4.10.19

ALLAN KARDEC: O FILME - FATO OU FAKE?




Kardec - o filme, chegou  na Netflix com o título Kardec. Meu amigo cinéfilo, Marcus Vinícius Papa sugeriu que fizéssemos no Espiritismo Comentado um Fato ou Fake com diversas passagens do filme que merecem uma análise mais precisa sobre o que realmente aconteceu. (palavras do Papa) 

Vamos fazer alguns com base nas diversas fontes disponíveis sobre Rivail-Kardec.

Aos 11 minutos e 20 segundos o editor Didier lhe dá exemplares de seus livros e assim o diz:

"- São todos os que eu tenho por agora, professor! Aritmética, Gramática, Astronomia... Proposta de melhoria da escola pública! Acho que foi um dos primeiros que o senhor escreveu!"

Didier se equivoca quanto à ordem de publicação. O primeiro livro publicado por Kardec, em dezembro de 1823 foi Curso prático e teórico de aritmética  segundo o método de Pestalozzi. Na Gallica, a biblioteca digital da Biblioteca Nacional da França, se encontra um exemplar digitalizado de 1824. 

O Plano proposto para a melhora da educação pública escrito por Rivail saiu em 1828, cinco anos depois.

Embora Rivail desse aulas de astronomia, não encontrei livro atribuído a ele sobre o assunto.

Como Didier não tem certeza do que fala no filme, eu classificaria com um:

#Não é bem assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário