi a profecia quando era criança antes do caiado concorrer a presidência daquela época. Muitos desses homens conhecem a tal profecia, nem todo povo conhece a profecia mesmo assim eles parecem acreditar nela(refiro aos homens q estão no cenário da político da época) veja não teria (acho eu!) Muito sentido montar um cavalo branco pra tentar cumprir uma profecia q não é conhecida por muitos. Com todo respeito aos espíritas acredito q exista a profecia mas q não foi o senhor xavier q a fez, vi alguns videos dele e não achei ele falando sobre o assunto, a visão mencionada me parece muito importante pra ele depois nao tocar no assunto. Achei (na internet, não me lembro o site!)uma publicação de uma ata em um lugar acho q uma assembleia legislativa onde menciona a profecia q teria feita pelo senhor Xavier. Eu só ouvi quando criança por isso não posso afirmar nada, apenas o que ouvi! Pode ter sido ele mas pra não causar descontentamentos com os poderes da época prefiriu calar. Sei q esses caras montam um cavalo e empunham uma espada, alguns passam vergonha pois o cavalo branco q montam ou derrubam eles ou empacam. Não vou dizer os nomes deles é só pesquisar na internet e ver o sinal de que não são eles os escolhidos! Eu acompanho as publicações feitas aqui acho o assunto curioso, não sou espírita me considero mais um espiritualista.

Jáder Sampaio disse...

Agradeço a contribuição, Atlante.

Jáder