25.11.15

COMO FOI A EXECUÇÃO DE PEDRO?


"Crucifixion of Saint Peter-Caravaggio (c.1600)" por Caravaggio 

Não há registro no livro dos Atos dos Apóstolos, atribuído a Lucas, sobre a prisão e execução de Pedro. No Novo Testamento, há duas citações entendidas como “proféticas” (segundo Eusébio de Cesareia) de sua crucificação: a do episódio descrito no evangelho de João, que descrevemos há pouco (http://espiritismocomentado.blogspot.com.br/2015/11/pedro-tu-me-amas.html) capítulo 21, versículos 18 e 19:

“Amém, amém te digo: Quando eras jovem, cingias a ti mesmo e andavas onde querias; quando envelheceres, estenderás as tuas mãos e outro te cingirá, e [te] levará aonde não queres. Disse isso indicando com que tipo de morte glorificaria a Deus.”

Outro versículo está na segunda epístola de Pedro (1:13-14).

“Entendo que é justo despertar-vos com as minhas admoestações, enquanto estou nesta tenda terrena, sabendo que em breve hei de despojar-me dela, como, aliás, nosso Senhor Jesus Cristo me revelou.”

Onde estaria, então, a fonte bibliográfica que explica a tradição, que diz que Pedro foi crucificado em Roma?

Eusébio de Cesareia tem um livro chamado História Eclesiástica, que escreveu nas primeiras décadas do ano 300. O texto vai até 324 e termina com a vitória do imperador Constantino (apesar dele ter participado do Concílio de Niceia, Eusébio adotou uma posição intermediária entre Ario e Atanásio, para não desagradar o imperador).


Neste livro ele afirma que Pedro foi crucificado em Roma (livro segundo, cap. 25, item 5) e argumenta com base nos nomes dos cemitérios desta cidade, que levavam à época o nome de Pedro e Paulo. No livro terceiro (capítulo 1, item 2) ele afirma que Pedro “... finalmente foi para Roma, onde foi crucificado de cabeça para baixo, conforme ele mesmo desejara sofrer.”

Nenhum comentário: