11.3.20

ESPÍRITOS SUGEREM A KARDEC COMO REVISAR "A GÊNESE"



Recebi do Adair a publicação de uma carta psicografada para Allan Kardec por espíritos que sugerem que mudanças deveriam ser feitas em A gênese, os  milagres e as predições segundo o espiritismo.

Há sugestão de revisões "de comparações nos primeiros capítulos", possivelmente ambíguas, para "condensação das ideias" que já foram tratadas em outros lugares e de "adição de elementos novos, mas urgentes".

O autor espiritual sugere também deixar intactas  "todas as teorias que aparecem pela primeira vez aos olhos do público". Ele não fala em princípios ou princípios doutrinários, como comentou um dos leitores do EC.

No texto se lê também que os espíritos falam da revisão como algo em curso, recomendam que Kardec "não espere muito para realizá-la", mas que não se apressasse.

Há uma curiosidade que merece destaque: Kardec se refere à terceira e quarta edições, como se estivessem sendo feitas simultaneamente e decorrentes da venda rápida das primeira e segunda edições. O espírito considera que os exemplares continuarão sendo bem vendidos, como aconteceu com as primeiras edições.

A mensagem é de 22 de fevereiro de 1868. A Gênese foi publicada em 06 de janeiro de 1868 e, portanto, um mês após a publicação Kardec já está conversando com os espíritos sobre sua revisão e sobre a terceira e quarta edições. Outro detalhe importante: o médium é Armand Desliens, que sucederá Kardec após sua desencarnação sendo membro da diretoria das sociedades fundadas para dar continuidade ao trabalho do fundador do espiritismo.

Veja abaixo o link para ler a mensagem, sua transcrição e sua tradução na página do Facebook AllanKardec.online.

9 comentários:

  1. Perfeito amigo Jáder. Inclusive essa carta é clara, Kardec preparava a revisão. Só que não a concluiu, como demonstra o fato de ter publicado a quarta edição em fevereiro de 1869. Se ele a tivesse pronta, ou estive próximo de a findar, teria aguardado (desencarnou dia 31/03/1869).
    Vide a seguir que Leymarie publica essa mesma carta omitindo vários detalhes (não fazer nenhuma alteração de cunho doutrinário, pois isso está perfeito) como bem apontou o Paulo Henrique no seu livro Autonomia. Em suma, publicou a carta modificada para justificar a quinta edição, com alterações doutrinárias (ADULTERAÇÃO). Talvez não tenha sido Leymarie o autor das modificações a meu ver criminosas na Gênese e ele com o verdadeiro artífice do crime (Roustaing?)já morto, contou uma bravata que chegou até os ouvidos do Sausse. Vide na tradução da edição da FEB de Obras Póstumas que se encontra disponível em pdf: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/139.pdf.

    Página 402.





    "22 de fevereiro de 1868

    "(Comunicação particular; médium: Sr. D...)

    A GÊNESE

    Em seguida a uma comunicação em que o Dr. Demeure me deu conselhos muito sábios sobre modificações a serem feitas no livro A Gênese, para a sua reedição, da qual ele

    me concitava a cuidar sem demora, eu lhe disse: A venda, até aqui tão rápida, sem dúvida esfriará; foi um efeito do primeiro momento. Creio bem que a quarta e a quinta edições custarão mais a esgotar-se. Todavia, como é preciso certo tempo para a revisão e a reimpressão, cumpre

    que eu não esteja desprevenido. Poderias dizer-me de quanto tempo, mais ou menos, disponho para tratar disso.

    Resposta — É um trabalho sério essa revisão e eu te aconselho que não tardes muito a começá-lo. Será melhor que o tenhas pronto antecipadamente, do que ficarem à tua espera.

    Contudo, não te apresses demais. Sem embargo da aparente contradição das minhas palavras, tu decerto me compreendes. Põe-te desde já a trabalhar, porém não lhe consagres excessivo tempo. Faze-o com o devido vagar; as idéias se te apresentarão mais claras e o teu corpo lucrará, fatigando-se menos. Deves, entretanto, contar com um esgotamento rápido dos volumes. Quando nós te dizíamos que esse livro seria um grande êxito entre os que tens tido, referíamo-nos simultaneamente a êxito filosófico e material. Como vês, eram justas as nossas previsões. Importa estejas pronto para qualquer momento; as coisas se passarão com maior rapidez do que supões.



    NOTA — Numa comunicação de 18 de dezembro, fora dito: Será, certamente, um grande êxito entre os teus êxitos. É notável que, com o intervalo de dois meses, outro Espírito repita exatamente as mesmas palavras, dizendo: Quando nós te dizíamos, etc. Essa palavra nós prova que os Espíritos agem de acordo e que, às vezes, um só fala por muitos."

    ResponderExcluir
  2. Prezado Conde,

    A quarta edição foi publicada em 1868, veja a página 90 do livro de Simoni Privato e a página 89 que traz um fac-símile da folha de rosto.

    Esqueça nesse momento Leymarie. Ele só entra em cena na reimpressão da quinta edição de 1872.

    Um abraço

    Jáder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não caro Jáder, ela foi impressa em 1869 - fevereiro. Como foi uma reimpressão da primeira edição, consta o ano de 1868. Mas os documentos constantes na fonte citada por você (Livro O Legado de Kardec), mostram o pedido de impressão feito em fevereiro de 1869. Como não estou com o livro aqui, não posso citar a referida página. Nós dois estivemos presentes no lançamento do livro no Brasil, no teatro Gamaro, feito pela USE. E ela foi bem clara e documentou tudo, provando que a quarta edição foi lançada somente em 1869.

      Excluir
    2. No entanto o mais importante é ver que Leymarie publica a carta disponibilizada pelo Adair aqui, de forma dilacerada, omitindo informações preciosas: Nenhum ensinamento doutrinário novo será retirado ou modificado.O que uma leitura atenta da quinta edição demonstra que houve. Kardec contrariaria os Espíritos? É possível, mas ilógico, pois a missiva demonstra concordância com as instruções recebidas.

      Excluir
    3. Conde, favor mostrar documento afirmando a publicação de uma reimpressão da quarta edição de A Gênese. A ideia de publicar uma edição com ano de outra por ser reimpressão é fantasiosa.

      Simoni se equivocou, amigo. Interpretou errado o que encontrou.

      Com relação a Leymarie, surgiu um ponto novo. Uma quinta edição de A Gênese de 1869. Leymarie não estava na diretoria da Sociedade, como eu já mostrei nos documentos da própria Simoni.

      Um abraço

      Jáder Sampaio

      Excluir
    4. Perfeito caro Jáder. Final de semana terei o livro em mãos e postarei aqui a página onde a Simoni mostra a foto do pedido de reimpressão da quarta edição registrado junto ao tipógrafo em fevereiro de 1869. Lembrar que em nenhuma revista espírita Kardec anunciou a quarta edição. Provavelmente anunciaria na revista de março de 1869, que só chegaria aos leitores em abril, mas morreu antes. Compreendo a posição dos que acreditam na não adulteração, afinal os fatos, os documentos são contraditórios e nessa hora sempre optamos por seguir a tradição. O mais importante a meu ver é não sancionarmos nada definitivamente. Novos documentos surgirão.

      Excluir
    5. Conde, reveja com carinho o documento que você cita na resposta acima. Não é um pedido de "reimpressão da quarta edição". Não há menção de edição nesse documento. É um pedido de impressão de dois mil exemplares, o primeiro que a gráfica fez desde 1867, quando pediu para imprimir 3000 exemplares e imprimiu, desde então, 4 edições.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Conde,

    Publicamos a carta a que você se refere completa. Verifique em https://espiritismocomentado.blogspot.com/2020/03/espiritos-sugerem-kardec-como-revisar.html

    Jáder Sampaio

    ResponderExcluir