27.3.21

FÍSICA "QUÂNTICA" E ESPIRITISMO: UMA MISTURA DE ÁGUA E ÓLEO?

 

Uma amiga me enviou recentemente um vídeo de uma física tratando de uma associação completamente indevida entre ideias supostamente espíritas e ideias supostamente oriundas da física quântica.

Acho que minha única diferença da autora do vídeo diz respeito ao conceito de ciência. Ela emprega o conceito como sinônimo de Física-Química-Biologia, ou seja, um conhecimento com base na observação e experimentação, com associações de variáveis preferencialmente matemáticas, em busca de leis ou regularidades, diretas ou probabilísticas. Se ciência for definida assim, o espiritismo não é ciência, porque não temos como medir fenômenos espirituais (exceto os fenômenos de efeitos físicos, o que não tem sido realizado pela grande maioria dos espíritas no Brasil). Se ciência for um conceito mais amplo, em que se situam áreas como o direito, a antropologia cultural e certas escolas de pensamento psicológico, como a Gestalt, a  psicanálise e outras, a literatura e as letras em geral, a hermenêutica filosófica, e mesmo a hermenêutica religiosa, a fenomenologia de Husserl e a filosofia em geral, então o espiritismo pode ser situado nesse grupo. Uma visão muito restrita de ciência acaba se confundindo com o positivismo, que é uma escola filosófica materialista e não aceita o espírito como hipótese explicativa de nada. O espiritismo, na filosofia, seria uma escola dentro do espiritualismo, com abertura para interlocução com as ciências naturais.

Todavia, a grande contribuição da autora do blog, é mostrar que algumas pessoas, com a intenção de fazer, talvez, metáforas ou comparações, acabam empregando conceitos e teorias de forma totalmente equivocada. Ela mostra que o jornalista que fez um programa, associando física quântica e espiritismo, cometeu diversos equívocos, alguns bem grosseiros, na área dela. Então comparam uma “física imaginária”, entendida de forma claramente incorreta, com um “espiritismo imaginário”, também percebido de forma incorreta. Ou seja, presta um desserviço tanto à física, quanto ao espiritismo.

Para que a matéria não fique grande, um último comentário. Há espíritas tentando fazer essas analogias, sem o devido conhecimento, que acabam criando grandes “fantasias quânticas” no meio espírita. Uma analogia ou uma afirmação com base na física (que estuda a matéria) para a explicação de fenômenos espirituais, deve se assegurar, pelo menos, que emprega corretamente os conceitos físicos. Em uma área de conhecimento, pode haver teorias divergentes, hipóteses por serem testadas, e outras incertezas, mas há afirmações claramente erradas. O mesmo acontece com o espiritismo. Como filosofia, Kardec fez afirmações defendidas logicamente, às vezes empiricamente, cuja negação gera contradições. Afirmar que ele disse o que não disse, é um erro do ponto de vista doutrinário.

Recomendo ao leitor ouvir com atenção o vídeo e dar um “desconto” à irritação da nossa amiga física. Ela não o faz por mal. Se você ouvisse alguém falando bobagens sobre o espiritismo, ao qual você dedicou décadas de estudos, com certeza, mesmo sendo cristão, lá no fundo da alma teria algumas emoções fortes, mesmo que não as manifestasse. Outra coisa, a irritação dela não é conosco, mas com os que divulgam conceitos errados da física.


5 comentários:

  1. Alexandre Fontes da Fonseca (espírita, que também é físico) é alguém que tem se dedicado a desfazer também essas confusões, 'plantadas' por espíritas mal informados sobre o que é física quântica...

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Amorim. Ele tem publicações nos livros da LIHPE (Liga de pesquisadores do espiritismo), GEAE e outros lugares. Ele comentou esse artigo no grupo do Espiritismo Comentado no Facebook.

    ResponderExcluir
  3. Jáder, excelente post! Ótimos, seus comentários.
    Penso que a jovem prestou um grande serviço a quem procura estudar seriamente o Espiritismo.

    ResponderExcluir
  4. Achei o vídeo ótimo! Seria interessante também que um espírita fizesse a refutação do vídeo do Fatos Desconhecidos, por que ali também tem muita coisa errada em matéria de Espiritismo.
    Não considerei que ela se irritou. Acredito que ela tenha apenas expresso sua indignação, pois o tamanho dos erros e a quantidade são imensos. Faltou tudo naquele vídeo: pesquisa, seriedade, consultoria, etc.
    O vídeo é importante para sermos fiéis ao Espiritismo sem misturá-lo com tantas coisas estranhas a ele. Há muito trabalho a ser feito. Conceitos esotéricos, místicos, teosóficos e pseudocientíficos ainda se fazem presentes no nosso meio.

    ResponderExcluir
  5. Mt legal essa postagem. O Alexandre Fonseca concedeu uma entrevista ao Correio Fraterni bastante esclarecedora. https://correio.news/entrevista/fisica-quantica

    ResponderExcluir