2.3.08

Ivan de Albuquerque e o Jovem

Figura 1: Ivan de Albuquerque
Ivan de Albuquerque tornou-se espírita na infância, influência de sua família, especialmente sua mãe. Passando por dificuldades financeiras, optou por trabalhar após a conclusão do equivalente ao nosso ensino fundamental para custear os estudos do irmão. Trabalhou como enfermeiro e tornou-se jovem expositor espírita, após estudar as obras a sua disposição, especialmente Allan Kardec e Léon Denis. Jovem, idealista e cristão, fez amizades no círculo dos trabalhadores espíritas das cidades do interior de São Paulo e dedicou sua juventude aos hansenianos, aos pobres, velhos e presidiários. Intimorato, visitava os hansenianos, abraçando-os e bebendo do mesmo copo. Certo dia solicitado a socorrer uma gestante em contrações de parto, atravessou a nado o rio Piracicaba para atender ao pedido da família. Foi detido e internado no Juqueri por autoridades policiais por panfletar o Espiritismo no Congresso Eucarístico (Araçatuba). Abatido, mas cheio de fé, continuou falando para os enfermos e para a equipe até que foi descoberto o paradeiro pela família e retirado do injusto internamento. Fundou uma cooperativa agrícola em Itaberá. Desencarnou jovem, aos 28 anos, em um acidente acontecido em um trem, rumo a Marília, onde faria uma palestra.


Figura 2: Cântico da Juventude

Após sua desencarnação já deu comunicações através de médiuns reconhecidos, mas trouxe aos jovens espíritas um "livro de cabeceira", para ler e meditar, sobre temas atuais de interesse à juventude, publicado pela Editora Fráter. Meu livro já se encontra desgastado pelo uso, mas o considero ainda contemporâneo e importante para as novas gerações, que devem discuti-lo em conjunto, nas reuniões de mocidades, aos poucos, para apreender o universo deste jovem espírito antigo que como Francisco de Assis, não resistiu à loucura da vivência do cristianismo em uma sociedade mercantil.

6 comentários:

  1. Interessante como uma reportagem tão bonita passa anos na internet sem qualquer comentário. Com certeza esse “jovem Espírito antigo” não se importa, pois sabe que o bem sempre vencerá, não importa o tempo.

    ResponderExcluir
  2. Meu primo Ivan, sempre presente, impulsionando-nos no caminho do bem.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, soube dessa estória desse jovem através de uma entrevista com Raul Teixeira,outro ícone ,do espiritismo, com certeza ,o espírito de Ivan continua do outro lado da vida , * a espiritual" a verdadeira vida, trabalhando e auxiliando os espíritas itimoratos como ele

    ResponderExcluir
  4. Vou ler esse livro do " espírito Ivan " psicografado por Raul, obrigada pela publicação nessa página da vida desse tão jovem e ao mesmo tempo tão empreendedor no bem como foi Ivan encarnado , que o espírito dele intua os jovens de hoje a amar a vida acima de tudo

    ResponderExcluir
  5. Que alegria conhecer sua história
    Que lindo o texto o Brilho do Natal por ele pdicografado

    ResponderExcluir