12.10.19

RIVAIL: MEMBRO DA SOCIEDADE FRANCESA DE ESTATÍSTICA UNIVERSAL


Imagem obtida em http://www.autoresespiritasclassicos.com/Allan%20Kardec/1/O%20professor%20Rivail%20e%20Allan%20Kardec.htm


Em meio aos documentos de HLD Rivail, encontra-se o diploma acima de membro da Sociedade Francesa de Estatística Universal. Esta instituição, dividida em seções ou comissões, estuda a estatística associada a outras áreas do conhecimento. 

Em seus estatutos se vê a estatística ligada a:

- Topografia
- Produções naturais (das minas e do solo)
- Da população
- Da agricultura
- Da indústria
- Do comércio
- Das ciências (instrução geral, línguas, literatura e belas-artes)
- Das religiões e cultos
- Dos poderes legislativo, judiciário, administrativos, das contribuições e finanças, das forças armadas e da diplomacia

Esta sociedade aproxima-se mais de um IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que de uma associação de estatísticos. Segundo os estatutos da sociedade,  ele foi apresentado por dois membros e aceito em reunião geral. No diploma ele é qualificado como “Chefe de Instituição”, semelhante ao nosso “Diretor de Escola”. 

Os participantes pagavam uma anuidade de 30 francos, o que é uma das fontes de manutenção da Sociedade. Os associados tinham acesso à biblioteca e podiam adquirir os livros da instituição a preços mais baixos. 

Há a possibilidade de Rivail ter participado das comissões sobre as ciências, especialmente da instrução geral. Os encontros eram mensais.

Fonte: Estatutos da Sociedade Francesa de Estatística Universal na Biblioteca Nacional da França

Nenhum comentário:

Postar um comentário