16.8.20

A CURIOSA LIGAÇÃO DE UMA MÉDIUM DE PERNAMBUCO COM UMA INSTITUIÇÃO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP

 


Crianças pequenas sendo educadas (principalmente cuidadas) no Lar da Criança Emmanuel


Sábado passado foi noite de "Esquina do Célia", um programa de entrevistas da TV Célia Xavier. A convidada da noite foi a dinâmica Izabel Vitusso, da editora e jornal Correio Fraterno, e atual presidente do Lar da Criança Emmanuel. O assunto da noite foi a mediunidade de Dolores Bacelar.


O trabalho com as crianças, inicialmente um orfanato, atraiu Dolores Bacelar ao Lar da Criança Emmanuel, nos anos 1980. Ela se interessou tanto pela iniciativa, que doou os direitos autorais de toda a sua obra psicografada para eles.

Dolores era médium mecânica e iniciou sua educação mediúnica na Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro, cidade em que foi morar logo após o casamento, onde o marido havia conseguido um emprego.

O primeiro livro, atribuído ao espírito Alfredo (que depois se descobriu tratar-se do Visconde de Taunay) foi "A Mansão Renoir", um romance espírita de muita visibilidade.

Izabel nos conta na entrevista a vida da discreta médium, alguns eventos mediúnicos e cada um de seus livros publicados pelo Correio Fraterno. Poesias, contos e romances são algumas de suas produções.

Meu autor preferido usa o pseudônimo de "Um Jardineiro", e nos parece ser Rabindranath Tagore, que recebeu o prêmio Nobel de Literatura em 1913. Na entrevista conversamos sobre as características do autor bengali no texto psicografado pela médium. Uma das características que permanece após a morte é a tentativa de mostrar as semelhanças das diferentes tradições religiosas do ocidente e do oriente.

Não vou falar muito mais para não dar spoiler. Deixo com vocês uma foto bem elegante da médium com seu marido. 


Hoje o Lar da Criança Emmanuel atende a duzentas crianças em dois grandes projetos, mas os recursos públicos, como acontece na maioria dos casos, cobre apenas parte dos custos. No site do lar, os paulistas e paulistanos podem ajudar destinando os recursos da Nota Fiscal Paulista para o Lar.

Quem estiver mais interessado em ajudar, pode doar um teclado para as aulas de musicalização que estão fazendo com as crianças maiores. 

2 comentários:

  1. Minha mãe achava que o lápis tinha mais mérito do que ela. A mediunidade a constrangia. Fugia do público. Uma vez viajou pra São Paulo, a convite da Isabel Vitusso para o lançamento do livro. Na hora "H", NÃO COMPARECEU!... " UMA ILUSTRE DESCONHECIDA"... FOI O TÍTULO da reportagem feita pela Isabel sobre o desencarne da médium DOLORES BACELAR. Expressando a mais pura verdade!
    Minha mãe tinha grande apreço pelo pai da Isabel. E um carinho especial pela filha. Interessante a vida... Hoje é a Isabel que tenta tirar do anonimato a MÉDIUM que foi comparada a Chico Xavier pela revista da FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA, O Refomador. Numa série de artigos Dr Ismael Gomes Braga, com o título " O Despertar de uma Grande Mediunidade". O motivo dessa honrosa comparação, foi sim, Parnaso de Além Tumulto/Cânticos do Além. 20 anos entre eles. Uma evidência da nossa imortalidade!

    ResponderExcluir
  2. Seja bem-vindo ao Espiritismo Comentado. Se você procurar pelo nome de sua mãe e dos espíritos que ela psicografou, verá que há algumas matérias no blog sobre sua obra. Conte conosco para dar voz aos espíritos de Dolores Bacelar e à Izabel, no seu empenho pela divulgação de bons livros espíritas.

    ResponderExcluir