"Crucifixion of Saint Peter-Caravaggio (c.1600)" por Caravaggio
Não há registro no livro dos Atos
dos Apóstolos, atribuído a Lucas, sobre a prisão e execução de Pedro. No Novo
Testamento, há duas citações entendidas como “proféticas” (segundo Eusébio de
Cesareia) de sua crucificação: a do episódio descrito no evangelho de João, que
descrevemos há pouco (http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2015/11/pedro-tu-me-amas.html)
capítulo 21, versículos 18 e 19:
“Amém, amém te
digo: Quando eras jovem, cingias a ti mesmo e andavas onde querias; quando
envelheceres, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá, e [te] levará aonde
não queres. Disse isso indicando com que tipo de morte glorificaria a Deus.”
Outro versículo está na segunda
epístola de Pedro (1:13-14).
“Entendo que é
justo despertar-vos com as minhas admoestações, enquanto estou nesta tenda
terrena, sabendo que em breve hei de despojar-me dela, como, aliás, nosso Senhor
Jesus Cristo me revelou.”
Onde estaria, então, a fonte
bibliográfica que explica a tradição, que diz que Pedro foi crucificado em
Roma?
Eusébio de Cesareia tem um livro
chamado História Eclesiástica, que escreveu nas primeiras décadas do ano 300. O
texto vai até 324 e termina com a vitória do imperador Constantino (apesar dele
ter participado do Concílio de Niceia, Eusébio adotou uma posição intermediária
entre Ario e Atanásio, para não desagradar o imperador).
Neste livro ele afirma que Pedro
foi crucificado em Roma (livro segundo, cap. 25, item 5) e argumenta com base
nos nomes dos cemitérios desta cidade, que levavam à época o nome de Pedro e
Paulo. No livro terceiro (capítulo 1, item 2) ele afirma que Pedro “...
finalmente foi para Roma, onde foi crucificado de cabeça para baixo, conforme
ele mesmo desejara sofrer.”
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