9.5.07

O Espiritismo Espanhol no Século XIX



Os livros de Florentino Barrera, escritor (ainda que não se autodenomine como tal) argentino, têm sido publicadas em português graças a um esforço de trabalhadores espíritas de diferentes estados, trabalhando em conjunto.
Dono de uma erudição destacada e de uma história de pesquisa e busca do conhecimento espírita, Florentino teve seu livro intitulado "O Auto-de-Fé de Barcelona" publicado pelo Centro de Cultura e Pesquisa Espírita - Eduardo Carvalho Monteiro, após um trabalho de equipe de membros da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - LIHPE.
O livro interessa ao leitor que pesquisa a história do Espiritismo, porque Florentino não se atém apenas aos atos imediatos associados ao já conhecido auto-de-fé, mas faz uma leitura panorâmica da trajetória do movimento espírita na Espanha e cita fatos de países americanos de língua espanhola, mostrando conexões entre política, religião e perseguição a minorias, no caso, a minoria espírita.
O leitor do blog encontrará no site Espiritismo Comentado uma resenha crítica do livro, mas recomendo aos interessados no tema em discussão que formulem sua própria opinião a partir da leitura do livro.

Nenhum comentário: